MV8

Evolução do Muay Thai e kickboxing no Brasil - influência e infusão de outras artes. A partir da Resenha do Rudimar Fedrigo

Recommended Posts

Em 1/14/2020 at 10:55 PM, Ominöser disse:

Eu era criança e pegava o ônibus Santa Cândida-Capão Raso pra voltar pra casa do escritório do meu pai. Sempre olhava o letreiro, pois o ônibus passava a 2 quadra...

Bons tempos amigo, mas o Nelio vive em seus alunos. Um abraco!

35 minutos atrás, Gurkha disse:

Bons tempos amigo, mas o Nelio vive em seus alunos. Um abraco!

Sim, morreu pobre e sozinho em sua casa em Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba...

8 horas atrás, Ominöser disse:

Sim, morreu pobre e sozinho em sua casa em Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba...

Nao morreu sozinho, no sentido de abandonado. Ele ja tinha sido colocado em uma pensao decente (fora daquela favela) quando teve morte subita e nao foi enterrado como indigente.  Quanto a pobreza em verdade seus alunos (Rafael, China, Noguchi, etc.)  tentaram ajudar ele a sair daquela situacao  exarcebada por doenca mental que o fazia se isolar ainda mais. E nao foi so com a pensao que ajudaram.  O Rafael Thai Naja entao, foi como um filho pra ele nos ultimos dias, mas o Naja  negava qualquer coisa relacionada ao MT de maneira e nao queria nem fazer um dinheiro extra, que para ele seria facil, quando pediam para ele prestigiar campeonatos etc..  Nao gosto de repetir isto aqui, mas para o problema dele  faltou tratamento adequado e a morte de seu unico  filho nao ajudou em nada.  O video explica muito.

Edited by Gurkha

Em 7/6/2014 at 12:12 AM, MV8 disse:

Pessoal, sempre aparece alguma coisa sobre a história do MT, Nélio Naja, Rudimar, Noguchi, Molina etc.

Mas eu queria saber, como foi a árvore genealógica do negócio no sentido de quem graduou quem? Tipo: Noguchi e Rudimar foram colegas ou um graduou o outro?

Alguém pode ajudar?

segue entao amigo, imperdivel  

7 horas atrás, Gurkha disse:

segue entao amigo, imperdivel  

Agora eu já tinha visto mas como vc que dá época não estava por aqui fiquei na dúvida retada.

Ele disse que sua arte mãe foi o Thai dava aula no quartel aí foi TKD e treinou paralelamente ao Thai judô e até karatê.

Desculpa a pergunta mas isso não interferiu no conceito base , postura e equilíbrio do Thai?

Pq antes era divulgado como mestre ou atleta do TKD e foi treinar muay thai depois estou errado?

Parece que disse que o Molina tomou um curso com ele rápido  Curitiba , talvez por isso parece que Molina procurou o Santa Rosa no boxe pra treinar  a mão.

Devia ter resenhas com atletas que começaram a arte pra entendermos talvez melhor alguns hiatos.

Tipo o muay thai do rio era próximo ao kickboxing acho que influencia do Naja foi pouca( não sei ao certo disse acho) e muay thai de Curitiba seguiu mais parecido com tailandês lógico que com adaptações, vi uma confraria com o Pedro Rizzo aonde ele fala que treinavam pra não clinchar o pessoal de Curitiba , vi vídeos antigos da iska, os caras de Curitiba tinham jeito de Thai , o chutes , postura , uso do joelho entrando não subindo, isso foi Pelé, Rafael Cordeiro, Wanderlei, esse tinha um estou mais pro kick porém era muito técnico, Nilson.

3 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:

Agora eu já tinha visto mas como vc que dá época não estava por aqui fiquei na dúvida retada.

Ele disse que sua arte mãe foi o Thai dava aula no quartel aí foi TKD e treinou paralelamente ao Thai judô e até karatê.

Desculpa a pergunta mas isso não interferiu no conceito base , postura e equilíbrio do Thai?

Pq antes era divulgado como mestre ou atleta do TKD e foi treinar muay thai depois estou errado?

Parece que disse que o Molina tomou um curso com ele rápido  Curitiba , talvez por isso parece que Molina procurou o Santa Rosa no boxe pra treinar  a mão.

Devia ter resenhas com atletas que começaram a arte pra entendermos talvez melhor alguns hiatos.

Tipo o muay thai do rio era próximo ao kickboxing acho que influencia do Naja foi pouca( não sei ao certo disse acho) e muay thai de Curitiba seguiu mais parecido com tailandês lógico que com adaptações, vi uma confraria com o Pedro Rizzo aonde ele fala que treinavam pra não clinchar o pessoal de Curitiba , vi vídeos antigos da iska, os caras de Curitiba tinham jeito de Thai , o chutes , postura , uso do joelho entrando não subindo, isso foi Pelé, Rafael Cordeiro, Wanderlei, esse tinha um estou mais pro kick porém era muito técnico, Nilson.

Tudo bem ? eu acho que influenciou parcialmente nos chutes. Pode ter havido uma adaptacao (gosto pessoal) ou um aprendizado parcial ou incompleto da parte do Naja. Me lembro que os treinos em Curitiba eram bem parecidos com o Thai tradicional ( socos), mas em alguns chutes ele preferiu manter do TKD (excessao do Tep e chutes baixos), joelhada no clinche era bem treinada. Talvez por questao de equilibrio na luta ou ele estava em busca de uma luta/esporte que pudesse ser mais segura tambem, como no caso dos cotovelos. Como sabem MT traditional e mais luta do que esporte e pode aleijar definitivamente uma pessoa no ringue. Aqui no Brasil nao iria pegar, pelo menos naquela epoca. Um cara que captou muito os conceitos dele foi o Noguchi (me lembro do Pedro Paulo tambem).

2 minutos atrás, Gurkha disse:

Tudo bem ? eu acho que influenciou parcialmente nos chutes. Pode ter havido uma adaptacao (gosto pessoal) ou um aprendizado parcial ou incompleto da parte do Naja. Me lembro que os treinos em Curitiba eram bem parecidos com o Thai tradicional ( socos), mas em alguns chutes ele preferiu manter do TKD (excessao do Tep e chutes baixos), joelhada no clinche era bem treinada. Talvez por questao de equilibrio na luta ou ele estava em busca de uma luta/esporte que pudesse ser mais segura tambem, como no caso dos cotovelos. Como sabem MT traditional e mais luta do que esporte e pode aleijar definitivamente uma pessoa no ringue. Aqui no Brasil nao iria pegar, pelo menos naquela epoca. Um cara que captou muito os conceitos dele foi o Noguchi (me lembro do Pedro Paulo tambem).

Assim que vejo que pessoal de Curitiba tem raiz mais próxima do Thai.

Pelos eventos antigos já no vale tudo não via isso no Wanderlei.

Mas o Pelé sempre tem postura de chute puxando pro Thai mesmo.

Rafael em sua lutas antigas de kickboxing vc via que tinha muita coisa de Thai, postura, o chute, clinch etc.

Vejo que no rio de janeiro desculpa a colocação a coisa foi pouco empurrada, Molina foi fazer um curso pegou uns conceitos mais sua aplicava foi pra um outro lado.

Mas pudera hoje com toda informação tem muita gente que tá karatê com boxe e diz ser muay Thai imagina naquela época.

42 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

Assim que vejo que pessoal de Curitiba tem raiz mais próxima do Thai.

Pelos eventos antigos já no vale tudo não via isso no Wanderlei.

Mas o Pelé sempre tem postura de chute puxando pro Thai mesmo.

Rafael em sua lutas antigas de kickboxing vc via que tinha muita coisa de Thai, postura, o chute, clinch etc.

Vejo que no rio de janeiro desculpa a colocação a coisa foi pouco empurrada, Molina foi fazer um curso pegou uns conceitos mais sua aplicava foi pra um outro lado.

Mas pudera hoje com toda informação tem muita gente que tá karatê com boxe e diz ser muay Thai imagina naquela época.

Bom voltar a bater um papo. Valeu!  Quem estiver lendo de uma olhada na minha postagem e o importante video do Rafael Thai Naja sobre o mestre Nelio..

Edited by Gurkha