Entre para seguir isso  
casriel

O Jiu-Jitsu Japones não morreu!

Recommended Posts

É isso mesmo. Venho lendo as posagens há algum tempo e reparei que alguns membros fazem uma grande confusão sobre as raízes do jiu-jitsu brasilero e já vi alguns praticantes de jiu-jitsu br que no dia a dia chegam até a afirmar que o BJJ que eles treinam diariamente é pai do Judo que está nas olimpiadas. 

Outro ponto sempre levantado é a história que "jiu jitsu japones é uma bosta" e tudo mais e que os gracie aprenderam o jiu jitsu tradicional do japão e o aperceiçoaram e hoje o BJJ domina e o jiu-jitsu japones já nem existe mais, sendo o bjj a própria continuação natural da arte original dos samurais. 

Uma coisa que a galera não percebe é que o jiu-jitsu japones não só está vivo como é um dos esportes mais praticados no mundo, é até um esporte olimpico. Pois é, estou falando do Judo. O Jiu-Jitsu Kodokan unificou diversas escolas de Jujutsu, instituiu o kimono/gi nos treinos, o sistema de faixas coloridas pra representar graduação e tudo mais. E foi exatamente esse jiu-jitsu que os gracies aprenderam, a maior prova disso é o kimono branco com faixa amarrada na cintura, que nunca existiu no jujutsu tradicional japones. No jujutsu japones os trajes variavam de escola pra escola e em cada escola havia um jujutsu totalmente diferente da outra, em algumas era muito mais próximo do que hoje a gente chama de Karate-do do que do jiu-jitsu. 

O Jiu-Jitsu Kodokan depois de algum tempo mudou de nome e passou a se chamar Judo, assim como o Kenjutsu passou a ser conhecido como Kendo. O próprio Maeda era praticante de Judo/Jiu-jitsu kodokan e ensinou essa arte para os gracie. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo acho que esta fazendo confusão e você JUDO e JUDO e JIU JITSU e JIU JITSU no  Kodokan  eles paticavão Jiu Jitsu que foi retirado algum golpes para que pode se ensinado em escolas no Japão com isto foi dado o nome de JUDO. Isto este bem descrito no livro  Judo Kodokan do propicio Jigoro Kano.

 

OSS

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nada contra o autor do tópico mas não tenho paciência para esses revisionismos históricos que tentam reinventar a roda só que quadrada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu até gosto dos revisionismo histórico, gosto muito na verdade, mas acho que o que ele falou já é um consenso. O bjj veio do judô pré-segunda guerra mundial, que também era chamado de ju jutsu/jiu jitsu, por isso ficou esse nome no dos gracie. Tanto que preta do judô já é automaticamente azul de bjj, se não me engano. Mas o que diferencia foi o quase século depois disso e o desenvolvimento da arte brasileira, e o 'foco' talvez do judõ na queda e do bjj na finalização. Eu acho que tudo que tem no judô tem no jiu jitsu, bem tudo que tem no jiu-jitsu tem no judô. O judô pós 2 guerra se especializou em quedas e virou olímpico, regras de competição foram direcionando os treinos para determinadas coisas, e o jiu jitsu já foi para o caminho do vale tudo para se consolidar enquanto arte marcial legitima... Menosprezar o judô ou o bjj é de um absurdo sem tamanho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo e só pega qualquer livro antigo de Judo que lá vai esta que o Judo vei do Jiu Jitsu. Como o judo Não quis ficar por baixo inventou esta reviravolta !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 07/01/2018 at 0:07 AM, krugans disse:

Amigo e só pega qualquer livro antigo de Judo que lá vai esta que o Judo vei do Jiu Jitsu. Como o judo Não quis ficar por baixo inventou esta reviravolta !

O judô não veio do ju-jutsu japonês? Uma junção de várias escolas de ju-jutsu lá?

Acho que foi Ju-jutsu japonês -> Judô (que no começo do século XX era chamado de ju-jutsu ou jiu-jitsu) -> Jiu-jitsu brasileiro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
23 minutos atrás, krugans disse:

Ju Justu e um coisa Jiu Jitsu e outra !

Sim, pelo que eu já tinha pesquisado e lido a respeito, o judô veio do ju jutsu, e não do jiu jitsu como vc afirmou. Mas posso estar enganado e fazendo confusão dos nomes também, claro. Não sei exatamente qual a diferença do jiu jitsu japonês para o ju jutsu, na minha ignorância eu vejo como termos mais genéricos que usam para se referir a artes marciais de diferentes escolas pré modernização do Japão.

Em um site da Gracie barra tem o seguinte:

“Eu estudei jujutsu não somente porque o achei interessante, mas também, porque compreendi que seria o meio mais eficaz para a educação do físico e do espírito. Porém, era necessário aprimorar o velho jujutsu, para torná-lo acessível a todos, modificar seus objetivos que não eram voltados para a educação física ou para a moral, nem muito menos para a cultura intelectual. Por outro lado, como as escolas de jujutsu apesar de suas qualidades tinham muitos defeitos – concluí que era necessário reformular o jujutsu mesmo como arte de combate. Quando comecei a ensinar o jujutsu estava caindo em descrédito. Alguns mestres desta arte ganhavam a vida organizando espetáculos entre seus alunos, por meio de lutas, cobrando daqueles que quisessem assistir. Outros se prestavam a ser artistas da luta junto com profissionais de sumô. Tais práticas degradantes prostituíam uma arte marcial e isso me era repugnante. Eis a razão de ter evitado o termo jujutsu e adotado o do judô. E para distinguí-lo da academia Jikishin Ryu, que também empregava o termo judô, denominei a minha escola de Judô Kodokan, apesar de soar um pouco longo.” –  Jigoro Kano, em 1898, em uma de suas conferências

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 08/01/2018 at 11:58 PM, Daniel Mendoza disse:

O judô não veio do ju-jutsu japonês? Uma junção de várias escolas de ju-jutsu lá?

Acho que foi Ju-jutsu japonês -> Judô (que no começo do século XX era chamado de ju-jutsu ou jiu-jitsu) -> Jiu-jitsu brasileiro

Eu sempre entendi o "Gracie Jiu Jitsu" como uma continuação da escola de Jigoro Kano, de quem o Conde Koma era discípulo. 

Dessa forma o Gracie Jiu Jitsu seria uma espécie de seguimento do Judo, mais focado no trabalho de chao e finalizações. 

O resultado atual é o de que o Jiu Jitsu Brasileiro é muito mais detalhado no trabalho de chão, ao ponto de vermos pretas de Judô cometendo erros técnicos INACEITÁVEIS. 

Me refiro à Ronda Rousey. Já havia reparado falha técnica de nao fechar os joelhos no tao badalado armlock dela.

Dia desses zapeando no youtube vi um armlock que ela deu na Miesha Tate, acho que na segunda luta entre as duas. PAVOROSO. Conseguiu cruzar os pés de maneira ERRADA! Erro de FAIXA BRANCA. Sempre, SEMPRE que for cruzar os pés em armlock (algo que pessoalmente nao faço), deve-se cruzar POR CIMA da perna que imobiliza a cabeça, NUNCA o contrário. 

Eu adoro Judo, mas o caminho de uma arte marcial quando a mesma passa a focar apenas no aspecto esportivo faz esse tipo de coisa, de perda do aspecto marcial e consequentes tecnicas pouco utilizadas (quantas lutas de Judô esportivo voces ja viram terminar com finalizacao pir chave de braço?).

Meu temor com o Jiu Jitsu é o mesmo. O tipo de jiu jitsu que aprendi lá atrás está desaparecendo, em questao de 50 anos muita coisa vai ser arte perdida.

Tergiversei. Me desculpem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, Valderazzi disse:

Eu sempre entendi o "Gracie Jiu Jitsu" como uma continuação da escola de Jigoro Kano, de quem o Conde Koma era discípulo. 

Dessa forma o Gracie Jiu Jitsu seria uma espécie de seguimento do Judo, mais focado no trabalho de chao e finalizações. 

O resultado atual é o de que o Jiu Jitsu Brasileiro é muito mais detalhado no trabalho de chão, ao ponto de vermos pretas de Judô cometendo erros técnicos INACEITÁVEIS. 

(....)

Eu adoro Judo, mas o caminho de uma arte marcial quando a mesma passa a focar apenas no aspecto esportivo faz esse tipo de coisa, de perda do aspecto marcial e consequentes tecnicas pouco utilizadas (quantas lutas de Judô esportivo voces ja viram terminar com finalizacao pir chave de braço?).

Meu temor com o Jiu Jitsu é o mesmo. O tipo de jiu jitsu que aprendi lá atrás está desaparecendo, em questao de 50 anos muita coisa vai ser arte perdida.

Tergiversei. Me desculpem.

É verdade. Compartilho dessa preocupação. O jiu-jitsu brasileiro está cada vez mais focado no desportivo, se treina para campeonato. Muita academia já nem treina auto defesa ou taparia. Tirarem os ataques na perna do judô foi um absurdo. Essas regras assim matam a arte marcial mesmo, e infelizmente é a tendência. Eu gosto da ideia de virar olímpico por popularizar, mas toda arte que virou olímpica perdeu muita sua essência de combate real.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, Gurkha disse:

Esta nao sabia. Nao admira que a posicao favorita de muitos seja ficar sentado no chao ou chamar para a aguarda ja no inicio. Um outra coisa feia que noto hoje em dia e' a relativa facilidade de quem esta em cima para pegar o cara debaixo (tentando um triangulo) e lhe dar um um bate-estaca ( a la Jackson vs Arona). Numa luta real, com chao duro e' quase morte certa.

Coisa feia mesmo, parece ate' piada. Uma boa ideia seria aumentar a pontuacao para uma queda bem dada (destas que o advsersario bate as costas no chao), mas se ate certas quedas tiram, a coisa cada vez mais vai virar apenas esporte de chao...

Nao admira que a referencia hoje para autodefesa seja Krav Maga e afins.

 

Isso é ridículo mano

Nego rela no outro e já senta no chão

Ridículo

Estão matando o Jiu Jitsu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Gurkha

DP

Editado por Gurkha
leaving

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Gurkha

DP

 

Editado por Gurkha
leaving

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 horas atrás, Gurkha disse:

Tenho uma longa entrevista de um Kodansha ( Judoka de alta graduacao) do Judo, que ja praticou Ju-Jitsu puro,  onde ele explica o porque desta confusao e clarifica estes pontos definitivamente de uma maneira muito inteligente e didatica e eu tambem gostaria de acrescentar algo mais. Pensei em colocar aqui ou postar como novo assunto. O que acham ?

Eu adoraria ler, Gurkha. Posta aí. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso