Fabri

Clube Carlson Gracie fecha as portas : (

Recommended Posts

Espaço sagrado para os amantes da arte suave, a sede da academia Clube Carlson Gracie de Jiu-Jitsu, na rua Figueiredo Magalhães, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, encerra as suas atividades no dia 27 deste mês por motivos financeiros. Fundada pelo saudoso Carlson Gracie na década de 70, a escola formou grandes campeões e, durante muito tempo, dominou as competições da modalidade sem dar a mínima chance aos times adversários. Um dos fiéis escudeiros do lendário mestre, Wallid Ismail lamentou o fechamento das portas do local onde morou quando decidiu largar sua vida em Manaus para se dedicar ao jiu-jitsu.

“Estou muito triste. Imagina só, quando cheguei ao Rio de Janeiro de ônibus foi lá onde me acolheram, dormi lá várias vezes, praticamente morei lá por muito tempo, passava o dia todo lá”, relembrou. “Não era uma academia, era um quartel general. Ali, sem dúvida nenhuma, teve o maior exército da história do jiu-jitsu. Para se ter uma ideia, juntavam todos os outros times em um campeonato de jiu-jitsu e não chegavam à pontuação que nós fazíamos. Era incrível”.

Carlson Gracie não foi importante apenas no jiu-jitsu. Grandes equipes do cenário atual do MMA têm a linhagem do carismático líder, como a Nova União, a Team Nogueira e a Brazilian Top Team, no Brasil, e a American Top Team e a Blackzilians nos Estados Unidos, além de inúmeras academias de arte suave espalhadas pelo mundo. Um de seus principais faixas pretas, Wallid fez questão de ressaltar a importância dos ensinamentos deixado pelo eterno mestre.

“É como eu sempre digo: a vida é uma guerra. Agora é bola para frente. Espero que os professores que estejam lá encontrem outro bom lugar. Uma coisa é certa: o legado Carlson Gracie nunca vai se acabar. Todos que aprenderam com ele sempre falam dele, sempre irão falar dele, e vão manter a história dele viva, e ele vivo, na memória e no coração de todo mundo”.

Treinão de despedida

unnamed-11.jpg

Depois de 40 anos de história, a despedida do templo sagrado da arte suave será marcada por um grande treino livre comandado pelo filho do fundador, Carlson Gracie Jr, que vem dos Estados Unidos especialmente para o encontro, marcado para o dia 27 de agosto. Vale lembrar que ali foram formados nomes como Amaury Bitetti, Vitor Belfort, Ricardo Arona, Paulão Filho, Ricardo Libório, Zé Mario Sperry, Carlão Barreto, Bebeo Duarte, Allan Góes, Murilo Bustamante, entre outros.

http://portaldovaletudo.com.br/br/novidades/item/2977-wallid-ismail-lamenta-fim-da-sede-do-clube-carlson-gracie,-mas-ressalta-o-legado-nunca-vai-se-acabar.html

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu treinava em uma pequena academia que pertencia ao meu professor de muay thai... até hoje treino com ele porém em outra academia, pois ele fechou a antiga e foi para uma grande academia... mas sinto MUITA FALTA daquela pequena academia que treinava 5 anos atrás... Mas o que sinto não vai triscar perto da tristeza que o Wallid, por exemplo, deve estar sentindo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nusss, Wallid na foto estava com cabelo, foto das antigas mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu vi a Carlson começando, com o Pinduca, Peixotinho, Rosenthal, Marcinho Santos, Rosado, buchau e outros.

Depois veio o Cassio {fenomeno da época, achavam que era filho do Carlson} e as gerações seguintes, como Walid, Dela Riva, Bolão, Bustamente,Marcelo Alonso e o Clóvis,tremendo casca grossa.

Mais tarde Libório,Vitor, Carlão, Arona,Paulão,Saporito, ARi Gallo, e outros.

Vi grande campeões, treinei com alguns, e apreciei lutas na raça e na técnica, inesquecíveis, que vão morrer na minha memória.

Conheci o Juninho {filho do Carlson }e a Karen {filha} brincando no tatame ainda crianças.

E a Dona Marly, sempre tentando manter a academia viva após separar do carlson e após ele falecer.

Rua Silva Castro, esquina com Figueredo, o maior antro de casca grossa dos anos 80.

Saudades deste tempo.

R.I.P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foto da época dos torneios da Company e da Lightning Bolt e armação.

Patrocinavam a galera competidora com roupas.

Era fartura de roupas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cezinha de oculos, e o Bolão que era o maior zoador com a mão na cabeça dele fazendo suas palhaçadas.

Bolão,segunda geração de Manaus na carlson.

Mario Cupertino foi da primeira.

Clovis um dos caras mais raçudos que vi lutar, esta sentado de blusa preta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bacana o depoimento tsairet makal!

Osss!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sinistro... O que deve ter de historia. Jiu Jitsu realmente é uma filosofia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não gosto de ficar falando sem conhecimento de causa, mas numa boa? Carlson foi conhecido por abrir as portas do jiu jitsu e da academia para fazer com que vários atletas que não tinham tanta condição de repente conhecessem a filosofia marcial e com isso muitos são hoje bem sucedidos, eu na minha humilde opinião acho que hoje como "legado dele" tem vários nomes ai muito bem de vida graças e essa filosofia e se fosse meu mestre eu certamente tentaria achar um jeito de fazer com que isso se perpetuasse, já que muitos abriram sua própria academia etc acho que seria valido captarem recurso para esse legado continuar nas mãos de quem puxa no local os treinos... inclusive levando em conta que vários são bem relacionados acredito que com um esforço coletivo isso não seria muito difícil em uma lei de incentivo ao esporte ou outros projetos socais do ministério dos esportes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ha uns 3 anos atras passei por la e um porteiro me disse que tinha virado iuma casa de swing de casais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora