Entre para seguir isso  
Gurkha

Primeiro mestre Fabio Noguchi relembra o tempo em que Spider era “Dô”

Recommended Posts

Noguchi, aluno do Nelio Naja,  so'para lembrar. Quem já lutou com esta fera sabe do que estou falando.

08-06-15_noguchi_interna.jpg?a86372

https://www.gazetadopovo.com.br/esportes/primeiro-mestre-relembra-o-tempo-em-que-spider-era-do-ejbjd2jgcz64j08u7it8v71ou

Primeiro mestre relembra o tempo em que Spider era “Dô”

Sob esse apelido que Anderson Silva foi forjado no muay thai por Fabio Noguchi. Professor e aluno voltaram a se falar após polêmica em biografia

No início da década de 1990, na academia onde recebeu a faixa-preta de muay thai, Anderson Silva não era Anderson Silva. O maior campeão da história do UFC, que neste sábado volta ao octógono após 13 meses, era simplesmente 'Dô'.

"Chamávamos ele assim. É até estranho pra gente falar Anderson", admite, repetindo várias vezes o apelido do pupilo, o mestre Fábio Noguchi, de 48 anos.

Foi só a partir do momento em que ganhou fama mundial, bem longe da academia localizada na Avenida Marechal Floriano Peixoto, no Centro de Curitiba, que o nome completo do atleta que mais vezes defendeu o cinturão do evento (dez) passou a soar menos artificial para o professor. Isso porque o discípulo foi totalmente dissociado do campeão.

"Você chama o cara de um nome a vida inteira e depois muda, acha meio diferente, acha que é outra pessoa. E na verdade é", filosofa Noguchi.

Ao contrário de Anderson, Dô não sabia mais do que o básico da luta quando iniciou nos treinos da arte marcial tailandesa, em meados de 1992, aos 17 anos. Como praticava tae kwon do desde os 13 anos, carregava uma noção de socos e chutes. Mas o nível era somente iniciante.

O que as duas facetas do Spider já tinham em comum era o esforço e a vontade de evoluir como atleta. Além do talento nato.

"Ele não treinava por treinar, treinava até o limite", lembra Noguchi. "E corria atrás da informação. Se via algo que não conhecia, uma chave de pé ou uma esquiva diferente, procurava aprender", emenda.

Assim, misturando dedicação e qualidade fora do comum, Dô chegou à faixa preta mais rápido do que o normal, em apenas cinco anos — normalmente são dez. Sempre mantendo uma característica que carrega até hoje: o bom humor. "Apesar de passar por situações ruins, como todo mundo, sempre foi brincalhão, meio palhaço", conta o professor.

Uma das passagens marcantes está na biografia Anderson Spider Silva – O relato de um campeão nos ringues da vida, lançada em 2012. No livro, o lutador relata que Noguchi o acusou de um roubo, fato que mudou para sempre a relação entre os dois.

Depois de uma longa conversa terminada em lágrimas na mesa de uma churrascaria, o assunto está superado para o mestre. Ele voltou a ter contato — mesmo que restrito — com Dô. A última vez que conversaram por telefone foi semanas antes da fatídica revanche contra Chris Weidman, quando o brasileiro quebraria a perna esquerda de maneira chocante.

O papo começou no básico 'tudo bem, como está a família', e evoluiu até um convite para ir ao Rio de Janeiro ajudar em alguns treinamentos. O reencontro, porém, não aconteceu.

"E acabei não conseguindo falar com ele depois da luta, em um momento frágil da vida dele. Eu teria dito que ele iria passar facilmente por aquilo. Seria mais uma de suas vitórias", diz o mestre de muay thai, ciente de sua participação na carreira do Spider, mas sem pretensão alguma de colocar um quadro do aluno mais ilustre na parede da academia.

"Ele treinou aqui um tempo, pegou a faixa preta… Não coloco [referências] para no dia em que nos visitar não pensar que estou usando a imagem dele para conseguir mídia. Nosso marketing vem de mais de 30 anos de trabalho. Não sou milionário, mas sobrevivo", afirma.

Apesar do orgulho por participar da trajetória uma lenda do MMA, Noguchi garante que o crédito não é dele. Ele compara seu trabalho a uma universidade. É importante ter diploma, mas a faixa preta, sua graduação, só ganhou importância com o que veio depois.

"Preparamos ele para a luta. O mérito é o que ele fez dali para frente", crava.

 

 

Editado por Gurkha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A biografia do mestre: Fhttps://www.tribunapr.com.br/arquivo/feras-do-parana/noguchi-e-conhecido-onde-se-cultiva-a-paixao-pelas-artes-marciais/

Um belo dia no começo dos anos 70 o Sr. Leyze Noguti e a mulher Maria Auxiliadora Noguti venderam as terras que tinham em Tupaciguara, no interior de Minas Gerais, e pegaram o rumo do Paraná. Mais precisamente, Curitiba onde ele foi trabalhar na feira. Com ele vieram os filhos, entre eles Mário e Fábio. “Alguns anos depois eu e meu irmão passamos diante da academia de Nélio Naja e quisemos treinar. Nós dois entramos. Foi assim que eu entrei para o Muay Thai. Mas o meu irmão não foi em frente. Ele foi estudar e hoje tem duas faculdades. E eu tenho uma academia”, diz Fábio que virou lutador por alguns anos e se tornou conhecido na cidade como Mestre Noguchi, um dos principais nomes desta luta tailandesa no Brasil, além de treinador de campeões que fizeram fama e dinheiro no mundo do MMA (Mixed Martial Arts, ou seja Artes Marciais Mistas, também conhecidas pelo nome popular de Vale Tudo).

Noguchi está no núcleo do nascimento do Muay Thai no Brasil, que foi em Curitiba. “No Rio de Janeiro a família Gracie já era precursora da luta livre com o Jiu-Jitsu, com lutas sem tempo”, diz ele. No entanto, o pessoal de Curitiba entraria para a história do embrião da MMA com o Muay Thai. “Acontece que esta luta acrescentou muito para as artes marciais no Brasil, que eram feita basicamente no chão. A luta em pé é mais completa. Os lutadores que eram bons em Muay Thai, que sabiam lutar em pé passaram a se destacar no Vale Tudo e os outros tiveram que aprender também. Foi assim que ocorreu a explosão da luta no Brasil, luta que também é chamada de luta das oito armas porque usa os punhos, os cotovelos, os joelhos e os pés”, diz ele. Segundo Noguchi, o que torna o Muay Thai atraente é o fato de ter poucas regras em relação às outras lutas como o boxe, caratê e o jiu-jitsu, que são mais engessadas em regras.

Noguchi também defende o Muay Thai das acusações de ser luta violenta. “Eu acho que é uma luta dez vezes menos impactante e agressiva que o boxe, este sim uma luta muito agressiva, porque agride a cabeça e destrói os neurônios”, diz ele. Tanto que, segundo ele, em sua academia há sempre um número expressivo de garotas praticando a luta e também de pessoas com mais de 50 anos. “Além de ser uma luta de defesa, tem uma queima grande de gordura e as garotas não levam chutes no rosto”, diz ele.

Ficha técnica

Fábio Seuchi Noguchi

23 de novembro de 1967

Tupaciguara – MG

Linha do tempo

1967 – Nasce em Minas Gerais.

1979 – Nélio Naja, faixa preta de Taekwondo, introduz o Muay Thai no Brasil, na academia que da Rua Carlos de Carvalho, em Curitiba.

1981 – Começa a lutar na Academia Muay Thai.

1985 – Faixa preta com Nélio Naja, no Rio de Janeiro.

1986 – Treino durante o ano inteiro para competir em 1987. Ao mesmo tempo começa a dar aulas de Muay Thai.

1987 – Dia 15 de novembro faz a primeira luta pela Academia Chute Boxe em Campinas, pelo Campeonato Brasileiro, que se realizava uma vez por ano.

1989 – Campeonato de Muay Thai em Curitiba no Circulo Militar. Faz a sua última luta. Convidado a lutar nos Estados Unidos, declina o convite por causa de uma úlcera, contraída por excesso de aulas.

1990 – Edimar dos Anjos faz a primeira luta de Chute Box nos Estados Unidos.

1991 – Cria a Academia Noguchi na Avenida Marechal Floriano.

Quem pegou faixa preta lá…

Anderson Silva – Ex-campeão do peso médio do UFC.

Katel Kubis – Técnico de luta em pé da ATT (American Top Team).

Saiba que…

Muay Thai, também conhecido por boxe tailandês, é uma arte marcial asiática criada há aproximadamente 2 mil anos. Ela conside,rada uma das mais poderosas lutas de contatos do mundo e se assemelha a outras artes marciais da região como o Pradal Serey do Camboja, o Tomoi da Malásia, o Letwei da Birmânia e o Muay Lao, de Laos.

ALA, ME

 
Editado por Gurkha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, tesla disse:

Gurkha meus parabéns, não conhecia Noguchi !   

Obrigado amigao. Me lembro dele bem jovem. E eu moleque vendo aqueles caras treinando no Colegio Militar.  No final a coisa ficou meio violenta e acho que o Coronel comandante mandou parar he he . ( mas eu treinava no centro nos fds escondido).

Editado por Gurkha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
28 minutos atrás, Gurkha disse:

Segue outro video do Noguchi com Kubis.

 

Katel cria gênio , me orgulha ver brasileiros tops do kickboxing mundial e muay thai, lembdo de membro do fórum.

Que ridicularizava o muay thai brasileiro .

Olha a resposta aí.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, NEGO DÁGUA disse:

Katel cria gênio , me orgulha ver brasileiros tops do kickboxing mundial e muay thai, lembdo de membro do fórum.

Que ridicularizava o muay thai brasileiro .

Olha a resposta aí.

O que achou da luta do Noguchi ? Obviamente ele evoluiu bastante e em 1991 estava no auge da tecnica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
14 minutos atrás, Gurkha disse:

O que achou da luta do Noguchi ? Obviamente ele evoluiu bastante e em 1991 estava no auge da tecnica.

Muito bom vi muita coisa dele no Anderson bem esse mix de TKD e Thai , vc pode ver que hj todo mundo mistura bem as combinações mão e perna típico do kick holandês, mas o Anderson não faz isso.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, Gurkha disse:

Eu era moleque, quase entrando na adolescência nessa época.

Lembro que o Noguchi já era lenda entre a piazada. Em um tempo em que não existia internet, a fama da pessoa surgia por meio das estórias contadas de boca em boca. 

Noguchi sempre foi uma referência de atleta e professor. Sempre buscou se aprimorar, em uma época em que o conhecimento era de difícil difusão. Lembro que no final dos 90 e início dos 2000 uns alunos dele já foram treinar e lutar na Tailândia. Foi o Katel e mais dois, se não me engano o Paiva e o Julinho, mas não tenho certeza.

Decada de 80 e 90 a piazada vivia na rua, brigas era constante. Os mais valentes buscavam as academias e o desenvolvimento da arte marcial era feito com muito suor e sangue.

O mais comédia é esta molecada de hoje em dia, criada dentro de casa na frente do computador. Falando em verdadeiro muay thai depois de uns cliques no mouse e desmerecendo as antigas gerações.

Você deve saber que se nego viesse com esse papo há uns 20 anos não durava uma semana e já teria sua academia invadida. Hoje, para o bem ou para o mal, a coisa está mais democrática. Mas aquele respeito que existia, quase um temor em relação aos casca grossas, foi se perdendo. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na face norte havia aquelas mesas brancas, na face leste(esquerda) havia aquele pessoal nas cadeiras e EU, estava nas arquibancadas na face sul. Esta foi a luta da qual a comentei no tópico sobre o mestre Nélio Naja.

 

O nocaute ao qual eu me referi que o Noguchi deu, com joelhada voadora foi nessa luta. Luta essa que, aliás, apresentou cotoveladas e joelhadas, em 1989, em contrapartida ao que todos os especialistas atuais se referem que não havia cotoveladas. Mas enfim, está aí. Eles treinavam na Chute-Boxe da Visconde do Rio Branco. "Eles" = uma equipe de elite na CB formada por Cláudio Popeye, Edmar (dos Anjos. Ver abaixo), Noguchi e mais dois ou três outros que não me lembro.

 

Esse de pernas e esse estilo de lutar neste vídeo, bonito na minha opinião, era praticado por ele e por outro lutador que fazia parte da equipe de elite, considerado atualmente um pária, chamado Edmar dos Anjos (é ele quem o Anderson Silva menciona no livro dele. Reparem que ele não é mencionado entre os patriarcas do Muay-Thai até os dias de hoje. Seria talvez porque ele tenha saído da CB???). Ele, Edmar, é um capixaba, atualmente parece-me que é o mestre da equipe Killer Bees, que já chegou na Chute-Boxe com uma bagagem em kickboxing. Rudimar o colocou para dar aulas. Eu tive aulas com ele. A gente se via nas aulas e nas "baladas". Ele gostava de ir no Studio 1250, pois eu o vi umas duas ou três vezes lá. Teve uma noite que eu peguei uma mocinha meio desfavorecida e ele ficou me zoando por um bom tempo.

 

Essa camiseta que o Noguchi e entrou no ringue é a segunda versão usada na Chute-Boxe. A primeira é com kimonos.

 

@Gurkha, obrigado pelo vídeo.

 

Eu não cheguei a pesquisar, mas deve haver algum lugar que atualmente apresente uma biografia mais expandida do Noguchi. Ele tem a graduação preta proveniente de três locais distintos: 1) Thai-Naja (Nélio); 2) Chute-Boxe (Rudimar); e 3) ???(???)

Editado por Jaraqui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem um tópico aqui no PVT onde narra esse episódio do Noguchi sobre o Anderson.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Anderson começou, na verdade na academia aberta pelo Edmar quando este saiu da Chute-Boxe. A citação e o que Anderson escreveu segue em anexo.

 

ny7i3k.png

 

 

Editado por Jaraqui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso