linus_sp

"Tem TRT na NBA, no beisebol... Por que não no MMA?",

Recommended Posts

Vitor se diz vítima de preconceito e não engole forma como se deu o fim do tratamento: "Não foi fácil esse banimento, como se fosse da noite para o dia"

Por Ivan Raupp - Globo.com

vitorbelfort_ivanraupp-5.jpg

Muitos lutadores faziam uso do TRT (tratamento de reposição de testosterona) até o banimento do mesmo por parte das comissões atléticas de MMA mais importantes do mundo. Frank Mir, Chael Sonnen, Dan Henderson, Antônio Pezão... Mas o centro das atenções - e das críticas - era Vitor Belfort. Talvez por seus nocautes espetaculares. Talvez por estar passando com facilidade por seus adversários. Começaram a associar as boas performances ao uso da terapia. Como poderia um veterano fazer o que ele estava fazendo?

A dúvida não existirá mais a partir da próxima luta de Belfort, já que o TRT está proibido. O peso-médio brasileiro, aos 37 anos, terá de se adaptar à nova realidade e acredita que, sim, estará em desvantagem a partir de agora. Mas só na parte física, porque a técnica continua impecável, segundo ele. Em entrevista ao Combate.com, Vitor se disse vítima de preconceito e, em forma de defesa, comparou o MMA aos esportes mais populares dos EUA.

vitorbelfort_ivanraupp-6.jpg

- Tecnicamente não mudou nada. Mas é como se fosse o seguinte. Uma pessoa tem diabetes, e o cara usa insulina. Insulina é doping. Hoje, se algum atleta tentar fazer uso de insulina, estará fazendo algo errado, trapacendo. Mas se você tirar a insulina de um diabético, é uma coisa grave, né? É uma coisa médica. Existe essa doença. É uma coisa comprovada. Nos meus exames de sangue, o nível está baixo. Não sei explicar a parte científica. Se você tiver problema de pressão alta e não tomar remédio, sua pressão não vai estar boa. Se você tiver problema de asma... Sabia que a bombinha de asma é doping? Um asmático não vai poder lutar mais? É proibido? O que fizeram comigo foi proibir como se fosse uma coisa ilegal. Hoje tem TRT na NBA (liga de basquete profissional dos EUA), no futebol americano, no beisebol. Por que não no MMA? Por que esse preconceito? Porque um brasileiro estava se destacando, nocauteando todo mundo? Não sei. Foi difícil, mas não é impossível. Tenho o Dr. Rodrigo Mauro, que é um cara craque. Hoje toda minha energia é mais. Estou me sentindo tão bem que tenho que achar mecanismos como alimentação, suplementação... Os meus receptores têm que começar a receber e a me dar energia. Hoje, graças a Deus, estou bem, feliz, alegre e com o foco em ganhar aquilo a que tenho direito.

A idade não tem sido um problema na vida de Belfort. Muito pelo contrário. O lutador se dá bem com o fato de estar envelhecendo e faz até uma brincadeira ao se comparar a um vinho:

O que fizeram comigo foi proibir como se fosse uma coisa ilegal. Hoje tem TRT na NBA, no futebol americano, no beisebol. Por que não no MMA? Por que esse preconceito? Porque um brasileiro estava se destacando, nocauteando todo mundo? Não sei. Foi difícil, mas não é impossível"

- Esses cabelinhos brancos estão aqui há alguns anos (risos). Me dou muito bem com isso. Estou feliz da vida. Não poderia estar num momento melhor do que esse. Estou há 18 anos em alta performance. Sou, digamos, um velho Bordeaux. Um vinho velho, mas bom e caro. Isso é bacana, ver que você não é só um produto na prateleira, não é só lembrado pelo que você fez, e sim pelo que representa. Temos que entender que na vida tudo passa, mas um legado você tem que deixar. O meu legado não é só na performance. Eu representei, ajudei, colaborei. A grande luta é o todo, e não só o ato.

O que Vitor não engoliu foi a forma como se deu o banimento do TRT, sem aviso prévio. Adaptando-se à vida sem a teraria, ele disse que não está pronto para lutar ainda e focou na disputa de cinturão dos médios. O carioca deve enfrentar o vencedor de Chris Weidman x Lyoto Machida, que ocorre no dia 5 de julho, em Las Vegas (EUA).

- Na minha cabeça ainda nem comecei a treinar. Estou sendo liberado aos poucos pelos médicos. Não foi fácil esse banimento, como se fosse da noite para o dia. Não teve: "Olha, a gente vai mudar a regra daqui a 30 dias". É o certo. Mas baniram. Tira o Vitor da luta, em vez de cancelar. Não, tira o Vitor. Me perguntaram: "Você já está limpo?". Nunca estive sujo! São questões que a imprensa tem que abordar de outra maneira. Eu já conquistei meu espaço. Está conquistado. Agora tenho que trabalhar para isso. Não penso em outra coisa a não ser o cinturão. É difícil entrar na minha cabeça. É como se falasse para o (multicampeão do boxe) Floyd Maywerather voltar a fazer lutas amadoras. Não, ele conquistou. Você geralmente olha para cima - declarou.

Belfort estava escalado para enfrentar o campeão Weidman em 24 de maio, mas foi retirado da disputa pelo UFC após o banimento do TRT, para que tivesse tempo para se readaptar - Lyoto entrou em seu lugar, e o duelo foi adiado após Weidman precisar de cirurgia nos dois joelhos. O carioca não sabe se conseguiria se desfazer totalmente da testosterona proveniente do TRT a tempo de lutar em 24 de maio, caso tivesse sido mantido no card:

O grande lance é achar um mecanismo no seu corpo, com alimentação muito regrada. Estou tendo que achar na ciência os mecanismos que vão fazer com que meu corpo reaja. Eu

tenho que me adaptar à regra. Todo mundo queria que eu me aposentasse, mas isso não vai acontecer"

- É difícil ficar falando do "se". O teste está aí. Fiz meus testes já, acabei de fazer de novo. Sempre fiz teste. Quando você faz uso de TRT, demora dois meses e meio para sair do seu corpo. É o hormônio sintético que você usa. Quando você não pode mais uma coisa, não pode. Foi definido que não poderia mais. Ninguém aceitaria minha licença (para TRT) se eu tentasse (para a luta de 24 de maio). Então, tiveram que me tirar. Tira o Vitor, coloca o Lyoto. Agora, o critério não é meu. Não sou presidente do UFC. O que posso fazer hoje é a minha parte, me dedicar e estar pronto para o combate. Hoje sou o próximo desafiante. Essa é a luta que não sai da minha cabeça.

Por fim, Vitor Belfort comentou as tentativas de elevar os níveis de testosterona de seu organismo de maneira natural, mas preferiu não dar detalhes sobre os procedimentos. O lutador disse que exames apontaram que ele não perdeu musculatura:

- É muito difícil subir os níveis. É uma pergunta mais técnica. Estava conversando com meu médico, e ele me mostrou os exames. Às vezes o teste está te mostrando uma coisa, mas nesse tipo de doença o que vale mais é como você está se sentindo. Às vezes está mostrando uma coisa, mas o que você está sentindo é outra. As pessoas ficam: "Ah, meus números de testosterona não estão bons". Mas tem gente que tem nível de testosterona alto e energia baixa. O grande lance é achar um mecanismo no seu corpo, com alimentação muito regrada. Estou conseguindo hoje, com coisas que estão sendo criadas para mim. Estou tendo que achar na ciência os mecanismos que vão fazer com que meu corpo reaja. Fiz o exame de massa magra, e na verdade não perdi músculo nenhum. Desde que parou o TRT, não relaxei. Eu tenho que me adaptar à regra. Todo mundo queria que eu me aposentasse, mas isso não vai acontecer.

-----------------------------------------------------------------

Sou contra o uso de anabolizantes no MMA ou em qualquer esporte, mas tenho que concordar com o VB no seguinte:

1 - Deveriam ter avisado antes e dar um tempo para os atletas se adequarem e não tirar da noite para o dia.

2 - Mesmo sem TRT muitos atletas burlam o exame anti-doping e o UFC não faz nada a respeito (conforme confirmou o GSP)

3 - Vários atletas usavam TRT, mas pegaram só no pé do Vitor.

Editado por linus_sp

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais ainda isso ???

Ele diz que isso não vai fazer diferença e tal, mais não para de reclamar :foimau:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Blz então vitor vc so esqueceu de dizer que todos esses esportes são esportes de equipe ninguem ganha um jogo de basketball ou de baseball sozinho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda sobre isso, já ta chato, parece que é a unica forma de ele tem pra vencer, vai treinar pow! Ou então admite que o Anderson estava certo e para de lutar!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Belfort Belfort, voce se queima sozinho..

Voce tem que usar TRT pq voce fritou os seus testiculos de tanta BOMBA que voce tomou desde novo. Muito diferente de quem tem diabetes e precisa tomar insulina...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que chamou o caso pro Belfort foi a verdadeira mutação pela qual ele passou. O cara simplesmente não tinha músculos quando lutou com o Rich Franklin (e salvo engano ainda tava num peso combinado, nem era 84 mesmo).

Aí de repente o cara vira um mutante, e começa a colocar nas redes sociais fotos da nova musculatura na maior cara de pau. Sem contar a diferença nas performances.

Não estou dizendo que ele estava mais errado que outros (tipo Sonnen, Hendo, etc), mas apenas que isso chamou mais atenção pro caso dele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sou contra o uso de TRT, afinal é um tratamento de uma doença.

MAS, sou contra o uso de TRT por quem já foi pego no Doping, pois essa doença pode muito bem ter sido reflexo do abuso de hormônios durante a carreira.

Concordo plenamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O foda é que só pegaram no pé do Belfort.....Belfort sempre foi esse cara explosivo que, quando o jogo dele funciona, ele nocauteia brutalmente o cara em pouco tempo....Por isso era chamado de Fenômeno.

Mas ninguém nunca pegou no pé dos outros caras, embora tivesse motivo também:

-Sonnen com aquele gás/disposição infinitos que ele sempre demonstrou nas suas lutas (e também já foi pego no anti-dopping);

-Hendo que já tem quase a idade do Calbaiano e ainda luta em alto nível;

-Overeem que virou hulk de um tempo pra cá (esse só foi vitima de piadinhas, mas nunca levaram a sério).

Realmente foi ridículo o que fizeram com o Belfort. Foi fruto de inveja. Se o TRT dá essa diferença toda, já era pra ser proibido há anos...Mas se olhar os outros exemplos que ele citou (Frank Mir e Pezão)...Se eles estão turbinados com TRT, nem quero ver uma luta deles sem fazer a reposição....Vai ser a mesma coisa que ver um caracol lutando. Ou, então, o TRT de fato não dá essa diferença toda e sim a dedicação do atleta que é o principal diferencial.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Belfort Belfort, voce se queima sozinho..

Voce tem que usar TRT pq voce fritou os seus testiculos de tanta BOMBA que voce tomou desde novo. Muito diferente de quem tem diabetes e precisa tomar insulina...

Existem regras bem definidas para liberação do uso.

Pelo q sei, o cara deve fazer vários exames e estes devem comprovar que a carência do hormônio deve-se à problemas congênitos. Não é simplesmente chegar lá com um exame de testosterona baixa.

Agora, se o Vitor conseguiu encontrar um esquema para burlar todos os exames para conseguir esta liberação ele tá de parabéns.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa lenga-lenga não terá fim para o Pastor, quer dizer, vai sim...

Vitor em seu leito de morte, perguntará: "No céu tem TRT? E mor-reu!"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se fosse o Dan Henderson passando o carro geral a TRT não seria assunto, mas como é o Belfort..... :foimau:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pô, falar que só o Belfort sofre pelo uso do TRT é exagero. Foi o único que passou por uma mudança absurda física e psicológicamente. Uma mudança dessas pra um cara com mais de 35 anos é difícil de acreditar .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora