Eder Jofre55

Adaptação e futuro! ‘Jacaré’ abre o jogo sobre primeiros meses de treinos nos EUA

Recommended Posts

Adaptação e futuro! ‘Jacaré’ abre o jogo sobre primeiros meses de treinos nos EUA

Por Diego Ribas

Foram oito vitórias consecutivas, uma derrota controversa e mais dois triunfos até que Ronaldo ‘Jacaré’ sofresse um nocaute contundente. Em abril passado, o capixaba foi superado por Robert Whittaker e se distanciou do cinturão. Além disso, sofrendo com uma lesão, o brasileiro foi obrigado a realizar uma cirurgia no ombro que o mantém afastado dos treinos mais intensos até hoje. E, talvez por isso, o peso-médio (84 kg) decidiu fazer grandes mudanças em sua vida.

Após anos morando no Rio de Janeiro e treinando na academia X-Gym, Jacaré decidiu se mudar com a família para os EUA e, atualmente, está morando na Flórida há cerca de dois meses. Em fase final de recuperação da lesão, o atleta assegura estar se adaptando bem à nova vida e garante que a mudança pode ser definitiva. Ao mesmo tempo, o brasileiro já mira o seu retorno ao octógono e tem na cabeça os possíveis adversários.

“Acredito que eu posso pegar o [Yoel] Romero, o [Luke] Rockhold ou o [Chris] Weidman no meu retorno. São lutas que fazem sentido. Ou até mesmo  Whittaker, eu dei oportunidade a ele quando todos achavam que eu não deveria. Agora, acho que seria uma boa luta. Eu dei oportunidade a ele, então ele poderia me dar a chance agora”, afirmou.

Durante uma conversa por telefone com a reportagem da Ag. Fight, Jacaré falou sobre a sua a adaptação aos EUA, revelou quando e quem pretende enfrentar no retorno ao octógono e comentou sobre a atual situação da categoria dos médios. Confira a entrevista na íntegra a seguir.

Ag. Fight: Como está o seu período de treinamento nos EUA e a recuperação de sua lesão?

Jacaré: Ainda não tive oportunidade de aprender ainda, só fiz alguns movimentos. Já conheci alguns grandes wrestlers e já montei umas plataformas para, provavelmente, fazer meu próximo camp. Mas, eu ainda não estou podendo treinar. É muito triste, eu pensei que ia voltar rápido, mas o Dr. Rickson está me travando. Foi uma cirurgia bastante delicada, então ainda tenho alguns dias para poder voltar a treinar. No final do mês eu já vou poder voltar aos treinos.

Ag. Fight: E a sua adaptação nos EUA, como está?

Jacaré: Minha vida está boa, a família está se adaptando bem. Meus filhos estão gostando, minha esposa e está gostando e eu estou gostando muito de morar aqui. Está sendo bem legal essa experiência. Provavelmente em um futuro próximo pode se tornar definitivo.

Ag. Fight: Se isso se tornar definitivo, como você fará com a parte de treinamentos?

Jacaré: Estou sondando, mas é complicado você procurar um lugar para treinar sem poder fazer todos os movimentos. Mas tem uma academia muito legal aqui, a Fusion X-Cel, tem um treinador que é gente fina demais, e vários casca grossas. Tem all american de wrestling. Então, ali é um lugar legal para treinar.

Ag. Fight: Olhando para trás, você acha que esse é o momento certo ou você deveria ter se mudado antes?

Jacaré: Não, eu tive um tempo muito legal no Brasil. O tempo que eu passei na X-Gym foi muito bom. São pessoas boas, Josuel Distak é um excelente treinador de MMA, o Rogério Camões faz uma parte física muito legal. Mas eu quis mudar um pouco, minha esposa também queria, então resolvemos passar um tempo aqui nos EUA.

Ag. Fight: Falando especificamente de luta, te surpreendeu o Robert Whittaker vencer o Yoel Romero da forma que ele venceu?

Jacaré: Não, mas eu achei que o Romero ia colocar mais ele para baixo. O que acontece hoje em dia é que os atletas estão escolhendo muito as lutas. Por exemplo, se eu não tivesse dado a oportunidade do Whittaker lutar comigo, o que seria da divisão hoje em dia? Se eu não tivesse dado a oportunidade ao [Luke] Rockhold lá atrás, o que teria sido dele? Então, o que está faltando é galera lutar.

Ag Fight: E como você enxerga a sua categoria no momento? Apesar dessa escolha por parte dos atletas, O Georges St-Pierre está voltando, Luke Rockhold voltou, Robert Whittaker está em grande fase…

Jacaré: Acho que a categoria está legal, só está faltando os campeões lutarem mais vezes e aceitarem boas lutas. Acredito que eu posso pegar o Romero, o Rockhold ou o Weidman no meu retorno. São lutas que fazem sentido. Ou até mesmo o Whittaker, eu dei oportunidade a ele quando todos achavam que eu não deveria. Agora, acho que seria uma boa luta. Eu dei oportunidade a ele, então ele poderia me dar a chance agora.

Ag. Fight: Georges St-Pierre vs. Michael Bisping, independente de quem vencer, o campeão enfrentará os tops da divisão?

Jacaré: Eu acredito que se for o St-Pierre, acredito que ele defenda sim. Mas o Bisping eu não acho não. Ele é o campeão mas ainda não enfrentou um top da divisão dos médios. É lamentável… mas, tudo bem, também não estou em condições de falar muito (risos), estou vindo de uma derrota.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não entendi, passei o olho e nao achei a informação, ele tá treinando em uma academia (Fusion X-Cel?)  ou em algum time de maior renome?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que seria dos outros se o Jacaré não desse a oportunidade né? Rs... Como assim... Se ele não lutar ficar sem adversário e não ganha nada com isso... Espero que Jacaré volte bem e faça uma luta em um ritmo melhor do que a última... Claro que Whitaker estava bem mas Jacaré pode fazer melhor do que a aquela vez...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 horas atrás, Lucas Timbó disse:

Finalmente saiu daquela porcaria da X-Gym, Distak é fraco demais como head coach, só atrasou a vida do Jacaré.

Se você é um dos melhores tem que treinar com os melhores. Jacaré não é mais um menino, acho que ele está dando o último sprint da carreira pra tentar mais um title shot (sabe-se lá quando). Na minha opinião, realmente ele demorou pra sair da zona de conforto, mas eu vejo no Jacaré uma coisa que não se vê muito por aí, ele realmente é um cara que não escolhe adversários... Quando lutou pela segunda vez com Camozzi, não fazia sentido. Contra Whitakker ele poderia não ter lutado, poderia ter esperado pelo ts. Enfim, uma onda de coisas que aconteceram, até aquele garfo com o Romero tiraram a chance do Jaca por a mão no cinturão. Eu acho que ele vai virar um rei sem coroa como alguns aí.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
22 horas atrás, Lucas Timbó disse:

Finalmente saiu daquela porcaria da X-Gym, Distak é fraco demais como head coach, só atrasou a vida do Jacaré.

Deveria ter saído a 10 anos de lá, poderia ter evoluido muito mais e não teria esse papinho de não lutar com o AS. Por acaso eh o AS que paga as contas na casa do Jacaré? 

Não acho legal amigos lutarem, mas se for necessário pra realização de sonhos/conquistas, que lutem e depois o que ganhou pague uma Cerva de consolação pro outro e volte a amizade!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei a relação do Jacaré com o Lyoto, tanto de amizade, quanto de empresários, mas sinto uma colisão entre ambos dentro do 8.

Se o Lyoto voltar pras cabeças (top 5, e vai!), o caminho deles vão se cruzar, cedo ou tarde.

Apenas um pensamento aqui...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 03/10/2017 at 11:29 PM, afterforever disse:

O que seria dos outros se o Jacaré não desse a oportunidade né? Rs... Como assim... Se ele não lutar ficar sem adversário e não ganha nada com isso... Espero que Jacaré volte bem e faça uma luta em um ritmo melhor do que a última... Claro que Whitaker estava bem mas Jacaré pode fazer melhor do que a aquela vez...

Ele viajou legal mesmo nessa parada de ter dado oportunidade pros caras.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas no geral a entrevista foi boa. Ele foi humilde ao reconhecer q não pode reclamar muito do Bisping escolher lutas já que ele está vindo de derrota.

E fez bem em ir pros EUA e mudar os treinos. Às vezes é bom pro cara mudar de ares, morar num lugar novo e treinar com pessoas completamente novas. Pra alguns lutadores isso dá certo... mas existem também lutadores que não  se deram bem com isso, como o Cigano por exemplo... vai de cada um, mas na maioria dos casos isso é positivo.

Próxima luta dele podia ser com o Branch, que acabou de perder pro Rockhold, ou contra o perdedor de Anderson vs Gastelum. Depois de vencer uma ele vai estar em posição de desfiar o Weidman ou o Luke, que estão vindo de vitória. Outra opção é a revanche com o Romero, já que pra muitos aquele resultado foi controverso. Agora q os 2 estão em situação parecida (vindo de derrota), a luta faz sentido. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente entrevista, não concordo quando diz que não deveria ter se mudado antes, mas provavelmente é uma resposta diplomática. Vários foristas aqui com um pouco mais de técnica já alertavam que o jogo do Jaca andava meio manjado. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ter o DNA brasileiro é o primeiro passo.

Treinar no Brasil é o segundo passo.

Ir para os EUA é o terceiro e último passo, tanto pra treinar quanto pra morar.

E esse terceiro passo não pode demorar muito pra acontecer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A não ser que ele esteja pensando em se aposentar nos EUA e abrir uma academia por lá,  acho besteira essa mudança. Ele vai demorar umas 2 lutas até se adaptar ao novo treinamento.

Pode ser tarde... agora se a idéia é ir montando um time lá é excelente. Pois ganharia bem mais que aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Viu que precisa evoluir, principalmente em pé onde luta muito plantado e de forma previsível, vamos ver como vai de apresentar na próxima 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora