MV8

Evolução do Muay Thai e kickboxing no Brasil - influência e infusão de outras artes. A partir da Resenha do Rudimar Fedrigo

Recommended Posts

38 minutos atrás, masterblaster disse:

@Ominöser, @MV8 , @NEGO DÁGUA, @João P, @Gurkha, @rivvithead, @Conta outra, conversamos na moderação e vamos renomear esse tópico  e fixar na principal por um tempo, depois enviar para a seção específica. Realmente está excepcional. Não vamos deixar a peteca cair! Abraços!

Mestre tem este tópico antigo aqui que também tem bastante coisa não sei se vale a pena mesclar com este 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom mesmo a junção do topico! Obrigado a todos. E o Boxe galera? O que vocês acharam que contribuiu ou pode contribuir mais pro Muay Thai / Kicboxing / MMA? Qual escola?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, masterblaster disse:

@MV8 , tópicos unidos, conteúdo muito bom mesmo e muito parelho com este aqui.

Obrigado Mestre!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
39 minutos atrás, João P disse:

Muito bom mesmo a junção do topico! Obrigado a todos. E o Boxe galera? O que vocês acharam que contribuiu ou pode contribuir mais pro Muay Thai / Kicboxing / MMA? Qual escola?

Cara o boxe pra mim já bem inserido no MMA, kickboxing e Thai.

MMA brasileiro antes só se treinava muay Thai como base na trocação.

Pós a introdução do Dórea pelo minotauro e o estudo junto com a antiga BTT como introduzir o boxe no MMA ficou sedimentado e quase toda equipe procura um treinador de boxe hoje,o que foi contribuído foi os deslocamentos , golpe de encontro a antecipação , passo plano , diagonal , já veio o TJ c.boxe americano , cortando ângulos melhor ,o McGregor que faz um trabalho de deslocamento como ninguém e coloca os retos com excelência.

No Kickboxing hj pô não me xinguem acho que o boxe de hoje é até mais difundido que na época do k1, me corrijam mais todos os quase todos os tops tem o boxe bom e o treinam separadamente , disputam campeonatos etc.

No Thai aonde se torna um pouco mais complicado introdução do boxe vejo estilo mais brawler melhor, pegada , força , mas vi um Thai que boxeava jogando cotovelo mais esqueci o nome pendulando e tudo.

Enfim o boxe hoje virou lição de casa prós lutadores

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

Cara o boxe pra mim já bem inserido no MMA, kickboxing e Thai.

MMA brasileiro antes só se treinava muay Thai como base na trocação.

Pós a introdução do Dórea pelo minotauro e o estudo junto com a antiga BTT como introduzir o boxe no MMA ficou sedimentado e quase toda equipe procura um treinador de boxe hoje,o que foi contribuído foi os deslocamentos , golpe de encontro a antecipação , passo plano , diagonal , já veio o TJ c.boxe americano , cortando ângulos melhor ,o McGregor que faz um trabalho de deslocamento como ninguém e coloca os retos com excelência.

No Kickboxing hj pô não me xinguem acho que o boxe de hoje é até mais difundido que na época do k1, me corrijam mais todos os quase todos os tops tem o boxe bom e o treinam separadamente , disputam campeonatos etc.

No Thai aonde se torna um pouco mais complicado introdução do boxe vejo estilo mais brawler melhor, pegada , força , mas vi um Thai que boxeava jogando cotovelo mais esqueci o nome pendulando e tudo.

Enfim o boxe hoje virou lição de casa prós lutadores

 

Sim, já muito bem difundido...vou um pouco mais atrás na história mas no auge da rivalidade entre LL e Jiu Jitsu, a galera do Jiu Jitsu treinava Boxe (Claudinho Coelho) e o pessoal da LL treinava mais Muay Thai. Na época do Minotauro/BTT que vimos no mesmo corner Dórea e Luis Alvez, algo que antes não acontecia.

No Thai tem alguns tailandeses  (não me recordo o nome) que chegaram a ser campeões mundiais de Boxe e dos grandes estádios de Muay Thai (Raja e Lumpinee). Tem um canal no Youtube muito bom que mostra highlights dos tailandeses e vi um video assim lá uma vez - Muay Thai Scholar.

Hoje, acho que em todas as grandes equipes do Brasil e do mundo tem treinador fixo de Boxe e de Muay Thai/Kickboxing, vejo isto muito na ATT, na NU, na equipe que o Anderson monta para os camps deles, e por ai vai...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 minutos atrás, João P disse:

Sim, já muito bem difundido...vou um pouco mais atrás na história mas no auge da rivalidade entre LL e Jiu Jitsu, a galera do Jiu Jitsu treinava Boxe (Claudinho Coelho) e o pessoal da LL treinava mais Muay Thai. Na época do Minotauro/BTT que vimos no mesmo corner Dórea e Luis Alvez, algo que antes não acontecia.

No Thai tem alguns tailandeses  (não me recordo o nome) que chegaram a ser campeões mundiais de Boxe e dos grandes estádios de Muay Thai (Raja e Lumpinee). Tem um canal no Youtube muito bom que mostra highlights dos tailandeses e vi um video assim lá uma vez - Muay Thai Scholar.

Hoje, acho que em todas as grandes equipes do Brasil e do mundo tem treinador fixo de Boxe e de Muay Thai/Kickboxing, vejo isto muito na ATT, na NU, na equipe que o Anderson monta para os camps deles, e por ai vai...

Tem que até inspirou o Sagat que foi campeão mundial de boxe e Thai.

Tem anuwat que Thai que boxea bem porém um estilo de luta que se deve buscar nocaute que boxe e chute na coxa ,e são armas que menos pontuam no muay Thai tailandês.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, NEGO DÁGUA disse:

Tem que até inspirou o Sagat que foi campeão mundial de boxe e Thai.

Tem anuwat que Thai que boxea bem porém um estilo de luta que se deve buscar nocaute que boxe e chute na coxa ,e são armas que menos pontuam no muay Thai tailandês.

Qual Sagat é esse, Nego?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz uma pequena análise lá no outro tópico que eu tinha criado dos lugares que eu já treinei luta em pé que vou trazer pra cá (abaixo - dei uma incrementada na que coloquei aqui)...acho que se cada um aqui que já treinou luta em pé, seja qual ela for, puder fazer algo parecido vamos enriquecer ainda mais a discussão e criar um material muito rico em relação à história e diferentes escolas da luta em pé no Brasil:

Naja (RJ) - comecei a treinar lá com 12 anos e tinha uma clara influência do TKD e do Boxe (muita gente de lá competia inclusive em eventos de Boxe). Treinava se clinch e cotovelo também mas não era o mais forte, tinha bastante chute e soco. Lá eu treinei numa época que o nome da academia não era mais Naja (96 a 98) mas era no mesmo lugar, se chamava Thai Center, treinávamos com aquela calça preta com uma listra vermelha e de faixa - peguei minha Vermelha de Muay Thai lá - mesmo sistema de cores de Curitiba. Ainda tinha muita galera da LL que treinava lá, os chutes e o próprio treino tinham muita influência do TKD (cheguei a treinar TKD na Naja mesmo uns anos antes quando eu era criança), algo que na escola do Noguchi (abaixo) eu já não senti tanto.

Noguchi (Curitiba) - comecei lá com 14 anos e até hoje dou uns treinos lá e pra mim é uma escola com o clássico Muay Thai Curitibano, que prioriza mais a técnica do que a agressividade da Chute Boxe - vide Anderson e Katel - treina-se tudo também, assim como na Naja mas o mais forte é o chute e o soco e o clinch com joelho é um pouco mais desenvolvido que no RJ. A questão da técnica é muito forte, para se ter o exemplo é um dos poucos lugares que eu treinei que se obriga a fazer tudo nas duas bases (metade do tempo de manopla em uma base e a outra metade em outra), algo que eu acho fundamental para o jogo de pé, movimentação, caso a coxa esteja magoada de um lado voce pode trocar a base, enfim, algo que eu acho que é um grande diferencial. Logicamente se voce não for ambidestro voce vai sempre ter uma base mais forte mas o fato de voce treinar com ambas as bases te dá uma segurança e uma evolução muito grande.

Kickboxing Seiwakai (SP): morei um tempo em SP e treinei lá durante um tempo curto. É uma escola do Ademir da Costa, primeiro brasileiro a passar pelo teste das 100 lutas do Karate Kyokushin. Não sei o que aconteceu mas ele brigou com o pessoal do Kyokushin e desenvolveu a metodologia dele, chamada Seiwakai para o Karate e para o KickBoxing. A galera é muito forte, tem um excelente calejamento, obviamente muita influência do Kyokushin que tem  destaque para o chute e o soco, com destaque para os chutes, inclusive alguns chutes circulares de fora para dentro e de dentro para fora que voce não vê tanto no Muay Thai que eu consegui adaptar para o meu jogo. Por ser um estilo de Kickboxing que vem do Karate tem uma movimentação diferente também e apesar de treinado e permitido a galera não usa tanto de chute na coxa como nas duas escolas de Muay Thai acima.

Tailândia - treinei pouco lá, fui a turismo 2x, mas o que mais me chamou a atenção é o cotovelo, o clinch e as bandas e quedas (no clinch e fora dele) e como estas poderiam ser melhor aproveitadas no MMA, agora no One tá cheio de Tailandês por lá, vai ser interessante assistir.

Em relação à adaptação ao MMA acho que todas podem contribuir e se adaptar, o principal ponto no MMA é o risco de levar queda e gostaria também de ouvir dos colegas o que eles acham a respeito disto pois nunca treinei MMA, só sou um fã e gostaria de saber um pouco mais do assunto. Além da pergunta sobre as diferentes escolas de Boxe que acho que contribuem bastante com a discussão também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, MV8 disse:

Obrigado Mestre!

Eu que agradeço sua boa vontade de buscar o tópico da árvore genealógica, muito bom mesmo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, rivvithead disse:

o cara bateu 2x o Dielsenoi? pqp 

Dizem que ele o maior Thai da história lendário mesmo, campeão mundial de boxe vencendo caras tops, uma anomalia no que se resulta a luta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nesta matéria fala de alguns tailandeses que começaram no Muay Thai, foram grandes campeões na arte e também se tornaram campeões de Boxe.

Desde os anos 60 até hoje são cerca de 50 nomes da Tailândia que foram campeões mundiais das maiores federações de Boxe (WBC, WBA, WBO e IBF)

https://akathailand.com/news/muay-thai-champions-thailand-became-world-champions-boxing/

Apesar da origem deles previlegiar muito mais a parte de cotovelos, chutes e joelhadas no clinch é uma escola bem tradicional de campeões de Boxe também muito mais que no Brasil e não sei as estatísticas mas deve ser uma das maiores do mundo em termos de campeões...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora