Entre para seguir isso  
tesla

A Chute Boxe é uma equipe de Kickboxing ou Muaythai ?

Recommended Posts

Estou criando este tropico para levanta uma discussão a Chute Boxe é uma equipe de Kicoboxing ou Muaythai? Vamos começa pelo nome Chute Boxe e a tradução do nome Kick Boxing. Segundo o criador da Chute Boxe Rudimar Fedrigo tem histórico no Muaythai se sim qual este histórico ele já lutou alguma vez, com quem ele treino ? Terceiro por que a Chute Boxe não tem campeão de Muaythai na Tailândia? Quando veja a luta antigas dos membros da Chute Boxe não tinha cotovelada , não sabiam luta em clinche entre outra coisas?  De a opinião de vocês? 

 

 

Chute_Box_-_Vale_Tudo-logo-14BB494FCF-seeklogo.com (1) copy.jpg

 

Editado por tesla

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cotoveladas:

A proibição da cotovelada nos combates, se bobear, deve ainda estar proibida até os dias de hoje no BR via CBMT.

Acho que nem na tradicional é permitido ainda aqui no BR. 

 

Rudimar em Campeonatos:

Narani, Flávio Molina, Luiz Alves, entre outros fizeram parte da primeira geração do chamado Muay-Thai brasileiro. 

O criador desse muay-thai foi, Nélio Borges, o Nélio "Naja" (porque ele deslocava a mandíbula e colocava uma maçã inteira na boca). Ele era faixa preta de Tae Kwon Do e conta que foi pra Tailândia aprender o que era chamado de "Boxe Tailandês". Voltou de lá, após um período no Rio, mudou-se pra Curitiba. No Rio esse povo daí de cima continuou o desenvolvimento do Muay-Thai por lá.

Em Curitiba Nélio criou a Thai Naja, onde seus primeiros faixas pretas (eles usavam faixas) foram, entre outros Rubens (falecido), Reginaldo China (falecido) e dois rapazes, um chamado Rudimar e outro Noguchi.

Passou um tempo e, após graduar-se, Rudimar passou ensinar Boxe Tailandês no Círculo Militar de Curitiba e deu nome ao grupo de Chute-Boxe. Ele devia ter no máximo uns 19 anos ou era "dimenor" ainda. Por se desligar da Tai Naja, as duas equipes se tornaram ferrenhas opositoras.

Os primeiros torneios de Muay-Thai nasceram do intercâmbio Curitiba-Rio das duas vertentes que começaram a despontar os primeiros alunos com pegada mais "televisiva". Nocaute rolava solto.

Por isso você não encontrará registros do Rudimar em torneios, hoje chamados de Muay-Thai. Estendo essa lista também para o falecido Flávio Molina. Luiz Alves lutou já com o Marcos Ruas, por exemplo. Ganha um doce quem achar essa luta no youtube, pois os excessos de chutes rodados, sétimas, etc, podem "macular" a história das lendas, já que o 'legal' é só falar mal do Rudimar.

Acredito, porém que, depois do IVC, a Chute Boxe ficou muito mais reputada no Vale-Tudo, que depois se tornou MMA do que por Muay-Thai.

 

Preconceito:

Sinto uma relevante parcela de representantes atuais que busca desvincular-se desesperadamente desse passado. Correm atrás de fotos ou vídeos de VHS onde aparecem de kimonos pretos, quebrando telhas, usando nunchaku, abusando de chutes giratórios (Bandero Tchagui) enfim, todo um aparato típico de Tae Kwon Do, luta de origem de grande parte dos pioneiros.

Uma coisa é a natural busca pelo aprimoramento da técnica, seja ela indo para a Tailândia ou para a Holanda, cujas escolas são distintas. Outra coisa é dar as costas.

Nélio Naja hoje vive feito um ermitão, de favor, nos fundos de uma casa por terem a ele cedido o tal espaço. Não é possível de distingui-lo de um mendigo ao vê-lo pelas ruas. Só quem sabe de sua história é que se sente mal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Chute Boxe tem um estilo próprio, hj as principais influências são das escolas holandesas, muita escola de combate (nos EUA chamam de drill, que são dois atletas frente a frente com luva e caneleira treinando sequencias pré definidas e as luvas são usadas como aparadores) e muito foco em bater em x (termina a sequencia com a mão esquerda chuta com a direita, termina com a mão direita, step e chute com a esquerda). O clinch também é do Kickboxing holandes basicamente, apesar de incluir as quedas do muay thai e cotovelos, domino com as duas mãos no pescoço, no MT usam muito uma mão no pescoço e uma no braço (o que favorece as joelhadas laterais na minha visão).

Mas a origem é uma mistura de tudo que tinha de trocação no Brasil com influências thailandesas.

Ta mais pra KB que para MT, mas é um estilo próprio com características marcantes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Chute Boxe nunca foi academia de Muaythai ate hoje e só ver os atleta ou o método de treinamento da Chute Boxe ta na cara que não é Muaythai.

Os alunos que melhoraram o seu muaythai, tiveram que sair de lá e treina em outra academia para ai sim lutar muaythai!  

Um exemplo ver Rafael Cordeiro o cara não saber lutar muaythai ate hoje  

 

Olha uma luta dele em 1995 contra Fernando Fernandes vendo a luta da para ver claramente que el tá mais para lutador de kick boxing que lutado de muaythai. Lembrando que ele era professor da Equipe Chute boxe.

 

 

Editado por FrankBassi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Todas as lutas intituladas de muay-thai, até 94, 95 eram nesse estilo da luta do Rafael (que, quando entrou na CB, já era faixa vermelha de Tae Kwon Do).

Todas.

De qualquer academia.

Fato é que, como comentei, "sumiram" da Internet diversas lutas de outras academias porque, como acima, eram usadas como argumento para descredenciar o que faziam.

 

Funakoshi foi o fundador do karatê shotokan.

Aqui está ele, executando um kata chamado Teki Shodan, o primeiro. Depois seguem-se outros vídeos.

Fato é que, se ele aparecesse com uma faixa preta na cintura numa academia de karatê atualmente, executando o Teki Shodan desta forma, ele seria execrado.

Essa réplica tem como intuito somente um convite à reflexão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jaraqui, os eventos da CBMT tem cotovelada, a chute boxe poder como você disse te o estilo de luta próprio dela mais então não deveriam falar que lutam muaythai. Vale lembra que não existe esta coisa de muaythai Holandês. O veio de Luis Alves e Marcos Ruas esta logo abaixo:

  

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Frank e Jaraqui, concordo e só ver o ver as lutas do Desafio Capoeira vs Chute Boxe e pessoal fazia uma mistura de Kickboxing com Jiu Jitsu  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ôpa... pera lá

Cuidado com os anacronismos.

 

--//--

 

Repare: primeiro vamos então conversar sobre as duas informações que você contribuiu aí em cima.

 

A cotovelada autorizada pela CBMT: pegue qualquer puta véia de Muay-Thai. Tem que ser puta-véia-da-teta-caída mesmo. Cara que treinou lá na década de 90. Olha... nem vou pegar tão pesado. Consulte qualquer kruang preto que tenha tido sua vida competitiva regulada pela CBMT na década de 2000 e pergunte pra pessoa se valia cotovelada. Aí você mesmo poderá constatar esse primeiro ponto.

 

--//--

 

Agora vamos ao vídeo:

Querido tesla, meu caro, você não sabe o quanto que eu pastei pela Internet correndo atrás de obter novamente esse vídeo do Ruas com o Luís Alves. Por isso desde já agradeço-lhe por ter encontrado e compartilhado aqui.

 

Agora vamos para o mérito da coisa.

 

---> o seu vídeo só confirma exatamente tudo o que eu comentei a respeito do "Muay-Thai" de antigamente. <---

 

Você reparou que, antes da luta, havia um pessoal demonstrando movimentos diversos, certo? Amigo, aquilo tudo que você viu foi meu exame da branca pra vermelha. Eu saltei direto da branca pra vermelha porque era fanático. Teve a luta, mas eu precisei fazer exatamente o que estava sendo mostrado no vídeo. Foi em 1986. Tocava "Rádio Pirata" do RPM, "Será" do Legião Urbana, etc.

 

Agora falando da luta do Luís Alves com o Marcos Ruas: mostre-me, em qualquer momento alguma cotovelada que tenha ocorrido. Vou adiante: mostre-me alguma joelhada que foi dada. E pra jogar a piroca em cima da mesa: essa luta foi uma demonstração, isto é, uma luta em que os potenciais do "Muay-Thai" dos cariocas da Boxe-Thai tinham a oferecer. Oras, bolas, como que não iriam mostrar cotoveladas ou joelhadas?

Sabe esse uniforme que eles usavam? Calça preta com tiras vermelhas e camiseta branca com o logo da academia? Pois é, na Chute-Boxe era igualzinho, só que a tira era branca.

 

Enfim, tesla, o que se faz aqui no PVT é um revisionismo histórico, isto é, analisam-se as lutas do passado com as lentes dos dias de hoje, irmão. Por isso que eu postei o vídeo do Funakoshi.

 

*** não existiria Muay-Thai com a difusão nacional que hoje existe sem o que a Chute-Boxe fez pelo Muay-Thai ***

PONTO

 

Pra você ter uma ideia, busque sondar as raízes dos professores de Muay-Thai dos dias de hoje.

 

Ao fazê-lo, você encontrará, por exemplo, professores de kickboxing paulista. 

Sempre houve em São Paulo uma enorme linha de ação de kickboxing, desde a época do Batarelli e do Zorello. Havia o Full-Contact low-kicks, Full-Contact, Light-Contact e mais outras variações que não lembro. Se bobear tais linhas existem até hoje.

Aí, meu caro tesla, esse povo vendo a ascensão do que era chamado de Muay-Thai, começaram, do dia pra noite, a darem aulas de... MUAY-THAI!!!! Esse boom histórico começou não com o desafio contra os capoeiristas que você comentou, mas sim com um desafio entre a escola de Jiu-Jitsu do mestre Behring lá de São Paulo contra esses desconhecidos do Paraná que se diziam lutadores de Muay-Thai. Em tais desafios apareceram uns caras esquisitos... um tal de Pelé que ganhou em plena São Paulo do temido Macaco. E, pra deixar a coisa mais esquisita, o grande Artur Mariano, precisou de todos os rounds pra vencer por interrupção de um menino, um tal de Wanderlei Silva...

Depois disso a coisa começou a ficar meio azeda pro lado do Jiu-Jitsu porque a maioria dos eventos era marcada por double-leg, montada e soco na cara. As lutas duravam segundos. E, esses paranaenses começaram a... ganhar...? Em plena época de UFC 1? Com Royce Gracie demonstrando 'a superioridade do Jiu-Jitsu'???? E as coisas foram tomando volume, com eventos como o Storm Samurai, até que finalmente a Chute-Boxe caiu nas graças do PRIDE. E o resto é história.

Meu amigo, nessa época, até instrutor de Kung Fu começou a dar aulas de "Muay-Thai", porque há uma modalidade de luta no Kung Fu chamada San Shou, que depois parece-me que foi rebatizada pra Sanda. Tal luta é composta de socos, chutes, projeções e eu aposto que também tenha joelhadas e cotoveladas. Ganha um doce quem disser que um cara desses pode se passar por professor de "Muay-Thai".

E, em meio a essa ebulição de "Muay-Thai", vieram pro Brasil professores que de fato foram formados em Muay-Thai da Tailândia e, tais pessoas, passaram a fazer escárnio dessa luta que aqui chamavam de Muay-Thai.

Ansiosos pra afirmarem estar conectados a um Muay-Thai de raiz, muito desse pessoal daí (Kung Fu, KickBoxing e por que não a própria Chute Boxe), buscaram formações no exterior.

E hoje, tesla, hoje ou no máximo a uns cinco ou dez anos, podemos dizer que o ensino de Muay-Thai no Brasil é quase que homogêneo.

Muito disso deve-se ao youtube, às mídias sociais, à rápida detecção de pessoas que se dizem mestres e que de fato não o são, mas eu asseguro a você: A COISA NASCEU ASSIM, TODA FEIA, TODA TORTA. E, nem por isso merece ser zoada como eu vejo por aí.

Aqui mesmo no PVT havia um tópico chamado Muay-Thai internacional que, se não me engano era prioritariamente mantido por um rapaz de Portugal. Ele sentiu-se ofendido, pensou que era trollagem por eu ter comentado da Chute-Boxe ali. 

Ninguém imagina que, em qualquer cidade do interior praticamente existem Muay-Thai graças ao que foi feito pela Chute-Boxe, da mesma forma que existe JJ graças ao que os Gracies conseguiram divulgar. 

A minha expectativa escrevendo tanto é que você atinja a lugares que eu não atingi, chegue mais longe. Esse questionamento todo, caso você tenha curiosidade, está espalhado por aqui no PVT há pelo menos 13 anos. Sim, lá em 2005 já havia as Aronetes contra as Wanderletes, onde isso aqui era tomado pelo fanatismo e não se podia debater de forma saudável, haja vista que nem o que um achava nem o que o outro achava fariam os lutadores mais pobres ou mais ricos.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esqueci de acrescentar um pequeno contraexemplo ao que quis expor. 

Eu conheço uma luta praticada num certo país aí, que nasceu a partir de um filho de um diplomata que morava no Pará. Esse filho do diplomata aprendeu, desvinculou-se de seu mestre, desenvolveu técnicas por conta própria, ensinou seus irmãos em especial o menor e mais raquítico deles.... e não é que essa invencionice que esse homem criou acabou sendo a luta mais revolucionária do século? Um tal de Gracie Jiu Jitsu...

E olha que não costumo ver gente falando mal da forma do jeito que eles lutavam naqueles super 8... tampouco dizendo que aquilo não era Jiu-Jitsu (o que de fato não era o Jiu-Jitsu. Já era uma adaptação com alterações).

Tá bom, tá bom... vamos a um exemplo mais recente: pegue os vídeos do Rickson nas primeiras copas Lighting Bolt, lá da década de 80 e as compare com as técnicas atuais. Lutas com zero ataque às pernas. E não era jiu-jitsu?

Editado por Jaraqui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara olha não foi entrar no mérito se era ou não muay thai, na verdade não era não, ponto não vou fugir do questionamento!!

Mas vamos lá primeiro quem não tem história nenhuma não pode criticar quem tem alguma história , primeiro ponto, esse treinamentos que todo mundo crítica, fizeram uma parte de nego duro, hj vejo os treinos que fazia de kickboxing/muay thai com de honra putz .. sou jovem não tenho 30 anos lhe digo outro esporte a gente fazia.Um kickboxing de segunda linha, porém em termos de treino pq saiu muito cara duro.

Enfim...esses treinos saíram Wanderlei que trocou com o Arthur Mariano, Pele que aterroziva no mundo todo, Shogun e etc., Pq não o Anderson pq ele veio dessa vertente, de trocação.

Méritos totais ao Rudimar ou Mestre que já critiquei bastante,mas depois o enxerguei um piá de 17 anos formou uma escola 17 anos!!

Fez uma mão com o Zulu que o Touro Moreno pai do Esquiva que lutador de jiu jitsu, judô, Boxer tomou uma pisa!!

O Touro surtou o Waldemar que ganhou do Hélio ou seja o guri (Rudimar)casca grossa, esse menino fez uma das maiores escolsd do mundo, fez lendas, treinou e fez um treinador lenda, aos que falam do Cordeiro tá aí coroa,trocando porrada e deitando até TJ , treinador respeitado sai na porrada um monstro.

Essa escola no auge , derrotou  boxe americano, kickboxing holandês , muay thai tradicional que aparecia pela frente!!

E hj o Brasil tá lá no glory brigando pelo topo do kickboxing mundial, Ariel cria de Curitiba, Saulo Cavalari, Jonata maloqueiro, todos eles sem exceção vieram da chute boxe suas raízes.

Lógico houve evolução, mas se nego foi pra Tailândia agradeça a eles se foi pra Holanda agradeça a eles.

Não foi muay thai , foi um estilo de kickboxing pra mim com cotovelos e joelhos hj deve até ser muay thai.

Uma época tinha muito kickboxing no grau se baseando em kyokushin.

Hj tudo tá tendo um muay thai no meio enfim, os chutes , o bloqueio etc..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá, pessoal, pessoal vamos a primeira pergunta o Chute Boxe claramente não luta Muaythai e sim Kickboxing. Podemos afirma isto pelo seguinte motivo. Você podem entra na sede da Chute Boxe em Curitiba e vai ver que eles ate hoje não treino cotovelo nem na sede e nem na sua filiais como por exemplo a do Júlio Cesar (Pica Pau).

 Os lutadore da Chute Boxe só foram para a aplica cotovelada quando form treina em outra equipe? Sim isto é verdade tomemos por exemplo Anderson Silva ele só foi aplica cotovelada em sua lutas depois que foi treina em outras equipes. Wanderlei Silva estado vairas vezes em clish nunca aplicou uma cotovelada e por ai vai.

Temos que reconhecer a a chute boxe tem sua parcela na divulgação do muaythai mundial? Claro que temos mais não e só ela pois já existia K1(K-1 World Grand Prix Champion (Tokyo) antes do UFC e lá já lutavam lutadores de muaythai.  

Vale lembra que antigamente em boa  parte do mundo as competições de muaythai não valiam cotovelada. Porem com a divulgação da informação a maioria já esta fazendo uso das cotovelada inclusive as competições da CBMT.    

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jaraqui mais isto ficou no passado e a CBMT foi uma das primeira organizações a fazer competição valendo cotovelo. Agora também concordo teve muita gente em São Paulo que migrou do Kick Boxing para o Muaythai um exemplo e Alvaro Aguiar. Em contra partida temos lutadores como Marcelo Gomes Barreto   que foi um dos primeiros Brasilieros a ir para Tailândia e luta e treina lá e não e nem lembrado>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nego Dágua sim a concordo com você no quesito que a chute boxe teve muito atletas bom porem a questão e que eles ate hoje não lutam Muaythai. Hoje existe o pessoal que luta Muaythai no Brasil? Sim existe, seja na CBMT seja atleta que forma para Tailândia a voltaram com informação estou falando atletas e professores que lutam e treinaram lá não este que criarão um tal metodologia ou viraram referencia de arbitragem sem nunca terem arbitrado uma luta na Tailândia ou fizeram curso de arbitragem lá.   

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Krugans boa indagações tambem concordo com seus argumentos 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara sei que estou me metendo em assunto de profundo entendedores mas no período em que pratiquei muay Thay sempre indaguei porque treinava cotoveladas em treinos e em confrontos não podiam ser aplicadas em lutas e sei que é traumático receber um golpe assim e sempre acreditei que isto se aplicava somente no tailandês mas até hoje não vi uma explicação plausível e com base nisto sempre tive por análise que estava treinando kickboxing e vendo os senhores explanarem o assunto vejo que não estava de todo errado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso