Entre para seguir isso  
Gurkha

Lutador de MMA testa tecnicas de defesa pessoal para mulheres

Recommended Posts

Um texto muito interessante:

https://purokarate.wordpress.com/2018/12/06/defesa-pessoal-um-tema-para-encarar-com-muito-mais-seriedade/?fbclid=IwAR0dAo3DKCvY-TlZkJI3ywXR7KtLyKUddYGgi2KyKHJLnWNKh0Ru4yg_2z8

Alguns pontos importante ( sobre o Karate , mas que podem ser usados para qualquer arte marcial), citando o texto:

quando falamos de defesa pessoal, vale citar:

> Capacidade de identificar e evitar situações de perigo;

> Capacidade de se desvencilhar verbalmente de situações de perigo;

> Habilidade mental de agir sob pressão em situações de risco;

> Em situação de perigo, entender a dinâmica de um confronto não consensual, que é 

muito diferente do embate com um amigo karateka;

> Estudar estatística dos hábitos mais comuns de violência física, para poder desenvolver treinos e exercícios de acordo com agressões mais prováveis (tenho impressão que seiken chudan oi-tsuki em zenkutsu dachi não é uma delas);

> Entender que situações de agressão real são caóticas, difíceis de prever e envolvem variáveis muitas vezes não consideradas nos treinos, como uma arma que o agressor possa ter escondida, ter que defender outra pessoa ou lidar com múltiplos agressores;

> Aspectos legais e consequências de um eventual confronto físico. Não é porque você agiu em de legítima defesa que está livre de implicações jurídicas e penais, que envolvem desde testemunhas à forma como você lidou ou como reagiu à situação.

Editado por Gurkha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostaria de mudar o titulo desta discussao um pouco  porque o assunto e' bem amplo (talvez para lutador testa tecnicas de defesa pessoal). Por exemplo, neste video um praticante comenta porque certas tecnicas de artes marciais nao funcionam na rua (sinto mas so esta em Ingles) . @masterblaster, @Valderazzi, @rivvithead, e outros: Comentarios sao bem vindos se quiserem.

 

Editado por Gurkha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala @Gurkha, tudo bem?

Muito interessante o vídeo. Na verdade, aparecem circunstâncias bem diferentes ali, mas creio que os pontos mais comuns que inviabilizam a reação são dois. O primeiro é o mesmo que faz a defesa pessoal funcionar, que é a surpresa. Todos os ataques são velozes e em situações muito inesperadas, partindo de agressores que você nem conhece ou interpretou os movimentos. Nesse ponto a arte marcial ajuda de certa forma, porque, salvo os ataques que foram vistos com armas, em outros frontais, passado o ímpeto inicial, um lutador certamente está mais condicionado a absorver e reagir, até por ter o lado psicológico mais acostumado com a recepção de agressões e maior prontidão na reação. Atacar frontalmente um lutador e desferir o primeiro golpe não quer dizer que o agressor levará vantagem. Lógico que na presença de armas brancas ou de fogo a situação muda completamente, e aí não basta ser lutador, tem que estar muito em dia com a defesa pessoal para reagir. Contudo, se o agressor vier com a certeza de matar, aí sabendo lutar ou não, a vítima tem que reagir, porque de toda sorte, o bônus é a sobrevivência.

Ja o outro ponto, esse o que inviabiliza qualquer reação, são os ataques que foram observados pelas costas. Soco por trás na cabeça, empurrar da escada... não há como prever que um agente inesperado vá causar isso, a menos que você esteja monitorando o ambiente a sua volta o tempo todo, o que, nos dias de hoje, não é má ideia. Mas depois que a vítima sofre uma agressão dessa natureza, em geral quando se refaz o agressor já sumiu, então fica praticamente impossível a reação. E pode ser que ele continue atacando após a investida pelas costas, e aí ou acaba com a vítima de vez ou ela se recompõe e reage, e esse é outro caso em que um lutador teria maiores condições de reação.

Por fim, vendo essas situações todas do vídeo, fico ainda mais convencido de que a defesa pessoal mais efetiva e acessível hoje em dia é o Krav Maga. Outras lutas, como por ex., o jiu-jítsu, tinham excelentes técnica também, mas foram sendo deixadas de lado em nome da adaptação do “combate” (é luta!) a esportividade.

Grande abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
37 minutos atrás, masterblaster disse:

@NEGO DÁGUA, da sua opinião aí!

Vi agora mestre, veja só minha opinião , deve ser um pouco rasa pois nunca fiz krav maga, panakutan parece ter um polícia civil aqui na Bahia mestre disso ou Kali , vou falar pessoal geralmente pra mim é eficiente vc com 70 quilos derribar um monstro de 120 , e isso exige bater em pontos vitais, garganta , genitais ou articulações.

Penso se vou brigar na rua e ver um cara grande , e não sou pequeno tenho 1.83 e eu magro peso 84/85 tenho ombros largos , ou seja penso o cara pode ter o soco do Mike Tyson vou pra fuder ele, se cara for maior do que eu , mas sabemos existem indivíduos leves c força de pesados.

Essas regiões não existe calejamento , resistência.

Aula de defesa pessoal pura tem que ter muita aptidão pra usar .

As vezes acho que melhor defesa um arte marcial fixa e aí um aprofundamento.

Vou falar situações que me ajudaram fiz karatê um ano eu acho e tem o Kirin defesa com anti braço me defender de uma faca uma fez assim cortou meu braço e dei um direto o cara apagou uma loucura que fiz de pegar um valente na casa dele sozinho ele os irmãos foram pra cima depois dele cair no pau e puxaram faca e pau tomei.um prejuízo de corte mas eles ficaram piores.

Outra fez uma vez conversei com um amigo muito mais velho um sensei respeitado do Shotokan baiano e disse seiken que nocauteou os dois passos perto do polegar, nisso rolou uma confusão com policial o cara  deu um soco e puxou a arma nisso mandei direto com seiken , nisso pegou no supercílio o cara desmaiou e abriu a cara toda.

Foiinja habilidade de conseguir transformar isso a meu favor na hora.

Minha opinião rua não é ringue defina , uma vez vi um amigo do kickboxing muito bom querer da chute giratório na rua escorregou e foi moído.

Bata no queixo , tempora , eu evito chutar na cabeça, chute médio e baixo eficiente e quem não souber não defende bem.

Jiu jitsu sou branca três graus , não peguei defesa pessoal só levantada técnica acho bom, singles leg e montada e bater , deu as Costa pescoço mas não vi até hoje situações que vc usa o jiu jitsu contra muita gente ou no tumulto é loucura .

Voue aprofundar no grappling e na defesa pessoal.

Thai tradicional pô ali eu acho muito válido as cotoveladas serem usadas pq é um golpe contudente que machuca e vc não precisa ser tão forte .

Ser lutador não te dar super poderes vc tem contudente na rua exemplo não vai ser distância e briga , vai geralmente discurso e sem esperar briga , então resolva logo , tem que estudar o ambiente , ver o que está seu favor , objetos que podem usar em vc etc.

Já briguei não me orgulho e nem me envergonho .

Mas aconteceu, e formei meus conceitos sozinhos hj vejo que tive professores e não mestres e muito da minha visão veio sozinha

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Gurkha @masterblaster @NEGO DÁGUA boa noite!

 

Minha opinião é a seguinte:

Me atendo ao título do vídeo -> Por que a maioria dos artistas marciais falham nas ruas, colocarei artista marcial como aquele que sabe uma arte marcial, e não um esporte.

Dito isto, uma coisa é vc separar o esporte da defesa pessoal. Outra coisa é vc separar a Arte Marcial da defesa pessoal.

Para mim, não tem como separar a arte marcial da defesa pessoal pois ambas são a mesma coisa. Marcial vem de marte, deus da guerra, então é para isso que ela foi desenvolvida, para o campo de batalha, para a sua proteção contra uma agressão que você vai sofrer e guerra é guerra.

O esporte é a luta, é um ambiente controlado, é o cage, o tatame ou o ringue, aonde é vc contra um cara e tem outro lá para parar a coisa quando você  ou o cara não poder mais. A arte marcial não foi feita para isso, o esporte sim. Sonnen falou uma vez que UFC não tem nada com artes marciais, é só entretenimento para um bando de gordo bebado assistir, e ele estava parcialmente certo. Apesar de tudo ser um esporte, eu acho que o Jiu Jitsu de defesa pessoal é mto mais recomendado para o MMA, do que o esportivo... Mas o lutador não vai treinar o jiu jitsu de defesa pessoal para ser um "artista marcial", e sim pra ganhar e ser rico, igual o Jon Jones que aprendeu aquela chave de ombro que deu no Glover, ele aprendeu aquilo com o jiu jitsu de defesa pessoal, e foi o golpe decisivo da noite pq tirou o poder de nocaute da mão mais forte do Glover.

 Então minha opinião é que o autor do vídeo erra em separar a defesa pessoal da arte marcial, elas são a mesma coisa, uma está inserida na outra, eu posso após dar um golpe que aprendi no muay thai, karate, kickboxing, fazer uma mobilização que aprendi na defesa pessoal que aprendi nas aulas de jiu jitsu, aikido, judo... por exemplo... na rua o que vale é a sua mente com o caos de não estar em um ambiente controlado, com um ou mais pessoas querendo te agredir, então o que vai falar mais alto é sua mente e o que está em seu instinto, com coisas que você aprendeu na arte marcial, entre elas a defesa pessoal.

Podem até argumentar que a maioria das academias fornecem o esporte e não a arte marcial, mas aí cabe a cada um saber pq está indo treinar, e pesquisar se o que está sendo ofertado está condizente com o que vc procura.

Se o que vc procura é DEFESA PESSOAL:

Vou treinar boxe? ok, vai me ajudar na defesa pessoal? sim, depende do enfoque vc dá para isso... o treino não é só na academia, é na mente tbm, é se questionar sempre "como adaptar o que aprendo aqui, em uma situação extrema?" 

Estou andando na rua e 3 pessoas vem pra cima de mim, se eu nunca pensei nisso, provavelmente eu levarei um pau (igual o Maiquel Falcão no posto de gasolina), vou tentar fazer uma movimentação de boxe (feita para um ringue contra uma pessoa só, em um ambiente controlado), e pronto, os caras me cercam e já era... Ou posso fazer uma movimentação diferente aonde sempre colocarei os 3 em meu campo de visão, de preferencia os fazendo formar fila inconscientemente, o soco que irei acertar vai ser o mesmo que treinei, mas isso pq adaptei o que aprendi em uma situação a qual pensei antes e, se der, pratiquei tbm.

Me desculpe se me estendi mto ou falei mta merda kkkkk

Editado por rivvithead

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@rivvithead, excelente colocação, concordo bastante. Até coloquei mais acima que acho hoje em dia o Krav Maga a melhor opção para defesa pessoal, por ser hoje o mais acessível, tendo sido criado unicamente para preservar a vida nas ruas e em situações de guerra e combate, tanto que não existe competição disso. Inclusive o primeiro princípio é fugir do conflito, correr mesmo se necessário, e evitar que o agressor entre na sua zona de distância pessoal. Se falhar nisso aí entram as técnicas. Lógico que aí cabe o que você falou, todas as artes marciais, na origem e puras, tem esse escopo também. Mas a grande maioria, e sensivelmente o jiu-jítsu, karatê shotokan e taekwondo, perderam essa essência na “esportizacao”. Mas como você bem colocou, se o interessado procurar ainda encontra dojos que preservam a essência. 

E @NEGO DÁGUA, e por aí mesmo, rua e sobrevivência e não luta. Se tiver como pegar uma pedra jogue, use o que estiver ao seu alcance no ambiente (cadeiras, mesas, garrafas, garfos, facas, etc) e ataque olhos, garganta, genitais, joelho, queixo... e por aí vai.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, masterblaster disse:

Botando lenha na fogueira e uma pilha nos amigos @NEGO DÁGUA, @Gurkha, @rivvithead. O que vocês acham disso?

 

Então meu caro amigo master... Eu vi o vídeo, e ele até tem conceitos que pratiquei no jiu-jitsu em defesa pessoal, e que vi no jet kune do. Mas quando é muito coreografado assim, eu tendo a ter um certo preconceito e ficar com o pé atrás kkkkkkkkk.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, rivvithead disse:

Então meu caro amigo master... Eu vi o vídeo, e ele até tem conceitos que pratiquei no jiu-jitsu em defesa pessoal, e que vi no jet kune do. Mas quando é muito coreografado assim, eu tendo a ter um certo preconceito e ficar com o pé atrás kkkkkkkkk.

Pois é, precisa o oponente ficar totalmente imóvel e estático enquanto você faz 200 movimentos. Mas para o Batman funciona! Kkkk!!

Acho que aquilo deve ser mais voltado para coreografia mesmo, sei lá. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, masterblaster disse:

Pois é, precisa o oponente ficar totalmente imóvel e estático enquanto você faz 200 movimentos. Mas para o Batman funciona! Kkkk!!

Acho que aquilo deve ser mais voltado para coreografia mesmo, sei lá. 

sem falar que qlqr golpe do cara vai atordoar e paralisar o agressor por algum tempo kkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 minutos atrás, rivvithead disse:

sem falar que qlqr golpe do cara vai atordoar e paralisar o agressor por algum tempo kkkkkk

Aí sou mais o beliscão do mestre Lacerda! Kkkk!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
17 horas atrás, masterblaster disse:

Botando lenha na fogueira e uma pilha nos amigos @NEGO DÁGUA, @Gurkha, @rivvithead. O que vocês acham disso?

 

 

Fala Master, esta luta me cheira a encrenca (para quem usa algumas das suas técnicas). Mas, vou dar uma olhada com mais atenção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, Gurkha disse:

 

Fala Master, esta luta me cheira a encrenca (para quem usa algumas das suas técnicas). Mas, vou dar uma olhada com mais atenção.

Com certeza Gurkha! O sujeito muda de posição umas 100 vezes e o outro fica parado sem reagir. Acho que aquilo é mais coreografia para cinema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso