gdgostoso

Dedé Pederneiras rebate críticas e diz que Barão não deve subir de div

Recommended Posts

Todos foram surpreendidos na sexta-feira com a notícia de que Renan Barão havia desmaiado horas antes da pesagem e não teria condições de enfrentar TJ Dillashaw na tão anunciada revanche pelo título dos pesos-galos. O americano acabou se mantendo no card e agora vai enfrentar o ex-campeão do Bellator Joe Soto, que faria a sua estreia no Ultimate no card preliminar. O episódio fez com que muita gente passasse a questionar o processo do corte de peso do atleta da Nova União.

Momentos após a pesagem, o próprio Dillashaw afirmou que achava que Barão era muito grande para a categoria, dando a entender que ele deveria subir de divisão. O presidente do UFC, Dana White, tem a mesma opinião e chegou a estender a crítica ao campeão peso-pena, José Aldo, afirmando que tanto ele quanto Barão deveriam subir de peso.

Em entrevista ao Combate e ao Combate.com depois do incidente, o treinador principal da Nova União, Dedé Pederneiras, disse não concordar com as críticas e ressaltou que o trabalho de perda de peso de seus atletas é feito com acompanhamento médico. Para Dedé, o problema ocorrido com Barão em Sacramento tem a ver com uma série de fatores, incluindo o fato de ele ter feito três camps de treinamento em cerca de seis meses:

- As pessoas ficam falando que Barão deveria lutar na categoria de cima. Ele é realmente um garoto grande para a divisão de 61,2 kg, mas eu acho que se a gente tiver o respaldo dos médicos com os quais a gente trabalha e dos nutricionistas, não vejo por que ele trocar de categoria. O que vejo é que o Barão precisa de um tempo maior entre uma luta e outra para não fazer esses sucessivos treinos para uma luta de cinco rounds, que são muito mais pesados do que para uma luta de três rounds, a cada três meses. É a primeira vez que isso acontece comigo em 18 anos. Venho acompanhando atletas há muito tempo e nunca tive um lutador que apagou e teve que ser retirado de um duelo por não ter condições de lutar.

Dedé, que estava com Barão no momento do incidente, explicou todo o planejamento da equipe para que o corte de peso de seu lutador fosse bem-sucedido. O treinador também ressaltou que Barão sempre perdeu peso da mesma forma em todas as lutas anteriores ao UFC 173, única ocasião em que o atleta decidiu chegar um pouco mais leve para lutar devido ao fato de seu adversário, TJ Dillashaw, ser menor fisicamente e mais rápido:

perrr_zps4fa0968d.jpg

- Na verdade, o Barão já perdeu peso só aqui no UFC pelo menos 10 ou 12 vezes e nunca teve problema nenhum. O processo sempre foi feito da mesma forma não só com ele, mas com todas as pessoas lá da academia. Na última luta do Barão, ele resolveu perder o peso com uma antecedência maior. E aí, quando você faz isso, você acaba não recuperando tão bem quanto quando você perde o peso mais próximo da luta, que era o que ele tinha feito na maioria das vezes. Na verdade, o Barão não deixou uma quantidade de peso muito grande para esta semana, ele chegou aqui com 68kg*, a categoria é 61,2kg. No primeiro dia que ele chegou em Sacramento, já tirou 3kg e se colocou bem próximo da meta, e foi batendo essa meta dia após dia. Na quinta-feira, a gente terminou o corte de peso umas 23h30. Ele tomou banho, comeu, foi dormir e acordou de manhã para fazer a perda de peso, porque faltavam 2,25kg para ele chegar à meta antes da pesagem.

(*Nota da Redação: Barão, na realidade, chegou com o peso entre 70kg e 71kg, conforme mostrou um vídeo gravado pelo UFC; esse peso, por sinal, é normal para ele em semana de luta).

rennnnn_zpsa7033ada.jpg

Dedé ainda contou detalhes do que aconteceu com o brasileiro no momento do incidente e explicou que a decisão de cancelar a revanche com Dillashaw partiu do próprio UFC por questões de segurança. Segundo ele, Barão está bem fisicamente, apesar de muito triste e, quando voltar ao Brasil, deve se submeter a uma bateria de exames a fim de determinar outras possíveis causas do desmaio ocorrido na sexta. O treinador também deixou claro que deve pedir mais tempo ao UFC entre lutas para evitar um desgaste tão grande de seu atleta.

Confira o depoimento de Dedé Pederneiras na íntegra:

"Na sexta-feira, último dia de perda de peso para os atletas que fazem a pesagem às 16h, o Barão estava fazendo o processo normalmente, faltavam 2,25kg para ele bater a meta da categoria. Barão se pesou às 9h e faltava a quantidade de peso que a gente tinha deixado para o último dia, dentro de uma tabela que a gente monta para a semana inteira. Ele acordou bem, começou a fazer a perda de peso normal. Depois da pesagem das 9h ele fez uma rodada de banheira e, como tinha o exame médico às 12h e estava fazendo sol aqui, ele quis dar uma corrida, pois já estava de saco cheio de ficar na banheira. Então a gente foi correr por cerca de meia hora, foi bem tranquilo. Depois nós voltamos para o hotel e aí ele tirou a roupa, a gente passou o creme nele, e ele foi fazer a última sessão de banheira.

Nesse momento, faltava cerca de 1,1kg para atingir o limite de 61,2kg e era cedo ainda aqui em Sacramento, por volta de 13h, e ele só tinha que descer para ir para a arena às 15h. E aí, nós começamos a fazer as primeiras rodadas de banheira e, depois de cerca de 20 minutos, quando o Barão estava saindo de uma dessas banheiras, desmaiou completamente. Na hora em que ele estava caindo, eu o segurei, mas como ele estava com muito creme, chegou a jogar a cabeça para trás e a encostá-la na parede. A gente o colocou no chão, só que, a partir daquele momento ali, ficou desmaiado por bastante tempo. Isso nos deixou bastante impressionados. Na mesma hora, chamamos o médico do UFC, e eles resolveram por bem chamar uma ambulância.

Quando os paramédicos chegaram ao nosso quarto, checaram os sinais vitais do Barão e resolveram levá-lo para o hospital para fazer uma melhor análise da situação. Eles fizeram exame de sangue, de urina e constataram que o Renan estava desidratado. Então, não tiveram outra escolha senão colocá-lo no soro. A partir do momento em que ele foi para o hospital, o UFC na mesma hora teve que cancelar a luta. Foi uma opção do UFC e, lógico que, pela situação em que o Barão estava, eu também não via outro jeito dessa luta acontecer. Talvez o Barão pudesse se recompor e lutar, mas ninguém tinha certeza de nada. Como foi uma escolha do UFC, a gente aceitou e achou por bem ser o melhor naquele momento, mas nós não queríamos que isso acontecesse, pois o Barão treinou por quase três meses e muito duro para essa luta. Ele estava muito bem preparado para essa revanche, mas vimos a chance escapulir pelas nossas mãos por uma situação que ninguém consegue

controlar.

Na verdade, o Barão já perdeu peso só aqui no UFC pelo menos 10 ou 12 vezes e nunca teve problema nenhum. O processo sempre foi feito da mesma forma não só com ele, mas com todas as pessoas lá da academia. A gente monta uma tabela diária, e a pessoa termina o peso à noite e tem que estar com o mesmo peso na parte da manhã. Então isso é feito de uma forma que a pessoa consegue controlar exatamente a perda de peso dela sem se desgastar muito, para chegar no dia da pesagem e se pesar sem problema nenhum.

Depois de tudo o que aconteceu, o Barão está muito bem agora, pelo menos fisicamente, graças a Deus ele teve nada sério, mas está muito triste porque estava muito bem treinado para essa luta. É até difícil falar o quão treinado ele estava, porque o Renan acabou não se apresentando, né? Então fica parecendo que estou falando isso porque o cara não lutou, mas não, o Renan realmente estava muito bem preparado para essa revanche, como vai estar para as próximas lutas. O que eu conversei com o Barão depois da saída do hospital é que ele tem que dar um tempo para o corpo dele descansar. Por mais que ele seja novo, pois tem 27 anos, se você for ver, só de fevereiro para cá, ou seja, em seis meses, Barão iria fazer a sua terceira luta. Então é uma sobrecarga muito grande de treinamento em cima do corpo. É um desgaste físico e mental. Você pega três meses de treino duro pensando na luta, existe todo aquele camp que realmente te desgasta muito, e você precisa de um período para descansar o corpo antes de começar uma nova fase de treinamento.

Eu falei para ele: 'Barão, talvez o que aconteceu hoje seja um acúmulo do que você já fez só esse ano. Chegou uma hora em que o teu corpo decidiu se desligar porque não estava aguentando mais, e aí aconteceu isso'. Então a gente vai pedir um tempo maior para o UFC para ele se recuperar fisicamente. Ele chegou nesse camp milagrosamente sem nenhuma lesão, foi um camp perfeito. Mas, quando você acaba de sair de uma luta, é normal você ter algum tipo de lesão, e ele vem emendando isso há algum tempo. Então, talvez o corpo dele realmente nesse momento tenha dado esse estalo.

Quando chegarmos ao Brasil, vamos fazer uma bateria geral de exames no Barão para avaliar tudo, ver como ele está hoje em dia e ter uma visão geral de todos os aspectos. Depois vamos sentar e conversar. As pessoas ficam falando que ele deveria lutar na categoria de cima. Ele é realmente um garoto grande para a categoria de 61,2kg, mas eu acho que, se a gente tiver o respaldo dos médicos com os quais a gente trabalha e dos nutricionistas, não vejo porque ele trocar de categoria. O que vejo é que ele precisa de um tempo maior entre uma luta e outra para não fazer esses sucessivos treinos para uma luta de cinco rounds, que são muito mais pesados do que para uma luta de três rounds, a cada três meses. Treino forte, desgaste físico e mental, perda de peso... O corpo precisa realmente de um descanso.

É a primeira vez que isso acontece comigo em 18 anos de carreira. Eu venho acompanhando atletas há muito tempo e nunca tive um atleta que apagou e teve que ser retirado de um duelo por não ter condições de lutar".

Fonte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Resumindo

Relaxa que foi só um desmaiozinho bobo, não me faça perder dinheiro e a sua saude que se dane.

O André sempre me pareceu um cara sensato (salvo algumas declarações bem idiotas) mas tá mandando mal demajs nessa... Pqp

Editado por Principes Bonita

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Brincalhão, falta de profissionalismo total, acabou com o evento... Se fosse o Dana mandava ele pro fim da fila na categoria

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tomara que o TJ se mantenha campeão enquanto o barão estiver galgando seus degraus novamente, para que possam tirar a limpo essa história dentro do oito e o careca fique com cara de tacho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Barao tem q descansar agora tirar um mes de ferias, ficar de boa sem treino pesado. É bom para a mente e para o corpo. Depois retorna pra lutar no comeco do ano q vem. moleque é guerreiro, quem vacilou foram os treinadores de nao perceber q essa quantidade de lutas podiam desgasta-lo. Era o campeao nao precisava dessw sacrificio todo. Afinal os outros campeoes nao estao se sacrificando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Barão tem que pegar a cinta de volta e se recusar a deixar que o Dana White coloque-a em sua cintura novamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O cara passa mal uma vez, numa categoria que fez trocentas lutas e dominou por um bom tempo e a negada começa a falar que ele tem que trocar. Mas tem que ser muito burro mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Barão tem que pegar a cinta de volta e se recusar a deixar que o Dana White coloque-a em sua cintura novamente.

Hahahahahahahaha

O Dana é PRESIDENTE da empresa que ele TRABALAHA ele vai fazer isso como?

Hahahaha

É muita falta de noção hahahahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hahahahahahahaha

O Dana é PRESIDENTE da empresa que ele TRABALAHA ele vai fazer isso como?

Hahahaha

É muita falta de noção hahahahaha

Pede pro Joe Silva colocar. :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dedé sempre muito sensato e realmente o UFC fodeu com o barao, o maluco nunca recusou uma luta, axo que nunca ficou 4 meses sem lutar. Nunca se lesionou, só luta pra frente, nao escolhe adversarios.

Cara, vc só pode estar de brincadeira...

Sério, tem posts q não dá pra acreditar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ninguém obrigou o Barão a aceitar essa revanche, muito pelo contrário, dedé e cia pediram por isso, não quiseram dar um tempo, fazer uma outra luta intermediárias... Deu no que deu, não adianta agora botar a culpa no número de lutas do Barão num intervalo de tempo curto, ninguém o obrigou a isso, ele era o campeão e aceitou pq quis. Sinto muito. Favor melhorar esse argumento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao tem culpado, foi uma fatalidade em um processo que e delicado pra todos lutadores, alguns nao batem, muitos batem e houve o desmaio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ta certo o Dede.. o Barão era o campeão até outro dia.. não tem nada que subir, tem é que pegar a cinta novamente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ninguém obrigou o Barão a aceitar essa revanche, muito pelo contrário, dedé e cia pediram por isso, não quiseram dar um tempo, fazer uma outra luta intermediárias... Deu no que deu, não adianta agora botar a culpa no número de lutas do Barão num intervalo de tempo curto, ninguém o obrigou a isso, ele era o campeão e aceitou pq quis. Sinto muito. Favor melhorar esse argumento.

Assino aonde ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Perder peso é um processo debilitante, é certo que qualquer lutador que for avaliado por um médico durante este processo, será diagnosticado com quadro de desidratação e colocado no soro...nós mesmos aqui da equipe tivemos esse problema ano passado quando um lutador achou que deveria ter uma opinião médica durante a desidratação, tivemos que abrir a luta por causa que ele foi colocado no soro após a consulta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora