Entre para seguir isso  
VITORFLAPB

MMA É BANIDO NA FRANÇA

Recommended Posts

É isso mesmo, Barbas. Os portugueses levam tudo ao pé da letra, não entendem ironia, figuras de linguagem e conversa por subentendido.

Eu chutaria que a linguagem viva e mais sagaz do português do Brasil remonta ao período da escravidão. Os escravos tinham que se fazer entender sem ter a liberdade para falar. Tinham que dar o recado com meias palavras (o famoso "para bom entendedor, pingo é letra"). Além disso, tinham que se esforçar para entender as ordens, sob o risco da chibata.

Conheço várias histórias desse problema da literalidade do português de Portugal.

O meu irmão, por exemplo, esteve em Portugal e foi num restaurante. Gostou da comida e perguntou "amanhã é domingo, vocês vão fechar?". O garçom respondeu "não". Meu irmão passou lá e tava fechado. Um ou dois dias depois eles voltou e perguntou "passei aqui no domingo e estava fechado, você disse que ia abrir". Aí o garçom disse "não fechamos, pois continuamos abertos. Não estamos abertos hoje?".

Resumindo. O garçom entendeu a palavra "fechar" como sendo "encerrar as atividades, fechar pra sempre".

Mas essa é uma pergunta que não faria sentido pra gente. Pense você indo em um restaurante aqui e falando "amanhã vocês vão encerrar as atividades, fechar de vez o restaurante?". O garçom no mínimo ia falar "como é que é?", jamais ele responderia com naturalidade "não, as atividades continuam (embora o restaurante não vá abrir amanhã)". Se um cara faz essa pergunta o garçom vai tentar entender o que ele quer dizer, e não dar uma resposta a uma pergunta que ele considera sem sentido.

Conheço várias outras histórias. Por exemplo "onde passa o metrô aqui?" e o português apontar para baixo (com meu irmão também).

A melhor que eu conheço foi de uma amiga (essa sim pra mim uma burrice). Ela foi na pizzaria em Portugal e perguntou "vocês fazem a pizza metade calabresa e metade margherita?". O garçom foi lá dentro e voltou dizendo "não podemos fazer. O que nós faríamos com as outras duas metades?". Kkkk

Por essas e por outras é que consideramos os portugueses meio burros. Se você acrescentar outras bizarrices históricas, como o tratado panos e vinhos, aí você tem certeza.

Recapitulando:

O Tratado de Methuen, também conhecido com "Tratado dos Panos e Vinhos", foi um acordo comercial celebrado entre Inglaterra e Portugal no ano de 1703, que, no seu aspecto econômico, estabelecia que a Inglaterra teria o monopólio dos tecidos importados por Portugal, que, em contrapartida, teria o monopólio da importação de vinho pelos britânicos, e no seu aspecto militar, estabelecia uma aliança ofensiva e defensiva entre as duas potências.

(...)

Ao longo do tempo, a vigência desse acordo impeliu grande parte dos produtores agrícolas de Portugal a utilizarem suas terras cultiváveis para a produção de vinho. Afinal de contas, a disponibilidade do mercado inglês imposta pelo tratado garantia lucro aos produtores. No entanto, essa mesma prática impedia que a economia portuguesa se voltasse para o desenvolvimento de outras atividades que pudessem dinamizar a sua economia.

Além disso, os portugueses compravam muito mais tecidos do que vendiam vinhos aos britânicos. Desse modo, os portugueses tinham repetidos déficits comerciais. No contexto do século XVIII, esse déficit era suprido pelo envio de ouro e de pedras preciosas que eram extraídas no Brasil. Com isso, a riqueza colonial brasileira mascarava a deficiência econômica de sua metrópole.

Ou seja cabrió,os personagens do Chávez foram copiados dos portugueses rsssss

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual dos 2 n entende ironia?Os ingleses tem fama de rabugentos mas são irônicos bagaraiFamoso humor britânico

O que já ouvi é o americano achar que o inglês é burro.

O motivo não sei. Nem sei se é verdade.

Se alguém aqui morar nos EUA pode esclarecer.

Abs,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porque fazem piadas de "Português burro"?

Ok eu confesso!

A gente tem inveja de vcs pq a marinha de vcs é mto foda!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah já estou a perceber o vosso problema com Portugal.

Mas quando vocês dizem que Portugal explorou indevidamente o Brasil sabem do certeza que nessa altura o Brasil era uma colónia?

E que os "Brasileiros" daqueles tempos não eram os mesmos que vocês sendo que o mais certo é as vossas raízes estarem em 3 ou 4 continentes.

Mais, sabem também que esses velhas desculpas que a culpa é dos portugueses é treta. Não te os nada a ver com a confusão que aí vai.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nós próprios rimo-nos disso. Eu podia pôr aqui poucos vídeos sobre vocês (não há espaço e estão em inglês) mas quero dizer que vejo muita raiva interiorizada em vocês. Talvez porque vos dizem as coisas e vocês nao estão aptos culturalmente para investigarem o vosso\nosso ( ano 1500 descoberta da terra das tribos que habitavam onde hoje se chama Brasil) passado de uma forma neutra.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui que é o tópico de piadas de português?

Jkkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nós próprios rimo-nos disso. Eu podia pôr aqui poucos vídeos sobre vocês (não há espaço e estão em inglês) mas quero dizer que vejo muita raiva interiorizada em vocês. Talvez porque vos dizem as coisas e vocês nao estão aptos culturalmente para investigarem o vosso\nosso ( ano 1500 descoberta da terra das tribos que habitavam onde hoje se chama Brasil) passado de uma forma neutra.

Eu tenho raiva pq nosso país é um lixo graças a vcs que mandaram todo o esgoto pra cá!

Poderíamos ter sido colonizados por espanhóis ou britânicos, mas não, tinham que ser os portugueses.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho raiva pq nosso país é um lixo graças a vcs que mandaram todo o esgoto pra cá!

Poderíamos ter sido colonizados por espanhóis ou britânicos, mas não, tinham que ser os portugueses.

Que comentário lixo.

Foi linda a colonização espanhola aqui na América do Sul. Um dos maiores genocídios da história.

Colônia de exploração x colônia de povoamento.

As colonizações britânicas na África também trouxeram um resultado fascinante. Estude um pouco.

Deve achar que o Brasil foi "descoberto" pelo Cabral...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho raiva pq nosso país é um lixo graças a vcs que mandaram todo o esgoto pra cá!Poderíamos ter sido colonizados por espanhóis ou britânicos, mas não, tinham que ser os portugueses.

Esgoto? Mas a que esgoto se referem e em que anos?

Vou fazer um comentário rápido e superficial, já que a maioria não gosta de posts longos.

Espero, explicando isso, que ninguém venha escrever post de 100 linhas depois achando que tá dando aula de história no burrão aqui.

1. Ficamos independentes em 1822. Não é justo, em 2016, ainda culpar EXCLUSIVAMENTE os portugueses por nosso subdesenvolvimento.

2. Por outro lado, foram mais de 300 anos de exploração. Achar que Portugal não nos prejudicou e que tudo é culpa nossa, também me parece bastante errado, Masato. E é essa postura que vc está tomando, como se os portugueses tivessem um direito legítimo de nos explorar porque éramos colônia, com o que não concordo. Vocês (seus antepassados) também contribuíram muito para nossos problemas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que comentário lixo.Foi linda a colonização espanhola aqui na América do Sul. Um dos maiores genocídios da história. Colônia de exploração x colônia de povoamento.As colonizações britânicas na África também trouxeram um resultado fascinante. Estude um pouco.Deve achar que o Brasil foi "descoberto" pelo Cabral...

O fato de a colonização espanhola não ter sido boa, não faz com que a portuguesa tenha sido.

Observe, por exemplo, a tentativa de colonização holandesa em Pernambuco.

Já fui pra lá algumas vezes e não senti orgulho ou saudade nenhuma dos portugueses por parte dos pernambucanos.

Já um baita respeito dos pernambucanos por Maurício de Nassau e o que tentou fazer em pouco tempo.

Claro, os pernambucanos do pvt podem falar muito melhor do que eu.

Mas em síntese: ainda que não tenha sido sua intenção, seu comentário parece absolver os portugueses ("ah, todas as colonizações foram um lixo").

E o estudo, bem como a minha experiência de vida, mostram que não é bem assim. Portugal mandou mal sim, não merece nossa defesa, na minha opinião.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, não estou eximindo os portugueses de "culpa". Só refutei a ideia exposta que se "espanhóis ou ingleses tivessem colonizados, nosso país seria melhor".

E sobre mandarem o "esgoto" pra cá, foram enviados para os EUA somente aqueles que eram considersdos a escória da população.

Não conheço bem a colonização holandesa em Pernambuco, mas creio que eles não tinham a condição de Império que Portugal tinha sob o Brasil. Em suma: ninguém fez caridade;todos tinham um objetivo "egoista".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho raiva pq nosso país é um lixo graças a vcs que mandaram todo o esgoto pra cá!

Poderíamos ter sido colonizados por espanhóis ou britânicos, mas não, tinham que ser os portugueses.

Isso dai foi foda msm

Mas eu nem ligo mto pra isso

É que portugal é o cú da Europa msm

Burros bagarai!

É um milagre que a seleção natural não acabou com eles!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Brasil começou a realmente desandar a partir do momento em que virou República.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso