MV8

Werdum promete contratar psicólogo após derrota: "Tenho muita ansiedade"...

Recommended Posts

Werdum promete contratar psicólogo após derrota: "Tenho muita ansiedade"

 

Erica Dezonne/ Ag. Fight
 
Alexander Volkov nocauteou Fabrício Werdum no 4º roundImagem: Erica Dezonne/ Ag. Fight

 

 

Diego Ribas, em Las Vegas (EUA)

Ag. Fight

25/03/2018 08h00

Ex-campeão peso-pesado do Ultimate, o gaúcho Fabrício Werdum foi superado pelo russo Alexander Volkov no combate principal do UFC Londres (Inglaterra), no último sábado (17). O brasileiro chegou a vencer os primeiros assaltos, mas acabou nocauteado no quarto round em uma troca franca de golpes em pé. Passados alguns dias da luta, 'Vai Cavalo' revelou que irá procurar um psicólogo esportivo para ajudá-lo a lidar com os problemas de ansiedade que aponta como a raiz de suas recentes derrotas,

Uma semana depois da derrota e aproveitando do tempo merecido de férias para repensar os equívocos cometidos durante o confronto, Werdum explicou em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight que cometeu erros semelhantes aos que abriram brechas para sua derrota por nocaute para Stipe Miocic, quando perdeu o cinturão da categoria em maio de 2016, em Curitiba.

"Nitidamente não tive paciência. Foi a emoção de lutar em Curitiba ou a euforia que eu estava (sentindo). Ali (na luta com Miocic) eu perdi totalmente o foco. Na luta contra Volkov eu estava focado, mas essa falta de paciência me atrapalhou. Já perdi outras vezes assim, por causa dessa falta de paciência e de querer acabar a luta rapidamente. Se você notar, todas as lutas que eu perco sou eu quem está atacando. Estava bem no primeiro e no segundo round. Ditei o ritmo da luta o tempo inteiro, normalmente é isso que acontece. Tenho muita ansiedade e vou trabalhar nisso agora. Vou contratar um psicólogo esportivo e fazer algumas coisas que - se tivesse ganhado - não teria visto", relatou o lutador.

Werdum afirma não ter subestimado o oponente - que é ex-campeão do Bellator (segunda maior liga de MMA do mundo) e faixa-marrom de karatê -, mas alega ter se surpreendido com a resiliência e a capacidade de absorção de golpes apresentadas por Volkov. Por isso, Fabrício atribuiu parte da derrota a não ter guardado energia o suficiente para se recuperar antes de aceitar a troca de socos que lhe custou a vitória.

"Não me surpreendeu, sabia que ia ser uma luta duríssima. É um cara grande que tem uma envergadura muito boa. Me surpreendeu bastante a parte da resistência dele. Ele foi um cara que apanhou quieto nos dois primeiros rounds. Botei ele pra baixo com boa facilidade, mas ele fez a parte dele. Apanhou quieto - que é o mais difícil - e depois falou: 'Agora é a minha vez'. Ele foi melhor na parte da trocação em que eu troquei na hora errada. Não deixei voltar minha energia para poder trocar daquele jeito", narrou o gaúcho.

Aos 40 anos de idade e afastado por ordens médicas pelos próximos dois meses por causa da derrota por nocaute, o peso-pesado conta que não considera aposentadoria e já cogita um possível retorno para o segundo semestre de 2018. Para se manter motivado, o veterano alega sempre almejar o cinturão da categoria, que foi seu em 2015 após a finalização sobre Cain Velasquez.

"Tinha pensado em voltar no dia 7 de julho, mas acho que faz parte da minha ansiedade querer voltar assim tão rápido. Já fiz tantas lutas em tão pouco tempo. Agosto ou setembro, de repente. Ainda não tenho isso em mente. Quero descansar e voltar. Em nenhum momento eu pensei aposentadoria ou outra coisa assim. Quero continuar lutando e não tenho data para acabar. Tenho mais duas lutas no meu contrato com o UFC e pretendo renovar o quanto antes. A meta do cinturão eu sempre vou ter. O momento que parar de pensar no cinturão é o momento que vou parar de lutar. Vou ter que fazer umas duas lutas ou até três para entrar na fila. A categoria peso-pesado é bem rasa, então qualquer uma ou duas vitórias bem convincentes já me botam na linha de novo", concluiu 'Vai Cavalo'.

A derrota para Alexander Volkov empurrou Werdum do terceiro para o quinto lugar do ranking da categoria e interrompeu uma série de duas vitórias sobre Walt Harris e Marcin Tybura. Em sua carreira dentro do octógono, o veterano soma dez triunfos e seis reveses. O faixa-preta de jiu-jitsu já bateu grandes nomes do esporte como Rodrigo 'Minotauro', Fedor Emelianenko e Mark Hunt.

Fonte: https://esporte.uol.com.br/ultimas-noticias/ag-fight/2018/03/25/werdum-promete-contratar-psicologo-apos-derrota-por-nocaute-tenho-muita-ansiedade.htm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa atitude. Atribuir toda derrota a isso é exagero. A gente zoa, mas eu acho que esses caras precisam dessas desculpas pra continuarem se sentindo os melhores. Não acho que façam por mal. É mais pra manter essa crença de que "sou capaz de ganhar de todos, sou o melhor", acho que é uma mentalidade importante. Não sei se a única possível, mas aparentemente rola um padrão de a maioria alimentar esse pensamento. O problema é quando esse ideal é quebrado, aí vemos muitos lutadores nunca mais sendo o mesmo. Talvez um mentalidade mais de "posso ganhar de qualquer um mas tbm posso perder e não deixo de ser capaz de ganhar por isso" seja melhor. Hahahaha enfim, deu uma viajada mas acho que deu pra entender. 

O que o atleta pensa e como pensa é toa importante ou mais quanto o treinamento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que ele tem razão as escolhas errada na luta mostra que tem alguma coisa errada

E um psicologo pra ajudar com o stresse a tensão dos treinos e lutas é mto útil msm

Todo atleta de elite deveria ter

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tomou uma porrada do Miocic e saiu correndo atrás do cara,feito um amador,e não aprendeu,Minotauro nos bons tempos,tomava golpes violentos e nem por isso perdia a calma e se mantinha sempre no plano,esperando o momento certo do Jiu Jitsu botar ordem no caos,fiquei com a impressão  que o verdun está sem paciência pra construir suas vitórias,(é ótimo lutador,mas,não é Fedor,nem Spider ou o craze dog)está lutando com um adversário,já pensando no próximo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu Acredito, agora vai "Werdum sem deficit de atenção" e agora "sem ansiedade" agora ninguém para o vai cavalo xD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
19 minutos atrás, Daniel Mendoza disse:

Boa atitude. Atribuir toda derrota a isso é exagero. A gente zoa, mas eu acho que esses caras precisam dessas desculpas pra continuarem se sentindo os melhores. Não acho que façam por mal. É mais pra manter essa crença de que "sou capaz de ganhar de todos, sou o melhor", acho que é uma mentalidade importante. Não sei se a única possível, mas aparentemente rola um padrão de a maioria alimentar esse pensamento. O problema é quando esse ideal é quebrado, aí vemos muitos lutadores nunca mais sendo o mesmo. Talvez um mentalidade mais de "posso ganhar de qualquer um mas tbm posso perder e não deixo de ser capaz de ganhar por isso" seja melhor. Hahahaha enfim, deu uma viajada mas acho que deu pra entender. 

O que o atleta pensa e como pensa é toa importante ou mais quanto o treinamento.

perfeito!

Mas além dessa crença q alimenta digamos q um ego necessário p se manter motivado ele de fato visualizou dois erros graves.  Contra Miocic foi dominado pelo emocional.  Daqui a pouco vem algum zé falar aqui q brasileiro nao admite ver os méritos dos adversário e não tem nada a ver uma coisa com a outra.  Miocic foi perfeito, foi preciso na falha em q Werdum apresentou.  Buscar corrigir essa falha é sabedoria.  Há ainda um preconceito enorme quanto a busca por ajuda nessa área, Werdum divulgar isso num meio digamos mais bruto q é o mundo das lutas é bacana.  Que volte mais forte na próxima!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

" Nitidamente não tive paciência. Foi a emoção de lutar em Curitiba ou a euforia que eu estava (sentindo). Ali (na luta com Miocic) eu perdi totalmente o foco. Na luta contra Volkov eu estava focado, mas essa falta de paciência me atrapalhou. Já perdi outras vezes assim, por causa dessa falta de paciência e de querer acabar a luta rapidamente. Se você notar, todas as lutas que eu perco sou eu quem está atacando. Estava bem no primeiro e no segundo round. Ditei o ritmo da luta o tempo inteiro, normalmente é isso que acontece. Tenho muita ansiedade e vou trabalhar nisso agora. Vou contratar um psicólogo esportivo e fazer algumas coisas que - se tivesse ganhado - não teria visto", relatou o lutador. "

 

Curti a posição do Werdum de enxergar aprendizado na derrota e decidir tomar ação para corrigir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
31 minutos atrás, Daniel Mendoza disse:

Boa atitude. Atribuir toda derrota a isso é exagero. A gente zoa, mas eu acho que esses caras precisam dessas desculpas pra continuarem se sentindo os melhores. Não acho que façam por mal. É mais pra manter essa crença de que "sou capaz de ganhar de todos, sou o melhor", acho que é uma mentalidade importante. Não sei se a única possível, mas aparentemente rola um padrão de a maioria alimentar esse pensamento. O problema é quando esse ideal é quebrado, aí vemos muitos lutadores nunca mais sendo o mesmo. Talvez um mentalidade mais de "posso ganhar de qualquer um mas tbm posso perder e não deixo de ser capaz de ganhar por isso" seja melhor. Hahahaha enfim, deu uma viajada mas acho que deu pra entender. 

O que o atleta pensa e como pensa é toa importante ou mais quanto o treinamento.

Isso se chama nogueiragem mesmo. Werdum tem essa mania de sempre atribuir derrotas e más apresentações a qualquer coisa, menos ao mérito do adversário

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, Lucas Timbó disse:

Isso se chama nogueiragem mesmo. Werdum tem essa mania de sempre atribuir derrotas e más apresentações a qualquer coisa, menos ao mérito do adversário

Discordo. Tbm acho exagero colocar como causa só isso. Mas acho que falar simplesmente que é nogueiragem é simplificar demais algo bem mais complexo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Perde atacando,tá... Por favor coloquem um GIF dele implorando pro Overeem ir pro chão com ele... Hahahaha... Agora o problema é ansiedade né? Estar gordo tbm foi pela ansiedade... É só agora ele quer cuidar do problema

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não perdeu sempre por ansiedade,perdeu várias por ser superado técnica e estrategicamente... Lutas em que não conseguiu quedar e que avançou de encontro com os golpes... Lutas em que faltou técnica ou em pé ou nas quedas... Não dá pra colocar tudo como problema de ansiedade e só agora ele percebe isso? Ansiedade boa teria sido na última com Alistair em que ele estava na vantagem em pé,parou pensou e foi pra queda... Se tivesse mais afoito talvez nocauteasse

Editado por afterforever

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
31 minutos atrás, afterforever disse:

Não perdeu sempre por ansiedade,perdeu várias por ser superado técnica e estrategicamente... Lutas em que não conseguiu quedar e que avançou de encontro com os golpes... Lutas em que faltou técnica ou em pé ou nas quedas... Não dá pra colocar tudo como problema de ansiedade e só agora ele percebe isso? Ansiedade boa teria sido na última com Alistair em que ele estava na vantagem em pé,parou pensou e foi pra queda... Se tivesse mais afoito talvez nocauteasse

Não vejo ele desmerecendo o adversário. Ele como atleta de alto nível e com ambição tem mais é q visualizar onde errou ou precisa melhorar.  E a ansiedade atrapalha a parte estratégica como vc menciona depois.  Errou na estratégia contra Miocic e Alistair e qualquer esporte o lutador talentoso tem q ser eficaz e capitalizar no erro do adversário.  Assim como termo garfo é usado de forma banal hj em dia p qualquer luta equilibrada, agora temos a 'nogueiragem'.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com a experiencia que tem... psicologico não  é  desculpa... mas dar atenção pra isso é  sempre produtivo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora