Entre para seguir isso  
Eder Jofre55

Ossos do ofício: lesões nos olhos podem parar atletas do MMA, se não tratadas

Recommended Posts

Ossos do ofício: lesões nos olhos podem parar atletas do MMA, se não tratadas

Visão turva, sensação de areia e vermelhidão nos olhos são alguns dos sintomas que podem ser sentidos pelo atleta, após uma sequencia de golpes; lesões específicas podem causar cegueira

Jheniffer Núbia

img-20180417-150224721.jpg

 

O sonho da maioria dos lutadores de MMA é um dia poder lutar no Ultimate Fighting Championship (UFC). Mas antes de chegar no tão sonhado UFC, é preciso que o atleta busque por meio das lutas um índice significativo. Isso quer dizer, quanto mais confrontos maior é a chance de alcançar o objetivo.

No entanto, durante se trilha esse caminho muitas vezes a melhor companhia do atleta é o médico. Isso por conta das lesões. Por se tratar de um esporte de contato os olhos, muitas vezes, são alvos favoritos do adversário e foi com uma lesão ocular que a brasileira Bethe Correia, categoria peso-galo feminino, ficou fora do UFC 227 no início de agosto.

Aqui, em Rondônia, uma das promessas na modalidade é o atleta Henerson Nenem, categoria de 77kg. Com os olhos inchado e com hematomas ele participou do Bate-Papo GE em abril deste ano, após uma vitória.

Neném fala da vitória no MMA e conta como foi a preparação para luta em Porto Velho

img-20180417-150243891.jpg

Mesmo com um aspecto assustador, por conta dos hematomas, Henerson explica que antes de entrar no octógono em um duelo são exigidos exames.

- Então, para participar de eventos chancelados pela Cabmma (Comissão Atlética Brasileira de MMA), são exigidos exames aprofundados em relação a visão e crânio. Antes dos eventos temos que apresentar os exames de apto a participar das lutas. Depois das lutas faço exames por precaução para garantir que a visão esteja ok.

Hernerson conta que para se recuperar dos golpes é preciso ficar afastado até 90 dias dos octógonos, mas explica que esse período não é sempre respeitado.

- Em ocasiões de lutas mais tranquilas eu fico menos tempo. Cerca de um mês ou até menos. Por da necessidade de aproveitar as raras oportunidades. Eu já cheguei a lutar com 14 dias de intervalo. Mas o certo é um tempo de 90 dias.

E o que o oftalmologista diz?

Visão turva, sensação de areia e vermelhidão nos olhos são alguns dos sintomas que podem ser sentidos pelo atleta. O oftalmologista Felipe Augusto Balberde explica os danos que podem ocorrer nesta região após uma sequência de golpes.

- Primeiro vamos falar das lesões que pode ser desde feridas contusas em pálpebras e supercílios (sobrancelhas) até lesões graves, como descolamento de retina. Apesar de todo o material de proteção, existe sim o risco de lesões graves nos olhos. Com golpes de forma direta na região ocular, fora os que já foram ditos, podem ocasionar também lesões na córnea e na conjuntiva. Nestes casos o atleta pode sentir dores oculares, olho vermelho, sensação de areia nos olhos e turvação visual, normalmente na maioria das vezes de caráter reversível.

De acordo com o oftalmologista há lesões superficiais e as mais graves. Felipe explica as diferenças entre elas e como isso pode afetar na carreira do atleta de MMA.

- Já o descolamento de retina, cursa com piora importante da visão, tendo prognóstico incerto e mesmo após tratamento, em alguns casos, a visão pode até se restabelecer perto da normalidade ou podendo resultar em cegueira irreversível. Claro depende do tipo de lesão! As lesões superficiais são recuperadas rapidamente. Levam cerca de 15 a 30 dias. Já as lesões que afetam a visão do atleta, são leões mais grave, essas podem até afastar o atleta de forma definitiva.

A miopia (dificuldade em enxergar objetos que estão longe) pode interferir diretamente nos anos em que esse atleta tem de octógono.

 

- Importante ressaltar que pessoas portadoras de miopia, normalmente têm risco mais elevado de descolamento de retina se compararmos as pessoas que não são míopes, para esses não é indicado a prática de MMA – destaca Felipe.

 

 

 

 
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Importante ressaltar que pessoas portadoras de miopia, normalmente têm risco mais elevado de descolamento de retina se compararmos as pessoas que não são míopes, para esses não é indicado a prática de MMA – destaca Felipe."

Por isso nunca bata em quem usa óculos.

Brincadeiras a parte, e realmente os riscos tem de valer. Me lembro do Nakai naquela luta onde aquele sujo o deixou cego. Ja vi lutador de karate das antigas ficar com um dos olhos descolados, felizmente não fico cego. Por isso gosto de artes como JJ onde os riscos embora ainda existam ( parece que o Jorge Pereira perdeu a visao treinando ou nao cuidou direito) sao bem menores. Pela mesma razao,  não gosto de treinar com luvas de MMA no MT ( sim tem gente que faz isso aqui), preferindo as de boxe mesmo sabendo que nada e'100% seguro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 hours ago, fninja said:

Jon Jones discorda deste tópico...

o maior filho da puta da história

engraçado que nunca vi ele recebendo dedadas nos olhos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, fninja disse:

Jon Jones discorda deste tópico...

Lutador sujo

ele, Romero..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ele esqueceu de falar que a lesão mais comum é a lesão ao vitrio ocular. que é o gel do olho. Qdo se leva K.O. ou luta pesado, a pessoa fica vendo "moscas" ou estrelas devido a esse deslocamento do vitrio.

Me lesionei um vez, treinando JJ. o grosso meteu um arm-lock que o calcanhar bateu certinho no meu olho esquerdo. Foi um mes com dores no olho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso