Entre para seguir isso  
Gurkha

Artes marciais (armas medievais)

Recommended Posts

Resolvi abrir este topico apenas para mostrar um pouco o assunto de armas brancas que tenho praticado. Acredito que artes marciais nao sao apenas esportes ou  escolas de combate no oriente. Um grupo resolveu mostrar na pratica, quais destas armas seriam eficientes nos combates entre exércitos antigos. Como existe um elemento de combate corpo a corpo no assunto e tambem de estrategia, isto  pode ajudar a mostrar os conceitos básicos deste tipo de luta, principalmente no que tange ao controle de distancia. Inclusive acho importante estudar um pouco do assunto apara entender como armas brancas são usadas hoje em dia ( faca, facão, porrete) para fins  de defesa pessoal. Aos moderadores: se acharem que a discussão não deve estar aqui podem apagar.  

 

 

Editado por Gurkha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E este experimento de alguma maneira confirma o que li num livro (serio) sobre armas dos samurais: O que mais matavam soldados e samurais em ordem : Projeteis ( flechas e mais tarde armas de fogo), lancas, e por ultimo a espadas. Do lado chines, nao e'a toa que os imperadores Ming usavam muito os monges Shaolin nos seus exercitos pela sua habilidade com a a lanca e o bastao, pois ate o sec 17 nao tinham incorporado significativamente o boxe no repertorio (quem precisa de maos vazias se as armas lhe dao vantagem?). 

Editado por Gurkha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 11/16/2018 at 6:27 AM, Gurkha disse:

E este experimento de alguma maneira confirma o que li num livro (serio) sobre armas dos samurais: O que mais matavam soldados e samurais em ordem : Projeteis ( flechas e mais tarde armas de fogo), lancas, e por ultimo a espadas. Do lado chines, nao e'a toa que os imperadores Ming usavam muito os monges Shaolin nos seus exercitos pela sua habilidade com a a lanca e o bastao, pois ate o sec 17 nao tinham incorporado significativamente o boxe no repertorio (quem precisa de maos vazias se as armas lhe dao vantagem?). 

O que vc acha do boxe Filipino .

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 12/2/2018 at 9:20 AM, NEGO DÁGUA disse:

O que vc acha do boxe Filipino .

 

 

Ola! desculpe a demora em responder. O Pangamut acho que e' este a que voce se refere. Gosto das transições para quedas, mas em termos de comparação com o boxe ocidental, diria que parece mais um estilo sujo de boxe (vale golpe baixo da cintura, cotovelada no pescoço,  etc.) onde o objetivo e' aleijar ou matar o desafeto, ou lhe dar uma lição . Notei que isso muitas vezes e' coisa de pessoas envolvidas no submundo do crime (mafia, gangs) e também de lugares onde rolam rinhas humanas, e que também e'uma forma de luta que não se pode classificar como esporte. Não tem regras, muitos mestres sao de carater duvidoso,  e não creio que treinar isso a vontade vai estender a sua vida como lutador. Na verdade, se você treinar sem algum tipo de regra ou proteção (que e' o caso aqui na forma pura) e  precisar disso para se defender já pode estar com lesões graves. Por isso prefiro o Kombato, que e' mais seguro e variado e tem algumas destas técnicas (lapidadas) , alias como sempre digo, tudo que puder acrescentar vale... Estava falando com um comandante filipino um dia deste sobre o Pangamut e ele disse que se alguém quer aprender se defender usando este tipo de luta na forma original, vale mais apenas andar armado com facas ou arma de fogo pelas mesmas razão que expliquei acima. 

Editado por Gurkha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui um estudo comparando a arma dos ingleses na Guerra de Cem Anos e dos cavaleiros das estepes da Asia.  

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E finalmente a arte de espada mais antiga do Japão, transmitida de geração a geração desde o seculo 15.  

 

Editado por Gurkha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, eu gostaria de aprender a arremessar facas... eu acho que isso é realmente útil... sem maldade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, rivvithead disse:

cara, eu gostaria de aprender a arremessar facas... eu acho que isso é realmente útil... sem maldade.

Nao e'boa ideia se for para defesa, perder sua arma. NO entanto, no Katori voce arremessa shuriken (nao os do ninja (rs), mas umas pecas de metal como uns cravos grandes).

41WneaKjo2L.jpg

11245721406_c060479679_b.jpg

Editado por Gurkha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso