Entre para seguir isso  
Paiva

A ascensão de managers brasileiros no cenário internacional

Recommended Posts

Já faz algum tempo que o MMA deixou de constar apenas dentro do octógono ou ringue. Com o avanço da profissionalização e do aumento de mercado, necessidades que não existiam previamente começaram a surgir exponencialmente no meio.

Uma dessas primeiras necessidades foi o “cross-training”, que se popularizou em meados da década de 90 por via de Marco Ruas, campeão da sétima edição do UFC. Podemos também citar avanços como o corte acentuado de peso, preparação física, mental e nutricional especializada e gerenciamento de mídia como alguns exemplos dessa evolução.

E dentre essas aparece do manager, responsável por cuidar da carreira dos atletas. Este papel, ainda que tímido no Brasil, vem fazendo bastante diferença na carreira de diversos lutadores tupiniquins. Embora não façam milagres emocionais, promocionais e financeiros, os bons managers conseguem manter relações com promotores de eventos, patrocinadores e tudo mais que um atleta de ponta precisará para o desenvolvimento da sua carreira.

Um dos principais motivos para o desperdício de talento em diversos esportes no Brasil é a impossibilidade da única preocupação do atleta ou equipe ser treinar e melhorar seu desempenho. Problemas em relação a negociações e buscas de lutas, no caso do MMA, e patrocinadores tomam tempo precioso aos montes, prejudicando e até mesmo acabando com um possível campeão.

Além do mais, ainda existe um certo tipo de preconceito de atletas e treinadores sobre o papel do manager em suas carreiras, vendo a parceria como algo mais maléfico do que benéfico. Essa visão deturpada vem mudando aos poucos, e a tendência é que isso seja extinto ao longo do tempo.

“Por parte dos atletas, sem dúvidas é por conta de não querer perder mais um pedaço da bolsa”, conta Lucas Lutkus, sócio da Big Fight Management ao MMAbyNeko.com.br. “A bolsa dos atletas já é menor do que deveria ser em grande parte dos eventos e eles ainda dão uma porcentagem para o treinador. Com isso, muitos atletas ficam receosos de abrir mão de mais uma parte da bolsa para mais uma pessoa. Do lado dos treinadores, acredito que o medo é de perder o atleta. Muitos managers tem parcerias com grandes equipes e, quando descobrem um talento em uma equipe não tão conhecida, acabam querendo levar o atleta para essa equipe maior e o treinador fica de mãos abanando. Dá pra entender todos os pontos de vista e não culpo atletas e treinadores por não quererem managers, acho que a carreira de um atleta é algo muito valioso para estar na mão de alguém que você não confia, se não houver 100% de confiança entre atleta, treinador e manager, não será uma parceria de sucesso.”

“Eu não acho que o papel do manager seja fundamental a todos os atletas”, afirma Stefano Sartori, CEO da Frontline Fight Agency. “A partir do momento em que o atleta está pronto para voos mais altos, é fundamental a presença de um agente profissional.

Porém muitos treinadores, especialmente os que possuem menos estrutura (equipes menores) tem medo de perder os atletas para equipes maiores. É como no futebol, infelizmente é impossível ser campeão mundial jogando num time pequeno.”

Outra dificuldade encontrada pelos managers é a precariedade do cenário nacional, que mesmo mostrando sinais de melhora, ainda tem grande diferença para o internacional. A prova disso é que algo comum em quase todos empresários é a busca de chances no exterior, levando uma melhor condição financeira e de promoção para seus atletas.

“Aqui no Brasil é raríssimo ter eventos constantes pagando mais de cinco, seis mil reais para atletas enquanto nos Estados Unidos esse cenário é o comum”, diz Lutkus. “Nunca fechei um atleta pra lutar fora do Brasil com uma bolsa menor do que seis mil reais, por exemplo. Infelizmente vários fatores fazem o MMA aqui no Brasil não ter esse poder de compra igual a outros países. A falta de investimento é o maior problema. Nos Estados Unidos, é comum o canal de TV pagar para o evento que realiza o show, já aqui muitas vezes o evento que acaba pagando para o canal transmiti-lo. Além disso, os patrocinadores aqui no Brasil não investem como lá, preferindo dar permutas a apoiar com dinheiro.

Por fim, acho que a falta de Cassinos no Brasil, que apoiam muito o MMA em outros países e atraem público para os shows, é um dos principais fatores que afetam o esporte por aqui.”

Isso explica o crescente número de brasileiros em eventos internacionais. Apenas Lucas Lutkus colocou 15 atletas para lutar fora do Brasil em 2014, e o mesmo projeta duplicar esse número neste ano, enquanto Stefano coroou 2014 com sua atleta Hérica Tibúrcio no posto mais alto do MMA femino de sua categoria, com a conquista do título do Invicta FC.

Outro fator que afeta bastante o cenário nacional, não somente no MMA, é a falta de investimento público e privado no esporte. Além do mais, quando há esses investimentos, não é raro descobrirmos escândalos como o caso da CBMMA e o programa Bolsa-Atleta, numa fraude que infelizmente não surpreende nem causa a comoção devida.

“Tenho muito orgulho de dizer que trabalho em praticamente todos os grandes eventos do MMA no mundo e vejo sim uma grande disparidade entre nossos eventos quando comparados às organizações internacionais”, conta Stefano Sartori. “Certamente chegaremos em um patamar um pouco mais aceitável quando grandes marcas passarem a enxergar a força do MMA como esporte. Infelizmente o esporte no Brasil, e digo esporte no sentido amplo da palavra, não possui o menor apoio, seja público ou privado. É interessante que o esporte, além de uma excelente ferramenta de comunicação e conquista de mercado para marcas e produtos, é uma das principais formas de tirar crianças e jovens da marginalidade, das drogas e do crime, e mesmo assim seja tão difícil que se consiga apoio por aqui.”

Lutkus e Sartori, que contam somados mais de 70 atletas, iniciaram a carreira na meio do agenciamento de atletas por baixo, mas boas relações e competência os fizeram ascender aos mercados internacionais, chegando a países como Argentina, Estados Unidos, Rússia, Polônia e Austrália.

É importante citar a relação direta de agentes com academias, mostrando que a parceria não ajudará apenas o lutador, mas também todo o universo que orbita ao seu redor. Podemos citar Dedé Pederneiras com atletas da Nova União, Marcelo Brigadeiro com atletas da Astra Fight Team e Alex Davis com atletas da American Top Team.

Nos Estados Unidos, o agenciamento de atletas é uma prática corriqueira e essencial para muitos, visto que grandes estrelas como Jon Jones, Cain Velasquez, Alexander Gustafsson tem por trás de suas carreiras nomes como Manos Terzitane, Malki Kawa e Bob Cook.

Um bom manager pode conseguir melhores bolsas, melhores lutas, patrocínios e fazer com que a única dor de cabeça do atleta ser seu desempenho. Mas vale ficar atento, já que sempre, em todas as coisas, há pessoas que querem se aproveitar sendo desonestas.

Managers brasileiros, como Lutkus e Sartori, os entrevistados para essa matéria, vão ajudando a ficar a bandeira do Brasil em locais mais altos no cenário mundial do MMA, e pouco a pouco vão melhorando a carreira e a vida de muitos diamantes que por sua vez não tinham condições de serem lapidados. Que esse trabalho continue, e que esse papel se prolifere cada vez mais com pessoas que farão a diferença.

Se gostarem da matéria, doem um pageview ao autor, hahahaha: http://www.mmabyneko.com.br/ascensao-de-managers-brasileiros-no-cenario-internacional/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando se fala em manager eu lembro do Eduardo Alonso que apesar de ser um bom manager decidiu virar head coach do Shogun e Demian sem ter background em nenhuma arte marcial e sem nunca ter competido em nada. Situação muito estranha e diria até de falta de responsabilidade como manager. Sinceramente eu não consigo ver esta situação como bo a princesa piamente para o Shogun que nunca a vai ser cobrado da maneira que precisa pelo Alonso. Primeiro pq ele não tem capacidade pra isso e segundo pq ele é amiguinho do Shogun e não quer desagradar sua galinha dos ovos de ouro. Carreira do Shogun está no fundo do poço e ele continua cavando com ajudinha do Eduardo Alonso. Quero ver ele no corner do Demian aqui no Brasil. Quais seriam as instruções técnicas que ele passaria para um mestre como Demian. Chega ser patético.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando se fala em manager eu lembro do Eduardo Alonso que apesar de ser um bom manager decidiu virar head coach do Shogun e Demian sem ter background em nenhuma arte marcial e sem nunca ter competido em nada. Situação muito estranha e diria até de falta de responsabilidade como manager. Sinceramente eu não consigo ver esta situação como bo a princesa piamente para o Shogun que nunca a vai ser cobrado da maneira que precisa pelo Alonso. Primeiro pq ele não tem capacidade pra isso e segundo pq ele é amiguinho do Shogun e não quer desagradar sua galinha dos ovos de ouro. Carreira do Shogun está no fundo do poço e ele continua cavando com ajudinha do Eduardo Alonso. Quero ver ele no corner do Demian aqui no Brasil. Quais seriam as instruções técnicas que ele passaria para um mestre como Demian. Chega ser patético.

Não estou defendendo, mas posso dizer que o Alonso estava no corner das 2 lutas contra o Lyoto. Se tem experiência ou não, o cara mostrou resultado.

De todas as lutas do Shogun, a única que passou vergonha foi contra o Sonnen.

Griffin = Ganhou do Shogun e se sagrou campeão em cima do Rampage na luta seguinte

Maradona = Ganhou do Shogun e passou o rodo na divisão inteira

Gustavão = Ganhou do Shogun e lutou pelo título (e quase ganha)

Henderson = Na minha opinião e na do planeta aquela luta foi empate

Sonnen = Essa foi a única vergonha da carreira dele

Henderson 2 = Despreparo e azar, levantou girando pedindo a mão do banguela na fuça e ela realmente entrou

O que quero dizer é que ele perdeu para lutadores que estavam muito motivados ou no auge da forma física, coisa que ele não esta por conta de diversas lesões.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não estou defendendo, mas posso dizer que o Alonso estava no corner das 2 lutas contra o Lyoto. Se tem experiência ou não, o cara mostrou resultado.

De todas as lutas do Shogun, a única que passou vergonha foi contra o Sonnen.

Griffin = Ganhou do Shogun e se sagrou campeão em cima do Rampage na luta seguinte

Maradona = Ganhou do Shogun e passou o rodo na divisão inteira

Gustavão = Ganhou do Shogun e lutou pelo título (e quase ganha)

Henderson = Na minha opinião e na do planeta aquela luta foi empate

Sonnen = Essa foi a única vergonha da carreira dele

Henderson 2 = Despreparo e azar, levantou girando pedindo a mão do banguela na fuça e ela realmente entrou

O que quero dizer é que ele perdeu para lutadores que estavam muito motivados ou no auge da forma física, coisa que ele não esta por conta de diversas lesões.

Na época das lutas contra o Lyoto o head coach era o André Dida.

Henderson não está no auge faz tempo. Tanto que se não me engano vem de 4 derrotas seguidas. E derrotas nas quais foi pulverizado. Cormier fez ele de boneco de pano e Belfort e Mousasi nocauteado. Adivinha qual foi a última vitória dele. Maurício Shogun com Alonso como head coach.

A única vergonha que o Shogun passou não foi contra Sonnen. Ele foi nocauteado em sua última luta pelo wrestler Ovince St. Preux em 34 segundos.Adivinha quem estava no corner. Eduardo Alonso.

Qual resultado do ponto de vista de melhoria técnica e estratégia que aconteceu depois que o Alonso assumiu como head coach? Nenhum! As vitórias do Demian Maia logo depois da descida de peso se devem exclusivamente ao próprio atleta que é um mestre de verdade e experiente no MMA. Shogun vem decaindo cada vez mais e quando o Eduardo Alonso passa a mão na cabeça dele e o deixa fazer o que quer. Com o Rafael Cordeiro ele não teria essa folga.

Vamos ser sensatos. Até pessoas aqui do fórum tem mais conhecimento técnico que o Alonso. Mas não é por isso que tem capacidade de ser head coach de grandes equipes e de atletas do UFC.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando se fala em manager eu lembro do Eduardo Alonso que apesar de ser um bom manager decidiu virar head coach do Shogun e Demian sem ter background em nenhuma arte marcial e sem nunca ter competido em nada. Situação muito estranha e diria até de falta de responsabilidade como manager. Sinceramente eu não consigo ver esta situação como bo a princesa piamente para o Shogun que nunca a vai ser cobrado da maneira que precisa pelo Alonso. Primeiro pq ele não tem capacidade pra isso e segundo pq ele é amiguinho do Shogun e não quer desagradar sua galinha dos ovos de ouro. Carreira do Shogun está no fundo do poço e ele continua cavando com ajudinha do Eduardo Alonso. Quero ver ele no corner do Demian aqui no Brasil. Quais seriam as instruções técnicas que ele passaria para um mestre como Demian. Chega ser patético.

Muito relativo isso, conheço gente que nunca lutou, e hoje é referência como treinador. Nicolai por exemplo eu não lembro de ter visto uma luta dele...e sem dúvida é um dos maiores nomes no Muay Thai brasileiro como treinador.

Por outro lado, já ví atletas TOPS não conseguindo formar/revelar ninguém quando passaram a ser treinadores.

Como eu disse, é muito relativo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito relativo isso, conheço gente que nunca lutou, e hoje é referência como treinador. Nicolai por exemplo eu não lembro de ter visto uma luta dele...e sem dúvida é um dos maiores nomes no Muay Thai brasileiro como treinador.

Por outro lado, já ví atletas TOPS não conseguindo formar/revelar ninguém quando passaram a ser treinadores.

Como eu disse, é muito relativo.

Não é relativo assim.

Não sei se Nicolai lutou. Mas ele é um dos introdutores do muay thai no Brasil. Da época de Luis Alves e Rudimar Fedrigo. Tem experiência e background em artes marciais por isso é um bom treinador. Não dá pra comparar com Eduardo Alonso que não tem background nenhum em qualquer arte marcial. Além do mais estamos falando de MMA que é bem mais complexo que muay thai. Mesmo Nicolai sendo faixa preta das antigas do muay thai, não se firmou no MMA.

Mas se formos falar de grandes head coachs de sucesso não podemos esquecer do grande mestre Carlson Gracie que formou Murilo Bustamante e Mário Sperry dois grandes head coachs e lutadores da época do Pride.

Rafael Cordeiro lutador e faixa preta de muay thai que formou campeões mundiais. Dedé Pederneiras cria do Carlson faixa preta lutador e grande head coach que formou campeões mundiais. O Dórea que é bastante criticado aqui no chat tem todo o background no boxe e foi competidor hoje head coach . Formou campeões mundiais no boxe e MMA. Greg Jackson tem background no Wrestling e kickboxing. Criou uma arte marcial que mistura vários estilos chamada Gaidojutsu. Nem vou falar de outros treinadores como Matt Serra, Renzo Gracie, Cachorrão, Márcio Cromado, Pedro Rizzo, etc. Importante salientar que todos têm suas academias e formam atletas(acho que o único que não tem é o Pedro Rizzo). Não posso cometer o erro imperdoável de não citar o mestre Marco Ruas que formou o baixinho, Babalú, Rodrigo Ruas que foi professor de muay thai do José Aldo. Isso sem citar os internacionais.

Eu digo que um head coach sem background em arte marcial nenhuma e que nunca competiu em esporte nenhum fazer sucesso a frente de uma equipe de atletas de alto rendimento no maior evento de MMA do mundo vai ser a maior exceção que já vi acontecer na história do esporte.

Pode existir grandes atletas que fracassaram como treinadores. Mas tenha certeza que todos os que tiveram sucesso tem todo um background em artes marciais e grande experiência na área. O que não é o caso do Eduardo Alonso.

Seria relativo se fosse algo que envolvesse sorte ou características inatas.

Mas por trás de todo head coach existe uma longa história de suor e sangue.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ppunkk Melhor post que li nos últimos tempos aqui. Brilhante análise!

Não é relativo assim.

Não sei se Nicolai lutou. Mas ele é um dos introdutores do muay thai no Brasil. Da época de Luis Alves e Rudimar Fedrigo. Tem experiência e background em artes marciais por isso é um bom treinador. Não dá pra comparar com Eduardo Alonso que não tem background nenhum em qualquer arte marcial. Além do mais estamos falando de MMA que é bem mais complexo que muay thai. Mesmo Nicolai sendo faixa preta das antigas do muay thai, não se firmou no MMA.

Mas se formos falar de grandes head coachs de sucesso não podemos esquecer do grande mestre Carlson Gracie que formou Murilo Bustamante e Mário Sperry dois grandes head coachs e lutadores da época do Pride.

Rafael Cordeiro lutador e faixa preta de muay thai que formou campeões mundiais. Dedé Pederneiras cria do Carlson faixa preta lutador e grande head coach que formou campeões mundiais. O Dórea que é bastante criticado aqui no chat tem todo o background no boxe e foi competidor hoje head coach . Formou campeões mundiais no boxe e MMA. Greg Jackson tem background no Wrestling e kickboxing. Criou uma arte marcial que mistura vários estilos chamada Gaidojutsu. Nem vou falar de outros treinadores como Matt Serra, Renzo Gracie, Cachorrão, Márcio Cromado, Pedro Rizzo, etc. Importante salientar que todos têm suas academias e formam atletas(acho que o único que não tem é o Pedro Rizzo). Não posso cometer o erro imperdoável de não citar o mestre Marco Ruas que formou o baixinho, Babalú, Rodrigo Ruas que foi professor de muay thai do José Aldo. Isso sem citar os internacionais.

Eu digo que um head coach sem background em arte marcial nenhuma e que nunca competiu em esporte nenhum fazer sucesso a frente de uma equipe de atletas de alto rendimento no maior evento de MMA do mundo vai ser a maior exceção que já vi acontecer na história do esporte.

Pode existir grandes atletas que fracassaram como treinadores. Mas tenha certeza que todos os que tiveram sucesso tem todo um background em artes marciais e grande experiência na área. O que não é o caso do Eduardo Alonso.

Seria relativo se fosse algo que envolvesse sorte ou características inatas.

Mas por trás de todo head coach existe uma longa história de suor e sangue.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando se fala em manager eu lembro do Eduardo Alonso que apesar de ser um bom manager decidiu virar head coach do Shogun e Demian sem ter background em nenhuma arte marcial e sem nunca ter competido em nada. Situação muito estranha e diria até de falta de responsabilidade como manager. Sinceramente eu não consigo ver esta situação como bo a princesa piamente para o Shogun que nunca a vai ser cobrado da maneira que precisa pelo Alonso. Primeiro pq ele não tem capacidade pra isso e segundo pq ele é amiguinho do Shogun e não quer desagradar sua galinha dos ovos de ouro. Carreira do Shogun está no fundo do poço e ele continua cavando com ajudinha do Eduardo Alonso. Quero ver ele no corner do Demian aqui no Brasil. Quais seriam as instruções técnicas que ele passaria para um mestre como Demian. Chega ser patético.

Tu tem uma assinatura de 2011 falando do cara. Meu deus. Tu deve ser doente ou ter algum problema pessoal. Na boa. Deve ser muito amargurado na vida pra ter em um fórum de internet uma assinatura de alguém que é invisível nos bastidores e em cada 3 tópicos cita o nome do cara em quatro. :wacko:

Ele roubou sua mulher, comeu sua filha ou estuprou sua mãe? Ou é só inveja porque ele tem dinheiro, vive do mma e você é um fracassado que perde tempo postando na net sem ganhar nada?

Dá um tempo manolo. thumbdown

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tu tem uma assinatura de 2011 falando do cara. Meu deus. Tu deve ser doente ou ter algum problema pessoal. Na boa. Deve ser muito amargurado na vida pra ter em um fórum de internet uma assinatura de alguém que é invisível nos bastidores e em cada 3 tópicos cita o nome do cara em quatro. :wacko:

Ele roubou sua mulher, comeu sua filha ou estuprou sua mãe? Ou é só inveja porque ele tem dinheiro, vive do mma e você é um fracassado que perde tempo postando na net sem ganhar nada?

Dá um tempo manolo. thumbdown

Po man, acredito que é possível argumentar sem atacar pessoalmente o usuário.

Ele expôs várias ideias aqui sem atacar. Argumentou inclusive comigo.

Ps: Eu disse que o Alonso estava no corner e não que era Head Coach.

Ps 2: Realmente o Shogun passou 2 vergonhas, Sonnen e St Preux.

Ps 3: Dórea pode sido competidor e afins, mas o vejo mais como motivador do que de fato técnico. Basta assistir as lutas do Cigano para ver as informações ridículas que ele passa durante os rounds: Vai meu menino, você é o campeão, bate nele. Vergonha alheia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tu tem uma assinatura de 2011 falando do cara. Meu deus. Tu deve ser doente ou ter algum problema pessoal. Na boa. Deve ser muito amargurado na vida pra ter em um fórum de internet uma assinatura de alguém que é invisível nos bastidores e em cada 3 tópicos cita o nome do cara em quatro. :wacko:

Ele roubou sua mulher, comeu sua filha ou estuprou sua mãe? Ou é só inveja porque ele tem dinheiro, vive do mma e você é um fracassado que perde tempo postando na net sem ganhar nada?

Dá um tempo manolo. thumbdown

Jamais perderia meu tempo com uma pessoa que não sabe nem a diferença entre Marcelo Alonso é Eduardo Alonso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tu tem uma assinatura de 2011 falando do cara. Meu deus. Tu deve ser doente ou ter algum problema pessoal. Na boa. Deve ser muito amargurado na vida pra ter em um fórum de internet uma assinatura de alguém que é invisível nos bastidores e em cada 3 tópicos cita o nome do cara em quatro. :wacko:

Ele roubou sua mulher, comeu sua filha ou estuprou sua mãe? Ou é só inveja porque ele tem dinheiro, vive do mma e você é um fracassado que perde tempo postando na net sem ganhar nada?

Dá um tempo manolo. thumbdown

Delirou camarada, na assinatura do cara ele fala do MARCELO ALONSO.Melhor tu corrigir seu post, enquanto é tempo.Só tenho uma coisa a dizer, se o Shogun e o Demian resolveram que o EDUARDO ALONSO deve ser o seu head coach, ninguém deve se meter, e sabem porque, simples, eles visivelmente não querem head coach pois já sabem tudo. Podem acreditar é isto, por mais difícil que seja acreditar nisto.O pobre do EDUARDO ALONSO não tem nada com isto.É economia mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito relativo isso, conheço gente que nunca lutou, e hoje é referência como treinador. Nicolai por exemplo eu não lembro de ter visto uma luta dele...e sem dúvida é um dos maiores nomes no Muay Thai brasileiro como treinador.

Por outro lado, já ví atletas TOPS não conseguindo formar/revelar ninguém quando passaram a ser treinadores.

Como eu disse, é muito relativo.

Realmente... o Nicolai deve ser considerado Gran-Mestre no Muay-Thai pq é amigo de alguém. Aliás ele foi um dos introdutores do Muay-Thai no Brasil sem nunca ter lutado... ele é aluno do Mestre Youtube....

Fala merda hein campeão!.... tá loko. Se o cara é referência na modalidade, considerado Gran-Mestre o mínimo que um guerreiro dos teclados deveria fazer é respeitar antes de falar bobagem!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O pessoal gosta de pegar no pé do alonso mas eu honestamente não vejo problema algum em ele ser um head coach.

Quem acha que tem alguma coisa errada provavelmente deve ter uma noção errada do que é ser um headcoach.

O trabalho de um headcoach é um trabalho que no papel é mais de coordenação/administração do que qualquer coisa, o headcoach não é necessariamente o cara que vai pegar o atleta e ficar segurando manopla pra ele ou ficar passando posição. Muitos headcoaches fazem isso mas o trabalho do headcoach é dar direção ao treinamento, colocar os professores/instrutores certos na hora certa para conseguir atingir o objetivo que o atleta tem que alcançar.

A turma fala do alonso como se ele fosse um bobão que não sabe nada de luta e está dando pitaco em coisas das quais ele não tem o menor conhecimento. Mas honestamente, hoje, mesmo se ele não tiver tido uma aula de JJ ou muay thai (e ele certamente teve pq não tem como vc estar no meio sem acabar treinando um pouco mesmo que esporadicamente) eu te garanto que ele sabe bastante só do tempo que ele tem no esporte, se eu estou trabalhando com mma há 10 anos ele deve ter pelo menos uns 15 anos nessa vida, seja como promotor, como empresário ou jornalista. E isso eu falo por experiencia própria, não tem como você passar tanto tempo imerso em qualquer coisa sem aprender um pouco.

Certamente nesse tempo de vida no esporte ele já viu muita coisa, já participou de muita coisa e assim conseguiu uma bagagem que dá pra ele a base que ele precisa para fazer esse trabalho de coordenação em alto nível. Se ele não tivesse condições alguém realmente acredita que o dois caras de alto nível como Shogun e Damian estariam entregando as suas carreiras e suas vidas na mão dele?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso