Entre para seguir isso  
josuel

O adeus de Pedro "A Rocha" Rizzo

Recommended Posts

09/09/2015 19h58 - Atualizado em 09/09/2015 20h30

Um dos maiores nomes do mundo no esporte, peso-pesado faz revisão da carreira e reconhece que derrota para americano em luta pelo título o abalou psicologicamente

Por SporTV.comRio de Janeiro

markrizzo.jpg

Aos 41 anos, Pedro Rizzo entra na última semana como lutador profissional de MMA pensativo. Não que o adversário do próximo sábado, no Face to Face, em Vitória, no Espírito Santo, o faça perder o sono ou elaborar alguma estratégia mais defensiva de luta. Na verdade, o momento de "pendurar as luvas" oficialmente trouxe para o peso-pesado lembranças e reflexões dos quase 20 anos de carreira.

E com o adeus cada dia mais próximo, o lutador de 1,85m e 110kg se emocionou e recordou do divisor de águas em sua trajetória como profissional de MMA: a primeira derrota para Randy Couture, em maio de 2001, no UFC 31, por decisão unânime dos jurados e que o impediu de realizar o sonho de ser campeão peso-pesado do Ultimate.

" Aquilo me deu uma frustração enorme porque eu fiz tudo que estava ao meu alcance. Lutei para caramba, tomei sufoco no primeiro round, virei a luta, venci os outros rounds, mas não me deram a vitória. Fiquei com raiva, com vontade de parar de lutar e pensei até que perdi porque ele era americano. Na minha cabeça, eu encarei pelo lado ruim, desanimei. Quebrei psicologicamente e esse lado psicológico me afetou durante a carreira. Falo para todo mundo que queria ter a cabeça que tenho hoje para lutar quando eu era mais novo" - comenta.

Apesar do revés diante do americano, que se repetiria em novembro de 2001, no UFC 34, por nocaute técnico e também valendo o cinturão, Pedro Rizzo marcou seu nome entre os grandes nomes dos pesos-pesados do mundo. Pupilo de Marco Ruas, o lutador carioca ficou conhecido pelos potentes chutes nas pernas dos adversários e explicou como o ex-campeão foi importante na sua decisão de se tornar profissional de MMA (na época, ainda chamado de vle-tudo).

"Eu poderia ter sido médico, engenheiro, o que eu quisesse. Passei em primeiro e segundo lugar em algumas das melhores faculdades federais do Brasil. Mas eu não quis ser isso, quis ser lutador. Vim da capoeira e conheci o Marco Ruas, que chutava as pernas. Não conhecia, achava que não doía no adversário. Aí ele me deu um (chute), uma canelada nas pernas e eu senti que doía muito mesmo. Depois, decidi treinar chutes baixos para conseguir ganhar as lutas e passei a me especializar em "low kick" - explicou o peso-pesado.

marco_ruas_ufc7_4.jpg

Em primeiro plano, no início de carreira, Pedro Rizzo abraça seu Mestre Marco Ruas (Foto: Reprodução SporTV)

Com um cartel de 30 lutas, 19 vitórias e 11 derrotas, Pedro Rizzo encerra a carreira no próximo sábado, no Face to Face 12, contra o havaiano Andrew Smith. O peso-pesado brasileiro estreou profissionalmente em outubro de 1996, vencendo Eric Labaille e ficou invicto por mais oito lutas. Ser primeiro revés foi para o americano Kevin Randleman, no UFC 26, na sua primeira chance de título. No Ultimate foram nove vitórias e cinco derrotas. Hoje, além da própria equipe de MMA, Pedro Rizzo é constantemente chamado para aprimorar o muay thai de atletas como José Aldo e Ronaldo Jacaré.

video http://sportv.globo....re-quebrei.html

Editado por josuel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Merece todo respeito por tudo que fez dentro do CAGE, no seu auge era um grande lutador e pelo homem leal e amigo que sempre soube valorizar e respeitar seu mestre, RIZZO FOI UM LEGÍTIMO ARTISTA MARCIAL!!! OSS!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porra, Pedrada, desnecessário. Carreira gloriosa, mas já deu.

Não tem mais condições de acrescentar nada de positivo.

Espero que seja combinado q vc vai ganhar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lutou muito, mas já tem mais de dez anos que não luta em alto nível.

Poderia ter tido muito mais resultado pelo talento que tinha.

No mais, Oss.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pedrão foi um grande competidor, teve um começo de carreira meteórico. Venceu torneio e superluta do WVC, daí foi pro UFC e ganhou de grandes nomes...mas quando teve suas chances de vôos maiores, não decolou. Não estou aqui pra duvidar de sua palavra, tenho o maior respeito pelo atleta, mas parece-me que Rizzo já havia sentido o psicológico em lutas anteriores à essa contra o Couture, em especial a contra o Kevin Randleman. Pedro ficou travado, não conseguia impor seu jogo. Depois mostrou novamente esse bloqueio contra outros oponentes, como Kharitonov e Fedor.

Mas enfim, foi realmente um dos melhores pesados da história, merece todo o respeito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pedrão foi um grande competidor, teve um começo de carreira meteórico. Venceu torneio e superluta do WVC, daí foi pro UFC e ganhou de grandes nomes...mas quando teve suas chances de vôos maiores, não decolou. Não estou aqui pra duvidar de sua palavra, tenho o maior respeito pelo atleta, mas parece-me que Rizzo já havia sentido o psicológico em lutas anteriores à essa contra o Couture, em especial a contra o Kevin Randleman. Pedro ficou travado, não conseguia impor seu jogo. Depois mostrou novamente esse bloqueio contra outros oponentes, como Kharitonov e Fedor.

Mas enfim, foi realmente um dos melhores pesados da história, merece todo o respeito.

Contra Kharitonov e Fedor ele foi superado tecnicamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sao esses que serao lembrados no futuro. Artistas marciais que ajudaram e continuam no empenho de fazer esse esporte mais popular e respeitado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Eu poderia ter sido médico, engenheiro, o que eu quisesse. Passei em primeiro e segundo lugar em algumas das melhores faculdades federais do Brasil. Mas eu não quis ser isso, quis ser lutador.

Essa é a parte triste de todo atleta. O esporte e ingrato demais, isso pq me refiro (principalmente) a massa anonima.

Pelo menos o Rizzo vai ser um excelente treinador, dono de equipe, etc, etc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande Lutador,nunca foi o melhor mas atrapalhou o caminho dos melhores!!!!

Que Deus te acompanhe na sua nova caminhada!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ja fez muito para o esporte, agora é passar conhecimento para garotada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fotinha das antigas ...

Identifiquei alguns jovens à época :

Ebenezer Braga , Gleison Tibau , Dedé Pederneiras , Gustavo Ximu e mestre leitão ..

Os lutadores abraçados ao Dedé e ao Ebenezer conheço o rosto , mas me fugiram os nomes ...

Os dois que estão logo atrás na foto do Marco Ruas e do Rizzo tbm me parecem rostos conhecidos ...

Alguém poderia dizer o nome dos outros lutadores ??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pedro Rizzo e seus low kicks sempre me empolgaram ..

Era um lutador que esperava para ver suas lutas ..

As vezes dava um apagão em algumas lutas e sumia ..

Mas está na história do Vale Tudo / MMA brasileiro e mundial !!!

Muito sucesso ao The Rock Rizzo !! gunthug gunthug gunthug gunthug

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso