Fabri

Ruas e Eugênio dão suas versões do dia em que Rickson desafiou a LL

Recommended Posts

Mano, você não tá querendo entender...

A Luta Livre não tinha praticamente nenhum campeonato naquela época. O Jiu-Jitsu dominava o cenário, tanto de forma competitiva, quanto nas ruas. Então, alguns nomes, no meio dessa predominância, começaram a, corajosamente, tentar diminuir o império do Jiu-Jitsu.

Hugo Duarte foi um dos principais (se não o principal) nome que surgiu no cenário. Lutar (ou brigar) duas vezes com o "bicho papão da época, mesmo que apanhando, era tarefa pra poucos. Era necessário coragem pra isso, pois você não estava brigando com um, e sim com uma legião de seguidores, as ruas do Rio de Janeiro eram dominadas pela arte suave, isso não era pra qualquer um.

Cara, você tem que entender que as coisas antigamente não eram como hoje... "Ah, fulano nunca lutou no UFC, então ele não é ninguém!". Os maiores nomes do passado representavam na CORAGEM. Nomes como Rickson Gracie, Marcelo Behring, Fred Bomba, Fernando Pinduka, o próprio Marco Ruas...quais grandes títulos eles tinham??

E você diz que o Hugo se tornou General depois, merecidamente. Diga-me, o que ele fez DEPOIS, pra que possa ter feito jus a tal posição??

O cara era um líder, e ponto...

Líder nenhum. Era mais um aluno do Brunocila. Um aluno casca mas um aluno!

O que ele fez depois foi justamente liderar a invasão da acadêmia Gracie e depois fazer carreira no VT, vencendo torneio e etc. no meio dos anos 90. Já expliquei isso diversos vezes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Insinuarem que o Ruas abriu para o Rickson também não é correto. Se tivesse corrido, não teria ido lá treinar no dia, já que tinha sido avisado antes. Quando soube que o bagulho não era com ele, simplesmente ficou na dele. E está certíssimo. Comprar briga dos outros, por quê?

Exato! Por isso que a história do Ruas faz muito mais sentido! Ele foi lá achando que seria desafiado! Não foi. Ficou na dele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Líder nenhum. Era mais um aluno do Brunocila. Um aluno casca mas um aluno!

O que ele fez depois foi justamente liderar a invasão da acadêmia Gracie e depois fazer carreira no VT, vencendo torneio e etc. no meio dos anos 90. Já expliquei isso diversos vezes.

Mano, como você pode explicar algo que você não sabe???

Alguém lhe contou essa história, ou leu na internet, mas você mesmo admitiu que não acompanhava Vale Tudo naquela época!!!

Eu te falo com propriedade, pois sou oriundo da Luta Livre, graduado, aluno da escola Budokan. Ouvi centenas de histórias de pessoas que viveram aquela época, inclusive até ajudaram a fazer essa história, então acho que falo com mais conhecimento de causa, sem querer desmerecer a ninguém.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiramente gostaria de agradecer a boa parte dos colegas envolvidos neste post, por trazerem muita história boa e algumas desconhecidas para mim. Muito obrigado!

Pelo que observei em alguns posts, estamos com aquele "velho problema" da opinião pessoal como verdade absoluta e/ou radicalismo do tipo: ou é uma lenda ou não é nada, mas as vezes se faz necessário o "meio termo".

Tenho muito respeito e curto a maioria dos posts do colega MV8, mas fica claro sua antipatia pela família Gracie ou especificamente pelo Rickson. Nada de mais, já que, qualquer pessoa pode não gostar de outra, ou melhor, ter sua própria opinião formada sobre um assunto.

Mas vamos aos fatos:

- Rickson quando não existiam eventos regulamentados nos anos 80, ou melhor, quando ninguém vivia do dinheiro vindo diretamente das lutas em EVENTOS, desafiou qualquer um (pelo que entendi foi inclusive numa academia rival desafiar), de qualquer modalidade, no Rio de Janeiro, e pelo que contam os fatos, ninguém quis enfrentá-lo. O Rickson não precisaria olhar para o Marco Ruas e dizer: Você quer me enfrentar? Se ele diz que enfrentaria qualquer um, penso que o Ruas está neste "qualquer um". Então podemos dizer que nos "anos 80" o Rickson era "o cara", desafiou e/ou enfrentou os melhores e quem enfrentou venceu.

- Dito isto, não quer dizer que o Rickson ganharia ou perderia do Ruas, apenas que Rickson desafiou qualquer um, inclusive o próprio Ruas. Aqui cabe uma opinião pessoal, acredito que o Ruas respeitava bastante a família Gracie, talvez até já pensando que eles pudessem ajudá-lo numa possível promoção fora do país, enfim, que poderiam ajudá-lo de alguma forma. Com isso, achou melhor não "bater de frente" com ninguém da família. Que fique claro que isso é minha opinião pessoal, pois não tenho embasamento nenhum pra afirmar isto, apenas o que foi contado aqui neste post e por pesquisas na internet.

- Após a aparição do UFC, e de outros nomes fortes do Vale Tudo nos anos 90, Rickson não quis desafiar os melhores atletas, seja qual for o motivo. Aqui vai outra opinião pessoal. Além de manter sua aura de invencível, Rickson deve ter percebido que o Vale Tudo não se tratava apenas de duelo de modalidades, como era nos anos 80, e que, já tinham atletas versados em mais de uma modalidade, incluindo o próprio JJ, conforme relatos de um colega onde um atleta versado em LL, treinava JJ escondido.

Sei que é difícil "engolir" ou perder a antipatia por alguém, mas pior ainda é alimentar algo sem embasamento nenhum.

É isso, valeu, e obrigado novamente!

Rancor nenhum! Apenas não compro o mito do "samurai" com cartel de 400 lutas!

Ruas sempre foi respeitoso em relação a todo mundo! Agora o fato é que ele desafiou o Rickson diversas vezes e o mesmo nunca aceitou asskm como não aceitou desafios de Bas Rutten, Coleman, Sakuraba, Wand e etc. mas aceitou do perigosíssimo Takada.

Respeito a família Gracie sim! Respeito muito o Carlson que pra mim é o maior nome da família junto com o Hélio (que também mandou a real sobre o 400 lutas), respeito Royce, Renzo, Ralph e respeito até o Rickson!

Agora querer que eu acredite que ele apavorou o Ruas, no gigante havaiano de 1,60m, no grande Equada que ninguém nunca viu ou que o Hugo com 19 anos era o maior nome das artes marciais fora do JJ... Ah, aí é pedir demais! Eu sigo a praxeologia do Mestre Mises! A razão! Os fatos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se por fato público e notório você fala da suposta liderança do Hugo aos 19/20 anos, não é público e notório mesmo!

Mostrei declaração do Rickson que nunca tinha ouvido falar no Hugo e pedi provas de que Hugo fosse um grande nome naquela época!

Se tiver pelo menos alguma prova que o Hugo era preta e campeão de LL ou passava o carro em todo mundo na academia eu não tenho problemas em reconhecer isso.

Eu trouxe elo menos uma prova que o Hugo era desconhecido e a verdade é que eu nem tinha que provar! Isso aqui é como discussão sobre religião. O ateu não precisa provar que Deus não existe é o religioso que precisa provar que existe.

O que eu tô dizendo aqui é bem simples: a LL tem história e naquela época tinha muito casca, gente que inclusive acabou ficando esquecido na historia como o Hilbernon pai do Johil entre outros! Um moleque com 19/20 anos que nunca tinha conquistado nada de relevante ninguém sabe a graduação que ele tinha e nunca tinha lutado vale tudo era na melhor das ipóteses mais um casca grossa!

Virou general depois! Merecidamente até.

Diante da parte destacada, não há mais como discutir com o colega forista. Realmente, para você distorcer fatos (conversa com o pessoal contemporâneo aos acontecimentos e pergunta se o cara não era linha de frente, são fatos), parece-me que se trata de uma religião para você. Eu sou ateu. Portanto, encerro minha participação, provavelmente por mais bastante tempo.

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

N programa do joinha,o mesmo perguntou ao Carlson se p rickson teria chance no vale tudo na época.

Carlson respondeu " olha não quero falar mal do ninguém, falar mal do rickson,mas eu nunca vi o rickson pegar alguém Duro de ponta,me diz 1 ?"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um coisa que não entendo, porque nos primeiros UFCs onde o Royce lutou, não tinham atletas da luta livre, Sambo ou até mesmo judo?

Porque o Rorion preparou a dedo aquelas lutas para que o Royce e o BJJ não corressem perigo! E no ponto de vista dele estava certíssimo, fez um marketing imenso para sua arte marcial.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que fique bem claro que em nenhum momento eu disse que o Hugo Duarte era o melhor lutador de sua época, ou o mais técnico, mais talentoso ou o até mesmo o melhor da Luta Livre. Lógico que o Marco Ruas mostrou muito mais nos ringues, e até mesmo naquela época, creio que seria um desafio ao Rickson muito maior do que o Hugo.

O que está em questão é que está sendo debatido por aqui que o Hugo não merecia ser chamado de General, pelo simples fato do Rickson ter dito que não o conhecia, além do mesmo ter 19 anos na época, além de ter uma dicção ruim... Isso, não faz o menor sentido!!!

Então por que um cara que tinha 19 anos, treinava a uns 5 anos ou menos (se não me engano ele começou com 14), que não tinha ganhado nada e talvez nem se quer fosse preta era general?

Só pra enaltecer o "samurai" Rickson?

A real é que o Rickson seria muito maior Zé não tivesse inventado todas essas coisas (400 lutas e etc.) e não fugisse de desafios enquanto menosprezar todo mundo! O Bushido aliás é isso. Agir com honra e nunca se acovardar!

Já disse várias vezes nesse tópico que acho que o Rickson era um cara duro e contrariando fãs do próprio Rickson deixei claro que ele tinha chances contra o Ruas!

Agora já é demais querer que eu aceite que Hugo Duarte aos 19 anos quando talvez nem ao menos fosse preta era o maior nome da LL, principalmente pq não há nada que sustente isso!

Eu trouxe fatos que mostram que ele não era, vocês só trouxeram a opinião de vocês que acho que é movida pela paixão (no homo) pelo mito do Rickson! Um mito construído sobre coisas que não aconteceram!

ABS.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porque o Rorion preparou a dedo aquelas lutas para que o Royce e o BJJ não corressem perigo! E no ponto de vista dele estava certíssimo, fez um marketing imenso para sua arte marcial.

Que isso, cara...

Você sabia quem eram os nomes mais perigosos na época?? Pouquíssimos... E pode ter certeza que o Ken Shamrock era um deles. Entre os UFC's 1 e 5, finalizou nomes no Pancrase como Masakatsu Funaki, Bas Rutten, Maurice Smith e Matt Hume; Pat Smith, quando estreou no UFC, era o maior kickboxer americano; Emmanuel Yarbrough, um lutador de sumô com mais de 200 kgs; Dan Severn, 2x campeão mundial de wrestling, pesando mais de 100 kgs; fora nomes como Kimo, Gerard Gordeau, Keith Hackney e etc...

Royce não teve moleza não, mano...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ramaness, o que tu sabe sobre os primórdios? Lá de Carlos, Hélio e tal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então por que um cara que tinha 19 anos, treinava a uns 5 anos ou menos (se não me engano ele começou com 14), que não tinha ganhado nada e talvez nem se quer fosse preta era general?

Só pra enaltecer o "samurai" Rickson?

A real é que o Rickson seria muito maior Zé não tivesse inventado todas essas coisas (400 lutas e etc.) e não fugisse de desafios enquanto menosprezar todo mundo! O Bushido aliás é isso. Agir com honra e nunca se acovardar!

Já disse várias vezes nesse tópico que acho que o Rickson era um cara duro e contrariando fãs do próprio Rickson deixei claro que ele tinha chances contra o Ruas!

Agora já é demais querer que eu aceite que Hugo Duarte aos 19 anos quando talvez nem ao menos fosse preta era o maior nome da LL, principalmente pq não há nada que sustente isso!

Eu trouxe fatos que mostram que ele não era, vocês só trouxeram a opinião de vocês que acho que é movida pela paixão (no homo) pelo mito do Rickson! Um mito construído sobre coisas que não aconteceram!

ABS.

Cara, eu de forma alguma estou afirmando que o Hugo Duarte era o cara da Luta Livre na época pra poder enaltecer o Rickson; também não tenho sentimento de paixão pelo mesmo...ao contrário de alguns por aqui, não sinto isso por lutador algum, somente pela minha família.

Quem está sustentando que ele não era o cara na época através de opinião é você; eu estou dizendo que treinei e conheci nomes respeitados no meio das lutas, tanto da Luta Livre quanto do Jiu-Jitsu, e foram unânimes em dizer que esses caras das antigas eram de fato brabos - estou me referindo ao Rickson Gracie, Eugênio Tadeu, Royler Gracie, Marco Ruas, e ao próprio Hugo Duarte, entre outros.

Por fim, não quero que aceite nada...estou apenas dividindo informações com os demais por aqui, e é sempre bom relembrar esse passado.

Bons tempos!!

Editado por Raphael Rezende

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que isso, cara...

Você sabia quem eram os nomes mais perigosos na época?? Pouquíssimos... E pode ter certeza que o Ken Shamrock era um deles. Entre os UFC's 1 e 5, finalizou nomes no Pancrase como Masakatsu Funaki, Bas Rutten, Maurice Smith e Matt Hume; Pat Smith, quando estreou no UFC, era o maior kickboxer americano; Emmanuel Yarbrough, um lutador de sumô com mais de 200 kgs; Dan Severn, 2x campeão mundial de wrestling, pesando mais de 100 kgs; fora nomes como Kimo, Gerard Gordeau, Keith Hackney e etc...

Royce não teve moleza não, mano...

Cara, pode ate nao ter tido, mas muita gente boa ficou de fora daqueles eventos ou so entrou depois da saida do Royce, como por ex., o Taktarov.

Aquele evento foi criado para demonstrar a superioridade do BJJ, e os oponentes de fato nada sabiam da arts suave, haja vista a velocidade com que foram finalizados.

Agora voce ve, o proprio Marco Ruas disse que demorou muito para Ter uma chance no UFC, o que so aconteceu depois da saida do Royce.

E como um forista falou acima, muito do cartel deveu-se a covardia nas ruas, e disso sou testemunha. Quem viveu na regiao serrana do Rio nas decadas de 80 e 90 sabe do que estou falando.

Editado por masterblaster

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ramaness, o que tu sabe sobre os primórdios? Lá de Carlos, Hélio e tal

De relatos de pessoas, muito pouco.

Em termos de entrevistas, li bastante coisa, bem como vi vários documentários. A grande maioria destas informações se encontra no livro da Reila Gracie (que ela escreveu sobre a biografia do pai, Carlos). O grande problema é que há algumas divergências, pois os filhos do Hélio o enaltecem e acabam diminuindo a importância do Carlos. Já o livro da Reila faz o contrário.

De qualquer forma, a melhor declaração sobre a relação entre Hélio e Carlos veio de Reyson Gracie, no documentário "Gracies: o berço do Vale Tudo": "-Está havendo algo lamentável, uma certa divisão política entre Carlos Gracie e Hélio Gracie. E o que acontece é o seguinte: os dois juntos é que fizeram tudo. Projetaram, deram estrutura a tudo o que acontece hj aí. E se os dois caminhassem separadamente não aconteceria nada, pq um foi necessário ao outro."

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas palavras, Rafhael Rezende e RVMS.

MV8, vc está forçando, cara. Toda hora aparece algo novo. Até na caozada do Zulu vc acreditou!!!!!!!! kkkkkkkk

É óbvio que o Hugo não fez tudo sozinho. Ele era o general pq era uma liderança que uniu a LL. Era o melhor dos pesados na época (se outro não tomou a dianteira, não deu as caras, então não existiu) e, ao contrário do que um forista disse logo acima de mim, teve grande mérito no Vale Tudo sim. Teve atuações negativas nas últimas apresentações, mas acontece. Tentou um armlock afobado e perdeu p/ o Tank. Com o Kerr, quebrou o pé no meio da luta e prosseguiu até onde deu. Faz parte. O próprio Marco Ruas não perdeu para o Otsuka? Ter um desempenho ruim infelizmente faz parte. Um mole pode significar a derrota.

Se o papo vai ficar na insistência sem sentido de quem foi o Hugo, já falei qual é a situação: é só ir no RJ, na academia do Eugênio, do Cromado, e perguntar quem foi Hugo Duarte. O cara tem uma Copa de LL em seu nome, liderou o time que enfrentou o JJ em 91, todo mundo já o chamava de general nessa época e nego ainda quer que eu prove algo? No desafio de 91, foi a LL quem desafiou. Ela se preparou. E quem faria a luta principal? Hugo Duarte. Não sou eu quem diz, são os fatos, são os praticantes. Ah! Mas supostamente havia lutadores melhores pesados. Pq não deram as caras? Se nunca apareceram, nunca existiram. Não há mais o que se discutir a respeito. Os fatos estão aí. Quem duvida, que prove o contrário. Pq dizer que o Rickson não conhecia o Hugo não quer dizer nada. Ninguém tinha conhecimento de eventos de Luta Livre. Tirando os caras antigões que jamais poderiam estar na rixa, só o Eugênio era conhecido (e o Ruas, caso alguém ainda o considere um representante nato da Luta Livre. Agora, se nem ele se considerava, não há argumento contrário).

Aí vem a insistência de que ele era muito novo, falava bizarro etc. É óbvio que havia gente por trás como mentor. Hélio Gracie foi o cara até os anos 40. Mas ele tinha o mentor Carlos. Carlson foi depois, mas tinha o Hélio e principalmente o Carlos como mentor. E por aí vai. É óbvio que o Hugo e o Eugênio tinham seus mentores também. Beto Leitão, Brunocilla, João Ricardo. Mas eles eram a nova geração, tinham sua própria liderança e eram os caras de frente. Agora, atenção: esses mentores são orientadores, são os sábios que dão a diretriz. Isso não significa que suas orientações sejam sempre seguidas à risca. Muitas vezes não são.

MV8, perdoe-me por mais uma covardia desumana, mas sua análise psicológica do discurso do Rickson foi horrível!!!!

Vc sugeriu que o Rickson teve medinho ao falar do Ruas? Tá de brincadeira!!!!!!

Porra, quando o maluco dizia que derrotaria facilmente todo mundo, que todo mundo estava abaixo dele etc, nego dizia que ele era escroto, arrogante e o cacete. Aí, o cara claramente busca ser diplomático, escolhe as palavras cuidadosamente para não ser agressivo e aí vão dizer que ele ficou de medinho? Pelo amor.

Amigos, é fato comprovado que o Rickson desafiou. Pode-se contestar o desafio ao Ruas no Boqueirão, enquanto a entrevista em que o Ruas que se contradizia não aparece. Mas o desafio posterior o próprio Ruas confirmou. Não houve concordância financeira e o Ruas não aceitou sair na mão de graça em um desafio a portas fechadas. Se o Ruas fez certo, aí é com vcs. O que importa é que rolou o desafio. Esse era o Rickson até o começo dos anos 90. O Rickson marketeiro e fazedor de dinheiro de 95 p/ cá não conta como referência (e nem como exemplo de lutador). Escolheu as lutas que quis e não aceitou desafio de absolutamente ninguém.

Abraços.

Rama o que aconteceu foi o seguinte: o Hugo foi um dos que falou pra botar o nome na lista, aí veio o negócio de o Rickson dizer que lutava ali mesmo só que nessa hora o Ruas já tava de fora porque o Rickson disse que não foi lá desafiar ele!

O ponto que discordamos é que vocês querem pq querem que nessa época o Hugo que tinha uns 19 anos e 5 anos de treino já era o pica e eu tô mostrando que não tem nenhum fato que comprove isso! Nem de longe!

Depois ficou o disse me disse entre Hugo e Ruas, e aí meses depois teve o lance do Pepe, invasão de academia Gracie e etc. Pra mim o Hugo começa a ser liderança partir daí! Se pá até o apelido de general começou aí!

Se você olhar meus posts desde o começo eu disse que achava que o Rickson tinha respeito com o Ruas, não medo! Agora o fato é que ele chegou grandão no Hugo e não no Ruas! Ele nunca aceitou desafio do Ruas, do Bas, Sakuraba etc. etc.

A gente tá a dias discutindo isso porque vocês querem porque querem que um moleque de 19 anos fosse o maioral da LL e não tem um fato que de sustentação a isso. E não tem mesmo! Hugo virou liderança a partir da invasão da acadêmia!

Mas vá lá. Apesar do desempenho contra o Rickson (e contra Tank e Kerr, isso foi vc que falou não eu) digamos que Hugo era o fodão da LL.

Ainda assim, tirando o lance do Boqueirão que tem mais de uma versão, a verdade é que o Rickson passou o resto da vida correndo de quem pudesse levar o mínimo de risco pra ele.

O próprio Ruas disse que não pediu mais tempo mas que se tivesse pedido não tinha problema em admitir, então vou aceitar até essa suposta versão de revista de vocês. Digamos que o Marco por qualquer razão pediu tempo.

Como é que se explica que o Rickson correu dele é de todo mundo depois? Não tem essa de nós anos 80 ele era o pica e nos anos 90 a personalidade mudou e ele virou um cara que foge de desafios e diminui todo mundo até o Fedor.

Por que vocês precisam desse mito que venceria o Wand no auge quando na cabeça dele o VT tava "nivelado por baixo"?

A verdade é que no VT o Carlson foi maior que ele, o Royce foi maior que ele, e o próprio Hélio considerava o Rolls o maior de todos os Gracie.

No pano eu não discuto. Apesar da opinião do próprio pai dele, o Rickson talvez tenha sido o maior mesmo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De relatos de pessoas, muito pouco.

Em termos de entrevistas, li bastante coisa, bem como vi vários documentários. A grande maioria destas informações se encontra no livro da Reila Gracie (que ela escreveu sobre a biografia do pai, Carlos). O grande problema é que há algumas divergências, pois os filhos do Hélio o enaltecem e acabam diminuindo a importância do Carlos. Já o livro da Reila faz o contrário.

De qualquer forma, a melhor declaração sobre a relação entre Hélio e Carlos veio de Reyson Gracie, no documentário "Gracies: o berço do Vale Tudo": "-Está havendo algo lamentável, uma certa divisão política entre Carlos Gracie e Hélio Gracie. E o que acontece é o seguinte: os dois juntos é que fizeram tudo. Projetaram, deram estrutura a tudo o que acontece hj aí. E se os dois caminhassem separadamente não aconteceria nada, pq um foi necessário ao outro."

Abraços.

Cara, ultimamente soube de outra versão da história que quebra tudo o que foi dito até hoje sobre o bjj.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora