Entre para seguir isso  
PHDookie

'Rivais': Wallid e Eugênio Tadeu recordam 'guerra' ent

Recommended Posts

O clima amistoso que impera entre Wallid Ismail e Eugênio Tadeu, que se reencontraram no novo quadro do "Sensei SporTV", chamado "Rivais", em nada lembra a inimizade que existia entre os praticantes do jiu-jítsu e da luta livre nas décadas de 80 e 90, no Rio de Janeiro. Naquela época, a cidade atravessou um período de tensão, com brigas em ruas, praias e casas noturnas. Expoente da luta livre, Eugênio lembra que muitos chegaram a desistir de lutar para não entrar em confusões.

- Muito lutador que era metido a bambambam parou de ser lutador. Só ficaram os casca-grossas. Muito pitbull virou "Lassie" - brincou o professor de artes marciais e promotor do Web Fight, que hoje tem 50 anos, ganhando a aprovação do hoje amigo Wallid.

No dia 26 de setembro de 1991, uma página importante da história da luta foi escrita. Atualmente com 45 anos, Wallid, que é empresário e presidente do Jungle Fight, ainda não era famoso naquela data, mas propôs um desafio para Eugênio Tadeu, do jiu-jítsu contra a luta livre, em três combates, com o duelo entre eles abrindo a noite. O Grande Desafio, como foi chamado, se tornou a primeira transmissão do vale-tudo na história da Rede Globo.

- Aquilo era guerra de rua. Era ódio. Eu queria quebrar ele inteiro. O Eugênio significava a derrota do jiu-jítsu. Significava tudo de ruim que poderia ter acontecido no jiu-jítsu nos últimos 100 anos. Vocês não estão entendendo. Esses filhos da mãe eram os donos da cidade. As academias ficavam lotadas e eles estavam monopolizando a luta no Rio de Janeiro. Foi aquela loucura. Eu me emociono de falar, porque esses caras tocavam o terror. Sempre cresci odiando o Eugênio. O Eugênio significava o demônio que tinha vencido o jiu-jítsu - afirmou o discípulo de Carlson Gracie.

O ódio por Eugênio Tadeu tinha motivo. Em uma época marcada por brigas de rua, tira-teimas e confrontos de vale-tudo, o atleta da luta livre havia derrotado Renan Pitanguy e ficou no empate com Royler Gracie, em uma luta dura, que foi encerrada pela presença da polícia que "chegou já atirando", como lembra Wallid.

E Wallid Ismail não era o único que queria enfrentar Eugênio. Segundo ele, todos do jiu-jítsu tinham este desejo. Mas o amazonense resolveu concretizar e fazer o desafio, que foi prontamente aceito pelo rival. Era para ter um regulamento, mas ele foi completamente ignorado por ambos durante o combate.

Para recordar a luta, o "Sensei SporTV" juntou os dois protagonistas e mostrou o vídeo do duelo para eles, que ignoraram totalmente as regras estipuladas para aquele evento.

- Regulamento não houve. Foi uma das melhores lutas de todos os tempos. Foi muita guerra - disse Eugênio, sendo completado por Wallid.

- Concordo. Essa luta foi muita guerra. Isso sim foi uma guerra. Quantas cabeçadas, Eugênio? Mais de 100. Hoje em dia não pode cabeçada, um monte de coisas - afirmou, lembrando que este golpe foi sua grande vantagem.

O primeiro round foi muito duro, com os dois lutadores alternando momentos de vantagem. Porém, Eugênio Tadeu acabou se cansando no segundo round e passou a virar presa fácil para as quedas de Wallid Ismail. Em uma delas, o atleta da luta livre caiu fora do ringue e a polêmica do que aconteceu ali persiste entre eles até hoje.

- A segurança era toda da Federação de Jiu-Jítsu. Só tinha jiu-jítsu lá. Marcelo Behring, Ryan (Gracie), (Ricardo) Libório, Robson Gracie, todos ali. Tentaram me chutar - garante Eugênio.

- Ninguém te chutou. Olha o Brunocilla te segurando. Você que não queria voltar. Ninguém te chutou. A gente é parceiro. Isso é uma lenda que você não pode alimentar porque você é sujeito homem. A história que você tem na luta, não tem igual. Não te bateram - retrucou Wallid.

Mas Eugênio insistiu que foi agredido pelos praticante da arte suave.

- Que não queria voltar. Já me viu amarelar para alguma luta? Tinha um segurança da luta livre e o restante do jiu-jítsu. Me chutaram lá. Quem passou o perrengue lá fora foi eu. Eu que sei. Botaram joelho na minha barrida e falaram: "Fica aí, não levanta". Aconteceu isso - afirmou.

Após a confusão, Eugênio Tadeu se recusou a voltar para o ringue e Wallid Ismail foi declarado o vencedor do combate. O jiu-jítsu ainda venceu as outras duas lutas da noite, fechando o placar em 3 a 0. Depois disso, a arte suave explodiu de vez no Brasil.

- Muita gente fala que minha luta principal foi contra o Royce Gracie, que me projetou, mas falo para todo mundo que a minha luta mais importante foi contra o Eugênio Tadeu, porque se não fosse contra ele, eu poderia estar morando em Manaus - reconheceu Wallid.

Já Eugênio considera que os eventos eram feitos para os atletas do jiu-jítsu saírem vencedores.

- Todos os eventos eram para o jiu-jítsu ganhar. Você faz uma festa que a melhor mulher vai ser para o vizinho? - concluiu.

fonte:http://sportv.globo.com/site/programas/sensei-sportv/noticia

lutawallideugenio.jpg

eugeniowallid.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me lembro como se fosse hoje dessa luta passando na Globo, dois grandes guerreiros como se não vê mais hoje em dia.

Apesar de ter sido essencial para o reinicio e a popularização do Vale Tudo culminando com a criação do UFC, graças a deus essa rivalidade entre o JJ e a LL acabou, as noites cariocas agradecem. :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu só queria que a galera de hoje tivesse a vontade de lutar desse pessoal das antigas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Assisti a reportagem aonde eles reassistem a luta e posso dizer, os bichos não tão amolecidos ainda não. Na hora que o Eugenio fala que foi chutado fora do cage pelo pessoal do JJ, o Wallid ficou doido e a discórdia foi até comica.

De qualquer forma, dois caras e uma luta muito importantes para a historia do VT/MMA. Guerreiros e cabra-machos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma pergunta que rolou no outro tópico... Alguem sabe que houve que o Eugênio ficou com esse encurtamento no braço (bracinho de tiranossauro)? Foi alguma lesão ou algo assim?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma pergunta que rolou no outro tópico... Alguem sabe que houve que o Eugênio ficou com esse encurtamento no braço (bracinho de tiranossauro)? Foi alguma lesão ou algo assim?

Cara, eu acho que ele nasceu assim...Parece que não tem o triceps...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, eu acho que ele nasceu assim...Parece que não tem o triceps...

Não, olha vídeos antigos (luta com o Wallid e o Renzo), o braço dele era normal

Vamo ter que acionar a Hidra na parada!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que o Eugenio falou é FATO!

Ele sempre teve o braço assim só está velho.

Conheço pessoalmente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me lembro como se fosse hoje dessa luta passando na Globo, dois grandes guerreiros como se não vê mais hoje em dia.

Apesar de ter sido essencial para o reinicio e a popularização do Vale Tudo culminando com a criação do UFC, graças a deus essa rivalidade entre o JJ e a LL acabou, as noites cariocas agradecem. :lol:

Falou tudo Fera,era uma guerra :-)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu só queria que a galera de hoje tivesse a vontade de lutar desse pessoal das antigas.

Naquela época era pura (GUERRA) Paixão + nunca tive duvida Q esse esporte iria ser enorme :-) Hoje e um Esporte realmente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Assisti a reportagem aonde eles reassistem a luta e posso dizer, os bichos não tão amolecidos ainda não. Na hora que o Eugenio fala que foi chutado fora do cage pelo pessoal do JJ, o Wallid ficou doido e a discórdia foi até comica.

De qualquer forma, dois caras e uma luta muito importantes para a historia do VT/MMA. Guerreiros e cabra-machos.

:-)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Eugenio tá meio estranho. Sei lá, parece meio abobalhado.

Nao,Ele esta Bem,Trabalhando em vários projetos sociais,coloquei lutadores dele no Jungle Favela.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito legal ver como a história do MMA foi escrita.

E como disseram os colegas: bons tempos em que os lutadores realmente tinham vontade de vecer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso