Entre para seguir isso  
MV8

Haverão outros Machida e outros Parisyan no MMA?

Recommended Posts

Pessoal, é muito comum dizer que determinadas artes/estilo não combinam muito com MMA, acho que com o Judo e o Karate era assim, então aparece um Karo derrubando todo mundo e um Lyoto sendo campeão no UFC.

Claro que outros atletas a partir daí passaram a incorporar elementos dessas artes marciais em seus treinamentos (caso do Bel4 com o karate), mas ficam algumas perguntas:

1 - Por que não vemos outros Karos e Lyotos por aí?

2 - As artes são mesmo eficazes no MMA ou eles é que são atletas diferenciados?

Não se trata de debater qual a melhor arte, mas de entender pq aparecem caras assim mas eles ainda parecem ser exceções. Esse tipo de raciocínio seria válido para outras artes atletas, por exemplo o Cung Le e o Kung Fu...

Edit: Lembrando que não ser eficaz no MMA (com suas regras, rounds de 5 etc.) não significa que não seja uma boa arte marcial. Todos concordam que o boxe é fantástico, mas ninguém sobrevive no MMA apenas com o boxe.

Editado por MV8

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acredito que pode surgir outros atletas oriundos do Karate e do Judo sim. A base do MMA no meu ponto de vista hj eh Muay Thai, Jiu Jitsu, Wrestling e Boxe. Muitos lutadores jah vem direto dessas modalidades como Cain Velasquez que veio do wrestling, Anderson do Muay Thai entre outros.

Sendo assim o atleta que vem do Karate por exemplo precisa incorporar no seu treinamento essas outras tres modalidades. Precisa reaprender, precisa trabalhar dobrado,readaptar seu jogo, o Lyoto eh um que incorporou o Muay Thai em seu Karate e eh nitida a diferenca do seu jogo hj em dia. Sempre vai ser um Carateca mas com uma arma a mais em seu arsenal de Karate. O mesmo exemplo serve para o judoca que incorpora no seu jogo o Jiu Jitsu....sempre vai ser um Judoca mas tb com uma arma a mais.

Isso sem contar a barreira que muitos tem sobre essa visao de ''negocio''ainda. Acredito que esse pode ser um dos motivos que nao vemos outros Lyotos por ai.....muitos aprendem Jiu Jitsu,Wrestling e Boxe mas nao aprimoram sua arma principal que eh o Karate.

Caratecas do K1 jah faziam essa adaptacao em seu jogo....Andy Hug,Francisco Filho,Sammy Schilt jah treinaram Boxe e Muay Thai assim como Peter Aerts, Ernesto Hoost, Ramy Bonjasky jah treinaram Kyokushin tb.

Essa eh a minha simples opiniao galera.

Abraco a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você parte de pressupostos completamente inválidos. Vários caratecas trocando em altíssimo nível no MMA. Stephen Thompson, Horiguchi, Jimmo. O Liddell era do kempo havaiano e foi campeão. O estilo de goju-ryu do Gunnar Nelson é quase indistinguível do shotokan do Lyoto. Fora quem tem base forte, tipo GSP, Michael Page. Judô idem, Lombard acabou de dar um carro num wrestler de bom nível. Tem a Ronda etc.

Cung Le é do Sanda, que é uma modalidade chinesa gigantesca que já faz frente aos tailandeses nas suas próprias regras. Ele é o único porque o MMA na China começou ontem e há poucos praticantes do nível dele no Ocidente.

Editado por Aparício

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho que o esporte esta indo para um caminho em que os atletas estao começando treinar do principio o MMA

ja combinando as modalidades,algumas modalidades perderam espaço como o jiu jitsu ,tirando o jj de excelencia voltado pro mma que é

o do Jacaré,o que domina hj o mma é o wrestling combinado com o boxe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você parte de pressupostos completamente inválidos. Vários caratecas trocando em altíssimo nível no MMA. Stephen Thompson, Horiguchi, Jimmo. O Liddell era do kempo havaiano e foi campeão. O estilo de goju-ryu do Gunnar Nelson é quase indistinguível do shotokan do Lyoto. Fora quem tem base forte, tipo GSP, Michael Page. Judô idem, Lombard acabou de dar um carro num wrestler de bom nível. Tem a Ronda etc.

Cung Le é do Sanda, que é uma modalidade chinesa gigantesca que já faz frente aos tailandeses nas suas próprias regras. Ele é o único porque o MMA na China começou ontem e há poucos praticantes do nível dele no Ocidente.

Perfeito.

Tem MUITA gente utilizando o karate e o judo no MMA hoje em dia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você parte de pressupostos completamente inválidos. Vários caratecas trocando em altíssimo nível no MMA. Stephen Thompson, Horiguchi, Jimmo. O Liddell era do kempo havaiano e foi campeão. O estilo de goju-ryu do Gunnar Nelson é quase indistinguível do shotokan do Lyoto. Fora quem tem base forte, tipo GSP, Michael Page. Judô idem, Lombard acabou de dar um carro num wrestler de bom nível. Tem a Ronda etc.

Cung Le é do Sanda, que é uma modalidade chinesa gigantesca que já faz frente aos tailandeses nas suas próprias regras. Ele é o único porque o MMA na China começou ontem e há poucos praticantes do nível dele no Ocidente.

Nelson luta desde 2007 e tem apenas 25, Stephen Thompson já tem 31 mas começou a carreira em 2010. Lyoto luta desde 2003! Talvez possamos dizer então que outros karatecas aconteceram depois do Lyoto. O GSP eu lembrei mas não mencionei pq o carro chefe dele tava mais no wrestling.

Veja, eu não disse que não existiram outros caratekas ou judocas, sei que nos 1ºs UFC já haviam lutadores de Karate. Judocas sempre se aventuraram no MMA, mas será que alguém adaptou o Judo tão bem quanto o Karo? Lombard é judoca (e usou bem o Judo contra o Shields) mas muitas vezes se comporta mais como striker. Não me parece que o Judo seja o carro chefe do Lombard lutador de MMA, saca? Em termos de Judo, eu tb lembrei o Sexyiama e do Yoshida...

Enfim. Da forma que eu postei ficou estranho mesmo, parece que só tinham eles, não foi bem isso que eu quis dizer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lutadores que utilizam muito o karate além dos citados: Justin Scoggins, John Makdessi (misturando com taekwondo), Katsunori Kikuno (que também é judoca), KJ Noons (misturando com boxe), Saffiedine (não convencional, mas é preta de Shihaishinkai e se utiliza disso em sua movimentação), Cruickshank, Nikita Krylov, o Marcio Lyoto do TUF, dentre vários outros.

Quanto ao judo: Okami, Demian, Rick Hawn, Dong Hyun Kim, Manny Gamburyan, Jimy Hettes, Satoshi Ishii, Kazuhiro Nakamura, Michinori Tanaka que mostrou muito judo em sua estréia no último UFC, etc.

Enfim, tem muita gente utilizando esses dois estilos atualmente.

Editado por nobremaia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei que não é legal falar, mas existem sim artes marciais mais eficientes para mma.

Sempre veremos karos e lyotos mas a proporção será sempre pequena se comparada à thai/boxe/wrestling/jiu.

E mesmo o karate por exemplo necessita de adaptação, são poucos os caras como lyoto que lutam quase que um karate puro, a maoria dos karatecas do mma tem uma influência muito grande do boxe no seu jogo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando falamos de Judo em MMA, uso efectivo de forma regular nas suas lutas, penso sempre no Karo e na Ronda.

Tipos como o Hawn ou o Lombard (judocas de alto nivel), por exemplo, não usam muito Judo nas suas lutas, não o têm definido como principal "arma de ataque" ou "cartão de visita", o mesmo se passa com o Roy Nelson com o JJB.

Todos eles são tipos de bom nivel, mas que devido a ter um grande poder de KO, ao migrarem para o MMA usam isso como sua arma (o Rogan farta-se de mencionar isso quando fala do Nelson).

Outro grande lutador, o maior de todos na minha opinião, usou muitas vezes em várias lutas o seu Judo. Fedor chegou a estar na Selecção Russa, mas como era o nº2 da sua categoria acabou para migrar para o Sambo e sendo mais reconhecido como lutador desta arte do que de Judo.

A última luta dele contra o Minotauro é um bom exemplo disto.

Pela mesma lógica, quando me falam em JJB no MMA, eu penso logo em Royce, Minotauro e Maia...

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando falamos de Judo em MMA, uso efectivo de forma regular nas suas lutas, penso sempre no Karo e na Ronda.

Tipos como o Hawn ou o Lombard (judocas de alto nivel), por exemplo, não usam muito Judo nas suas lutas, não o têm definido como principal "arma de ataque" ou "cartão de visita", o mesmo se passa com o Roy Nelson com o JJB.

Todos eles são tipos de bom nivel, mas que devido a ter um grande poder de KO, ao migrarem para o MMA usam isso como sua arma (o Rogan farta-se de mencionar isso quando fala do Nelson).

Outro grande lutador, o maior de todos na minha opinião, usou muitas vezes em várias lutas o seu Judo. Fedor chegou a estar na Selecção Russa, mas como era o nº2 da sua categoria acabou para migrar para o Sambo e sendo mais reconhecido como lutador desta arte do que de Judo.

A última luta dele contra o Minotauro é um bom exemplo disto.

Pela mesma lógica, quando me falam em JJB no MMA, eu penso logo em Royce, Minotauro e Maia...

Abraço

Entrei pra falar do Fedor, combinava trocação com quedas como ninguém, e usava vários movimento típicos do Judô.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você parte de pressupostos completamente inválidos. Vários caratecas trocando em altíssimo nível no MMA. Stephen Thompson, Horiguchi, Jimmo. O Liddell era do kempo havaiano e foi campeão. O estilo de goju-ryu do Gunnar Nelson é quase indistinguível do shotokan do Lyoto. Fora quem tem base forte, tipo GSP, Michael Page. Judô idem, Lombard acabou de dar um carro num wrestler de bom nível. Tem a Ronda etc.

Cung Le é do Sanda, que é uma modalidade chinesa gigantesca que já faz frente aos tailandeses nas suas próprias regras. Ele é o único porque o MMA na China começou ontem e há poucos praticantes do nível dele no Ocidente.

Excelente post.

Só quero complementar que o kempô havaiano incorpora muitos chutes (high kicks principalmente) do karatê shotokan.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você parte de pressupostos completamente inválidos. Vários caratecas trocando em altíssimo nível no MMA. Stephen Thompson, Horiguchi, Jimmo. O Liddell era do kempo havaiano e foi campeão. O estilo de goju-ryu do Gunnar Nelson é quase indistinguível do shotokan do Lyoto. Fora quem tem base forte, tipo GSP, Michael Page. Judô idem, Lombard acabou de dar um carro num wrestler de bom nível. Tem a Ronda etc.

Cung Le é do Sanda, que é uma modalidade chinesa gigantesca que já faz frente aos tailandeses nas suas próprias regras. Ele é o único porque o MMA na China começou ontem e há poucos praticantes do nível dele no Ocidente.

Não preciso nem me dar ao trabalho de falar já esta ai tudo que eu pensava, até mesmo o taekwondo que foi a arte marcial que mais se perdeu nos ultimos tempos tem sua utilidade dentro do mma com Denis Siver, Benson e o proprio AS usando alguns elementos dela, fora que tem um Karateca do bellator que citaram aqui em cima já!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso