buda 0 Posted July 28, 2014 Acho que o principal nao e copiar as tecnicas que ele desenvolveu, mas sim entender o conceito e buscar as suas próprias respostas A regra do equilíbrio em pé se aplica no chão Nao quero falar demais para nao fixar revelando esses detalhes Mas repare que se vc fizer uma guarda sentada como a maioria faz, as vezes ate com os 2 joelhos apontados para o alto e as cisaras inclinadas apoiando os cotovelos nos joelhos ( sentado mesmo) vc esta totalmente desequilibrado, ate uma criança se te empurrar faz com que vc encoste as costas no chão como se fosse se deitar, e a maioria aceita isso e se deita puxando para uma guarda aberta Isso e muito comum nos treinos e etc É diferente se vc faz postura no chão comp se fosse fazer a levantada tecnica, um joelho para o alto, o outro deitado de lado no chão O braço do lado do joelho alto, protege o rosto, o outro pode ser apoiado no chão para eventualmente fazer a levantada Quadril para trás Tronco inclinado para frente de maneira que seus ombros fiquem a frente do seu quadril e joelho deitado Assim vc esta equilibrado Seu adversário pode te empurrar, pode se apoiar em vc, que vc nao cai pra trás e sequer faz forca E so postura para distribuir o cento do seu peso numa posição que proporcione essa estabilidade Claro que existe uma regrinha básica para cada posição, em pé, sentado, deitado... Posição do quadril, dos pés..... No seminário o rickson passa isso Uma vez que vc entende o conceito básico num seminário ou algo do tipo, vc muda a sua visão do jj e se preocupa em ser mais eficiente buscando essa eficiencia e busca o seu jeito O problema é vc aprende, tenta algumas vezes e deixa de lado e volta pro seu jogo viciado Foi o que aconteceu comigo Virou pra mim uma coisa de posição como um video qq, assim eu fiquei aplicando a tecnica que aprendi, mas nao mudei meu conceito Se nao tiver alguem para abrir sei olhos eu cada posição para indicar qual o caminho mais eficiente, onde esta o peso, o equilíbrio..onde faz menos forca..... Tudo isso vc so sente com uma vida de treino e focando nisso A mensagem do rickson e qu cada um desenvolva um rickson dentro de si Mas e difícil Share this post Link to post Share on other sites
noob 0 Posted July 28, 2014 Sem palavras pra descrever o meu sentimento ao ver isso. Não consegui acessar o link original. Acabei procurando os vídeos no youtube. Se alguém teve o mesmo problema, seguem os vídeos aí: Parte 3: Parte 4: Share this post Link to post Share on other sites
minhoca 0 Posted July 28, 2014 Na boa se o Rickson fizesse um dvd ele iria falir duas ou três pessoas iriam comprar o dvd e difundir pela internet daí ele nunca mais iria ver a cor da grana, e também é muito melhor aprender ao do que por vídeo hehehehe Share this post Link to post Share on other sites
café c/ leite 0 Posted July 28, 2014 Então café c/ leite, assim... eu não sou praticante de jiu jitsu... sou praticante de Taekwondo (embora esteja tomando coragem para fazer umas aulas de jiu)... e acho que exames de faixas vão trazer mais problemas que soluções. Por exemplo, no TKD já vi pessoa sem mo mínimo preparo realizar exames e passar de faixa por causa do $$$$ envolvido, e no final isso meio que acaba virando um mercado, ai cada lugar (Federação... Academia etc...) tem um procedimento para exames diferentes e dizem que o deles é o melhor e tals e acabaram criando mais rachas e subdivisões, fora que um problemão no TKD foi que Muitos Mestres e GM viraram "eternamente" presidentes de federações e etc... tudo por causa do bendito exame de faixa que para cada "Dan" fica mais e mais caro... ai nego não quer perder a boca né... Já outros, se sentem injustiçados e criam suas próprias federações e associações... ai já viu a m&¨%$ né... Acho que para o bem do jiu tem que manter o exame de faixa de fora... Briga por dinheiro sempre vai rolar, a questão pra mim é que se você impõe exames pra graduar, acaba o absurdo de nego chegar a preta sabendo só meia dúzia de técnicas pra campeonato. Share this post Link to post Share on other sites
armlock 0 Posted July 30, 2014 (edited) Heh...pode parecer mentira mas... ... me deu uma incrivel agonia de ver a postura que um black belt como o Jake tomava sendo avisado que o oponente ia ser agressivo... maos cruzadas na cintura, matando qualquer tempo de reacao apropriada contra um sucker punch... Alem da defesa do soco basicamente errada para a posicao que suas maos estavam inicialmente... espero que fosse nervosismo, mas mesmo assim, reflexos posturais sao... reflexos, e ele obviamente nao aparentava ter nenhum :-( Acho que ate o Rickson ficou meio chocado com a defesa de gravata. Penso que teve um pouco de desabafo naquele comentario de aquilo fazer parte de um curso de defesa pessoal de segunda classe. Enfim, mesmo que tenha algumas duvidas sobre a capacidade estrategica do Rickson conseguir unificar o processo de ensino original que se perdeu, faco meus sinceros votos de sucesso. Talvez ele consiga pelo menos iniciar um movimento nesse sentido. Edited July 30, 2014 by armlock Share this post Link to post Share on other sites
Xande fan 0 Posted July 30, 2014 Briga por dinheiro sempre vai rolar, a questão pra mim é que se você impõe exames pra graduar, acaba o absurdo de nego chegar a preta sabendo só meia dúzia de técnicas pra campeonato. Acho que isso não significa nada. Capaz das coisas piorarem por dinheiro. Se tem muito professor que dá faixa pra não perder aluno, imagina se o aluno pagar, vai fingir que muita coisa errada tá certo. Eu não vejo o menor sentido em um exame de faixa, você tá todo dia com seu aluno e precisa ele parar e fazer a arte pra você ver se ele está fazendo do seu jeito, se ele fizer, faixa pra ele, senão, sem faixa ?! Eu vejo tanta coisa feita entre os tops que já ouvi que tá errado e funciona. Já vi o Roger Gracie pegar no armlock com a perna cruzada e pegou. Jiu jitsu premia a efetividade na ess~encia, a prática do dia a dia. Quando inventarem exame de faixa, pode crer, é por dinheiro, se o professor tá vendo algo errado, chega no fim da aula e corrige, pronto. Share this post Link to post Share on other sites
(RVMS) 0 Posted July 30, 2014 Obrigado pelos vídeos. Abraços Share this post Link to post Share on other sites
RDSANTOS 0 Posted July 30, 2014 Acho que isso não significa nada. Capaz das coisas piorarem por dinheiro. Se tem muito professor que dá faixa pra não perder aluno, imagina se o aluno pagar, vai fingir que muita coisa errada tá certo. Eu não vejo o menor sentido em um exame de faixa, você tá todo dia com seu aluno e precisa ele parar e fazer a arte pra você ver se ele está fazendo do seu jeito, se ele fizer, faixa pra ele, senão, sem faixa ?! Eu vejo tanta coisa feita entre os tops que já ouvi que tá errado e funciona. Já vi o Roger Gracie pegar no armlock com a perna cruzada e pegou. Jiu jitsu premia a efetividade na ess~encia, a prática do dia a dia. Quando inventarem exame de faixa, pode crer, é por dinheiro, se o professor tá vendo algo errado, chega no fim da aula e corrige, pronto. Muito pelo contrario, se você está a frente de uma equipe e preza pela qualidade de seus graduados tu vai querer ver o desenvolvimento deles, e a qualidade da aula do seu faixa preta, ou seja num exame de 10 alunos 2 não executa da forma prevista, é provável ser uma dificuldade individual deles, agora se dos 10 caras 6 não está bom da forma como você espera tu tem que cobrar do professor que representa tua equipe/filosofia, controle de qualidade da equipe, forma caras não só bons de rola, mais caras que vão saber passar adiante um bom jiu jitsu. Share this post Link to post Share on other sites
café c/ leite 0 Posted July 30, 2014 Acho que isso não significa nada. Capaz das coisas piorarem por dinheiro. Se tem muito professor que dá faixa pra não perder aluno, imagina se o aluno pagar, vai fingir que muita coisa errada tá certo. Eu não vejo o menor sentido em um exame de faixa, você tá todo dia com seu aluno e precisa ele parar e fazer a arte pra você ver se ele está fazendo do seu jeito, se ele fizer, faixa pra ele, senão, sem faixa ?! Eu vejo tanta coisa feita entre os tops que já ouvi que tá errado e funciona. Já vi o Roger Gracie pegar no armlock com a perna cruzada e pegou. Jiu jitsu premia a efetividade na ess~encia, a prática do dia a dia. Quando inventarem exame de faixa, pode crer, é por dinheiro, se o professor tá vendo algo errado, chega no fim da aula e corrige, pronto. Impor que se aprenda uma relação de técnicas não impede o praticante de aprender outras novas técnicas, ou de adaptá-las a sua maneira. O sentido do exame de faixa não é limitar o praticante a aprender apenas determinadas técnicas, mas evitar que as técnicas básicas se percam, que a arte marcial não fuja da sua concepção, por exemplo, imagina se exigissem defesa pessoal como requisito pra exame de faixa preta no bjj, todo mundo ia ter que aprender e essa controvérsia sobre a perda da essência do bjj sequer existiria. Share this post Link to post Share on other sites
Tartaruga 0 Posted July 30, 2014 Eu acho que a faixa preta não é pra qualquer um. Deveria ser exigido: 1) Diploma de conclusão de ensino médio.Se não tem, vai fazer supletivo mas ensino médio é preciso (PQP é o mínimo para quem deseja ser formador de pessoas e opinião.) 2) Curso de primeiro socorros, por alguma entidade conceituada na área. Esse profissional terá de lidar com situações complicadas e ele estará a frente das decisões nesse momento. obs: Já vi gente lesionar uma vértebra do pescoço e se tivessem tentando mover essa pessoa erroneamente , ela provavelmente tivesse ficado com sequelas graves. 3) Curso de arbitragem por alguma entidade oficial. Não é nem pra ser arbitro ou competir, mas pra mostrar conhecer o que se passa dentro do esporte no qual ele se diz faixa preta. 4) Uma quantidade mínima de participação em campeonatos seja lutando, arbitrando, organizando, enfim envolvido de alguma forma. 5) Poderiam fazer um teste mínimo de conhecimento em defesa pessoal e uma prova escrita sobre a história da arte. A partir dai não tem o que fazer, qualquer preta segundo dan pode graduar. Share this post Link to post Share on other sites
Tony Ferraz 0 Posted July 30, 2014 (edited) Acho que ate o Rickson ficou meio chocado com a defesa de gravata. Penso que teve um pouco de desabafo naquele comentario de aquilo fazer parte de um curso de defesa pessoal de segunda classe. Não, o que ele quis dizer ali é q essa defesa de gravata é um movimento que deveria ser ensinado na segunda aula de defesa pessoal, um movimento básico. Meus alunos conhecem esse movimento, mas da maneira tradicional ensinada pelo Hélio, caindo em base primeiro. Mas gostei muito dos adtivos dele. Edited July 30, 2014 by Tony Ferraz Share this post Link to post Share on other sites
armlock 0 Posted July 30, 2014 (edited) Não, o que ele quis dizer ali é q essa defesa de gravata é um movimento que deveria ser ensinado na segunda aula de defesa pessoal, um movimento básico. Meus alunos conhecem esse movimento, mas da maneira tradicional ensinada pelo Hélio, caindo em base primeiro. Mas gostei muito dos adtivos dele. Uai, mas foi exatamente isso que eu disse... a impressao que me passou era que ele estava levemente frustrado/chocado de ter que explicar a saida que era basica (e as diferencas para as outras variants usadas em diferentes aplicacoes que o Jake tentava aplicar) e ele via como curricum basico de qualquer curso de self defense, por mais furreco que fosse. Por isso ele ficou repetindo "voce ja viu isso, certo?" varias vezes... Edited July 30, 2014 by armlock Share this post Link to post Share on other sites
Tony Ferraz 0 Posted July 30, 2014 Uai, mas foi exatamente isso que eu disse... a impressao que me passou era que ele estava levemente frustrado/chocado de ter que explicar a saida que era basica (e as diferencas para as outras variants usadas em diferentes aplicacoes que o Jake tentava aplicar) e ele via como curricum basico de qualquer curso de self defense, por mais furreco que fosse. Por isso ele ficou repetindo "voce ja viu isso, certo?" varias vezes... Ah tá, é q vc escreveu segunda classe, ao invés de segunda aula, achei q tinha entendido como pejorativo. Concordo totalmente com vc, na verdade, eu, aqui na minha cadeira em são paulo fiquei constrangido como a primeira reação dele não vou cair em base e jogar o cara pra frente... Ele disse: Isso deveria ser tão natural pra vc quanto beber água, e é verdade. Share this post Link to post Share on other sites
magrinho 0 Posted July 30, 2014 (edited) Entendo o lance do Aquaman, que se tiver exame, vira bagunça ..onde agente vê muleque de 13 anos c preta e sem nenhuma condição (ai nego vai ficar mercenario mesmo,) já não concordo c os valores cobrados no judô acho absurdo.. Ali o que o xande falou é (infelizmente) verdade, teve uma época que a aliance em SC cobrava exame (não sei se ainda cobra), mas é foda as x, vc "decora a posição", executa sem ter a reação e ganha a faixa, ai cairia mais ou menos nos faixa-net..que estão se enganando quando pegam um cara que treina mesmo. Eu sempre gostei do JJ desde pequeno pq tinha aquele merecimento de faixa (coisa que hj não se vê tanto), na moral...na minha época de azul era impensável um azul por mais cascagrossa que fosse, fazer frente c um marrom ou roxa, hj em dia vemos brancas fazendo frente c azul e se bobiar roxa (claro que tem os jubileus de branca ou que são lutadores de outras artes que vem p branca). Pô tava preocupado que c essas porra de federação e curriculos CBJJ daqui a pouco pegaria a marrom que já comentei que não tava afim de receber esse ano que vem, queria desfrutar mais da roxa, chegar bem..(até pq treino e gosto de competir p mim, não pros outros. (até como me acidentei provavel que demore mesmo..rs)..hj em dia o cara chega na academia e sabe que se não faltar ganharaá graus de tanto em tanto tempo e se bobiar conseguirá fazer uma previa de quando será preta, independente do que sabe ou não, fora os puxa sacos que sempre graduam (as x sem ter a tecnica necessária) o problema que vejo no JJ são as inscrições dos camps da cbjj (que ali é mais uma empresa privada do Carlinhos que uma confederação em si) ps. não sei se me entenderam bem.. Um dvd do Rickson c pelo menos a base seria o interessante (mas sabemos que rolará a socialização de arquivos sem conseguir evitar), o foda é que nessa de não passar pra qq um (até concordo) ele restringe bastante pelos valores (não tô dizendo que ele não mereça, mas muitos praticantes que gostariam, não podem por condição financeira) o post do tartaruga tá perfeito tb acho que deveria ser assim.. Eu acho que a faixa preta não é pra qualquer um. Deveria ser exigido: 1) Diploma de conclusão de ensino médio.Se não tem, vai fazer supletivo mas ensino médio é preciso (PQP é o mínimo para quem deseja ser formador de pessoas e opinião.) 2) Curso de primeiro socorros, por alguma entidade conceituada na área. Esse profissional terá de lidar com situações complicadas e ele estará a frente das decisões nesse momento. obs: Já vi gente lesionar uma vértebra do pescoço e se tivessem tentando mover essa pessoa erroneamente , ela provavelmente tivesse ficado com sequelas graves. 3) Curso de arbitragem por alguma entidade oficial. Não é nem pra ser arbitro ou competir, mas pra mostrar conhecer o que se passa dentro do esporte no qual ele se diz faixa preta. 4) Uma quantidade mínima de participação em campeonatos seja lutando, arbitrando, organizando, enfim envolvido de alguma forma. 5) Poderiam fazer um teste mínimo de conhecimento em defesa pessoal e uma prova escrita sobre a história da arte. A partir dai não tem o que fazer, qualquer preta segundo dan pode graduar. Edited July 30, 2014 by magrinho Share this post Link to post Share on other sites
AndrezaoUFC 0 Posted July 30, 2014 Eu vejo tanta coisa feita entre os tops que já ouvi que tá errado e funciona. Já vi o Roger Gracie pegar no armlock com a perna cruzada e pegou. O JJ evoluiu. A cada dia evolui mais. Essa da perna cruzada era considerado errado, depois alguém corrigiu alguns detalhes e deixou a posição perfeita. Hoje não é mais considerado errado. Share this post Link to post Share on other sites