Entre para seguir isso  
Rafa CM

Graduação no Jiu Jitsu: Exame, merecimento ou tempo?

Recommended Posts

Nesse caso ele não merecia pelo menos uma marrom?

Segundo meus critérios sim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra mm a equação tem muito mais variáveis do que tempo e merecimento, e não tem uma regra geral. E, mais, "merecimento" é uma coisa bem vaga. Pra mim, tem cara que pode ter o tempo que for, pode ter a técnica que for, mas não merece ter uma faixa que o autoriza a ser professor na cintura. Tem cara que pode ter merecimento técnico, mas pode fazer bem pro cara deixar pastar um tempo maior na marrom, pra "testar" um pouco o caráter do cara. E por aí vai. Eu conheço faixa preta que tem um histórico de bandidagem, desde antes da preta, cara que foi preso pela polícia federal. Sinceramente, um cara destes nunca deveria ter recebido uma faixa preta. Menos ainda deveria, como é o caso, continuar filiado até hoje, levando aluno pra campeonato (e querendo engrossar com juiz) ano após ano.

Na minha concepção, ter uma faixa preta (com a carga de "professor" que a faixa carrega) é algo muito diferente de conquistar, por exemplo, o título de "engenheiro". Um professor de artes marciais é alguém que está numa posição de mexer com aspectos da vida de crianças e adolescentes de um jeito parecido com uma professora de escola primária. Se alguém não está em posição de assumir uma posição destas, não deveria poder usar uma faixa preta. Outras artes marciais levam coisas como estas mais a sério e colhem bons frutos disto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho parceiros que vem de academias que fazem os dois, e em general o nível da atleta é similar. No JJ o professor sempre é consciente do fato que a pessoa que você gradua representa seu nome...e normalmente não vai deixar gradua alguém que não está mais on menos naquele nivel. Eu sou aquela pessoa que fui graduada rápida por merecimento e entendendo meus objetivos na vida. Meus professores sabiam que eu ia ter que parar de lutar para focar nos estudos, e me passaram um pouco rápido para poder ter a experiencia de lutar com as melhores. Agradeço eles por isso e só foco em continuar aprendendo quando eu tenho tempo pra treinar.

Acho que a decisão de graduação também depende de quem gradua e o tamanho da academia. A academia pequena onde seu professor do dia dia vai te dar a faixa, por merecimento serve. Ele vê e provavelmente treina frequentemente com essa pessoa e pode falar se estão pronto pra passar ou não. Numa academia maior o numa situação como afiliação a onde mestre de fora (ou tipo professor de seu) é quem vai graduar, fazer exame é melhor sendo que ele não conhece a pessoa/o jogo deles.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal... Não sou do jiu-jitsu, mas vi uma coisa bem bizarra. Vi um cara que em 2013 era faixa AZUL, pegou a roxa no mesmo ano. Em 2014 pegou a marrom e agora em novembro de 2015 pegou a PRETA (Isso mesmo que vcs leram). Me desculpem o que eu vou falar, mas eu fico indignado com isso e acho uma putaria esse comércio que está havendo... É lamentável.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal... Não sou do jiu-jitsu, mas vi uma coisa bem bizarra. Vi um cara que em 2013 era faixa AZUL, pegou a roxa no mesmo ano. Em 2014 pegou a marrom e agora em novembro de 2015 pegou a PRETA (Isso mesmo que vcs leram). Me desculpem o que eu vou falar, mas eu fico indignado com isso e acho uma putaria esse comércio que está havendo... É lamentável.

Oxe eu conheço um que meio de 2013 era branca, hoje já é preta...

Ta pior que o início do jiu na Bahia, aonde uma galera do judo simplesmente, virou faixa preta de jiu jitsu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu conheço faixa preta que tem um histórico de bandidagem, desde antes da preta, cara que foi preso pela polícia federal. Sinceramente, um cara destes nunca deveria ter recebido uma faixa preta. Menos ainda deveria, como é o caso, continuar filiado até hoje, levando aluno pra campeonato (e querendo engrossar com juiz) ano após ano.

na minha cidade tem faixa preta da Gracie Barra que já foi preso por estupro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso