badock

Cercado por brasileiros, Rothwell quer bater Cigano

Recommended Posts

Cercado por brasileiros, Rothwell quer bater Cigano para ver UFC em Curitiba

Treinador de jiu-jítsu do atleta, Luiz Claudio revela que americano arranha algumas expressões em português, é fã de Rickson Gracie e, se vencer, quer disputar o título

Adversário de Junior Cigano neste domingo, no UFC Croácia, Ben Rothwell também tem seus laços com o Brasil. Já são quatro anos tendo seu jiu-jítsu afiado pelo faixa-preta de Rickson Gracie, Luiz Claudio, em uma relação que hoje já é de amizade. Além do treinador, o preparador físico do americano, Nelson Machado, também é brasileiro, assim como Gilmar Ferreira, aluno de Luiz, que também ajuda o peso-pesado na arte suave na academia LCCT. E o trabalho no tatame parece que tem surtido efeito. Nos últimos dois compromissos, duas vitórias por finalização, que fizeram o atleta alcançar uma sequência de quatro resultados positivos consecutivos (nocauteou Brandon Vera e Alistair Overeem antes). Com uma guilhotina justa, que Luiz Claudio batizou de "gogó choke", ele superou Matt Mitrione, e, mais recentemente, Josh Barnett, que nunca havia sido finalizado.

nelson_rothwell_e_luiz.jpg

Nelson Machado, Ben Rothwell e Luiz Claudio UFC MMA (Foto: Arquivo Pessoal)

Diante de Cigano, Rothwell pode engatar o quinto triunfo seguido e, caso se concretize, pretende ir para Curitiba assistir ao UFC 198, dia 14 de maio, que terá Fabricio Werdum defendendo o cinturão até 120kg contra Stipe Miocic.

- Ele se amarra no Brasil, na galera, o Rickson Gracie liga para a gente antes das lutas, ele fala com o Rickson, é seu fã número 1. O Rickson liga para ele, dá conselhos, é muito maneiro. Ele é amarradão no Brasil. Fala que quer ganhar do Cigano porque quer ir para Curitiba em maio e gosta muito do Brasil. É muito maneiro - afirmou Luiz, em entrevista ao Combate.com.

Miocic, inclusive, está engasgado na equipe de Rothwell. Na opinião de Luiz Claudio, o americano de origem croata não deveria ter a chance de disputar o cinturão contra Werdum. O lutador enfrentaria seu pupilo em outubro do ano passado, na Irlanda, mas se machucou e foi retirado do card. Ben seguiu querendo enfrentá-lo, mas a organização acabou marcando Miocic contra Andrei Arlovski.

- Sabemos que não era para o Stipe lutar com o Werdum. Ele se machucou (antes de enfrentar o Rothwell), não lutou. O Ben estava na Irlanda, e o Stipe quis lutar com o Arlovski ao invés do Ben. Agora o UFC está dando a chance para o Stipe. Não acho certo - explicou.

Luiz Claudio também contou que Rothwell fala algumas coisas em português, exaltou a evolução do americano no jiu-jítsu após quatro anos de trabalho e disse que pupilo tem seu chão subestimado pelo público.

ufc_press_conference0044.jpg

Junior Cigano e Ben Rothwell se enfrentam neste domingo na luta principal do UFC Croácia (Foto: Jason Silva)

Confira a entrevista em tópicos:

INÍCIO DO TRABALHO COM ROTHWELL

Comecei a trabalhar com ele há uns quatro anos, quando meu irmão, Thiago Veiga, abriu uma academia com ele e começamos a fazer um trabalho de chão. Passou um tempo, meu irmão se mudou para a Califórnia, e eu continuei a fazer o trabalho com ele. Meu irmão dava aula na academia do Duke Roufus, com o Anthony Pettis, a galera toda. Fui lá e dei seminário, e o Anthony começou a ir na academia em Chicago, mas como era muito longe de Milwaukee, ficou complicado. Acabou que o Thiago parou de dar aula lá, e o Duke apresentou a gente ao Ben. Abrimos uma academia nova, a Rothwell MMA, e começou o trabalho com ele. Se não me engano, ele não era nem ranqueado naquela época.

EVOLUÇÃO NO CHÃO

O chão dele mudou muito de lá pra cá. Ele tinha aquele chão que todo lutador de MMA tem. Se caísse no chão tinha que levantar. O chão dele não era bom, era um chão que realmente precisava de muito ajuste, de coisas básicas. Era um chão de cara de MMA que sabe sobreviver, mas precisava de trabalho. O pessoal vê só o gogó, mas o chão dele sem pano melhorou muito. É um cara complicado de treinar, porque não deixa você se mexer, é muito pesado e sabe usar o peso, então mudou demais. Obviamente, por ele ser um cara grande, falam que é claro que ele é dureza por cima, mas ele por baixo, fechando a guarda, é uma complicação que não tem noção. Não dá para acreditar que ele consegue atacar. O jogo dele para o MMA é muito forte, muito ofensivo. Melhorou muito. Treinar com ele hoje é complicado sem pano. Ele é muito forte, tem muita pressão e é muito ofensivo. Ataca o tempo inteiro. Claro que de pano ele quase não treina, ainda mais agora com três camps seguidos, então não está treinando de pano. Sem pano, lutando MMA, dá um trabalho.

PUPILO FAIXA-ROXA

Ele é faixa-roxa de pano, mas sou aquele professor que não me interessa se ele está vencendo todo mundo dentro do cage, não interessa que está ganhando todo mundo no chão. Ele de pano é faixa-roxa. Para ir para a marrom vai ter que testar. Não vou me promover, igual vejo um monte de faixa-preta dando faixa-preta para os caras para se promoverem. Não vou usar o nome do meu mestre Rickson Gracie para me promover. Podia até dar, já que ele está pegando todo mundo, mas não vou fazer isso.

PREPARAÇÃO PARA ENFRENTAR CIGANO

O Cigano falou uma coisa que achei legal. Disse que já tinha pedido para lutar, mas parece que ninguém no UFC queria lutar com ele. Ele disse que escreveu que ninguém queria, e o Rothwell, que lutou uma semana depois, sem descanso, aceitou a luta. Estamos no terceiro camp. Estamos só mantendo, não trocamos nada, mantemos o mesmo padrão e, obviamente, controlando muito com o professor Nelson Machado, nosso preparador físico oficial. A coisa principal é não entrar em overtraining para ele não se machucar. Topamos, treinamos a mesma coisa, demos uma segurada, mas está muito preparado e vai ser um duelo bonito de ver

TERCEIRA FINALIZAÇÃO SEGUIDA?

O Ben, antes mesmo de começar a treinar com a gente, sempre foi complicado de lutar no alto. Todo mundo sabe que, se deixar ele bater, já era. Vou te falar, ele tem queixo duro e é guerreiro. Já o vimos fazer algumas guerras. Ele é um cara complicado. Com o chão apurado, se for para o chão ele vai pegar, tenho certeza. Uma coisa que era nosso maior medo é que ele nunca teve um gás forte. Hoje em dia melhorou muito com essa preparação física do Nelsinho porque ele faz coisas que ele nunca fez. Até porque o Cigano é um cara que luta cinco rounds, tem gás bom, então tem que estar preparado.

POR QUE ACEITAR ENFRENTAR CIGANO, QUE VEM DE DERROTA PARA OVEREEM?

Ele me ligou antes de aceitar a luta. Sabemos que não era parao Stipe lutar com o Werdum. Ele se machucou (antes de enfrentar o Rothwell), não lutou. O Ben estava na Irlanda, e o Stipe quis lutar com o Arlovski ao invés do Ben. Agora o UFC está dando a chance para o Stipe. Não acho certo. Mas era pegar o Cigano ou esperar nove meses. Chegamos em um consenso de que era melhor pegar a luta. Ele queria lutar com o Cigano há muito tempo e queria qualquer um que o fizesse chegar ao título. Já ganhou do Overeem e do Barnett e não deram a chance. Ele disse que, se ganhar o Cigano, não tem como falar que não. É torcer, porque ele vem de quatro vitórias, algo difícil no peso-pesado, então seria muito legal.

JIU-JÍTSU DO CIGANO

Vi muitos vídeos do Cigano mas, na maioria das lutas, não tem muita coisa para a gente ver no chão. Ouvi falar que ele é faixa-preta, mas não tive a oportunidade de vê-lo lutar com pano ou sem pano. Quando ele luta, ele tenta ficar em pé, não quer ir para o chão. Não posso avaliar o jogo dele. Sei que ele deu queda no Stipe, mas não deu para avaliar se é bom por baixo ou por cima. Estamos preparados para qualquer coisa que ele possa trazer para o Ben. Estamos nos preparando da mesma forma que foi contra o Barnett. Treinando para chave de perna, guilhotina, o que vier.

CIGANO DISSE QUE CHÃO DE ROTHWELL NÃO É TÉCNICO, MAS FUNCIONA

Eu não concordo, porque o Cigano só viu o gogó. Não tem como avaliar a parte técnica do Ben porque ele nunca rolou com o Ben. Seria legal ver ele rolar com o Ben para ver o que aconteceria. O Ben é um cara grande, muito forte, mas acho que tem muito mais técnica do que as pessoas acreditam. Acho que, mesmo ganhando quatro vezes seguidas, algumas pessoas ainda duvidam dele. Você ter sorte uma vez é uma coisa, mas ter sorte quatro vezes é complicado. Ele sempre entra de azarão, e eu gosto disso. Tira a pressão de cima dele e deixa com sangue nos olhos para mostrar para o mundo quem ele é.

rothwell_nelson_e_luiz.jpg

Ben Rothwell, Nelson Machado, Luiz Claudio e Gilmar Ferreira (Foto: Arquivo Pessoal)

DECLARAÇÃO DE ROTHWELL DIZENDO QUE PODE FINALIZAR WERDUM

Acho que muita gente subestima o Ben. O Josh Barnett é tão duro quanto o Werdum no chão. Sempre falo isso e as pessoas não entendem. O Werdum é faixa-preta de jiu-jítsu, casca-grossa, sabemos disso, já ganhou várias coisas, mas MMA é outra história. Não é jiu-jítsu de pano. O Ben acredita que, se cair nas posições que ele faz bem, vai finalizar. Eu também acredito. Sem subestimar o Werdum, que é um cara duríssimo no chão, mas é muito importante, muito legal do Ben poder hoje sentir essa confiança, que ele não tinha antes. Muita gente não viu o que ele pode fazer se cair na guarda dele.

ADMIRAÇÃO DE ROTHWELL PELO BRASIL

O Ben é de Kenosha, uma cidade pequena em Wisconsin, então ele lutava e depois ia para a casa dele se esconder por dois meses e não aparecia. Ia para a caverna, tipo um urso branco. Sacaneio muito ele com isso. Depois que conheceu os brasileiros a vida dele mudou. Falo que ele era um bicho do mato, só ia comer para cacete, hibernava e sumia. Mas ele mudou muito. Era um cara mais fechadão, ficava nervoso, e hoje em dia é outra história. Ele fala até algumas coisas em português, já sacaneia a gente. Tem meu faixa-preta, Gilmar Ferreira, que dá aula para ele, tem o Nelsinho e eu. Então os brasileiros tomaram conta. Ele se amarra no Brasil, na galera. O Rickson liga pra gente antes de ele lutar, ele fala com o Rickson, é fã número 1 dele. O Rickson dá conselhos, é muito maneiro. Ele é amarradão no Brasil. Fala que quer ganhar do Cigano porque quer ir para Curitiba em maio e gosta muito do Brasil.

ROTHWELL FALANDO PORTUGUÊS

Ele só veio para o Brasil quando lutou em São Paulo e perdeu para o Napão. Não pude vir junto, mas ele ficou amarradão. Meus alunos encontraram com ele, são fãs. Ele hoje em dia o Ben é um cara maneiraço com todo mundo, muito mais aberto, fala mais, brinca. Em português ele fala "Tá com a macaca" e fala palavrão pra c... O "tá com a macaca" é quando eu e Nelsinho estamos conversando e começamos a falar rápido, aí ele fala isso. Acha que a gente está brigando (risos). Ele também fala "tá comigo ou não tá comigo?" às vezes.

UFC Croácia

10 de abril de 2016, em Zagreb (CRO)

CARD PRINCIPAL (a partir de 15h de Brasília):

Peso-pesado: Ben Rothwell x Junior Cigano

Peso-pesado: Derrick Lewis x Gabriel Napão

Peso-pesado: Francis Ngannou x Curtis Blaydes

Peso-pesado: Timothy Johnson x Martin Tybura

Peso-meio-pesado: Igor Pokrajac x Jan Blachowicz

Peso-palha: Maryna Moroz x Cristina Stanciu

CARD PRELIMINAR (a partir de 11h30m de Brasília):

Peso-meio-médio: Nicolas Dalby x Zak Cummings

Peso-leve: Mairbek Taisumov x Damir Hadzovic

Peso-galo: Ian Entwistle x Alejandro Pérez

Peso-galo: Filip Pejic x Damian Stasiak

Peso-pena: Robert Whiteford x Lucas Mineiro

Peso-pesado: Jared Cannonier x Cyril Asker

Peso-meio-médio: Alessio Di Chirico x Bojan Velickovic

Fonte: Clique aqui

Editado por badock

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Explicado a evolução treinando há quatro anos com um dos poucos pretas do rickson e ainda tendo conselhos do homi não tem como não evoluir

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Apesar da última apresentação, ainda aposto no Cigano.

Mas se o Big Ben vencer, não vou me surpreender e acho que daria uma boa luta contra o Werdum.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quem diria.. Cigano vs Big Ben em uma luta com resultado imprevisível..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quem diria.. Cigano vs Big Ben em uma luta com resultado imprevisível..

E mais....com o Big Ben a um passo do TS!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei se é só torcida, mas acho que o Cigano passa o carro.

Ele vem lutando muito pouco, sempre recuperando de lesão e sem ritmo... mas dessa vez não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre gostei do Ben, conheci na época da IFL...raçudo, vai pra sair na porrada mesmo! E vendo o cartel dele, começou a sair na mão novinho e lutava direto, tem luta pra caralho...porra, o cara lutou com Carlão Barreto...acho que fez umas 10 lutas em 2002...

Maneiro acompanhar sua evolução em todos esses anos...

Editado por Axiotis

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o Cigano vence, mas como disse o colega, se falassem alguns anos atras que em 2016 Cigano vs Rothwell seria uma luta sem favoritos, iam pensar que somos loucos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre gostei do Ben, conheci na época da IFL...raçudo, vai pra sair na porrada mesmo! E vendo o cartel dele, começou a sair na mão novinho e lutava direto, tem luta pra caralho...porra, o cara lutou com Carlão Barreto...acho que fez umas 10 lutas em 2002...

Maneiro acompanhar sua evolução em todos esses anos...

Acompanho ele desde está época passava na HBO acho... Gostava muito do formato do evento, podiam bolar algo parecido

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Chegou a hora de espantar a má fase e voltar a ter vitórias em sequência ,vencendo bem essa e mais uma ou duas no máximo tem que dar a chance para o Cigano ,mesmo que o campeão seja o Cain !

Porém como regras claras e coerência nunca foram o forte do UFC não duvido que coloquem outros na frente do brasileiro ,caso seja o mexicano o campeão , o importante é entrar focado que o adversário é duro e está evoluindo e surpreendendo como aconteceu na ultima luta ,promessa de um ótimo combate!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou de Rothwell, Cigano infelizmente tá no piloto automático tem tempo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qualquer um vencendo tá bom. E incrível a evolução do Big Ben, Napão venceu com facilidade

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora