FredLopes

Gadelha: "Brasileiros treinam errado."

Recommended Posts

Agora nos EUA, Gadelha afirma que brasileiros treinam da maneira errada

Lutadora revela que se preparou mais de quatro meses para o confronto contra Jedrzejczyk, e que isso atrapalhou seu gás: "Treinei 17 semanas, um absurdo"

Depois de perder pela segunda vez para Joanna Jedrzejczyk, em julho deste ano, na disputa de cinturão peso-palha feminino (até 52kg) do UFC, Cláudia Gadelha identificou que seu problema era questão de gás. A brasileira cansou nos rounds finais da luta, e tomou uma decisão importante: saiu da Nova União e agora treina nos Estados Unidos, na equipe do treinador Greg Jackson, buscando evoluir nesse aspecto. Em entrevista concedida via Skype nesta terça-feira, em um "Media Day" organizado pelo Ultimate, no Rio de Janeiro, a lutadora falou sobre a mudança.

- Estava na hora de ter um camp mais relax, conseguir descansar mais, focar mais na parte técnica. No Brasil a gente treina muito, procura muito evolução, mas da maneira errada, porque acabamos treinando demais. Não é nem por falta de informação. É que o brasileiro é tão sofrido que quer muito, e treina demais. Mas às vezes isso não é a coisa certa. Aqui a diferença é essa. Eles sabem periodizar o treinamento melhor, descansam mais. Estou sentindo a diferença nessa parte - avaliou.

Gadelha acredita que houve um problema de "overtraining" na preparação para a luta contra Joanna. A lutadora conta que começou a se preparar a 17 semanas do combate, e acabou, em suas palavras, passando do ponto. Isso, segundo ela, afetou seu desempenho.

- Nunca senti, em nenhum treino, o que eu senti naquela luta. Meu braços pesaram, não consegui mais lutar. Revendo o que aconteceu, eu exagerei com a vontade para vencer. Fiz 17 semanas de camp, é um absurdo. Eu me senti uma mulher maravilha, a mais treinada do mundo para essa luta. Mas, às vezes, treinar demais não é o certo. É isso que eu estou aprendendo, conhecendo outras equipes, outras mentalidades. O preparo físico foi o meu problema porque eu passei do ponto. Cheguei ao ponto em que deveria estar bem antes da luta e, ali na hora, meu corpo não estava mais aguentando - afirma.

Na JacksonWink, onde treina agora, além da melhor organização em treinamentos, segundo a atleta, Gadelha ganha vantagem por se tratar de um local de altitude (aproximadamente 1.619 metros acima do nível do mar), o que ajuda na preparação cardiovascular, que é seu foco no momento.

Mas, ainda que tenha se achado em solo americano, a brasileira não descarta um futuro retorno à Nova União. Isso porque ainda mantém relação forte com o treinador Jair Lourenço. Se depender da vontade da lutadora, inclusive, seu mestre vai compor o córner para a luta contra Cortney Casey, no UFC São Paulo, dia 19 de novembro.

- Acho que ainda existe vínculo com a Nova União por causa dessa parceria com o Jair. É um cara que eu quero do meu lado para o resto da vida. Saí da Nova União, mas a Nova União não sai de mim. Continuo respeitando a equipe. [...] Estou tentando trazê-lo aqui para ver meus treinos, porque, para estar no meu córner, ele precisa ver meu treinamento. Ele está sem tempo, ainda estamos vendo isso, mas quero ter ele, sim.

A relação com Dedé Pederneiras, que comanda a Nova União no Rio de Janeiro, por outro lado, não é bem assim. De acordo com ela, o vínculo entre os dois é estritamente profissional.

- A minha relação com o Dedé sempre foi muito profissional. A gente nunca foi muito amigo, muito parceiro. E continua do mesmo jeito. Se tiver que tratar alguma coisa profissional, eu vou ligar para ele ou ele vai me ligar. Não aconteceu nada demais. Eu precisava buscar evolução e a evolução está aqui. O Brasil fica para trás em algumas coisas, principalmente no esporte. Como quero melhorar, tive que vir para cá. Mas minha relação com o Dedé continua a mesma, 100% profissional.

http://sportv.globo.com/site/combate/noticia/2016/10/agora-nos-eua-gadelha-afirma-que-brasileiros-treinam-da-maneira-errada.html

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante. Dá debate. Agora acho complicado a Claudinha manter um gás decente por mais de 3 rounds com o estilo de luta Grapler que ela tem e a densa massa muscular.

Porém, ao menos fisicamente, ela parece ser bem disciplinada.

Editado por cisao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos ver o gás dela na próxima luta. Já vimos isso antes, o cara sai da academia pra "evoluir" e mostra a mesma coisa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hmm.

Olha, antes de julgar, antes de qualquer um julgar, acho que todo atleta tem direito de procurar aquilo que ele julga

funcionar melhor para ele. Eu acho que lá nos Estados Unidos existe uma vantagem sim, mas em relação a estrutura,

eu acho que o Brasil ainda é um exportador de material humano, acho que os treinos técnicos e os profissionais que

se encontra aqui ainda estão entre os melhores do mundo.

A sorte dela é que o Brasil exportou grandes profissionais, grandes treinadores então eu nem acho que no novo camp

ela vá ter alguma deficiência nessa area.

Estou ansioso para ver o resultado, independente da critica que vocês tenham do Greg Jackson uma coisa é fato; ele entende

do que faz e sabe extrair do lutador o necessário para se ganhar a luta (mesmo que exija dele uma performance que não agrade

os fans)

Boa sorte a Claudinha e que nunca feche a porta com a Nova União, grande time.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só li ótimas declarações. Consciente e profissional.

Tomara q mostre evolução e vença.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só li ótimas declarações. Consciente e profissional.

Tomara q mostre evolução e vença.

Problema é quando nao mostra a tal evolução e perde logo em seguida... Lembro do Cigano quando saiu do Dória e foi pra Nova União e não mostrou nenhuma evolução no jogo dele. Belfort já trocou de tantas academias que nem me arrisco a falar em qual está agora, e continua sem gás. Erick Silva saiu da XGYM e foi treinar com o Rafael Cordeiro e não mostrou diferença alguma...

Então, vamos ver, mas acho certo respirar novos ares.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Problema é quando nao mostra a tal evolução e perde logo em seguida... Lembro do Cigano quando saiu do Dória e foi pra Nova União e não mostrou nenhuma evolução no jogo dele. Belfort já trocou de tantas academias que nem me arrisco a falar em qual está agora, e continua sem gás. Erick Silva saiu da XGYM e foi treinar com o Rafael Cordeiro e não mostrou diferença alguma...

Então, vamos ver, mas acho certo respirar novos ares.

Mas tem outro problema que é ver o calcanhar de Aquiles de cada um...As vezes esperamos que o atleta mude da água pro vinho em pouco tempo. E buscamos correções justamente nos pontos mais fracos dos lutadores. Se o atleta tem deficiência no gás, não vai ser uma mudança de academia que vai milagrosamente (ou da noite pro dia) corrigir isso. Por isso um Erik Silva da vida não vai evoluir seu gás assim. Se for uma falha técnica, também demora pra corrigir. Cigano tem um ótimo boxe, uma ótima defesa de quedas, um puta queixo e só! As falhas técnicas defensivas ainda estão lá...É uma característica dele, é como ele aprendeu a lutar. Pode mudar sim, mas exige MUITA força de vontade do próprio atleta, uma equipe top e alguém com uma boa experiência pra guiar ele ao caminho certo...

O Werdum por exemplo. Era somente um grappler com bom queixo e gás. Hoje ele é um lutador completo! Mas essa evolução não foi da noite pro dia, foi uma evolução gradativa e bem trabalhada...

As vezes criticamos os caras, mas também tem que dar um tempo porque essas correções não são simples...Alguns casos talvez nem tenha jeito mesmo (coração do Belfort por exemplo).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém pode me explicar o por que do over tranning dar só na luta?

Como que se treina pesado por 17 semanas e só na luta que se observa o tal do over tranning?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém pode me explicar o por que do over tranning dar só na luta?

Como que se treina pesado por 17 semanas e só na luta que se observa o tal do over tranning?

Você gosta de pergunta difícil, né? laugh.gif

Essa aí nem o Pezão responde!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante feedback sobre o treino, a luta e a carreira... a Claudinha é bastante profissional... deu pra perceber durante a luta a falta de gás e as consequencias do overtraining... se tivesse no gás venceria a polonesa... deu knockdown e tudo... como tudo na vida se há exagero não da certo... não funciona... ta certa a moça...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém pode me explicar o por que do over tranning dar só na luta?

Como que se treina pesado por 17 semanas e só na luta que se observa o tal do over tranning?

É.. bem colocado. Mas 17 semanas de camping? Pelo amor.. se ela fez isso mesmo, é loucura total. Total. Não tem corpo que aguente.

Mas como você colocou, só foi sentir isso na luta? Lembro-me da luta Cigano vs Velasquez 2 (a trilogia tá no meu top de maiores lutas e mais esperadas que já vi) onde Cigano tomou o que tomou e disse que foi over.. Eu, acreditei. Dai veio aquele papo de treinar menos, mas mais inteligente e tal..

Porém, vimos um repeteco da segunda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ta pondo a bunda na janela a toa. Se perde a próxima vai ficar feio. Nestas horas uma declaração mais politicamente correta é mais indicado rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora