UDL 0 Posted November 7, 2015 Decidi criar este tópico devido à uma série de besteiras que vi escritas em vários tópicos e a uma desinformação muito grande dos foristas, demonstrando falta de conhecimento sobre lutas e corpo humano. Muitas vezes vejo lutadores sendo ridicularizados pelo shape, ou vejo um mal shape sendo utilizado como sinônimo de falta de treino ou de gás. E essas conclusões podem estar enganadas em muitos casos. Primeiro em relação ao gás, gostaria de dizer que não existe nenhuma evidência científica que relacione menor percentual de gordura ou hipertrofia a um maior rendimento cardiovascular, de forma que é absolutamente plausível(sem drogas) um atleta mais gordo tenha mais gás que um mais bombado e trincado, só pegar o exemplo de dois dos maiores da história serem gordinhos, Fedor e Velasquez, com ambos sendo conhecidos por um gás astronômico. Quanto a ter um corpo bombado e definido, isso pode significar sim que o atleta é forte e até que treinou bastante(pelo menos um tipo de treino ele fez), mas isso não garante que ele vai vencer a luta e nem que tem mais poder de nocaute ou outras qualidades atreladas à parte física. Vários de importantes nocauteadores(citarei alguns que tinham a mão pesada mas não seriam aqueles estritamente nocauteadores) não tinham shape exemplar: Vovchanchyn, Fedor, Nelson, Hunt, Mitrione, Rothwell, Abbott, Rogers, Kharitonov, Cormier, Shogun, Aleks, Penn, Boetsch etc. E vários lutadores bombados não somente não tem gás como não possuem explosão muscular, não possuem uma harmonia corporal e recrutamento muscular necessário para realizar certos movimentos, ficam meio travados, como Thompson, Duffee, Mir, Carwin, Kongo, Sapp, Pudzianowski etc. Inclusive, eu sei que o Sapp é uma piada, mas é impressionante como com todo aquele tamanho seus socos não são nada demais, existem vários pesados ou até meio pesados que batem mais forte do que ele. Eu citei nomes que batem pesado(Carwin e Kongo mais especificamente), mas mesmo eles e os outros citados não possuem agilidade e são travados para vários movimentos, o que diminui a força funcional em vários casos. Além da genética e da própria habilidade do lutador, a maneira como ele treina sua força e seus músculos também é determinante para esse tipo de coisa,se o cara se preocupa muito e modelar o corpo e ficar com uma estética boa, ele pode ficar grande e parecer ser muito forte e até ter bastante força localizada, mas se fizer só isso vai pecar em outras execuções. Justamente por isso o fato de o Fedor não ter puxado ferro na maior parte da carreira não afetou seu rendimento nas lutas, já que ele se focava em um treino mais funcional e era muito rápido e explosivo por isso( e por outras coisas. Além dessas questões físicas, é necessário levar em consideração também o que cada tipo de luta exige do corpo e como a técnica influencia. Na trocação por exemplo, a força concentrada é no geral desimportante, aquele cara modelado não tem nenhuma vantagem. Coisas como velocidade, reflexo, explosão, gás e precisão são determinantes nos combates. É lógico que você pode ser grande e definido e ser um excelente lutador(vide Overeem e Le Banner), mas o que eu quero dizer é que não é isso que faz que esses dois sejam bons, e o shape do Le Banner não da vantagem pra ele sobre o Aerts,Hunt ou Sefo. Isso sem levar em conta que mesmo em outros tipos de força onde supostamente os mais bombados deveriam ser mais fortes isso nem sempre ocorre. O Schaub já disse uma vez que o Cro Cop era o cara mais forte que ele enfrentou, ele disse que o Lavar Jonhson e o Napão eram mais fracos do que ele, o Coleman e o Barnett também já se disseram surpreendidos pela força do croata. E mesmo o Cro Cop sendo bem definido pesa em torno dos 104-105kg e não deixa de ser impressionante ele ser considerado mais forte do que caras 10-15kg mais pesados. A ideia é ouvir a opinião dos foristas e discutirmos essa relação entre a eficiência e a aparência e também como o físico influencia na luta. Share this post Link to post Share on other sites
BrunãoRJ 0 Posted November 10, 2015 O que influencia para mim eh a tecnica. O exemplo do coco eh clássico. Ele atinge seu máximo nesse peso, compensando com velocidade a diferença física. O que acontece hj eh que tem uns caras como fedor, Hendricks e Roy Nelson que entram muito fora de forma e na derrota começamos a especular se eles não estariam melhor se se apresentassem no shape. Shogun eh uma cara que na maioria das vezes vence quando está mais seco. Share this post Link to post Share on other sites
Raphael Rezende 0 Posted November 13, 2015 O exemplo do coco eh clássico. ?????????????? Share this post Link to post Share on other sites
mauriciosupinoo 0 Posted January 3, 2016 Simplesmente existe um abismo de diferença entre volume muscular e força ! É possivel um cara aparentemente menor (muscularmente falando) ser bem mais forte que um cara com um shape muito volumoso! Share this post Link to post Share on other sites
Filipão 0 Posted January 4, 2016 Achei muito bom o seu tópico. Tem gente que acha que luta é campeonato de fisiculturismo, só leigo pra avaliar assim. Eu nunca fui um cara bombado, mas sempre fiz academia, e já fiz treino estritamente pra força que tinha mais força do que quando treinei pra volume muscular. Alias meu ápice de força foi a época que tive o maior BF(22-24%). Normalmente esses caras muito forte e trincados para categoria costumam ter gás ruim, pois músculo consome muito oxigênio, ao contrario dos mais magrinhos, claro que tudo tem exceção como o GSP que tinha um físico invejável e muito gás. O cigano foi outro que apesar de sempre ter sido forte, a no momento que ficou mais forte e mais trincado, não foi quando vimos as suas melhores exibições. Share this post Link to post Share on other sites
MV8 0 Posted January 4, 2016 ?????????????? Acho que ele quis dizer que o coco é redondo (não é bombado) mas quando cai do coqueiro provoca um impacto grande! :D :D Parabéns pelo tópico! Excelente! Share this post Link to post Share on other sites
UDL 0 Posted January 4, 2016 (edited) Obrigado pelos elogios pessoal. Eu falo isso não só por exemplo desses lutadores, mas também por experiência própria. Já competi no Taekwondo, Boxe, Kickboxing e Boxe Chinês e, como quase todo não peso pesado, já cortei peso, e quando tive o menor percentual de gordura fiquei mais fraco, com menos gás, menos explosivo e cai de rendimento. Já fiz academia, mas hj não faço e quando fazia eu não me senti realmente mais forte, principalmente na trocação, quando treinava só luta e exercício funcional eu tinha mais explosão e batia mais forte, na academia fiquei meio travado, principalmente se treinava pouca luta. Edited January 4, 2016 by UDL Share this post Link to post Share on other sites
Axiotis 0 Posted January 25, 2016 O cara tem que treinar bastante luta. Estar em forma, respeitando o shape do seu corpo, seu biótipo... O resto é talento e punch. As duas coisas você pode melhorar, mas quem nasce com essas duas paradas é diferente... Share this post Link to post Share on other sites