Entre para seguir isso  
tesla

A Chute Boxe é uma equipe de Kickboxing ou Muaythai ?

Recommended Posts

Quem se interessa pelo assunto em questão aqui, assista este vídeo. Para mim, foi chocante. Os dois caras mais "coroas" que participam da discussão são os reais pioneiros do muay thai no Brasil, um deles foi pra Tailândia no final dos anos 1970 e foi sócio fundador da CBMT e, na época da fundação, traduziu as regras do Raja Stadium de Bangkok, para serem usadas pela CBMT, mas, por algum motivo, algum gênio resolveu mudar tudo.

https://www.youtube.com/watch?v=OnnEn-GjrVI

Eu achava que os primeiros brasileiros a ir pra Tailândia tinham ido nos anos 2000, portanto, estaríamos uns 15-20 anos atrasados. Mas descobri que estamos mais de 40 anos atrasados, e que tivemos a chance de ser um país pioneiro do muay thai no ocidente, mas alguns caras com poder de decisão estragaram tudo. Concluo que nunca mais isso será resolvido, tem muita gente que ainda acha que um tal "grão mestre" é autoridade do muay thai e se recusam a ver as evidências que provam o contrário.

Uma pena, somos e continuaremos sendo um zero à esquerda no muay thai, assim como 99.9% dos países ocidentais, com a diferença de que tivemos toda oportunidade de tomar um caminho diferente, lá atrás.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu assistir o vídeo e tem muita mentira contada por Edson Souza e Guilherme Bringuel. Uma delas e que vaiaram o aluno dele por usar Short Thai e Mongkon. Isto é uma mentira. Pois a equipe do Alvaro Aguiar  sempre usou short inclusive em competições e nunca foi vaiada. Lembrado que quem usava calça era a Equipe Naja.

Outra coisa Luis Alves que na época era presidente da CBMT nunca chamou o Guilherme Bringuel de Charlatão isto e outra mentira. 

37066229_1687309921381770_2803077334486220800_n.jpg.de096f91b0d5bcccf8ba48fb332fb8aa.jpg

37116607_1731322876965726_1981502609621516288_n.jpg.98f3c8d03f359f84b48c23a4d19244b0.jpg

 

28467702_1568544043243611_6718132108612599808_n.thumb.jpg.e6e06215f0d3f317cea1fac98d2537a7.jpg

EQUIPE NAJA (Esta Usava Calça)

  

28407586_10155977865966287_425769329_o.jpg

 

Foto da Equipe do Alvaro Aguiar 

Editado por tesla

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, tesla disse:

Eu assistir o vídeo e tem muita mentira contada por Edson Souza e Guilherme Bringuel. Uma delas e que vaiaram o aluno dele por usar Short Thai e Mongkon. Isto é uma mentira. Pois a equipe do Alvaro Aguiar  sempre usou short inclusive em competições e nunca foi vaiada. Lembrado que quem usava calça era a Equipe Naja.

Outra coisa Luis Alves que na época era presidente da CBMT nunca chamou o Guilherme Bringuel de Charlatão isto e outra mentira. 

 

  

28407586_10155977865966287_425769329_o.jpg

 

Foto da Equipe do Alvaro Aguiar 

Legal você trazer um contraponto, porque eu só tenho a versão dos caras do vídeo e a história deles é muito interessante. Os fatos que você traz, porém, são minúsculos, em relação à discussão como um todo. O ponto deles é que o pessoal do "Boxe tailandês" usava aquela indumentária do kickboxing americano (que é uma piada), e, aprofundando, não tinham a mínima noção do que era muay thai; se vaiaram ou não, ou se vaiaram por outro motivo, me parece um detalhe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que pessoal do "Boxe tailandês", nesta época eles também faziam parte desse movimento os dois também usava esta nome. Indumentária do kickboxing americano não existia e só vê na foto da época eles estão usando short Thai.

 

Mentir que vaiaram eles não é só um detalhe !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, tesla disse:

Que pessoal do "Boxe tailandês", nesta época eles também faziam parte desse movimento os dois também usava esta nome. Indumentária do kickboxing americano não existia e só vê na foto da época eles estão usando short Thai.

 

Mentir que vaiaram eles não é só um detalhe !

 

As fotos são de um treino, de uma equipe. Pelo que eles falam no vídeo, em geral o pessoal usava calça e camiseta pra lutar. Você demonstrou que uma outra equipe treinava de short, o que foi bem informativo pra mim, mas não desqualifica automaticamente o que eles disseram.

Também de acordo com o vídeo, o Edson foi pra Tailândia no final dos anos 1970 e teve relação próxima com alguns treinadores de lá, voltou várias vezes pra lá e manteve este intercâmbio durante décadas. A não ser que ele seja um mentiroso muito cara de pau, ele estava muito avançado em relação ao pessoal do "Boxe tailandês". Eu não tenho como saber, como falei, nem conhecia ele e fiquei chocado com as informações que ele trouxe no vídeo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estilo próprio. Muay Thai brasileiro é a melhor definição. Não dá pra chamar o estilo dos cara da CT de Muay Thai de jeito nenhum, mas até q usam o clinch e joelhadas bem. Agora que o Brasil é um país insignificante no Muay Thai, isso é um fato. São poucos os lutadores que são respeitados mundialmente, como o Cosmo Alexandre.

Sobre a importação do "boxe tailandês" pro Brasil, o começo da CBMT etc, é uma história cheio de controvérsias e "fatos" que são sempre disputados por certas partes. Papo chato e que não leva a nada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também acho que tem um estilo próprio, uma espécie de muay thai brasileiro.

O muay thai tailandês só se encontra na Thailandia. Cada local que importou o muay thai acabou incorporando características locais.

Quanto às indagações específicas, no final da década de 90 se treinava cotoveladas na Chute Boxe com certa frequência. Com a proibição nos ringues de vale-tudo e em algumas competições, os profissionais deixaram de priorizar. Quanto ao clinche, sempre foi treinado, mas principalmente o clinche frontal. O Cunha era famoso por passar essa técnica.

Dizer que não é muay thai por isso e aquilo é bobagem. Da mesma forma que algum adepto do kickboxing também vai dizer que não é kickboxing por isso e aquilo. E também não acho que o estilo seja tão inovador a ponto de configurar uma nova arte marcial.

Enfim, a Chute Boxe ganhou destaque no mundo das lutas, principalmente no vale tudo, formando bons trocadores. Muito mais relevante que um monte de academia que vende o “verdadeiro muay thai”, incorporando um monte de teatro e tradições estrangeira que não fazem sentido na nossa cultura, sem acrescentar em nada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Chet Baker não estou falando no histórico da Chute Boxe no Valeu e sim no Muaythai se eles treinavam cotovelo porque não usavam no Vale-tudo que era permitido. Outra academia torceram campeões mundiais de muaythai de não de Vale Tudo que é muito mais importante para modalidade. E muaythai sem tradição não existe e não é muaythai você chama  "monte de teatro e tradições estrangeira" só demostra o seu profundo desconhecimento sobre o que é muaythai. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O fato é que hoje a Chute Boxe é uma academia mundialmente conhecida no mundo das lutas.

Dentro do seu critério não é muay thai? Tudo bem. Utilizando o mesmo critério também não deve ser kickboxing. É o que então ???

Quem tem legitimidade para definir o que é ou não muay thai? Você?

Eu tenho profundo desconhecimento do que é muay thai? Pode ser. Há 20 anos comecei a praticar uma luta que pelo visto não tem definição. Hoje mesmo treinei algo que não tem definição dentro do seu critério. Tudo bem. 

O que nutre a minha admiração por artes marciais como o muay thai e o jiu jitsu é, acima de tudo, a sua eficiência em um combate real. Tem gente que se preocupa com marca de kimono, danças e indumentárias, etc. Tudo bem, eu respeito.

Agora se alguma autoridade do mundo da luta resolver renomear o que eu treino diariamente, tudo bem. Irei continuar indo para academia aprender as técnicas das lutas, seja lá qual o nome delas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto ao uso de cotoveladas e joelhadas nas lutas de Vale Tudo:

Bom, imagino que para avaliar o conhecimento alheio, você deve ser um grande conhecedor de muay thai. Vamos partir dessa premissa.

Como grande conhecedor, você deve saber que a trocação no Vale-tudo tem outra dinâmica do que nas regras do muay thai, normalmente se desenvolvendo a uma distância maior. Assim, as cotoveladas e joelhadas normalmente ocorrem em situações de clinches. Mas a dinâmica do clinche no vale-tudo também é diferente, já que se alternam tentativas de quedas e defesas de quedas com esses golpes traumáticos, em uma postura totalmente diferente das vistas em lutas de muay thai. Tanto que normalmente os lutadores que mais se utilizam dessas cotoveladas são os wrestlers, ao contrário dos trocadores que normalmente estão mais preocupados em defender quedas e não ir para o chão. Atletas que usam cotoveladas fora do clinche no vale-tudo normalmente têm uma boa envergadura, como Anderson Silva e Jhon Jones. Mas esses, segundo o seu critério, não são do muay thai.

Enfim, como profundo conhecedor de muay thai, você pode inferir o porquê dos atletas da Chute Boxe não usarem tanto cotoveladas como você gostaria, bastando analisar a diferença da dinâmica de uma trocação nas regras de vale-tudo. Aliás, analisando isso, você perceberá que essa não é uma característica dos atletas da CB, mas uma constante nas lutas de vale-tudo.

Editado por Chet Baker

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como então este pessoal conseguiu acerta estas cotoveladas 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 horas atrás, tesla disse:

Como então este pessoal conseguiu acerta estas cotoveladas 

 

Se eu procurasse um vídeo para ilustrar o que escrevi no terceiro parágrafo do meu último post, provavelmente não encontraria um que se encaixasse tão bem.

Muito obrigado!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No meu ver a Chute Boxe nunca lutou Muaythai ele somente imitou a Chakuriki Gym fazer uma mistura de Kickboxing com outra modalidades. Rudimar fez igual  Thom Harinck.

Thom Harinck foi para Tailândia se achado o maioral teve sua equipe derrotada voltou para Holanda e criou uma mistura de estilo e chamou de  Chakuriki.

Rudimar também se achava o maioral chegou Zulu desafiado todo mundo venceu um lutador de Kung Fu em um Valetudo local. Rudimar mesmo assim achou que dava para derreta o Rei Zulu porem chamou ele a portas fechada pegou um surra ai viu que precisava aprende técnica de chão. Pegou um pai de um aluno que sabia Jiu Jitsu e pediu para ensinar para eles porem não falava que lutava Jiu Jitsu somente "Muaythai" resumindo igual a Thom Harinck que não falava que lutava kickboxing e sim Chakuriki.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 6/23/2018 at 10:19 PM, Chet Baker disse:

uma espécie de muay thai brasileiro. (...) O muay thai tailandês só se encontra na Thailandia. Cada local que importou o muay thai acabou incorporando características locais.

Dizer que não é muay thai por isso e aquilo é bobagem. Da mesma forma que algum adepto do kickboxing também vai dizer que não é kickboxing por isso e aquilo. (...)

 academia que vende o “verdadeiro muay thai”, incorporando um monte de teatro e tradições estrangeira que não fazem sentido na nossa cultura, sem acrescentar em nada.

Se cada local modificou o muay thai e na verdade pratica algo totalmente diferente, então porque chamar de muay thai? Nenhum outro esporte é tão deturpado quanto o muay thai. Se um grupo de algum lugar inventasse um jogo baseado no futebol, mas mudasse as regras e as formas de pontuação, ninguém aceitaria aquilo como futebol, mas no caso do muay thai, os inventores são considerados tanto muay thai quanto os praticantes originais. E, mais importante, se esses inventores, quando enfrentassem representantes do futebol "original", perdessem 99% das vezes, seriam ridicularizados, mas no caso do muay thai isto é ignorado, muitas vezes mesmo frente a evidências inegáveis.

Já "kickboxing" é um termo muito mais abrangente, é um termo "guarda chuva", engloba diversas modalidades diferentes, então não faria sentido dizer que algo "não é kickboxing" por um detalhe ou outro. Já muay thai é algo específico - ou é muay thai, ou não é.

E a qual(is) academia(s) você se refere na última frase? 

 

Em 6/25/2018 at 11:06 PM, Chet Baker disse:

Quem tem legitimidade para definir o que é ou não muay thai? Você?

Eu tenho profundo desconhecimento do que é muay thai? Pode ser. Há 20 anos comecei a praticar uma luta que pelo visto não tem definição. Hoje mesmo treinei algo que não tem definição dentro do seu critério. Tudo bem. 

Agora se alguma autoridade do mundo da luta resolver renomear o que eu treino diariamente, tudo bem. Irei continuar indo para academia aprender as técnicas das lutas, seja lá qual o nome delas.

Ninguém precisa de legitimidade para definir o que é muay thai, é só analisar se apresenta certas características, ou não. Alguém precisa ter legitimidade para definir o que é futebol? Se você ver alguém praticando um esporte em um campo, 11 contra 11, chutando uma bola, sendo proibido usar a cabeça, e com chute na trave valendo tanto quanto gol, você vai aceitar isto como futebol?

Você treina clinche diariamente, no mínimo uma meia hora por dia? Treina pegada de braço e pescoço, troca de esgrimas, quedas no clinche? No seu treino diário, você pratica mais sequência de socos ou chute e joelho? Este treino utiliza pêndulos, longas sequências de 6-7 socos? Dependendo das respostas para estas perguntas, pode-se concluir se o que você treina é muay thai ou não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se existisse uma autoridade que estabelecesses quais as características para definição do muay thai, então seria mais fácil saber se algo é muay thai ou não. Mas simplesmente não há.

Por isso a polêmica. Cada um define o que acha que é muay thai. Veja que dei minha opinião, mas nada muito radical, pois como expliquei, não tenho legitimidade nenhuma para dizer o que é muay thai e o que não é. Ninguém aqui tem.

Por isso disse que essa discussão é uma bobagem. Porque no final das contas, trata-se de um problema de definição. Cada um tem uma concepção do que é muay thai e dentro da concepção pessoal é feita a verificação se o que é ensinado na chute boxe é muay thai ou não. Tudo vai depender da amplitude ou a restrição que a pessoa confere à definição da palavra e de quais características atribui ao termo. 

Talvez isso seja muito mais um problema de linguagem do que de luta. Quem sabe Wittgenstein possa ajudar vocês mais do que o Buakaw.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso