Lucas Timbó

Marcelo Alonso analisa Ferguson x Khabib

Recommended Posts

Nurmagomedov x Ferguson, a luta do ano

Finalmente Dana White botou em prática a atitude que a maioria dos fãs esperavam: retirou o cinturão linear de Conor Mcgregor e permitiu que a meritocracia voltasse a dar as cartas, em grande estilo, entre os pesos leves.   Há muito tempo não fico tão ansioso para assistir a uma luta como este combate principal do UFC 223, entre Tony Ferguson e Khabib Nurmagomedov. De um lado o ground and pound mais dominante da história do evento, de outro, um dos lutadores mais criativos e completos que já lutaram na organização.

Apesar do amplo favoritismo do invicto russo, alavancado principalmente pela performance dominante que teve sobre o nosso Edson Barboza em dezembro último, o fato é que se existe algum lutador que tenha armas para neutralizá-lo, este é Tony Ferguson. Aos 34 anos, o descendente de mexicanos que foi descoberto no TUF 13, onde se sagrou campeão nocauteando seus quatro oponentes, já soma 14 lutas no UFC e apenas uma derrota (por decisão para Michael Johnson em 2012, logo após sua estreia). Desde então, enfileirou alguns dos mais duros nomes da divisão em performances incríveis que lhe valeram cinco bônus nas ultimas seis lutas.

Mostrando um jogo pouco ortodoxo e imprevisível em pé, Tony se sai bem em todas as distâncias. Da média para a longa, costuma usar sua envergadura privilegiada (1,94m) para atingir os oponentes combinando jabs, cruzados e chutes. Da média para a curta, usando seu excelente footwork para cortar ângulos e surpreender o oponente com golpes rodados e cotovelada de encontro. No solo, o aluno de Eddie Bravo costuma ter um dos jogos mais ofensivos e imprevisíveis do MMA na atualidade, alternando cotoveladas da guarda, com raspagens de omoplata e triângulos (de mão e de perna).

Já Nurmagomedov, com apenas 29 anos, pode ser considerado um exemplar em extinção na atual conjuntura do MMA. Não só por ser um dos poucos invictos (25 vitórias em 25 lutas), mas principalmente por ser o único a trazer para o esporte um jogo de ground n´pound que tem se mostrado indefensável. Usando seu boxe rudimentar para encurtar, derrubar e levar os oponentes para a grade, Khabib fez tops da divisão, como Edson Barbosa, Michael Johnson e Rafael dos Anjos, parecerem iniciantes. Sempre um passo à frente dos oponentes, o russo distribui seu peso de maneira perfeita e dá a impressão, para quem assiste suas lutas, de que tem mais de dois braços, tamanha a situação de superioridade que se coloca e que logo se traduz em dano e, consequentemente, quebra do espírito do oponente. 

Sem perder um round desde que chegou ao UFC, Khabib tem tido a balança como seu oponente mais duro. Graças a ela já deixou cards em duas oportunidades e irritou o patrão. Em sua última luta contra Edson Barboza (UFC 219,  em dezembro do ano passado), porém, cumpriu o prometido e, após mudar de nutricionista, bateu o peso sem problemas, tendo uma das atuações mais dominantes de sua carreira.

Como o confronto principal do UFC 223 será de 5 rounds, Ferguson, que também é conhecido pelo seu excelente gás, resolveu fazer seu camp na altitude (montanhas de Big Bear) e também deverá chegar em suas melhores condições.

Na luta em pé, além de uma vantagem de 17cm na envergadura, Ferguson tem clara superioridade técnica. Mas lutando contra o perigo eminente de cair, deverá evitar chutes, além de implementar sua movimentação ofensiva buscando o centro do cage, como fez Michael Johnson na primeira metade do 1º round com Khabib.  

O “X” deste combate não está somente na capacidade de Ferguson de resistir às quedas e ao ground n’pound de Khabib, algo que nenhum outro lutador da divisão conseguiu até então, mas principalmente em não ser derrubado próximo à grade, onde o jogo de Khabib é mortal. Se conseguir usar sua envergadura e excelente footwork para buscar sempre o centro do cage, evitando ser encurralado, mesmo que seja derrubado, Tony pode surpreender o russo. Afinal de contas, um de seus pontos fortes é seu perigoso jogo de “berimbolo” altamente ofensivo, alternando cotoveladas da guarda, com raspagens de omoplatas e triângulos. Fora da grade, “El Cucuy”, mesmo por baixo, pode surpreender. Mas se cair próximo à grade, tende a ser mais uma presa do ground n’ pound do russo.

De sua parte, Khabib deverá atacar menos com quedas de Wrestling (double e single leg), pois Tony Ferguson transita rapidamente do sprawl para uma de suas especialidades: o triângulo de mão. Foi desta maneira que finalizou Lando Vannata e Edson Barboza no 2º round (depois de perder claramente o 1º round). Este é certamente deve ser um ponto de atenção para o treinador da AKA Javier Mendez. Se quiser evitar riscos desnecessários, o russo deverá optar mais pelas quedas de Judô (Ouchi Gari e Uchi Mata), que também aplica muito bem (como vimos contra Rafael dos Anjos e Michael Johnson).  

No papel, Tony Ferguson é indiscutivelmente um lutador mais completo em quase todas as áreas do MMA, mas pela eficiência e superioridade que tem mostrado em suas últimas lutas, Khabib é o favorito para sair da arena de Nova York com sua 26º vitória e o cinturão de Conor Mcgregor.

E pensar que este card ainda tem a revanche entre Joanna Jedrzejczyk e Rose Namajunas; Renato Moicano enfrentando Calvin Kattar; Anthony Pettis contra Michael Chiesa; e o genial Zabit Magomedsharipov fazendo sua terceira apresentação no UFC, desta vez contra Kyle Bochniak. Absolutamente imperdível!  

http://m.ufc.com.br/news/blog-por-tras-do-octogono-marcelo-alonso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa é uma daquelas lutas pra salvar o ano! Muito aguardada,em card com mais uma disputa de cinturão... Dois lutadoras com grande sequência de vitórias! Vai vender bem...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, afterforever disse:

Essa é uma daquelas lutas pra salvar o ano! Muito aguardada,em card com mais uma disputa de cinturão... Dois lutadoras com grande sequência de vitórias! Vai vender bem...

É luta pra muito PPV...realmente muito aguardada.... vejo 50/50... talvez 60/40 pro russo..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Corrigindo, o Russo não derrubou o Tibau, até foi derrubado duas vezes!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Confesso que alguns anos atrás eu não dava muita importância pro Nurmagomedov, mais o tempo mostrou que esse russo é um lutador encardido e ganhou minha torcida. Quero vê um russo campeão no UFC e de preferência seja ele. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

N acho q o Ferguson é o cara q tem o jogo pra vencer o Nurma! N tem wrestling e nem chão suficiente pra segurar o cara, mas é um lutador perigoso e é claro q pode vencer! Acho q o lutador ideal pra enfrentar o russo hj teria q ser completo, com uma trocacao melhor q a dele (esse ponto existem alguns lutadores, inclusive o Ferguson), com um wrestling acima da média, mas principalmente com um chão excelente e n vejo esse cara nessa categoria hj! Na de baixo vejo o Brian Ortega com esse perfil, acho q esse mlk ainda vai dar mto o q falar!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Ferguson será engolido. Sem mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Maurão2K disse:

N acho q o Ferguson é o cara q tem o jogo pra vencer o Nurma! N tem wrestling e nem chão suficiente pra segurar o cara, mas é um lutador perigoso e é claro q pode vencer! Acho q o lutador ideal pra enfrentar o russo hj teria q ser completo, com uma trocacao melhor q a dele (esse ponto existem alguns lutadores, inclusive o Ferguson), com um wrestling acima da média, mas principalmente com um chão excelente e n vejo esse cara nessa categoria hj! Na de baixo vejo o Brian Ortega com esse perfil, acho q esse mlk ainda vai dar mto o q falar!

Acho o chão do Ferguson bom mas por baixo deve ser amassado... A defesa de quedas dele não deve ser o suficiente pra parar o russo (hoje em dia acho que ninguém o pararia nas quedas)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutos atrás, Cláudinho disse:

Eu vim prestar atenção no russo depois que ele tirou pra nada o thiago Tavares aqui no Brasil 

Até essa luta eu ainda não botava muita fé nele. Agora depois que ele lutou com Rafael dos Anjos ali eu vi o monstro que ele é!! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Caleb

Ferguson se estiver treinando apenas finalizações de todos os ângulos possíveis tem chance de surpreender. Eu vejo que esse é o único caminho para ele, só não pode se frustrar se conseguir quase encaixar alguma coisa mas perder a pegada. Tem que entrar com um arsenal de chaves, com gás, e paciência.

Do outro lado Khabib deve saber disso e provavelmente esta treinando defesas de finalizações, e muito ground'n'pound para atrapalhar o jogo do americano. E em pé o russo não vai querer lutar, então se o Ferguson entrar com estratégia de tentar evitar as quedas vai facilitar o trabalho do na minha opinião futuro campeão dos leves.

No mais... lutão do ca**lho! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
16 horas atrás, Mucado disse:

Corrigindo, o Russo não derrubou o Tibau, até foi derrubado duas vezes!

Derrubado? O Nurmagomedov perdeu o equilíbrio, não? Me lembro pelo menos em 1 entrada que ele perdeu o equilíbrio mas derrubado não lembro não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutos atrás, Caleb disse:

Ferguson se estiver treinando apenas finalizações de todos os ângulos possíveis tem chance de surpreender. Eu vejo que esse é o único caminho para ele, só não pode se frustrar se conseguir quase encaixar alguma coisa mas perder a pegada. Tem que entrar com um arsenal de chaves, com gás, e paciência.

Do outro lado Khabib deve saber disso e provavelmente esta treinando defesas de finalizações, e muito ground'n'pound para atrapalhar o jogo do americano. E em pé o russo não vai querer lutar, então se o Ferguson entrar com estratégia de tentar evitar as quedas vai facilitar o trabalho do na minha opinião futuro campeão dos leves.

No mais... lutão do ca**lho! 

Otimas observações... Realmente o Ferguson pode se enrolar tentando evitar as quedas e não soltar o jogo... Mas acho que ele não terá receio de arriscar e nem de ficar por baixo... Deve tomar umas chuvas de cotovelo até cansar... "And New..."

2 horas atrás, Maurão2K disse:

N acho q o Ferguson é o cara q tem o jogo pra vencer o Nurma! N tem wrestling e nem chão suficiente pra segurar o cara, mas é um lutador perigoso e é claro q pode vencer! Acho q o lutador ideal pra enfrentar o russo hj teria q ser completo, com uma trocacao melhor q a dele (esse ponto existem alguns lutadores, inclusive o Ferguson), com um wrestling acima da média, mas principalmente com um chão excelente e n vejo esse cara nessa categoria hj! Na de baixo vejo o Brian Ortega com esse perfil, acho q esse mlk ainda vai dar mto o q falar!

Acho o chão do Ferguson bom mas por baixo deve ser amassado... A defesa de quedas dele não deve ser o suficiente pra parar o russo (hoje em dia acho que ninguém o pararia nas quedas)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, OGROdrigo disse:

Derrubado? O Nurmagomedov perdeu o equilíbrio, não? Me lembro pelo menos em 1 entrada que ele perdeu o equilíbrio mas derrubado não lembro não.

Foi quedado mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora