Daniel Mendoza

Discussão de Jiu-jitsu brasileiro para o MMA.

Recommended Posts

On 11/11/2018 at 3:13 AM, Daniel Mendoza said:

muito interessante os últimos comentários...

Quais acham que são as formas mais eficientes de se proteger do GnP? 

Abraçar braço,ombro/pescoço, antebraço no bíceps/mão no ombro para bloquear, pé no quadri/joelho esticado com a guarda fechada?

Penso que atacar na guarda seja uma ótima melhor forma, ameaça é a perna, pq mesmo que não vá pegar, faz o oponente se preocupar em defender da finalização e parar de bater, é da Ana da se seque pode tentar uma raspagem. Mas ao mesmo tempo isso expõe a defesa. E tudo depende do nível.de chão dos dois.

Mas o "como" fazer guarda no MMA E a "problemáticas" é o assunto chave ao meu ver para se discutir bjj no mma.

Isso, quedas mescladas ao striking e quais as finalizações que melhor encaixam... Mas penso que as finalizações mais viáveis e eficientes a própria história do esporte já mostrou...

Fala sangue bom. Vou tentar contribuir com o que vejo no mma de alto nível e com minha faixa roxa 4 grau referente às principais guardas usadas. Na minha opinião a guarda mais eficiente no conjunto da obra é a com os pés no quadril(Guarda aberta) pois ela permite defender bem dos socos e cotovelos, pois tira a proximidade do cara que está por cima de Vc, permite melhor a levantada técnica(empurrar com as pernas para voltar a luta em pé) e da para buscar chaves de braço ou triângulo muito bem. O problema dela é que o cara que está por cima facilmente pode evitá-la se pegar um bom guerreiro. A guarda borboleta é suas variações defensivamente é interessante, pois tirá o equilíbrio do passador e assim atrapalha o gnp e as transições, permite raspar para voltar a luta em pé ou inverter a posição. Ela é menos eficiente para finalizações a meu ver. A guarda fechada não vejo sendo muito interessante para o mma atual, pois apesar dela prender o passador, deixa ele muito próximo para descarregar a marreta, ela limita movimentos de finalização, mas pelo menos "obriga" o cara a ficar na Guarda. Nessa guarda a pegada(enroscando braço ou no pulso,bíceps é muito essencial) para minimizar o gnp principalmente. A meia guarda é muito difícil de ser executada no mma, pois necessita de muita explosão no balanço para raspar ou voltar de pé, expõe muito o rosto a golpes e limita as finalizações a basicamente chaves de perna. A pegada fica comprometida nessa guarda. Exemplos práticos no mma: werdum usa muito bem a com quadril nos pés e fechada, minotauro idem é com o adendo de ter uma meia guarda fudida, shogum usava muito a meia guarda mesmosendo striker se virava muito bem, mousasi usava bem a borboleta, demian usava a meia para inverter de um jeito menos usual, mas mais seguro, ele girava para fora do oponente, ao invés de por dentro...do bronze ataca bem de todas, Cerrone e petis tem uma guarda fechada eficiente para finalizações, podemos tentar aprofundar mais depois, pois é vem complexo, as vezes podemos ressecar em particular um lutador a posteriori caso necessário, passei um por cima só para ter uma ideia. Khabib tbm é muito bom de guarda.

Tá rolando hj uma discussão no tópico do pbp do evento do UFC de ontem que eu não sei pq começou a rolar lá mas que eu acho pertinente para ser feita aqui...Jacaré, Kron (última luta) e Serginho, três caras fenomenais no chão mas que pela questão da convivência, forma de treinar estão esquecendo de potencializar os seus pontos fortes e passaram a querer lutar em pé, áreas onde são medianos. Acho que isto somado às regras das competições de chão e a forma como é conduzido o treino nas academias de Jiu Jitsu são os fatores que estão fazendo o Jiu Jitsu regredir no mma na minha opinião. Quando vejo caras da old school do Jiu Jitsu irem contra este sistema eu concordo plenamente, a arte tá perdendo a essência da defesa pessoal, da efetividade, da busca da finalização e neste caminho não vejo como ir para outra direção. @NEGO DÁGUA e @hvalentim vamos continuar a discussão aqui, acho mais pertinente.

6 hours ago, João P said:

Tá rolando hj uma discussão no tópico do pbp do evento do UFC de ontem que eu não sei pq começou a rolar lá mas que eu acho pertinente para ser feita aqui...Jacaré, Kron (última luta) e Serginho, três caras fenomenais no chão mas que pela questão da convivência, forma de treinar estão esquecendo de potencializar os seus pontos fortes e passaram a querer lutar em pé, áreas onde são medianos. Acho que isto somado às regras das competições de chão e a forma como é conduzido o treino nas academias de Jiu Jitsu são os fatores que estão fazendo o Jiu Jitsu regredir no mma na minha opinião. Quando vejo caras da old school do Jiu Jitsu irem contra este sistema eu concordo plenamente, a arte tá perdendo a essência da defesa pessoal, da efetividade, da busca da finalização e neste caminho não vejo como ir para outra direção. @NEGO DÁGUA e @hvalentim vamos continuar a discussão aqui, acho mais pertinente.

Respondendo seu comentário sobre a possibilidade do Rodolfo virar um trocador, acho que cabe sim o pé atrás né, já vimos esse filme várias vezes, pelo menos no discurso dele HOJE, ele não abre espaço pra essa possibilidade, fala que o foco dele é sempre levar a luta pro chão pra dominar por cima ou finalizar, mas vamos ver na prática né. Vou postar a entrevista dele abaixo. Acho que o ideal era no futuro treinar com o Demian mesmo, mas o Jacaré pra esse começo do Rodolfo é uma boa também eu acho. 

Já que vc tocou no assunto do Demian, o Alonso deixou a entender numa entrevista que o Kron procurou o Demian pra ajuda-lo, mas queria que o Demian saisse de São Paulo pra ir a Los Angeles, piada né... até o Alonso debochou disso, falou que o Kron que deveria se internar com o Demian em São Paulo, que não faz sentido o Demian se deslocar pra Los Angeles pra ajudar o Kron só pq é o filho do Rickson, que o Demian é uma lenda do esporte e tal. 

Rodolfo começa a falar do Jacaré no minuto 41, mas antes ele fala do que ele pensa do estilo dele pro jiu jitsu e tal, que muitos lutadores tentam evitar treinar queda pra levar pro chão, pq desgasta muito... 

6 horas atrás, hvalentim disse:

Respondendo seu comentário sobre a possibilidade do Rodolfo virar um trocador, acho que cabe sim o pé atrás né, já vimos esse filme várias vezes, pelo menos no discurso dele HOJE, ele não abre espaço pra essa possibilidade, fala que o foco dele é sempre levar a luta pro chão pra dominar por cima ou finalizar, mas vamos ver na prática né. Vou postar a entrevista dele abaixo. Acho que o ideal era no futuro treinar com o Demian mesmo, mas o Jacaré pra esse começo do Rodolfo é uma boa também eu acho. 

Já que vc tocou no assunto do Demian, o Alonso deixou a entender numa entrevista que o Kron procurou o Demian pra ajuda-lo, mas queria que o Demian saisse de São Paulo pra ir a Los Angeles, piada né... até o Alonso debochou disso, falou que o Kron que deveria se internar com o Demian em São Paulo, que não faz sentido o Demian se deslocar pra Los Angeles pra ajudar o Kron só pq é o filho do Rickson, que o Demian é uma lenda do esporte e tal. 

Rodolfo começa a falar do Jacaré no minuto 41, mas antes ele fala do que ele pensa do estilo dele pro jiu jitsu e tal, que muitos lutadores tentam evitar treinar queda pra levar pro chão, pq desgasta muito... 

Boa! Torço pelo Rodolfo, vou assistir esta entrevista para poder dar uma opinião melhor.    A do Marcelo Alonso eu assisti, muito boa aliás, ele tem uma visão muito inteligente de Jiu Jitsu adaptado pro mma e de filosofia de artes marciais em geral. Peca bastante de conhecimento na luta em pé, como jornalista de MMA deveria aprender um pouco mais mas pela própria história dele é compreensível.