OGROdrigo

Uma tarde com a ‘Familia Real’ do jiu-jitsu

Recommended Posts

Que isso, Rickson passou a patrol em todos da época dele... O cara é um monstro no jj, incomparável. E olha que não gosto dos Gracies ein...

ps: Que tetéias essas filhotas! Maravilhosas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal OLD SCHOOL e q entendem da arte suave.

O Rickson ja disputou algum campeonato de pano? ou mesmo de grappling?

Sei q todo lutador de BJJ, inclusive atletas super renomados, pagam maior pau pro Rickson... mas o q ele ja conquistou no pano oficialmente??

Tipo, não fica muito "subjetivo" apontar o Rickson como o melhor de todos os tempos?

Por exemplo, quem de fodão q ele venceu no pano?

Não to sendo ironico, to perguntando mesmo.

Legais as fotos!

Respondendo ao FCB:

Quando comecei a treinar JJ no início dos anos 90, quem dominava o absoluto da faixa preta dos principais campeonatos pré-CBJJ (Atlântico Sul, Rio Sport Center, "brasileiros" na Urca, Hebraica e Veiga de Almeida e outros que não lembro o nome) era a academia do Carlson.

Bittetti, Bustamante e Fabio Gurgel fazendo frente a eles na preta. Royler de vez em quando no absoluto também.

Libório passando da marrom pra preta; Wallid da roxa pra marrom; Zé Mário ainda na azul.

Renzo, De la Riva, Jean Jaques, Ralph, Castelo Branco, Gordo, Traven, Soneca e tantas outras feras...

Mas a verdade é que rolavam poucas lutas na preta e geralmente eram meio amarradas. A impressão é que os caras pensavam que se perdessem nunca mais teriam uma revanche, afinal eram pouquíssimos campeonatos por ano.

E TODOS - sim, TODOS, inclusive os citados acima - eram unânimes em afirmar que Rickson era muito melhor e venceria todos eles facilmente.

Então eu não vi Rickson lutar nas copas Company dos anos 80. Mas eu vi quase todos os campeonatos do início dos anos 90.

E o que os caras que dominavam esses torneios falavam pra mim basta: Rickson era o melhor daquela época.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faz todo sentido seu raciocínio.

Acontece é que é algo praticamente unânime!

Tanto da galera oldschool, quanto de gerações mais recentes!

Com tanta fera falando do cara,quem sou eu pra ir contra. Se fosse o contrário muita gente iria apenas calar-se.

99,9999% falam do cara.

Bem como Rolls.

Valeu pela resposta!

Realmente com tanto nego FODA falando isso, fica difícil rebater.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legais as fotos!

Respondendo ao FCB:

Quando comecei a treinar JJ no início dos anos 90, quem dominava o absoluto da faixa preta dos principais campeonatos pré-CBJJ (Atlântico Sul, Rio Sport Center, "brasileiros" na Urca, Hebraica e Veiga de Almeida e outros que não lembro o nome) era a academia do Carlson.

Bittetti, Bustamante e Fabio Gurgel fazendo frente a eles na preta. Royler de vez em quando no absoluto também.

Libório passando da marrom pra preta; Wallid da roxa pra marrom; Zé Mário ainda na azul.

Renzo, De la Riva, Jean Jaques, Ralph, Castelo Branco, Gordo, Traven, Soneca e tantas outras feras...

Mas a verdade é que rolavam poucas lutas na preta e geralmente eram meio amarradas. A impressão é que os caras pensavam que se perdessem nunca mais teriam uma revanche, afinal eram pouquíssimos campeonatos por ano.

E TODOS - sim, TODOS, inclusive os citados acima - eram unânimes em afirmar que Rickson era muito melhor e venceria todos eles facilmente.

Então eu não vi Rickson lutar nas copas Company dos anos 80. Mas eu vi quase todos os campeonatos do início dos anos 90.

E o que os caras que dominavam esses torneios falavam pra mim basta: Rickson era o melhor daquela época.

Pois é cara... atletas do mais alto nível ficam pagando pau pro cara... inclusive campeões buscam / buscavam treinos com ele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra chegar no Rickson, tinham de passar pelo melhor aluno dele que era o falecido Marcelo Behring e isso já era quase impossível.

Tive o prazer e a honra de ter tido aulas com o mestre Flávio Behring e também com o seu filho adotivo Maurição Behring e no fim da aula eles falavam umas coisas sobre isso tudo.

Acredito que todos aqui saibam da ligação entre as famílias Gracie e Behring.

Quanto as filhas, acho que deixam a Kyra pra trás.

Editado por Rei Gabiru

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conheço uns caras "das antigas" que dizem que o Rolls era mais técnico que o Rickson. O Rolls era alguns anos mais velho e pode-se dizer que o Rickson pegou muitas coisas do estilo do primo-irmão. Tem um vídeo muito legal disponível no youtube dos dois fazendo um rola sob os olhares do Hélio. Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dizem que o Rickson já pegou muita gente gabaritada nesses rolos internos de academia e que muito disso tem documentado em vídeo, seria foda se ele levasse esse material à público.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um amigo dizia que o Rickson inventava golpes e o pessoal que lutava com ele, não sabia o que acontecia, sem ter noção de como se defender.

Um outro amigo, viu ele competindo. Disse que ele varria geral e muito rápido. Disse que o campeonato começava, e o Rickson ia ganhando um a um. E após cada vitória, ele ia suadão para a comissão e juízes olhando para o relógio dizia: "Antecipa minha próxima luta aí vejam aí quem é o próximo e chama para começar logo. A hora tá passando e tenho que para Saquarema daqui há pouco (para pegar onda)". O cara nem queria descanso. Só queria ganhar tudo o mais rápido possível e ir embora para pegar onda. Era um monstro!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legais os relatos, eu sempre quis saber um pouco mais sobre o Rickson nos campeonatos de pano.

A única história que sempre rola sobre um top que ele enfrentou é a do Sergio Penha, que parece que foi graduado de roxa pra preta só pra lutar com o Rickson (a pedido do Hélio) em um campeonato, na famosa luta em que o Gracie tomou atraso nos pontos e depois finalizou.

Alguém sabe de outros tops da época que ele venceu?

Quanto as belas filhas, qual a graduação delas?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dizem que ele era bom... B9)

Esse vagabundo que escreveu isso, é o cara que eu conheço pessoalmente que me explicou coisas q eu nem imaginava que existia no Jiu-Jitsu. Talvez a maior fonte histórica do Jiu-Jitsu que já tive contato (junto com o mestre Orlando Saraiva).

Esse vagabundo aí, reclama que tá velhinho, mas é grande pra kct, e forte.

Esse mesmo vagabundo disse que o Rickson está praticamente aleijado, por tantas contusões e vida dedicada ao Jiu-Jitsu.

O vagabundo acima disse que não dura nada quando faz rola com o Rickson aleijado.

Logo ... tirem suas conclusões ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara,

Quando um diz um coisa, não leve muito a sério...

Quando dois dizem a mesma coisa, desconfie...

Quando três falam a mesma coisa, geralmente é verdade..

Agora, quando muitos, mas muitos tops dizem a mesma coisa, com certeza é a pura verdade...

Só para exemplo, tem um vídeo do Rickson treinando para o Pride, ele treina simplesmente com seu irmão Royler, 04 campeão mundial de jiu jitsu...A diferença técnica é absurda...Ela "pegou" o Royler umas 4/5 vezes...sem explodir. Somente como exemplo.

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre fui maior,sempre fui mais forte e sempre fui mais pesado...depois dos 16/17 anos não deu mais pra mim....nem me lembro se alguém consegue!Há uns anos dei um rolinha....foi um jogo de cuidado com o cliente saca?!....na ponta dos dedos....em vinte minutos 5X0!...depois continuei treinando e com o rabo do olho vi um campeão mundial da época ser finalizado exaustivamente....acho que foi em 2009 e eu e ele temos a mesma idade portanto Rickson estava velhinho na época!

Estou editando o texto acima somente para esclarecer que 5X0 é em finalizações,não são pontos!

Editado por Alm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora