MV8

Evolução do Muay Thai e kickboxing no Brasil - influência e infusão de outras artes. A partir da Resenha do Rudimar Fedrigo

Recommended Posts

51 minutos atrás, Rucci disse:

Sobre sparring, até acho válido mas desde que seja feito leve. Tem muita gente que confunde sparring com luta a vera, mas a verdade é que toda vez que você luta valendo tudo, você deixa um pouco de si dentro do ringue/octógono. Tem cara top 5 no UFC que tem declarado que nem tem feito. Wonderboy, que eu acompanho no canal pelo youtube diz sempre que eles pegam muito leve com golpes na cabeça, mas jogam soltos com golpes no corpo. Max declarou que para dar aquele show na última luta não fez nenhum sparring, por exemplo. Poirier tem feito declarações na mesma toada.
Eu não treino há muito tempo, mas quando treinava eu só pegava mais pesado quando o parceiro de dança era do tipo que gostava de jogar toda força nos golpes. Pra mim sparring serve para afiar os reflexos numa situação de luta, jamais para acumular dano de graça ou machucar companheiros de treino.

Concordo  problema  que fui criado  num sistema  bruto  eu discordo  te ho histórias memoráveis  de perde  encontro,trabalho  de faculdade  ou apresentar  com professor chato eu de olho fudido kk.

Poatan não  faz sparring  algum

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 5/3/2021 at 7:36 AM, NEGO DÁGUA disse:

Eu sei quem  postou  esse videios  antes fui eu por aqui  ate.

Só  quis exemplificar  como sempre fomos bons em pé  apenas não  tínhamos destaque internacional.

Sobre o padrão  que vc fala vou citar  3 ou 4 nomes, Poatan,Anderson Silva,Katel,Rafael Cordeiro  representam o brazilian  muay thai  ou kickboxing  ,pq não  seguem essa padronização  holandesa que o Poatan por ser kickboxing  não  MMA  sabe quebrar isso bem,exemplo meio da sequência  ele manda um direto sai do raio de ação  , no seminário  dele ele exemplifica bem esse conceito da distância sobre  guarda etc.

O padrão  holandês é  3 de mão  + chuta geralmente  coxa, Saki o cara entrou com direto de encontro pq ele veio e pau de encontro. 

Acho ótimos  os drills eu melhorei muito com eles mas na luta  vc tem que ser  fluido  como vc viu .

Esse vídeo  foi de 2013 tj já  era do UFC, Babalu era lutador  e os demais,fora o Anderson. 

Vc ver no Rafael  um padrão  diferente  de varios chute boxes que primavam pela força  ele não..

Essa é  a verdadeira  arte marcial.

Vamos lá:

Primeiro, obrigado por me chamar ao debate.

Segundos:

O que são drills?

Padrão holanda é isso mesmo: 3 + 1

Katel pra mim não estaria na Fluidez do Kickboxing, mas tem um Muay Thai Tailandês fluido.

O padrão Curitiba de Muay Thai, com o clinche firme, acho muito bem adaptado ao nosso Muay Thai, mas é muito próximo do que se tem na Tailândia. Já os socos acho muito bons, mas não servem tanto pros dias de hoje, pois se abre demais ao Contra Golpe.

Não peguei o padrão do Poatan: é 3 + 1? Eu vejo mais como um 4 + 0, às vezes 3 + 1; mas não vi tantas lutas dele assim. Me parece que ele dá mais valor ao boxe do Kickboxing (adaptação do Boxe Inglês) brazuka, de forma melhorada em relação ao boxe holandês (mas confesso que só vi isso no Poatan, Bruno Carvalho, Anderson Silva, e mais uns poucos; enquanto a Holanda tem uma penca de lutadores espalhados pelo mundo todo, nós temos uma meia dúzia de excelência).

Vou querer discordar de você em um ponto que é sensível pra você. Então quero te pegar num bom dia, pq não tenho intenção de tretar, só discordar e ver o que vc vê a partir do momento que eu te apresentar outra visão. Quero aprender com você, mas pra isso vc vai ter que estar aberto a aprender comigo. Pode ser? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, Loucus disse:

Vamos lá:

Primeiro, obrigado por me chamar ao debate.

Segundos:

O que são drills?

Padrão holanda é isso mesmo: 3 + 1

Katel pra mim não estaria na Fluidez do Kickboxing, mas tem um Muay Thai Tailandês fluido.

O padrão Curitiba de Muay Thai, com o clinche firme, acho muito bem adaptado ao nosso Muay Thai, mas é muito próximo do que se tem na Tailândia. Já os socos acho muito bons, mas não servem tanto pros dias de hoje, pois se abre demais ao Contra Golpe.

Não peguei o padrão do Poatan: é 3 + 1? Eu vejo mais como um 4 + 0, às vezes 3 + 1; mas não vi tantas lutas dele assim. Me parece que ele dá mais valor ao boxe do Kickboxing (adaptação do Boxe Inglês) brazuka, de forma melhorada em relação ao boxe holandês (mas confesso que só vi isso no Poatan, Bruno Carvalho, Anderson Silva, e mais uns poucos; enquanto a Holanda tem uma penca de lutadores espalhados pelo mundo todo, nós temos uma meia dúzia de excelência).

Vou querer discordar de você em um ponto que é sensível pra você. Então quero te pegar num bom dia, pq não tenho intenção de tretar, só discordar e ver o que vc vê a partir do momento que eu te apresentar outra visão. Quero aprender com você, mas pra isso vc vai ter que estar aberto a aprender comigo. Pode ser? 

Pode discordar  avontade irmão..vc aprender  comigo? O cara viu Rafael treinar  ao vivo eu um mero praticante  amador de lutas kkk que  é  isso. 

Sobre o Curitiba  e no geral bo kickboxing  e muay thai brasileiro  poucos eram bons de boxe , vc tinha um Gibi, um Pelaez entrr tantos  vrja o Edson Barboza  era top 18 anos era o top do Brasil  porem  boxe fraco, eu vi  que o Rafael melhorou muito tecnicamente nos sua EUA  talvez só  vendo vídeo  o Rafael e genial..ou tomando aulas, vide que  luta éeficiência  o Wand  com muito boxe(sim golpes de mão) fez estrago  , já  no final  da carreira  estava mais contido  e fechado

Drills são  exercícios  de repetição  de sequência  pré estabelecida em dupla eu jogo jab+ direto ,cruzado e cjute na coxa e vc contra com direto + cruzado de esquerda e joelho  mas as duas podem fazer o meamo padrão cara é  muito show a evolução. 

Sobre o katel  pra mim ele é  sintese do thai  brasileiro  essa  mistura de kickboxing+ thai .

Tipo em termos de fundamentos o katel é  melhor que o Poatan  que e kickboxing  puro katel  trabalha clinch ,cotovelos  ..

Sobre  o padrão do Poatan vc não  deixa de esta correto ate uns 5 anos atrás  ele era apresentado no glory comp boxeador ele fazia boxe vs kickboxing. 

Ele não  é  um chutador mas na minja visão  tem otimos chutes  e joelho  é  top , na verdade  virei fã  fo Alex por ser um boxeador  e foi realmente  aprendendo  a chutar melhor. 

Assim o padrão  dele é  muito  solto  e por ser um gigante 1.94 ele realmente  manda muita mão  e fora pré  disposição  dele para o boxe ,segundo  ele nunca treinou boxe separadamente  coisa que particularmente  não  acredito  porem  ele nocauteou o titular do Brasil  que vai  as olipiadas top 10 do mundo...

Mas voltando  o padrão  é mão  e joelho pra mim na verdade  vwi sentido a luta e vai colocando  os golpes veja o Anderson  mesma coisa porem puxa mais pro chutes ate pela origem no tkd.

Sobre holanda vs Brasil  eu era o cara mais admirador da holanda e como  estou a muito na luta ou na pratica pois vivo nada de luta sou um cara que treina,tipo já  fui fanático  pelo boxe cubano e negligenciava durante um período minha antiga escola  mesmo com vicios ai hj vejo treinos antigos voltarem.

Vi do antigo full ou kick/thai essa misturada ai e tipo mudamos pra kickboxing  holandês  o padrão  ai vejo não  só  o Alex, veja Micheletti craque,César  Almeida rival do Poatan  cara ele fizeram uma luta  em 2014 ou 15 melhor que do Poatan  já  fez no Glory,Cesar é  bem kickboxing  holandes apesar de ter ido na Tailândia. 

Na verdade luta e laboratório  e adaptação  e eficiência. 

Vc ver sua cidade o Rudimar era um moleque  magrelo que resolveu  da aula numa Praça  aos 17 anos de idade ninguém  sabe muito  sobre ele lutando porem sempre teve algo diferente .Ma veja 1978 um moleque dar aula de uma parada que hj em dia o pessoal não  sabe o que direito e fez acontecer a nível  mundial...é  aquilo e crer e se testar.

Admire na Holanda  se tem un exército  pra treino aqui se tem 3 ou 4 o Gibi disse que lutava na Europa  e seu parceiro de treino  era o saco.

Ou seja existe  un trabalho bom aqui  mas carece de sorte e estrutura 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 5/2/2021 at 2:12 PM, NEGO DÁGUA disse:

 

 

 

puta sacanagem falar que é Toque da Morte do Mestre Cordeiro! É antigo, 8 anos. Nem parece que tem lutador aí que vingou no MMA! Mas ele colocar o joelho muito bem colocado

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lutona ai bem antiga 2006 , o lendario Andy Sower vs um brasileiro  esquecido  que figurou no primeiro  escalão  do kickboxing  mundial Marfio Canelloti.

Conversando  com o @Axe_Spartan que um expert em kickboxing  me impressionou  como não  o conhecia sou do tempo que viviamos srndo chacota no boxe amador  mudando isso a partir  de 2008 e no kickboxing  porem o mestre @masterblaster sempre disse  que tínhamos  no passado um excelente nivel porem  faltou estrutura  e midia. 

Bem Marfio pra quem não  conhece  foi cria do reconhecido  primeiro  introdutor  do muay thai tailandês  no Brasil  no ano 1985 ou 84 mestre Roney Alex que treinou  com um Tailandês  na Inglaterra. 

Marfio lutou muito kickboxing  e na verdade  o mundo todo conhece ate hoje pouco do muay thai essa é  a verdade e todos  se adaptam  ao kickboxing. 

@Axiotis @Loucus @Axe_Spartan @João P @masterblaster @Ominöser @oxeboxing @Garfield @Gurkha 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 5/10/2021 at 4:17 PM, NEGO DÁGUA disse:

Lutona ai bem antiga 2006 , o lendario Andy Sower vs um brasileiro  esquecido  que figurou no primeiro  escalão  do kickboxing  mundial Marfio Canelloti.

Conversando  com o @Axe_Spartan que um expert em kickboxing  me impressionou  como não  o conhecia sou do tempo que viviamos srndo chacota no boxe amador  mudando isso a partir  de 2008 e no kickboxing  porem o mestre @masterblaster sempre disse  que tínhamos  no passado um excelente nivel porem  faltou estrutura  e midia. 

Bem Marfio pra quem não  conhece  foi cria do reconhecido  primeiro  introdutor  do muay thai tailandês  no Brasil  no ano 1985 ou 84 mestre Roney Alex que treinou  com um Tailandês  na Inglaterra. 

Marfio lutou muito kickboxing  e na verdade  o mundo todo conhece ate hoje pouco do muay thai essa é  a verdade e todos  se adaptam  ao kickboxing. 

@Axiotis @Loucus @Axe_Spartan @João P @masterblaster @Ominöser @oxeboxing @Garfield @Gurkha 

 

Pooooo não tinha visto essa luta!!!

Eu acompanhava o Canoleti

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 minutos atrás, Axiotis disse:

Pooooo não tinha visto essa luta!!!

Eu acompanhava o Canoleti

Como ele era visto internacionalmente?

Fez frente legal ai

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 minutos atrás, NEGO DÁGUA disse:

Como ele era visto internacionalmente?

Fez frente legal ai

Cara, não sei como ele era visto fora não.

Mas acho que foi o primeiro brasileiro a chegar no k1 max, se nao for o único. Ganhou a seletiva do k1 brasil.

O que me chamou a atencao e que na epoca eu ia nuns campeonatos e ficava bolado com o nível dos caras. Muita porradaria jab direto indo pra cima... enfim...

Ele era um cara como os tops holandeses, dando muita sequencia, jogando maneiro. Aí gostei dele, mas era difícil ver luta que rolava aqui.

Acho que ele lutou o demolition que foi o evento mais irado que vi no brasil, só tops.

Acho que, tecnicamente era mais top, mas perdia na força física.

O brasileiro estava mt distante do europeu na epoca. Hoje vejo uma evolucao bem maior e estamos no caminho certo.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
18 minutos atrás, Axiotis disse:

Cara, não sei como ele era visto fora não.

Mas acho que foi o primeiro brasileiro a chegar no k1 max, se nao for o único. Ganhou a seletiva do k1 brasil.

O que me chamou a atencao e que na epoca eu ia nuns campeonatos e ficava bolado com o nível dos caras. Muita porradaria jab direto indo pra cima... enfim...

Ele era um cara como os tops holandeses, dando muita sequencia, jogando maneiro. Aí gostei dele, mas era difícil ver luta que rolava aqui.

Acho que ele lutou o demolition que foi o evento mais irado que vi no brasil, só tops.

Acho que, tecnicamente era mais top, mas perdia na força física.

O brasileiro estava mt distante do europeu na epoca. Hoje vejo uma evolucao bem maior e estamos no caminho certo.

 

Hj temos Saulo Cavalari( foi campeão  do Glory) apesae de não  ser muito técnico  .

Cesar Almeida vejam esse cara hj MUITO  igual aos Holandeses um jogo vistoso,boxe e combinações  excelente  e ótimos  chutes  sou fã. 

Felipe Micheletti  outra cara excelente  muito bom completo precisa melhorar o boxe na contundência  ele prepara pra chutar seu forte  são  os chutes  mas movimenta bem. 

Tem o Ariel pega muito de mão  boxe agressivo  porem  uma técnica  muito boa  no geral acho luta numa categoria errada deveria descer .

São  tops acredito que eram adolescentes  que lutavam com adultos  e foram se atualizando  .

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:

Hj temos Saulo Cavalari( foi campeão  do Glory) apesae de não  ser muito técnico  .

Cesar Almeida vejam esse cara hj MUITO  igual aos Holandeses um jogo vistoso,boxe e combinações  excelente  e ótimos  chutes  sou fã. 

Felipe Micheletti  outra cara excelente  muito bom completo precisa melhorar o boxe na contundência  ele prepara pra chutar seu forte  são  os chutes  mas movimenta bem. 

Tem o Ariel pega muito de mão  boxe agressivo  porem  uma técnica  muito boa  no geral acho luta numa categoria errada deveria descer .

São  tops acredito que eram adolescentes  que lutavam com adultos  e foram se atualizando  .

 

 

 

 

Po, tô muito por fora. Vida adulta deixa a gente sem tempo. Tô devendo buscar mais sobre isso, valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Axiotis disse:

Po, tô muito por fora. Vida adulta deixa a gente sem tempo. Tô devendo buscar mais sobre isso, valeu

Depende  de organização  cara eu amo a lurmta e pesquiso ,desde de criança  sei sobre  vários  fatps históricos  d atuais  .

Historias de guerras, pirâmides  etc.

Te ho minha vida ,minha profissão, meus problemas  pessoais ,mas gosto e me organizo aqui e um terapia pra mim.

Já  fiquei  afastado várias  vezes vi gerações  minha e a depois parando ou falta de foco ou profissão  etc.

Volto pq gosto  eu tenho uma memória  excelente  leio algo ja gravo e isso  que te falei desses caras são  fatps desde de 2013 eu achava  que no Brasil  só  o boxe e kyokushin  prestavam  lerdo engano  o kickboxing  sempre teve seua títulos   mundiais e kyokushin é  um tribo pequena que foi bem introdizida aqui  tanto com avanço  das lutas apanham direto seja MMA ou kickboxing. 

Boxe do Brasil  profissional  é  fraco ate hj, falta organização o  cara no amador ganha 5 mil mensal vai para o profissional  fazer o que? Ou tenho uma familia boa de grana ou vai pro exterior rápido,o amador sim é  top a nível  mundial. 

Eu tenho muito contato  no meio também. 

Tenho um cara do Rio o Zumbi nunca tinha ouvido falar é  da época  do @masterblaster tenho 53 e competiu ate pouco tempo foi um grande cam peão  amador e profissional  e era coordenador  da team Nogueira no auge da academia  só  tinha fera ali.

Onde vi isdo na pandemia  uma live..

Assim que vou sabendo myita coisa aprendo com vcs r muita informação  veio do porta fechadas  maior acervo cultural  de luta  do Brasil. 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
19 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:

Depende  de organização  cara eu amo a lurmta e pesquiso ,desde de criança  sei sobre  vários  fatps históricos  d atuais  .

Historias de guerras, pirâmides  etc.

Te ho minha vida ,minha profissão, meus problemas  pessoais ,mas gosto e me organizo aqui e um terapia pra mim.

Já  fiquei  afastado várias  vezes vi gerações  minha e a depois parando ou falta de foco ou profissão  etc.

Volto pq gosto  eu tenho uma memória  excelente  leio algo ja gravo e isso  que te falei desses caras são  fatps desde de 2013 eu achava  que no Brasil  só  o boxe e kyokushin  prestavam  lerdo engano  o kickboxing  sempre teve seua títulos   mundiais e kyokushin é  um tribo pequena que foi bem introdizida aqui  tanto com avanço  das lutas apanham direto seja MMA ou kickboxing. 

Boxe do Brasil  profissional  é  fraco ate hj, falta organização o  cara no amador ganha 5 mil mensal vai para o profissional  fazer o que? Ou tenho uma familia boa de grana ou vai pro exterior rápido,o amador sim é  top a nível  mundial. 

Eu tenho muito contato  no meio também. 

Tenho um cara do Rio o Zumbi nunca tinha ouvido falar é  da época  do @masterblaster tenho 53 e competiu ate pouco tempo foi um grande cam peão  amador e profissional  e era coordenador  da team Nogueira no auge da academia  só  tinha fera ali.

Onde vi isdo na pandemia  uma live..

Assim que vou sabendo myita coisa aprendo com vcs r muita informação  veio do porta fechadas  maior acervo cultural  de luta  do Brasil. 

 

 

2009 meu trabalho começou a ficar muita hard, aí tive de selecionar bem o que vejo. Aí emnsua maioria os tops do MMA e alguns gringos e brasileiros da luta em pé.

E é verdade, é uma terapia hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 5/11/2021 at 10:35 PM, NEGO DÁGUA disse:

Hj temos Saulo Cavalari( foi campeão  do Glory) apesae de não  ser muito técnico  .

Cesar Almeida vejam esse cara hj MUITO  igual aos Holandeses um jogo vistoso,boxe e combinações  excelente  e ótimos  chutes  sou fã. 

Felipe Micheletti  outra cara excelente  muito bom completo precisa melhorar o boxe na contundência  ele prepara pra chutar seu forte  são  os chutes  mas movimenta bem. 

Tem o Ariel pega muito de mão  boxe agressivo  porem  uma técnica  muito boa  no geral acho luta numa categoria errada deveria descer .

São  tops acredito que eram adolescentes  que lutavam com adultos  e foram se atualizando  .

 

 

 

 

Lembro da Guerra do Micheletti Contra o Guto, surreal.

Gosto do Gazani, Dionisio também, além da agressividade do Wallace e Wellington Lopes, irmãos... e o Minotinho / Falcão.

so fera.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Tuninho disse:

Lembro da Guerra do Micheletti Contra o Guto, surreal.

Gosto do Gazani, Dionisio também, além da agressividade do Wallace e Wellington Lopes, irmãos... e o Minotinho / Falcão.

so fera.

Exato  lutao e Micheletti bem cru ainda potencial e enorme aquele cara tem..ta nivek super bom depois daquela luta.

Gazani eu admiri mas acho muito comum  sei lá  sem movimentação  para e dar uma sequência  esperando  se confiando em bloqueio não  o vejo nas cabeças  apesar de estar bem no glory fiz ate sparring  uma vez com um cara da escola dele é  um jogo bom porem  dar pra quebrar  com movimentação  boa.

Wallace Lopes é  bom porem estagnou a um bom tempo tipo uma galera da geração  dele decolou outros como ele ,Ravy,Djavan ficaram pra trás  .

Minotinho é  jovem  24 anos pega muito de mão  e ta colado direto uns 2 anos com o Poatan  tem muito futuro  mesmo e ta mudando o estilo.

Falcão  é  bom como Lopes porem nivel muito  abaixo desses ai com todo respeito esses  anteriores que citei buscaram uma identidade não  uma imitação  holandesa 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora