Fabri

Ruas e Eugênio dão suas versões do dia em que Rickson desafiou a LL

Recommended Posts

Esplana isso daí mano. A gente tá aqui pra trocar informação mesmo!

Cara, é muita coisa pra falar..mas por partes.

1 - Carlos e Hélio NUNCA tiveram contato com Konde Koma. Quando Carlos morava em Belém, o Maeda viajava muito ajudando o governo com a vinda dos japoneses pro Brasil. O japa deu declarações na época dizendo que tinha pouquíssimos pretas formados, e os únicos que ele confiava pra dar na ausência dele aula eram Jachynto Pires e Donato Pires, de defesa pessoal. Carlos, na verdade, teve inicialmente aulas com o Donato Pires de defesa pessoal, posteriormente foi aprender judô com Geo Omori, também aluno do Maeda. Mas contato direto com o Koma? Nada de registros, fotos, documentos, cartas, etc.

2 - Essa fama de valentões dos Gracies é contestável. Eles realmente iam pra cima de quem viam que poderiam bater, mas quando se ligava que o cara ou os caras também sabiam brigar, geralmente chamavam o Geo Omori que desafiava o cara.

3 - George e Hélio quase lutaram. Na época o Carlos não aceitava que algum membro da família praticasse outra luta a não ser o jiu-jitsu, que era o principal empreendedorismo dele, sendo que o George sempre gostou de buscar novas modalidades, como a luta livre. Carlos ficou puto e como o Hélio era seguidor dele, acabou ficando puto com o George também, dai quase rolou essa luta entre ambos.

4 - Carlos exigia que os adversários usassem kimono, alegando que aquilo era uma roupa de gala e pra famílias não verem homens sem camisa lutando. Pode reparar que nas fotos antigas eles sempre estavam de kimono com manga curta, até pq os japoneses tinham pegadas superiores em se tratando de judo.

5 - A famosa luta Hélio x Kimura. A princípio teve a luta entre Hélio x Kato, que os Gracies venderam como um grande campeão japônes, sendo que o cara era campeão regional só. Daí como venceram o Kato, tinham o direito de lutar com o Kimura, sendo que o japa já tinha ido na academia dos Gracies e destruído geral. Carlos percebeu que não daria pro Hélio, e mandou uma de que a luta não poderia acontecer, pq o Kimura era do Camboja, e não japa. Foi preciso o Kimura ir no Consulado japones pegar uma certificação de que era japa mesmo. E mais, até hoje criou-se esse mito de que o Kimura era um ogro e Hélio pequeno e magro. Balela das grandes. Hélio era do do time de remo do Flamengo, tinha uma estrutura magra, mas era forte fisicamente sim, só ver pelas fotos, e o Kimura era um japa baixo e forte também, mas nada de absurda diferença de peso que pregam.

Essas são só algumas informações do outro lado da história. A galera que pequisa isso trabalha traduzindo cartas do Maeda e fazendo pesquisas na biblioteca nacional. Além de terem contatos com o filho do George Gracie.

Editado por Timbó

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Certo, mas até onde eu li ninguém está vendendo um mito, um samurai, apenas que nos anos 80 o Rickson era destemido e pode sustentar a fama de ter sido "o cara". Já dos anos 90 em diante não foi assim, foi bem diferente, outros tempos.

Sobre o Hugo, ninguém está querendo discutir quem era o maior nome da LL. Não vi ninguém afirmando que ele era o maior nome das artes marciais fora do JJ. O que eu entendi, é que ele era o cara mais destemido naquele momento e desafio o JJ. O fato dele ter aceito colocar o nome na lista pra lutar com o Rickson e ter liderado a invasão na academia, creio que ajudam a comprovar tal fato.

O mais curioso é que o Rickson ter "corrido" dos desafios nos 90 em diante, todo mundo concorda sem ressalvas, e não importa o motivo, simplesmente concordam, insinuando que fugiu dos desafios. Já o Ruas não ter aceito o desafio do Rickson nos anos 80, é porque era profissional, não agregaria nada se ele vencesse, etc... Vejo dois pesos e duas medidas nestas análises.

A história do "samurai" é antiga! Quando eu me cadastro no PVT ela já existia! Eles sabem do que eu tô falando!

Eu concordo com quase tudo aí. Ele foi um dos que botou o nome pra enfrentar o Rickson. Foi corajoso da parte dele? Um moleque de 19 anos e com 5 anos de treino fazer isso? Claro! O que estou dizendo é que ele ainda não era o general!

Quanto ao dois pesos duas medidas isso não existe! Uma que a história tem duas versões e a mais plausível na minha opinião é a do Ruas, ele foi lá achando que seria desafiado e como não foi ficou na dele. Brunocila chamou o Ruas com uma conversa e quando ele chegou lá a conversa era outra!

Ruas nunca se recusou a enfrentar o Rickson em cima de um ringue ou octógono! Pelo contrário! Quando começou o disse me disse ele prontamente desafiou o Rickson! Que recusou e recusa até hoje!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Keith Hackney foi na mmha opinião a luta mais dura do Royce à época. Contra Kimo o Gracie lutou mal, trocou força desnecessariamente, subestimou um adversário cuja força física por si só já é motivo de respeito.

Hackney enfrentou um Royce em noite inspirada, e levpu perigo ao utiizar estrategia consagrada por Liddell, anos depois: sprawl'n'brawl.

Tanto é que o Gracie - que lutou muito, essa é mnha luta favorita do Royce ao lado da primeira contra Shamrock - teve de puxar pra guarda, onde levou duas porradas sinistras, mas mostrou do que é feito, trabalhou jiu jitsu clássico e finalmente, escalando a guarda e finalizando.

Parece que foi ontem. Nao é possivel mas lá se vão 22 anos.

Eu achei a luta com o Severn muito foda! Royce sobrevivendo, se protegendo, até que encaixa o triângulo! Os comentarista conheciam só armlock daí um deles comenta:

- Enquanto o Dan Severn estiver com a cabeça entre as pernas do Royce ele não corre perigo.

Daí pouco tempo depois o Severn tá batucando e o mesmo comentarista:

- Oh! O que foi isso? Uma chave?

Muito foda!

Sem falar na diferença de peso e o Severn se mostrou um dos caras mais casca do MMA! Mais de 100 vitórias!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas o fato de o evento ter sido criado pra provar a supremacia do JJ a própria família Gracie, e acho que o mundo inteiro sabe...não entendi a afirmação.

Não vi velocidade nas lutas do Royce contra o Severn e na segunda contra o Shamrock, pelo contrário, foram lutas bem complicadas, Sugiro que você reveja esses eventos novamente.

Também não vi ninguém por aqui defendendo o cartel de 400 lutas do Rickson, ou dizendo que ele era o "bom moço" dos ano 80. O que foi dito e me parece estar confirmado é que ele era destemido e contribuiu para elevar o nome do JJ como a "melhor" arte marcial naqueles tempos aqui no Brasil. Se o que ele fez foi certo ou errado, daí já é outra história. Mas posso te garantir que essas invasões de academias eram muito frequentes nos anos 80 e 90 e não era somente na LL e JJ, eram com praticamente todas as artes marciais, como uma forma de mostrar supremacia.

Volto a repetir, me parece que tem muita coisa pessoal, antipatia com a pessoa ou a família e isso acabando distorcendo os fatos e a história.

Badock, a primeira luta do Royce com o Ken foi muito veloz sim, e a segunda nao porque o Shamrock se preparou melhor, mas nem em dois anos aprenderia BJJ para fazer frente a um Gracie.

A luta com o Severn demorou devido a diferenca de peso, mas nao vi ali um oponente que oferecesse muito perigo, ate batia de mao aberta.

Ja com relacao ao Rickson, nao falo com relacao ao cartel, mas sim como foi construida a tal reputacao de destemido, ate porque na invasao de que trata esse topico, nao quis saber do Ruas, que era o real perigo presente. Mas nao nego o marketing excelente que aplicaram nessas situacoes, popularizando o JJ.

Tambem sei das rixas de academia da epoca. Tenho 47 anos, naquela epoca ainda era marrom de JJ e era chamado pelo professor de creonte porque lutava MT, era ate discriminado e boicotado.

Por ultimo, nada ha de pessoal no meu post, falo com base no que vivenciei na epoca.

Editado por masterblaster

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra questão que me veio a cabeça e me parece óbvia, é que o Rickson era o mais talentoso da família, creio que a própria família o considera o tal.

Então Rickson >>>>>> Royce

Porém, em termos de Vale Tudo, pelos feitos no UFC, o cartel do Royce é melhor que o do Rickson. Aqui fica a dúvida, se o Rickson tivesse ido no lugar do Royce, teria ele tido o mesmo sucesso do Royce? Pela lógica sim, mais talentoso, mais pesado...fica a dúvida sobre o queixo e o coração.

Obs.: estou falando dos anos 80/90 em diante.

Hélio que era pai dizia que não era nenhum dos dois mas o Rolls.

Que Rickson, Hélio e Rillion foram corajosos de ir no Boqueirão ninguém nega! Tudo bem que Rickson tava treinado e pronto pra lutar mas ainda assim foi coragem.

E não tem antipatia nenhuma! Eu enaltecido vários Gracies inclusive o próprio Rickson! Ficar com esse tipo de comentário "parece que tem antipatia, não sei, não tô dizendo que tem..." é ad hominem! Nada mais que isso! Antipatia nenhuma! Acho que vocês e que tem simpatia demais com algo que não faz sentido!

Eu inclusive enaltecido o próprio Rickson! Agora não sou fanboy ou alguém que acredita acriticamente nas coisas! Sou um racionalista estudioso da praxeologia, por isso tenho essa facilidade de analisar racionalmente as coisas!

Não tenho nada contra o Rickson! Aceito até que ele possa ter sido o maior de todos os tempos no pano! No VT ele não foi maior que o Royce!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, é muita coisa pra falar..mas por partes.

1 - Carlos e Hélio NUNCA tiveram contato com Konde Koma. Quando Carlos morava em Belém, o Maeda viajava muito ajudando o governo com a vinda dos japoneses pro Brasil. O japa deu declarações na época dizendo que tinha pouquíssimos pretas formados, e os únicos que ele confiava pra dar na ausência dele aula eram Jachynto Pires e Donato Pires, de defesa pessoal. Carlos, na verdade, teve inicialmente aulas com o Donato Pires de defesa pessoal, posteriormente foi aprender judô com Geo Omori, também aluno do Maeda. Mas contato direto com o Koma? Nada de registros, fotos, documentos, cartas, etc.

2 - Essa fama de valentões dos Gracies é contestável. Eles realmente iam pra cima de quem viam que poderiam bater, mas quando se ligava que o cara ou os caras também sabiam brigar, geralmente chamavam o Geo Omori que desafiava o cara.

3 - George e Hélio quase lutaram. Na época o Carlos não aceitava que algum membro da família praticasse outra luta a não ser o jiu-jitsu, que era o principal empreendedorismo dele, sendo que o George sempre gostou de buscar novas modalidades, como a luta livre. Carlos ficou puto e como o Hélio era seguidor dele, acabou ficando puto com o George também, dai quase rolou essa luta entre ambos.

4 - Carlos exigia que os adversários usassem kimono, alegando que aquilo era uma roupa de gala e pra famílias não verem homens sem camisa lutando. Pode reparar que nas fotos antigas eles sempre estavam de kimono com manga curta, até pq os japoneses tinham pegadas superiores em se tratando de judo.

5 - A famosa luta Hélio x Kimura. A princípio teve a luta entre Hélio x Kato, que os Gracies venderam como um grande campeão japônes, sendo que o cara era campeão regional só. Daí como venceram o Kato, tinham o direito de lutar com o Kimura, sendo que o japa já tinha ido na academia dos Gracies e destruído geral. Carlos percebeu que não daria pro Hélio, e mandou uma de que a luta não poderia acontecer, pq o Kimura era do Camboja, e não japa. Foi preciso o Kimura ir no Consulado japones pegar uma certificação de que era japa mesmo. E mais, até hoje criou-se esse mito de que o Kimura era um ogro e Hélio pequeno e magro. Balela das grandes. Hélio era do do time de remo do Flamengo, tinha uma estrutura magra, mas era forte fisicamente sim, só ver pelas fotos, e o Kimura era um japa baixo e forte também, mas nada de absurda diferença de peso que pregam.

Essas são só algumas informações do outro lado da história. A galera que pequisa isso trabalha traduzindo cartas do Maeda e fazendo pesquisas na biblioteca nacional. Além de terem contatos com o filho do George Gracie.

Da hora estas informações... Manda mais quando tiver tempo.

Obs esqueci de Kerr aquele artigo que se mandou vou ler ainda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, é muita coisa pra falar..mas por partes.

1 - Carlos e Hélio NUNCA tiveram contato com Konde Koma. Quando Carlos morava em Belém, o Maeda viajava muito ajudando o governo com a vinda dos japoneses pro Brasil. O japa deu declarações na época dizendo que tinha pouquíssimos pretas formados, e os únicos que ele confiava pra dar na ausência dele aula eram Jachynto Pires e Donato Pires, de defesa pessoal. Carlos, na verdade, teve inicialmente aulas com o Donato Pires de defesa pessoal, posteriormente foi aprender judô com Geo Omori, também aluno do Maeda. Mas contato direto com o Koma? Nada de registros, fotos, documentos, cartas, etc.

2 - Essa fama de valentões dos Gracies é contestável. Eles realmente iam pra cima de quem viam que poderiam bater, mas quando se ligava que o cara ou os caras também sabiam brigar, geralmente chamavam o Geo Omori que desafiava o cara.

3 - George e Hélio quase lutaram. Na época o Carlos não aceitava que algum membro da família praticasse outra luta a não ser o jiu-jitsu, que era o principal empreendedorismo dele, sendo que o George sempre gostou de buscar novas modalidades, como a luta livre. Carlos ficou puto e como o Hélio era seguidor dele, acabou ficando puto com o George também, dai quase rolou essa luta entre ambos.

4 - Carlos exigia que os adversários usassem kimono, alegando que aquilo era uma roupa de gala e pra famílias não verem homens sem camisa lutando. Pode reparar que nas fotos antigas eles sempre estavam de kimono com manga curta, até pq os japoneses tinham pegadas superiores em se tratando de judo.

5 - A famosa luta Hélio x Kimura. A princípio teve a luta entre Hélio x Kato, que os Gracies venderam como um grande campeão japônes, sendo que o cara era campeão regional só. Daí como venceram o Kato, tinham o direito de lutar com o Kimura, sendo que o japa já tinha ido na academia dos Gracies e destruído geral. Carlos percebeu que não daria pro Hélio, e mandou uma de que a luta não poderia acontecer, pq o Kimura era do Camboja, e não japa. Foi preciso o Kimura ir no Consulado japones pegar uma certificação de que era japa mesmo. E mais, até hoje criou-se esse mito de que o Kimura era um ogro e Hélio pequeno e magro. Balela das grandes. Hélio era do do time de remo do Flamengo, tinha uma estrutura magra, mas era forte fisicamente sim, só ver pelas fotos, e o Kimura era um japa baixo e forte também, mas nada de absurda diferença de peso que pregam.

Essas são só algumas informações do outro lado da história. A galera que pequisa isso trabalha traduzindo cartas do Maeda e fazendo pesquisas na biblioteca nacional. Além de terem contatos com o filho do George Gracie.

Do George vs. Hélio eu já soube, já vi até foto de jornal na época. De que eles não tinham contato com Koma eu vi naquele link.

Tem outras coisas também. Já rolou aqui no PVT que a dieta Gracie era na verdade uma dieta de um médico aí é que o Carlos copiou e tal.

No livro da Reila também fala umas coisas estranha bagarai sobre ser consultor espiritual de um amigo empresário e ter engravidado a mulher dele é tal.

Eu tenho uma admiração muito grande principalmente pelo Carlson! Pra mim foi um exemplo em muitas áreas! Acolhia todo mundo, se o cara não podia pagar mensalidade treinava do mesmo jeito é todo mundo diz que ele tinha um coração imenso!

Se você chegava precisando de ajuda ele só não ajudava se não tivesse como! Tem gente das antigas que conta olhando no olho que o Carlson era o tipo do cara que se visse alguém passando frio tirava a própria camisa e dava pro cara!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Do George vs. Hélio eu já soube, já vi até foto de jornal na época. De que eles não tinham contato com Koma eu vi naquele link.

Tem outras coisas também. Já rolou aqui no PVT que a dieta Gracie era na verdade uma dieta de um médico aí é que o Carlos copiou e tal.

No livro da Reila também fala umas coisas estranha bagarai sobre ser consultor espiritual de um amigo empresário e ter engravidado a mulher dele é tal.

Eu tenho uma admiração muito grande principalmente pelo Carlson! Pra mim foi um exemplo em muitas áreas! Acolhia todo mundo, se o cara não podia pagar mensalidade treinava do mesmo jeito é todo mundo diz que ele tinha um coração imenso!

Se você chegava precisando de ajuda ele só não ajudava se não tivesse como! Tem gente das antigas que conta olhando no olho que o Carlson era o tipo do cara que se visse alguém passando frio tirava a própria camisa e dava pro cara!

MV8 e demais foristas.

Se quiserem saber mais sobre o tema procurem "O Livro Proibido do Jiu Jitsu - A História que os Gracie não contaram", de Marcial Serrano. É uma continuação de "Geo Omori - O Guardião Samurai".

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

MV8 e demais foristas.

Se quiserem saber mais sobre o tema procurem "O Livro Proibido do Jiu Jitsu - A História que os Gracie não contaram", de Marcial Serrano. É uma continuação de "Geo Omori - O Guardião Samurai".

Abraços!

Talvez esse ano saia outro livro de natureza parecida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

MV8 e demais foristas.

Se quiserem saber mais sobre o tema procurem "O Livro Proibido do Jiu Jitsu - A História que os Gracie não contaram", de Marcial Serrano. É uma continuação de "Geo Omori - O Guardião Samurai".

Abraços!

Não conhecia.

Tem alguma coisa sobre Luiz França e Oswaldo Fadda?

O que sei da história deles é que se dispunham a ensinar a arte a todos independente de pagamento e por isso ensinavam no subúrbio enquanto os Gracie ficavam na área nobre e faziam muito mais $$$.

Verdade seja dita os Gracie eram grandes empreendedores! Tinham aquele esquema da acadêmia gigante com aluguel de kimonos e etc. Isso permitia que qualquer pessoa com $$$ mas que não tivesse tempo ou disposição pra cuidar do próprio kimono aprendesse JJ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião Rickson foi o cara dos anos 80 ate meado de 90.

Ganhou do Zulu( que já tinha perdido para Euclides), que ganhava de todo mundo praticamente, enfileirou ate 90 e poucos os tops do jiu jitsu e seu irmão pior tecnicamente que ele bem mais fraco provou em combate real que jiu jitsu será favorito em disputa contra outras artes.

E se Helio e Carlos não treinaram com o Conde , bom isso pe outra história tudo conta de maneira diferente, historia é foda, mais eles aperfeiçoaram a porra, e mostraram ao mundo o valor do jiu jitsu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião Rickson foi o cara dos anos 80 ate meado de 90.

Ganhou do Zulu( que já tinha perdido para Euclides), que ganhava de todo mundo praticamente, enfileirou ate 90 e poucos os tops do jiu jitsu e seu irmão pior tecnicamente que ele bem mais fraco provou em combate real que jiu jitsu será favorito em disputa contra outras artes.

E se Helio e Carlos não treinaram com o Conde , bom isso pe outra história tudo conta de maneira diferente, historia é foda, mais eles aperfeiçoaram a porra, e mostraram ao mundo o valor do jiu jitsu.

Essa parte de Carlos e Hélio terem aperfeiçoado algo também é bem contestada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Carlson era foda!

Pra mim é de longe o maior de todos os Gracie e o maior responsável pelo desenvolvimento do BJJ!

Se não fosse o Carlson a moral família tinha se acabado com a derrota do Hélio pro Valdemar e foi graças a Academia Carlson Gracie ganhando tudo que o esporte avançou! Os outros tiveram que correr atrás!

E ainda foi o Carlson que tirou o JJ daquele círculo fechado dos Gracie e amigos mais próximos e democratizou a parada!7

Carlson mito!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Carlson era foda!

Pra mim é de longe o maior de todos os Gracie e o maior responsável pelo desenvolvimento do BJJ!

Se não fosse o Carlson a moral família tinha se acabado com a derrota do Hélio pro Valdemar e foi graças a Academia Carlson Gracie ganhando tudo que o esporte avançou! Os outros tiveram que correr atrás!

E ainda foi o Carlson que tirou o JJ daquele círculo fechado dos Gracie e amigos mais próximos e democratizou a parada!7

Carlson mito!

Fato. Os que curto são Carlson e Roger.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora