black soul 0 Posted December 21, 2015 Dedé admite: estratégia de José Aldo para McGregor "não era bem aquela" Uma semana não foi o suficiente para que a ficha caísse na Nova União que o campeão dos pesos-penas do UFC não residia mais na academia. O choque pelo nocaute em apenas 13 segundos imposto por Conor McGregor a José Aldo, dono do cinturão por seis anos (incluindo seu reinado no finado WEC) e invicto por 10, deixou o treinador do brasileiro, Dedé Pederneiras, com um sentimento de que seu pupilo não teve a chance de mostrar tudo o que foi trabalhado meses a fio para a luta valendo o cinturão unificado da categoria. Em entrevista exclusiva ao Combate.com, o técnico admitiu que o plano de jogo traçado pela equipe não era atacar com tudo tão rápido como Aldo fez, mas reconheceu o mérito do adversário de simplesmente ser mais veloz que o ex-campeão para responder seu ataque. - Na verdade, a estratégia não era muito aquela. Acho que o Aldo achou que tinha o tempo de entrar a mão ali e acabar a luta. Ele viu o espaço e jogou. Infelizmente, o outro também teve a reação de jogar, e o Aldo foi de encontro ao golpe dele, assim como ele foi de encontro ao golpe do Aldo. Os dois tirando a cabeça para o lado contrário, encontraram o mesmo golpe que o outro jogou. Os dois jogaram cruzados, só que o do cara chegou primeiro. Se o do Aldo chega primeiro, o resultado teria sido outro - disse Dedé, em seu escritório na academia Upper, sede da Nova União na Zona Sul do Rio de Janeiro. O treinador, multicampeão no UFC e Bellator com nomes como José Aldo, Renan Barão e Dudu Dantas, entendeu que o rápido ataque de seu pupilo ao desafiante foi fruto da grande confiança que ele tinha na vitória e na preparação feita ao longo de meses. Não deu certo, e Dedé agora se vê com a difícil missão de apontar os erros de um lutador com currículo praticamente impecável, com apenas duas derrotas em 27 lutas na carreira. - Você dizer para um cara com a habilidade que o Aldo tem, "Você errou ali", é difícil. Acho que o momento, o timing de um jogar e o outro jogar, e o cara chegar primeiro e o dele depois, foi o que decidiu a luta. Se o dele chega primeiro, a luta teria sido ao contrário, mesmo porque o do Aldo teria pego no queixo dele. Pegou no supercílio, e se você pega um cara lançando um golpe assim, e ele apaga, a tendência é que o golpe suba. Se ele não sobe e continua na mesma reta, ia pegar no meio do rosto. "No queixo" é até dar um chute muito grande, mas que seria bem próximo, seria. Se o Aldo não tivesse tomado o soco antes de encontrar o soco dele; se fosse junto ou um pouco depois, provavelmente o McGregor estaria na lona também, ou os dois cairiam para o lado, pois os dois cruzaram basicamente ao mesmo tempo. Por milésimos de segundos, um chegou antes. Dedé também mudou um pouco o tom em relação a Conor McGregor. Ele explicou o que quis dizer ao afirmar que o golpe do irlandês "aconteceu uma vez e nunca mais". - Ele realmente foi feliz. Digamos que o golpe não foi de sorte, foi um golpe programado, mas o encaixe ter sido no queixo por conta do encontro do alvo ao soco, acho que foi uma sorte dele. A gente treinou, viu várias vezes ele fazer isso. Toda vez que o adversário joga a mão direita, ele joga o golpe por cima. (...) Um golpe daquele entrar a 13s de luta, daquele jeito, é uma vez na vida e nunca mais. Não estou dizendo que o golpe não possa entrar, um cruzado daquele no queixo. Pode entrar, mas igual, numa situação de pouquíssimo tempo, esse golpe entrar de encontro e acabar a luta, é uma vez na vida e outra na morte. Não o golpe em si, o cruzado no queixo, mas em início de luta, o cara cruzar e o outro cruzar junto, o dele pegar antes e o cara cair, nunca mais vai acontecer. O treinador ainda admitiu que o momento é o pior da Nova União nos últimos anos, revelou que deve seguir como head coach nos próximos dois anos, reclamou da falta de critério do UFC para determinar revanches imediatas e não descartou que José Aldo suba ao peso-leve para buscar um novo confronto com McGregor. Confira abaixo, na íntegra, a entrevista de Dedé Pederneiras: COMBATE.COM: Com uma semana passada, já deu para absorver o impacto dessa luta? Dedé Pederneiras: É difícil falar que deu para absorver. Foi uma coisa que ninguém esperava. Acho que o Aldo estava numa das melhores formas físicas dele para lutar, e aconteceu o que ninguém esperava. Mas, faz parte, isso é luta, é esporte, e perder e ganhar está dentro do contexto. Que avaliação dá para se fazer em 13 segundos? Nenhuma. A avaliação é que Deus quis daquele jeito. O McGregor foi feliz de acertar o soco no queixo. Não que ele não tenha o mérito de ter feito; acho que falei algumas coisas que o pessoal entendeu errado. Acho que a felicidade dele foi ter encaixado tão bem o golpe; acho que se o golpe pega, como o do Aldo pegou, na cabeça, e o do Aldo pega no queixo, hoje quem estaria rindo seríamos nós. Os dois jogaram os golpes; o do McGregor, infelizmente, além de ter encaixado no queixo, chegou primeiro. Quando o Aldo acertou o supercílio dele, já estava apagado, porque já tinha tomado o soco. O soco do McGregor foi encaixado? Foi. Mas acho que o encontro do corpo do Aldo na direção do soco dele foi o pior de tudo. Se ele tivesse pego o Aldo parado, talvez seria um impacto que ele ficasse grogue, mas não um nocaute. O movimento que o Aldo fez, obrigatoriamente ele tinha que jogar o rosto de encontro para aquele lado que veio o soco, até para encaixar melhor o golpe dele. Tanto é que encaixou o golpe dele e o do cara, mas o do Aldo já encaixou com ele apagado, com muito menos pressão, e mesmo assim abriu o supercílio e ele andou para trás, ainda ficou com um "galo". Coisa de Deus, Ele quis assim, a gente só tem que respeitar e esperar a próxima. Você pode comentar como era a estratégia? Se era botar pressão desde o começo daquele jeito, ou se foi um lampejo que o Aldo viu ali? Na verdade, a estratégia não era muito aquela. Acho que o Aldo achou que tinha o tempo de entrar a mão ali e acabar a luta. Ele viu o espaço e jogou. Infelizmente, o outro também teve a reação de jogar, e o Aldo foi de encontro ao golpe dele, assim como ele foi de encontro ao golpe do Aldo. Os dois tirando a cabeça para o lado contrário, encontraram o mesmo golpe que o outro jogou. Os dois jogaram cruzados, só que o do cara chegou primeiro. Se o do Aldo chega primeiro, o resultado teria sido outro. Acha que teve algum tipo de ansiedade do Aldo? Não digo ansiedade, talvez um excesso de confiança, porque ele estava muito bem. Ele estava tão confiante na vitória, que (pensou), "Vou jogar e vai pegar". A decisão ali é de milésimos de segundo. Ou você ataca, ou você sai. Ele decidiu atacar, e o outro jogou de encontro até para poder se defender. Foi um golpe de ataque, numa de parar o movimento de ataque nele. Como é que você diz para um cara supercampeão como o Aldo que ele tomou uma decisão errada? Se você analisar a luta, quando o Aldo joga o primeiro direto, um direto falso, e o McGregor solta o golpe dele, a direção que está a cabeça do Aldo, o golpe não pegaria no queixo, pegaria no tampo da cabeça. Só que o Aldo levanta para se projetar, o queixo levanta, e (o golpe) pega no queixo. A precisão do McGregor foi de acertar a bola, digamos, a cabeça. E o Aldo, no movimento dele, o McGregor não tem como dizer que ele calculou acertar naquele sentido certinho. Ele vai até dizer, mas é uma coisa bem difícil de falar, até porque se o Aldo continua entrando daquele jeito e joga, não tinha pego. Mas, ele realmente foi feliz. Digamos que o golpe não foi de sorte, foi um golpe programado, mas o encaixe ter sido no queixo por conta do encontro do alvo ao soco, acho que foi uma sorte dele. A decisão ali é de milésimos de segundo. Ou você ataca, ou você sai. Ele decidiu atacar, e o outro jogou de encontro até para poder se defender. Foi um golpe de ataque, numa de parar o movimento de ataque nele. Como é que você diz para um cara supercampeão como o Aldo que ele tomou uma decisão errada? É aquilo que estou falando: você dizer para um cara com a habilidade que o Aldo tem, "Você errou ali", é difícil. Acho que o momento, o timing de um jogar e o outro jogar, e o cara chegar primeiro e o dele depois, foi o que decidiu a luta. Se o dele chega primeiro, a luta teria sido ao contrário, mesmo porque o do Aldo teria pego no queixo dele. Pegou no supercílio, e se você pega um cara lançando um golpe assim, e ele apaga, a tendência é que o golpe suba. Se ele não sobe e continua na mesma reta, ia pegar no meio do rosto. "No queixo" é até dar um chute muito grande, mas que seria bem próximo, seria. Se o Aldo não tivesse tomado o soco antes de encontrar o soco dele; se fosse junto ou um pouco depois, provavelmente o McGregor estaria na lona também, ou os dois cairiam para o lado, pois os dois cruzaram basicamente ao mesmo tempo. Por milésimos de segundos, um chegou antes. O vídeo das reações dos córneres viralizou e foi muito comentado. O Marlon Sandro entrando em desespero, Hacran Dias também. A sua reação é a mais serena ali. O que passou na sua cabeça? Primeiro, fiquei sem acreditar. De onde eu estava, só vi o Aldo acertar, não vi o outro, porque estava tão na lateral na hora do soco, que ainda pensei, "Ih, vai cair!", mas achei que o McGregor ia cair, porque vi o soco do Aldo pegar nele, bum! E um golpe desse no início da luta, encontrando, é um golpe muito forte. Pensei, "Vai cair", mas, quando o McGregor virou um pouco de lado, que vi o Aldo caindo. Não vi o que tinha acontecido, porque o golpe veio do outro lado. Se você pegar a reação do treinador do McGregor, ele também não entende nada, só depois que tinha acontecido. Porque ele também viu o golpe entrar, mas ele não viu o do McGregor, porque o McGregor meio que encobriu por conta da situação. E como pegou meio de raspão no queixo, você não tem a noção de quanto o afetou aquilo. Se você for olhar o soco, o no McGregor explodiu, e o do Aldo pegou na pontinha do queixo, certinho, e ele caiu, com um golpe que encaixou na tomada, como todo mundo diz, e apaga. E como foi depois a caminhada para o vestiário, e vocês lá com ele no vestiário? Momento muito triste, mesmo porque, se você pegar e ver o tempo que ele foi treinado para esta luta, foi muito tempo, para uma situação daquela, que ninguém esperava. Ele não conseguiu mostrar nada. Ele estava muito bem. O McGregor tem todos os méritos de ter conseguido encaixar o golpe dele, mas eu não consigo ver essa luta como um resultado honesto da preparação dos dois atletas. Acho que não tem outra situação que não seja ter uma nova luta, para ter realmente uma luta. Na minha cabeça, o que aconteceu não foi uma luta, foi um golpe que entrou e acabou com muito pouco tempo. Você via o Aldo vencendo esta luta de que forma? Eu via ele vencendo de qualquer forma, tanto em pé quanto no chão, porque ele estava muito bem treinado para esta luta. Mas qual o caminho que você achava mais provável? Acho que o chão seria uma boa opção, mas não descarto uma luta em pé, de cinco rounds. O Aldo tem golpes muito fortes, que abalam muito o adversário. Nessa, estava confiante tanto em pé quanto no chão, que ele conseguiria ir bem. Houve algum tipo de menosprezo ao McGregor, à capacidade dele? Não. Nenhum. A gente treinou para o pior cara do mundo, como a gente sempre treina. Se eu tivesse menosprezado o cara, não tinha trazido quatro caras da Holanda, o Andy Sower, um monte de gente que trouxemos para poder ajudar. Teria treinado só com o pessoal daqui, tudo destro, com a base trocada. Mas a gente trouxe canhotos, mais altos, com envergadura maior que a dele. A gente trabalhou no pior cenário. Isso eu vou te garantir: eu nunca vou colocar atleta meu nenhum menosprezando adversário. Pode ser um frango (do outro lado); eu vou botar o cara para treinar feito um cachorro, porque o frango vira uma águia no dia da luta e aí, danou-se. Vou treinar o cara para pegar a pior situação do mundo. Nos últimos anos, a Nova União perdeu os cinturões do Renan Barão, do Dudu Dantas e agora do José Aldo. Este é o pior momento da equipe, pelo menos nos últimos anos? Se eu disser pra você que não, estou mentindo, né? Mas acho que a gente veio numa situação muito lá de baixo. A gente vem conquistando tudo com muita dificuldade, mas isso é o esporte. Se você for parar para ver a quantidade de vitórias que esses garotos têm, é uma coisa absurda no nível que eles lutam. Qualquer um pode perder amanhã. Se você vir esses grandes campeões, todos vão perder. É só estar no dia. Um dia o cara não perdeu o peso bem, ou não recuperou bem, e o outro está tudo bem e acerta um soco. Pronto, acabou a luta! Se o melhor lutador do mundo toma um soco como o que o Aldo tomou naquele dia, vai perder a luta naquele dia! Tem o dia e o horário que você vai morrer, que vai perder, não tem como mudar isso. Isso é o esporte. Não existe o cara invencível. A não ser que você escolha luta, e a gente não faz isso. Se você ligar para o Ultimate e perguntar, eles vão falar que a gente nunca negou uma luta, por pior que seja. Eu fui para um evento agora onde nós éramos azarões em todas as lutas, e eu aceitei todas. É uma coisa que ou você acredita no seu trabalho, ou não. Passa pela cabeça algum tipo de mudança, seja na estrutura da academia, seja em métodos de treinamento? A gente sempre muda, mas as pessoas acham que a gente não faz isso. A gente sempre faz coisa nova, sempre aprende coisa nova. A gente sempre investe para aprender. Quanto à estrutura, a gente vem tentando fazer isso há três anos e meio. Continuamos tentando. Não tem como acabar com uma academia como tenho, na Upper, para construir uma sala de luta que não vai me dar o dinheiro que a academia me dá. Mas a gente está cada vez mais se aproximando de ter o espaço para um centro de treinamento. E a gente teve os campeões todos que tivemos treinando neste espaço que vocês já viram, que, quando montamos há oito anos, era um espaço gigante para a luta; hoje em dia, não é. Você acha que esse momento difícil pode afetar negativamente a Cláudia Gadelha na disputa do cinturão que ela tem pela frente? Acho que a primeira coisa que todo atleta tem que ter é confiança naquilo que ele faz e em quem está o treinando. Se ele perder essa confiança, vai afetar qualquer situação. Se a Claudinha tiver a confiança de, treinando aqui, ter o resultado, ela não vai ter problema nenhum. Acho que vai muito da cabeça. Ela já fez uma luta com a menina (Joanna Jedrzejczyk, atual campeã dos pesos-palhas) em que ela ganhou treinando aqui, e não teve problema nenhum. Deram o resultado negativo, mas ela estava treinando aqui e fazendo a mesma coisa. O problema todo das pessoas é que, quando essas coisas acontecem, tendem a colocar que o método de treinamento está errado, o treinador é uma m***, não sei o que... Mas, se você fizer uma retrospectiva, o Rafael Cordeiro, quando abriu seu negócio, não estava com os atletas bons. Hoje em dia, está com dois campeões, é um grande treinador, e sempre foi, mas tacaram o pau no Rafael. O Javier Mendez, quando o Cigano venceu, tacaram o pau nele, disseram que não sabia treinar atleta e machucava todo mundo... Hoje, o cara está com dois campeões. A quantidade de equipes que tem seus altos e baixos é muito grande. A própria American Top Team tem uma quantidade gigantesca de atletas, tem um campeão, mas não tinha até pouco tempo atrás. A gente teve três campeões, hoje não tem, mas não quer dizer que amanhã não vai ter. Muito mais do que você ter os campeões, é você se preocupar com a renovação dos campeões, porque esses, você não vai ter eternamente. Queria eu ter o Aldo para sempre, o Barão para sempre, todo mundo para sempre. O que acho que todos têm que avaliar é o seguinte: a gente treina no Brasil, não tem suporte de nada, e eu tenho dentro da equipe quatro pessoas que disputaram ou vão disputar o cinturão do UFC. Se você me disser outra equipe no Brasil que tenha esse potencial e tenha feito isso, vou tirar o chapéu, porque eu não conheço. E lá de fora, talvez só a AKA que vai fazer isso agora, porque não tinha. Talvez o Greg Jackson, porque absorveu atletas já campeões de outras equipes que vieram treinar com ele, ou perto disso. Agora, criar dentro da academia e que cheguem a disputar o cinturão, eu não lembro nenhuma. Se lembrarem, me digam. Meu objetivo muito maior que manter meus campeões é renovar atletas que possam vir a ser campeões. O próprio Formiga podia ter disputado o cinturão; bateu na trave duas vezes, se vencesse poderia ter disputado. É uma questão de tempo. Meu objetivo é estar sempre melhorando, sou o cara que mais investe em melhoria. Durante o camp, vazou algo que você estaria considerando parar de treinar os lutadores... Não. Eu dei uma entrevista quando fomos visitar a academia do Pedro Rizzo, e aí comentei que, a partir do ano que vem, não estaria mais viajando com todos os atletas, porque tenho vários negócios, tenho três filhos, um de 4 anos, um de 6 e um de 9, que agora estão sentindo muito a minha falta, minha família também. Essa quantidade de viagens que eu faço, estou começando a deixar um buraco familiar muito grande para estar com os garotos viajando. Eu provavelmente deixaria de ser o head coach, para ter outra pessoa viajando com essas pessoas e, quando fosse eventos no Brasil, estaria em todos eles, e disputas de cinturão também, pois meu número de viagens diminuiria muito. Quando dei essa entrevista, estava com 17 atletas no UFC; se você calcular, se eu botar um atleta para lutar por mês no ano, vou 17 vezes a eventos. Em 20 anos, viajei 126 vezes internacionalmente; se você dividir isso por 20, tenho quase oito viagens por ano para fora do Brasil, sem contar que, dessas 126, 40 foram para o Japão, onde você dobra o tempo de viagem. É uma quantidade muito grande que, ao longo dos anos, vai te estressando e dando problema. Antes de ser casado, ou enquanto era só casado, era uma coisa, e agora, com família e crianças pequenas, tendo essa necessidade de ter o pai do lado, é uma coisa diferente. Quando dei essa entrevista, foi nesse sentido, mas cada um fala uma besteira, fala de um jeito diferente. O que posso dizer é: depois do que aconteceu, estou repensando isso, e devo ficar pelo menos mais dois anos fazendo o que fazia. Não viajando a semana inteira com os garotos; provavelmente vou chegar um dia antes ou no dia da luta, vou e volto e perco menos tempo lá. Isso até botar as coisas no lugar. Essa "aposentadoria" com relação a essas viagens vai ser adiada um pouco até eu restabelecer tudo certinho. Quem seria apontado como head coach na sua ausência? Na verdade, eu preferia não escolher um head coach substituto e deixar na mão dos atletas mais antigos. Do Marlon (Sandro), do Thales (Leites), do Léo Santos, do próprio Aldo. São atletas que estão comigo há muito tempo e têm uma noção muito boa de córner. A maior vantagem para mim de ter o Shooto é que estou sempre treinando os head coachs para estarem no córner, porque como sou o presidente, não fico, estou sempre de fora, sempre vendo os caras falarem, e corrijo depois. É um aprendizado para eles estarem no córner no Shooto. Sempre converso, questiono, falo o que poderia ser diferente, é a maneira como estou os treinando. Não tenho uma equipe de luta, tenho uma escola de luta. Estou aqui para ensinar aos caras tudo para quando chegar ao momento final, de ser treinador. Não ensino o cara só a ser lutador, ensino tudo o que eu faço, até chegar o dia de fazer as coisas que estou fazendo hoje em dia. Na entrevista que você deu depois da luta, você disse que era um golpe para uma vez e nunca mais. Em 13 segundos. O que eu quis dizer foi o seguinte: um golpe daquele entrar a 13s de luta, daquele jeito, é uma vez na vida e nunca mais. Não estou dizendo que o golpe não possa entrar, um cruzado daquele no queixo. Pode entrar, mas igual, numa situação de pouquíssimo tempo, esse golpe entrar de encontro e acabar a luta, é uma vez na vida e outra na morte. Não o golpe em si, o cruzado no queixo, mas em início de luta, o cara cruzar e o outro cruzar junto, o dele pegar antes e o cara cair, nunca mais vai acontecer. O que você achou das declarações do McGregor após a luta? Foi uma postura mais respeitosa em relação ao Aldo, disse que foi um grande campeão... Até entendo, porque ele é um cara bastante instruído. Se você desmerece quem você venceu, está se desmerecendo; se você engrandece quem você venceu, você está acima que o maior. Então, a postura correta é fazer isso, qualquer um o faria. Você falar, "Bati num anão, bati num mendigo, bati num fraco", e você falar, "bati num leão, bati num gigante", você vai falar que bateu num gigante, concorda? A postura dele é totalmente correta nesse sentido. Ele pregou respeito depois que conseguiu vencer o Aldo, ótimo, mas acho que é muito mais por esse lado, do que por um lado de ele respeitar o Aldo nessa situação. É uma lição de que tudo aquilo era marketing, e que tem que ser visto desse jeito? Sim. A gente falou desde o início que não tem raiva do McGregor, e continua não tendo. O McGregor, para a categoria, foi uma pessoa muito importante, e eu gostaria que tivesse 10 dele, porque é um cara que está trazendo dinheiro. Agora mesmo vi que ele pediu US$ 100 milhões para a próxima luta; tomara que ele consiga os US$ 100 milhões, porque, se conseguir, vai vir um bando atrás dele pedindo 90, 80, 70 milhões, e para nós vai ser ótimo ter subido todo mundo. Ele é um cara bom para a categoria, faz de um jeito que consegue receber mais que os outros. Tomara que ele consiga 100, não, que ele consiga 200, porque vai ser melhor para todo mundo. Ele também disse que é melhor que o Aldo não pegue a revanche imediata, que dê um passo atrás, faça mais uma luta, porque o Aldo passou por uma pressão que nunca sentiu antes. O que acha disso? Acho que opinião e conselho, se fosse bom, ninguém dava, vendia. Ele tem a opinião dele, a gente tem a nossa. Se a revanche for imediata, para a gente vai ser ótimo. Se não for, que seja uma disputa de cinturão. Não vejo o Aldo em outra situação que não seja disputar o cinturão novamente, até pelo histórico dele e por tudo o que ele fez. Se ele não merece revanche, ninguém no UFC merece. Isso, eu falo com a boca cheia. Se o Aldo não merece uma revanche pelo título, ninguém na história do UFC merece. Uma luta que foi daquela forma, na qual ele não foi dominado, na qual você não viu um cara muito melhor que o outro, em que no primeiro encontro de golpes, um caiu, não vejo como luta, como superioridade. Vejo como um encaixe de golpe e acabou a luta. Todas as revanches de luta que foram dadas imediatamente, não têm comparação com a situação do Aldo. É só botar a mão na cabeça e ver. Não vejo de forma nenhuma, se o Aldo não merecer uma disputa de cinturão ou revanche, alguém merecer. Vai dizer que a Ronda Rousey merece? Não. Vai dizer que o Cain Velásquez merece? Não. Como você viu a postura do UFC, meio que descartando a revanche para o Aldo? O descarte dele foi por conta de uma declaração do McGregor de que subiria de categoria. Realmente, se ele subir de categoria, não tem nenhuma revanche imediata, mas aí seria um título vago que ele disputaria com o Frankie Edgar. Mas disseram que, se ele ficar, pode ser uma defesa de cinturão contra o Frankie Edgar... Bom, eu não concordo. Eles não estão nem aí para eu concordar ou não, mas é aquilo que estou falando: não consigo ver o Aldo não disputando o cinturão ou não sendo uma revanche imediata. Seria uma injustiça muito grande isso não acontecer e acontecer com os outros. "Não existe uma revanche imediata para ninguém", beleza, a gente já sabe qual é a regra. "Existe porque ela é loura e vende bem"? Eu pinto o cabelo do Aldo de louro. Né? Já houve alguma conversa sobre isso entre vocês? Não. Eu conversei com o Dana após a luta e não tem como falar nada, porque ele nem tinha sentado com o Conor ainda. O Conor, na verdade, é quem vai determinar realmente o que vai acontecer: se ele vai subir, descer, ficar. Ele tem esse poder de decisão agora. Na cabeça de vocês, quando seria uma boa época para o Aldo voltar? Abril. Ele teria um descanso agora, entra de férias... Abril seria bom. Share this post Link to post Share on other sites
black soul 0 Posted December 21, 2015 Textão Como eu já tinha postado, dedé foi mal interpretado. Tá cheio de "SE" nas opiniões, mas tem muita coerência. Share this post Link to post Share on other sites
Wand Forever 0 Posted December 21, 2015 Realmente, é o tipo de nocaute que nunca mais acontece... 13 segundos numa disputa de cinturão. Inacreditável. Esse irlandês deve ter algum pacto com o diabo. Antes da luta alguém comentou isso naquele tópico de Jesus. Eu nem acredito nessas paradas, mas o cara ser campeão da forma que foi, pqp... Primeiro o Aldo fudeu a costela, depois quase 1 ano esperando a luta, com 1 soco o cara acaba com a luta... Ubelieveble. Share this post Link to post Share on other sites
badock 0 Posted December 21, 2015 Algumas partes até que foram coerentes, mas no que diz respeito a estratégia de luta, foi no mínimo incoerente essa parte da explicação. ------------------------------------------------------------------------------------------ Você via o Aldo vencendo esta luta de que forma? Eu via ele vencendo de qualquer forma, tanto em pé quanto no chão, porque ele estava muito bem treinado para esta luta. Mas qual o caminho que você achava mais provável? Acho que o chão seria uma boa opção, mas não descarto uma luta em pé, de cinco rounds. O Aldo tem golpes muito fortes, que abalam muito o adversário. Nessa, estava confiante tanto em pé quanto no chão, que ele conseguiria ir bem. ------------------------------------------------------------------------------------------ Ou seja, estratégia ala "Boi-Bumba"....seja o que Deus quiser... A incoerência está em dizer que não menosprezaram, mas não fizeram nenhuma estratégia específica para a luta. Plano A, B, C... Share this post Link to post Share on other sites
lost 0 Posted December 21, 2015 O que era, ou o que não era, hoje não importa +. O que importa é que caiu com 13 segundos Share this post Link to post Share on other sites
rivvithead 0 Posted December 21, 2015 (edited) a verdade é que conor é um striker diferenciado, mas não por causa dos golpes rodados dele e coisa do tipo, e sim nos detalhes básicos e pouco mencionados como ele saber golpear com precisão andando para trás. Aqui mesmo no pvt e em outros fóruns já mostraram erros do aldo como golpear projetando a cabeça pra frente, e não voltando a guarda ao boxear. São dois erros que ele sempre cometeu, Renan Barão tem um problema similar, então se nós aqui num fórum de internet conseguimos ver isto, dúvido que não consigam fazer isso lá na N.U. Edited December 21, 2015 by rivvithead Share this post Link to post Share on other sites
tsairet makal 0 Posted December 21, 2015 Eu já tinha escrito antes: Eu não tiro o mérito do Connor de ter capitalizado e ter sido frio e matador, mérito dele. Mais você vai discordar que o Aldo fez uma merda de tática de partir para cima e trocar a curta distancia com um cara maior e entrando no melhor do jogo do cara? Você acha que foi só mérito do Connor? Não foi demérito do Aldo pela tática burra e suicida? Antes da luta eu escrevi que o Aldo devia lutar girando em volta e mantendo a distancia, chutando as canetas, e botando para baixo quando o Mac Gregor desse mole. E fazer um jogo conservador sem subestimar o cara. Não estou dizendo que isto era garantia do cara ganhar. Mais ele jogou fora a chance dele. Me lembrei na época que tava uma galera grande no tatame da Carlson e também sentada nos bancos comentando a derrota do Connan para o Maurice Shimit. Todo mundo chamando o cara de louco pela estratégia errada, que ao invés de usar o jiu-jitsu que era o forte dele e tentar botar para baixo, foi querer só trocar e tomou um pé lindo na lata. Mérito do Maurice e demérito da tática burra do Connan. Ganhou em 13 segundos ajudado pela cagada da tática suicida e burra do Aldo. Poderia o Mac Gregor até ganhar a luta não tenho duvida. Mais desta forma,em 13 segundos, foi 70% de cagada do Aldo e 30% de mérito do Connor que foi eficiente e matador. É igual um goleiro de seleção tentar driblar um atacante dentro da pequena área. Se for um atacante frio e oportunista vai ter o mérito de driblar ele, deixar ele sentado e botar a bola para dentro. Dai dizer que o "atacante Wagner Love" que fez este suposto gol, virou Suarez, Newmar, ou Messi, é um fanatismo do caralho. 0 +- Share this post Link to post Share on other sites
black soul 0 Posted December 21, 2015 Algumas partes até que foram coerentes, mas no que diz respeito a estratégia de luta, foi no mínimo incoerente essa parte da explicação. ------------------------------------------------------------------------------------------ Você via o Aldo vencendo esta luta de que forma? Eu via ele vencendo de qualquer forma, tanto em pé quanto no chão, porque ele estava muito bem treinado para esta luta. Mas qual o caminho que você achava mais provável? Acho que o chão seria uma boa opção, mas não descarto uma luta em pé, de cinco rounds. O Aldo tem golpes muito fortes, que abalam muito o adversário. Nessa, estava confiante tanto em pé quanto no chão, que ele conseguiria ir bem. ------------------------------------------------------------------------------------------ Ou seja, estratégia ala "Boi-Bumba"....seja o que Deus quiser... A incoerência está em dizer que não menosprezaram, mas não fizeram nenhuma estratégia específica para a luta. Plano A, B, C... Talvez ele apenas não tenha querido dizer qual era a estratégia! Haverá uma outra luta com certeza, então... Share this post Link to post Share on other sites
darko 0 Posted December 21, 2015 (edited) Méritos do Conor pois alem de já ter feito isso a tempos atrás e em 4 secs, repetiu com o melhor lutador p4p até então é muita sorte ou muito trabalho né? Edited December 21, 2015 by darko Share this post Link to post Share on other sites
ThFuganti 0 Posted December 21, 2015 Aldo vence o Mcprego em 99 de 100 lutas. Podem lutar quantas vezes quiser que o Aldo nunca mais perde pra esse cara. Tipo Cain x Cigano, que tomou uma bomba e perdeu o cinturão, voltou e destruiu o Cigano 2x tranquilo. Acredito que a receita pro Aldo é a mesma, foi afobado e pagou o preço. Se lutar com estratégia como sempre fez, ganha quantas vezes quiser desse cara. Share this post Link to post Share on other sites
darko 0 Posted December 21, 2015 Aldo vence o Mcprego em 99 de 100 lutas. Podem lutar quantas vezes quiser que o Aldo nunca mais perde pra esse cara. Tipo Cain x Cigano, que tomou uma bomba e perdeu o cinturão, voltou e destruiu o Cigano 2x tranquilo. Acredito que a receita pro Aldo é a mesma, foi afobado e pagou o preço. Se lutar com estratégia como sempre fez, ganha quantas vezes quiser desse cara. Então o que o Conor fez foi jogar na Mega com um jogo só e ganhar de cara? Elw deve ter um trevo de 4 folhas muito fodido então pq é sorte pra caralho ó Share this post Link to post Share on other sites
Buffer 0 Posted December 21, 2015 Algumas partes até que foram coerentes, mas no que diz respeito a estratégia de luta, foi no mínimo incoerente essa parte da explicação. ------------------------------------------------------------------------------------------ Você via o Aldo vencendo esta luta de que forma? Eu via ele vencendo de qualquer forma, tanto em pé quanto no chão, porque ele estava muito bem treinado para esta luta. Mas qual o caminho que você achava mais provável? Acho que o chão seria uma boa opção, mas não descarto uma luta em pé, de cinco rounds. O Aldo tem golpes muito fortes, que abalam muito o adversário. Nessa, estava confiante tanto em pé quanto no chão, que ele conseguiria ir bem. ------------------------------------------------------------------------------------------ Ou seja, estratégia ala "Boi-Bumba"....seja o que Deus quiser... A incoerência está em dizer que não menosprezaram, mas não fizeram nenhuma estratégia específica para a luta. Plano A, B, C... Boi bumba?? De onde tirou isso fera? Você acha mesmo que o Dedé vai ficar entregando estratégia sabendo da possibilidade- ainda que remota nesse momento - de uma nova luta entre eles? Não podemos ser inocentes! Share this post Link to post Share on other sites
ThFuganti 0 Posted December 21, 2015 (edited) Então o que o Conor fez foi jogar na Mega com um jogo só e ganhar de cara? Elw deve ter um trevo de 4 folhas muito fodido então pq é sorte pra caralho ó Imagino que o Irlandês é tão bom que não tem porque negar uma revanche pro Aldo, sendo que ele pode "destrui-lo" novamente, certo? Se é tão bom e confiante, é só ceder a revanche imediata. Assim como fez o Weidman depois que nocauteou o Anderson. Ou melhor, vamos deixar o Connor subir, tomar uma surra do RDA, voltar correndo com o rabo entre as patas pra categoria dele, aí sim ser surrado pelo Aldo. Acho que será mais divertido assim :lol: :lol: :lol: Edited December 21, 2015 by ThFuganti Share this post Link to post Share on other sites
Buffer 0 Posted December 21, 2015 Imagino que o Irlandês é tão bom que não tem porque negar uma revanche pro Aldo, sendo que ele pode "destrui-lo" novamente, certo? Se é tão bom e confiante, é só ceder a revanche imediata. Assim como fez o Weidman depois que nocauteou o Anderson. Ou melhor, vamos deixar o Connor subir, tomar uma surra do RDA, voltar correndo com o rabo entre as patas pra categoria dele, aí sim ser surrado pelo Aldo. Acho que será mais divertido assim :lol: :lol: :lol: kkkkkkkk Share this post Link to post Share on other sites
acm979 0 Posted December 21, 2015 Errado ele não tá, mas tem que parar de alimentar isso de que foi sorte pegar onde pegou, isso é a especialidade dele, é um contra-ataque com a assinatura do cara... Achar que os próximos 100 vão pegar no supercílho ou sei lá oq, não é produtivo, tem que se preparar para a movimentação dele, as fintas dele, a distância dele, as tendências dele... Dizer a hoje o murro dele chegou primeiro, amanhã o nosso vai chegar primeiro... Isso não corrige a abordagem ofensiva, isso não muda é nada. Não gosto quando ele diz que fulano não venceu pq não perdeu o peso ou levou um soco certeiro, fica parecendo que o foco é apenas o erro do atleta dele, mais o foco tem que ser maior no que o adversário faz bem, tipo como negar o alcance, a movimentação, o condicionamento físico, sei que o que ele diz para imprensa provavelmente é diferente do que ele diz ou faz nos treinos, mas ainda sim parece uma abordagem muito centrada nos erros dele e não nos pontos fortes do adversário. Share this post Link to post Share on other sites