Daniel Mendoza

Discussão de Jiu-jitsu brasileiro para o MMA.

Recommended Posts

Em 10/3/2018 at 9:18 PM, Valderazzi disse:

Vejo nas academias atuais (to um pouco desatualizado, faz um tempo que nao visito outras academias e professores) muito pouca valorização no trabalho de base, em prol de jogo de campeonato.

Minha filosofia de jiu jitsu é a de "defender, controlar, atacar". Admito que nao se aplica ao MMA Moderno não. Mas aluno meu aprende a nao perder posição de bobeira e a se defender de soco na cara.

Nao gosto de admitir isso, mas no formato atual o jiu jitsu nao deve ser o carro chefe de nenhum lutador. Nao com rounds de 5 minutos.

É no entanto uma essesncial habilidade acessória, cuja ausência resulta em graves falhas a serem exploradas pelos adversários. 

Disse tudo, ainda mais com essa garotada com meses de treino já querendo competir, sem noção nenhuma de defender um soco ou se garantir na rua, uma vez meu professor chamou a atenção de um que viu que o tempo estava acabando e puxou o maluco pra guarda pra dar aquela amarrada, a resposta foi "faz isso na rua pra tu ver o que acontece contigo" RS, por isso dificilmente tu vê um cara faixa preta de JJ ser respeitado hoje no MMA como era antigamente ..

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 10/3/2018 at 11:15 PM, Valderazzi disse:

O tempo principalmente, assim como o sistema de pontuação. 

Entendo que com rounds tão curtos o jiu jitsuka tende a se afobar no ataque. Não dá pra fazer o ideal, que é controlar o oponente que está apenas esperando uma brecha para escapar ou melhorar posição. 

Se tem uma coisa que sinto saudade objetiva do Pride (todo o resto é subjetivo; a qualidade técnica das lutas era em geral bem inferior) é o sistema de pontuação, que considerava a luta como um todo.

Eu acho meio absurdo o cara tomar uma surra no terceiro round e levar a luta tendo vencido os rounds anteriores por 10 a 9. Terminou apanhando po!

Um bom exemplo é uma luta recente da Gadelha aí, acho que foi contra a Zacarias se nao me engano...porra terminou levando uma surra e "venceu" a luta.

Quanto à tua ultima pergunta, nao sei. Como postei anteriormente o jiu jitsu perdeu protagonismo no MMA. Protagonismo, nao importância. 

Vi uma entrevista do Rickson falando sobre isso, de que essa regra de round de 5 minutos prejudica o pessoal do JJ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 10/4/2018 at 12:10 AM, Axe_Spartan disse:

Sabe uma coisa que eu acho que atrapalha no treinamento do jiu jitsuka para o MMA (que eu nunca vi ser treinado em nenhuma academia de jiu)? É a "passividade" do oponente que está por baixo, tentando repor a guarda, finalizar, raspar, mas NUNCA escapar e ficar de pé (até pelo formato de treino e campeonato de jiu-jitsu), isso leva ao jiu jitsuka não habituado ao treino de MMA ter dificuldade em controlar um adversário que está tentando escapar de todo jeito do chão, o que é a coisa mais comum que vemos no MMA hoje em dia, são pouquíssimos os adversários que aceitam na boa em ficar por baixo de barriga pra cima.

Cara, teve um tópico há um tempo atrás em q eu levantei exatamente essa questão, os jiujiteiros ñ sabem MANTER um oponente no chão pq simplesmente eles ñ tem a necessidade de aperfeiçoar essa habilidade. A única solução seria mudar as regras dos campeonatos p/ criar essa necessidade. Do contrário ñ vejo solução. Infelizmente todo esporte é treinado em função da regras dos campeonatos. Ñ adianta uma ou outra escola treinar diferente, pq isso ñ vai produzir praticantes em quantidade e qualidade suficiente para os sparrings.

Sendo assim, eu acho q uma outra alternativa seria usar o jiu jitsu como complemento a trocação. Por exemplo, aqueles leglocks do shogun q ele nunca finaliza, mas servem pra voltar a luta em pé. Agora imagina um cara de altíssimo nível fazendo aquilo. Dá pra fazer os adversários ficarem morrendo de medo de te levar pro chão. E com isso vc poderia, por exemplo, abusar dos chutes e lutar mais solto em pé. Também focar em finalizações q podem ser iniciadas em pé como as guilhotinas ou triângulos de mão: olha um Brian Ortega da vida ou o q o Ferguson fez com o Barbosa. E esses caras ñ são nada especial no jiujítsu, mas no MMA finalizam o tempo todo. Pq os tops do jiujitsu ñ tem esse mesmo desempenho? Me parece q os americanos já perceberam isso e estão treinando justamente esses movimentos q tem uma probabilidade maior de ocorrência enquanto os brasileiros continuam treinando de uma forma genérica, muitos ainda de quimono.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
19 horas atrás, mourninghall disse:

Cara, teve um tópico há um tempo atrás em q eu levantei exatamente essa questão, os jiujiteiros ñ sabem MANTER um oponente no chão pq simplesmente eles ñ tem a necessidade de aperfeiçoar essa habilidade. A única solução seria mudar as regras dos campeonatos p/ criar essa necessidade. Do contrário ñ vejo solução. Infelizmente todo esporte é treinado em função da regras dos campeonatos. Ñ adianta uma ou outra escola treinar diferente, pq isso ñ vai produzir praticantes em quantidade e qualidade suficiente para os sparrings.

Sendo assim, eu acho q uma outra alternativa seria usar o jiu jitsu como complemento a trocação. Por exemplo, aqueles leglocks do shogun q ele nunca finaliza, mas servem pra voltar a luta em pé. Agora imagina um cara de altíssimo nível fazendo aquilo. Dá pra fazer os adversários ficarem morrendo de medo de te levar pro chão. E com isso vc poderia, por exemplo, abusar dos chutes e lutar mais solto em pé. Também focar em finalizações q podem ser iniciadas em pé como as guilhotinas ou triângulos de mão: olha um Brian Ortega da vida ou o q o Ferguson fez com o Barbosa. E esses caras ñ são nada especial no jiujítsu, mas no MMA finalizam o tempo todo. Pq os tops do jiujitsu ñ tem esse mesmo desempenho? Me parece q os americanos já perceberam isso e estão treinando justamente esses movimentos q tem uma probabilidade maior de ocorrência enquanto os brasileiros continuam treinando de uma forma genérica, muitos ainda de quimono.

A diferença é que os americanos estão mesclando. Jiu-jitsu, wrestling e catch wrestling tornam aquilo que chamam de American jiu-jitsu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém assistiu o evento Quintet 3? Evento muito foda de grappling baseado em times que, tirando uma regra ridícula de voltar em pé quando o cara está na montada ou nas costas, mas não está "progredindo", proporcionou várias lutas boas.

Team Alpha Male do Faber sagrou-se  vencedor, mas graças ao monstro do Gordon Ryan, que finalizou 4 adversários, dentre esses o Josh Barnett, Craig Jones e Vitor Shaolin (se não fosse pela regra que citei acima, muito provavelmente o Gregor Gracie teria sido pego também). Só o Preguiça para parar esse cara mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 horas atrás, Lucas Timbó disse:

A diferença é que os americanos estão mesclando. Jiu-jitsu, wrestling e catch wrestling tornam aquilo que chamam de American jiu-jitsu

Com certeza eles estão misturando. Mas eu ainda tenho a impressão q eles focam em movimentos q têm uma chance maior de vir a ocorrer. Se eu ñ me engano foi o Greg Jackson q falou há um tempo atrás q ele fazia uma planilha contabilizando os movimentos q mais resultavam em finalização.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quem vocês diriam que são os representantes mais promissores do jiu jitsu no MMA? Enxergam alguma mudança significativa na forma de fazer jiu jitsu de antigamente para hoje no MMA? Me refiro ao UFC, que sempre teve regras de 5 minutos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 horas atrás, Daniel Mendoza disse:

Quem vocês diriam que são os representantes mais promissores do jiu jitsu no MMA? Enxergam alguma mudança significativa na forma de fazer jiu jitsu de antigamente para hoje no MMA? Me refiro ao UFC, que sempre teve regras de 5 minutos.

Ortega é algo absurdo, impressionante o oportunismo daquele cara, Formiga é um cara que sempre teve um jogo justo demais no chão, o próprio Rockhold apesar do mal momento tem um jiu-jitsu fino pra caramba, Do Bronx se tivesse mais QI de luta iria mais longe ainda

O que muda de antigamente, principalmente da era Pride pra hoje, é que antes se contava bastante o que o lutador fazia por baixo. Lembro de Minotauro x Ricco Rodriguez, o americano passou a luta quase toda por cima, mas não foi efetivo, enquanto o Minotauro se saiu bem por baixo, a vitória foi do brasileiro. O UFC vem mudando essas regras e dando ênfase pra quem ataca por baixo tbm, mas ainda assim não vejo vantagem alguma em ficar por baixo no MMA atual, principalmente com as cotoveladas no gnp, coisa que era proibida no Pride

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 horas atrás, Lucas Timbó disse:

O que muda de antigamente, principalmente da era Pride pra hoje, é que antes se contava bastante o que o lutador fazia por baixo.

Outra coisa que mudou e só fez evoluir a partir da era Liddell foi usar a grade como apoio para voltar em pé. 

Anteriormente, wrestlers preferiam prensar o oponente fazendo guarda contra a grade, e o lutador qie fazia guarda procurava usar a grade com o pé para girar e virar para o meio do octagon. 

A luta que melhor exemplifica isso é Coleman x Pedro Rizzo, UFC 19 eu acho.

Isso ocorria porque, à época, a técnica predominante para voltar em pé era pé no quadril, empurra e levantada técnica. 

A partir do Liddell isso mudou e só evoluiu. O que contribuiu muito para reduzir o protagonismo do Jiu Jitsu na parte ofensiva.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 horas atrás, Valderazzi disse:

Outra coisa que mudou e só fez evoluir a partir da era Liddell foi usar a grade como apoio para voltar em pé. 

Anteriormente, wrestlers preferiam prensar o oponente fazendo guarda contra a grade, e o lutador qie fazia guarda procurava usar a grade com o pé para girar e virar para o meio do octagon. 

A luta que melhor exemplifica isso é Coleman x Pedro Rizzo, UFC 19 eu acho.

Isso ocorria porque, à época, a técnica predominante para voltar em pé era pé no quadril, empurra e levantada técnica. 

A partir do Liddell isso mudou e só evoluiu. O que contribuiu muito para reduzir o protagonismo do Jiu Jitsu na parte ofensiva.

 Vc que um mestre no jiu-jitsu vi Pedro Rizzo em uma entrevista dizendo que contra a levantada na grade , diz ele que dar geralmente as costas.

Que o Anderson fazia como ele fazia guarda.

Eu sempre que treibo jiu jitsu tento jogar por baixo, sou um cara pesado , não nenhum gigante mas 1.82 e 85 quilos.

Biotipo pra passar mas nunca lutei MMA mas sempre pensando nisso eu penso se cair por baixo tenho que me virar.

Foda que hoje eu vejo que faixa preta de jiu jitsu apanha muito no MMA até se adaptar e vejo um Boxer o lutador de kickboxing a depender mas adaptável tá acostumado com porrada .

Uma vez treinei com um bom preta ,passou um sufoco danado nos treinos.Porem venceu a luta as pancadas o calejamento e foi sem medo botou pra baixo , aí o outro virou criança

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com a implementação dos rounds de 5 min os lutadores brasileiros perderam a principal característica, a de se defender por baixo, fazendo guarda, qualquer sequência de soco que vem de cima já se encolhem, viram de joelhos, chega a dar vergonha, mas é muito por culpa das regras que privilegiam a explosão ao invés da técnica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutos atrás, Ultimate Fighter disse:

Com a implementação dos rounds de 5 min os lutadores brasileiros perderam a principal característica, a de se defender por baixo, fazendo guarda, qualquer sequência de soco que vem de cima já se encolhem, viram de joelhos, chega a dar vergonha, mas é muito por culpa das regras que privilegiam a explosão ao invés da técnica.

Eu acho que o que mais prejudicou lutadores que gostam de lutar fazendo guarda foi a implementação da cotovelada. No Pride por exemplo, não valia cotovelada, então para atacar por cima o lutador tinha que se expor mais, dando mais chances para entrar um armlock, triângulo; usando o cotovelo, além de cortar como uma faca, você se expõe bem menos com seu braço dobrado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Axe_Spartan disse:

Eu acho que o que mais prejudicou lutadores que gostam de lutar fazendo guarda foi a implementação da cotovelada. No Pride por exemplo, não valia cotovelada, então para atacar por cima o lutador tinha que se expor mais, dando mais chances para entrar um armlock, triângulo; usando o cotovelo, além de cortar como uma faca, você se expõe bem menos com seu braço dobrado.

Limite de tempo curto é pior.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acredito que o tipo de treino eh o que importa. As pontuações do BJJ são importantes para criar mentalidade. EH uma forma de dizer: olha, eh bom quedar, eh bom colocar o joelho na barriga, colocar ganchos, pegar costas, raspar.. enfim , uma forma de incentivo, mas isso é um meio, não um fim! O fim é a finalização ( óbvio). Então a primeira parte que eu entendo que deva ser focada eh essa: BJJ focado em finalização ( ajuste de posição, maneira correta de aplicar a a força, técnica e tals). Feito isso, voltar aos primórdios da época Hélio Grace tmb: treinavam em pé, contra socos, contra chutes, desenvolviam técnicas para isso  ( qm não lembra da tentativa de chave de braço em pé que o JonJones tentou contra o Glover? - com sucesso- tá no livro do Velho Grace). A questão do tempo , eu entendo, é relativa. Eh fato que os lutadores de BJJ sempre treinam para competições de 10min, então é normal que deem uma cadenciada e percam o timming, mas isso eh questão de ajuste no treino. Aquestão do controle tambem precisa ser treinada: pq não um "rola" de 5 min já partindo de uma posição de dominio ( 100kg, montada) e não valendo finalização ( chega na posição mas não ajusta)?, enfim.. a questão é uma só: se seu foco for na pontuação do Jiu jtsu desportivo e não na finalização não há como fazer milagre. VOu dar um exemplo de outra arte marcial: qm assiste a uma competiçao de Karate olimpico ( Kumite interestilos) e de Kyokushin percebe uma GRANDE diferença. Em um um "toquinho" quase sem força pod acabar com uma luta; no outro, tem que "pegar". Eh bem diferente bater para nocautear de bater para pontuar. Vale o msm pro BJJ.

Editado por B G

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tem que ter uma base foda de wrestling junto, se não é anulado

o JJ do Vinny Magalhães, por exemplo.. é um dos melhores do MMA, mas pegou o Phill Davis e foi totalmente anulado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora