Recommended Posts

Dai povo!!

Bom, eu to puxando uns treinos de queda aqui na minha área, No Gi, e andei percebendo que a galera se mata e se machuca muito nos treinos. Pensei a respeito e percebi que muito é por falta de experiencia de treino e conhecimento técnico. Fica tipo aquela grosseria de faixa branca mais iniciante, no chão.

Daí eu resolvi montar um curriculo tecnico e um modelo de treinamento de quedas pra submission e luta livre. Bom, a minha base é o Judô. O conhecimento de wrestling que tenho veio do Bjj, então misturei os termos. A parte das técnicas de queda e metodologia, usei terminologia do Judô e as pegadas e desequilibrios usei do wrestling. Se alguem puder dar uma olhada e opinar eu agradeço.

Treino de quedas:

Fases do treinamento:

-fundamentos:

-tendokurenshiu : sozinho na frente do espelho

-uchikomi:entrada de golpes

-yakusokugeiko - treino leve, sem defesa do adversario, continuando no chão por 30s.

-kakai geiku - entrada com leve defesa

-renraku henka waza - sequencias

-kaeshi waza - contragolpes

-randori - treino a vera

-shiai - imitação da competição

Fundamentos:

-Ukemi - Amortecimento de queda

-Postura de luta (T-rex arms, base baixa)

-Passada (passada esgrimida e penetration step)

-Esgrima

Pegada:

-pescoço/punho

-wrist control

-collar control

-under/over

-underhook

-double under

Desequilibrios:

-Armdrag

-Duck under

-Canga

-Snaps

-Outside Control

-Inside Control

Técnicas & Variações:

-Guilhotina em pé

-Double leg:

tiro da luta de mão

snap wrist control

snap collar control

guidon, no sprawl

iranian double leg

ankle shot

partindo do armdrag

partindo do duckunder

ponto de contato no peito

-Single Leg:

wrist control, perna entre os joelhos

variação da anterior rodando a pegada, abraçando a cintura e varrendo

variação da anterior aplicando tani otoshi

variação da anterior aplicando ouchi gari

low single leg

-High Crotch:

do high crotch pro te-guruma:

variação da anterior, dominando as costas e jogando de ushiro goshi variação da anterior,dominando as costas e jogando de tani otoshi

-Do armdrag pro dominio de costas:

tani otoshi

dominio dos calcanhares

esgana galo

te guruma

ushiro goshi

-Do duck under pro dominio das

costas:

tani otoshi

dominio dos calcanhares

esgana galo

te guruma

-Do underhook pro uki goshi:

variação pra harai goshi

variação pra uchimata

sequencia da anterior pra de ashi barai

-Do Double underhook pro uki otoshi

variação pra kosotogari

variação pra ouchi gake

contra golpe double underhook com uchimata

-Do russian tie pro kata guruma

do russian tie pra tani otoshi

do russian tie pra domínio de costas

do russian tie pra cinturada lateral

-Sprawl

contra-sprawl dominando as costas

reversão da anterior

Sequencia dos trabalhos:

Fundamentos> Pegadas & desequilíbrios>uchikomi>Fases de treino ( yakussoku, renraku, kaeshi, etc)>randori>shiai

Editado por F.Nietzsche

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bacana o treino Nietzche, só acho que cada uma dessas posições poderia ter um foto ou vídeo ilustrando.

Eu sou fã de arm drag, é uma das minhas posições favoritas seja fazendo guarda ou em pé.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu broter você tá dividindo por repetição ou por tempo?

Na hora do jogo de esgrima onde eu treino a gente divide da seguinte forma:

1 minuto, 1 e 1/2 esgrimando normal/solto....

depois 3 repetições de 15 segundos da seguinte forma:

15 seg solto

15 seg velocidade

15 seg com força

15 seg com força e velocidade.

descansa 30 seg

esse movimento aqui:

Os caras tão meio sem tecnica mas da pra ter uma ideia...

Editado por Malacarne

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bacana o treino Nietzche, só acho que cada uma dessas posições poderia ter um foto ou vídeo ilustrando.

Eu sou fã de arm drag, é uma das minhas posições favoritas seja fazendo guarda ou em pé.

Po, brother, é uma boa idéia. Até pra referencia pros alunos. Mas eu postei na ingenuidade que a maioria iria saber do que se trata!

Meu broter você tá dividindo por repetição ou por tempo?

Na hora do jogo de esgrima onde eu treino a gente divide da seguinte forma:

1 minuto, 1 e 1/2 esgrimando normal/solto....

depois 3 repetições de 15 segundos da seguinte forma:

15 seg solto

15 seg velocidade

15 seg com força

15 seg com força e velocidade.

descansa 30 seg

esse movimento aqui:

Os caras tão meio sem tecnica mas da pra ter uma ideia...

Então Malacarne eu gosto de fazer por número de repetições...e eu n gosto de fazer rápido, só depois de muito tempo fazendo lento.O trabalho é especifico e ta bem no inicio ainda..tem umas 3 semanas.

Po, se tiver algo que a galera não souber o que é, pode ficar a vontade pra perguntar tb. E se os mais conhecedores acharem erros, não se furtem em apontar!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então Malacarne eu gosto de fazer por número de repetições...e eu n gosto de fazer rápido, só depois de muito tempo fazendo lento.O trabalho é especifico e ta bem no inicio ainda..tem umas 3 semanas.

Po, se tiver algo que a galera não souber o que é, pode ficar a vontade pra perguntar tb. E se os mais conhecedores acharem erros, não se furtem em apontar!

Com certeza eu vou perguntar, eu nunca treinei judô na minha vida!

Vou aproveitar e procurar uns gifs animados dos movimentos e trazer pra cá! Acredito que esse seu material vai ajudar muita gente! Inclusive a mim!

Editado por Malacarne

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho importante o trabalho de amortecimento de quedas, saber cair corretamente previne varias lesões e essa parte por o pessoal achar meio chato acaba ficando de lado e prejudica muito a evolução do alunos nas projeções.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então Malacarne eu gosto de fazer por número de repetições...e eu n gosto de fazer rápido, só depois de muito tempo fazendo lento.O trabalho é especifico e ta bem no inicio ainda..tem umas 3 semanas.

Po, se tiver algo que a galera não souber o que é, pode ficar a vontade pra perguntar tb. E se os mais conhecedores acharem erros, não se furtem em apontar!

Boas!

Malacarne, como o Nietzche disse e bem, não interessa a velocidade, pelo menos nesta fase. A velocidade nesta etapa é inimiga. O que deve prevalecer é o número de repetições, feitas correctamente e devagar, para os processos serem devidamente assimilados, bem como para se ir ganhando memória muscular. Estar a treinar velocidade nesta fase é como uma dos meus formadores do curso de treinadores de Judo disse: "É estar a treinar o erro".

Outro facto é que não vale a pena por aula dar muitos exercicios ou combinações, devendo-se começar por coisas bem simples e básicas, como postura, pegas, movimentação, desiquilibrio.

Nietzsche

Não deu para ver com a devida atenção o plano de treino mas já deu para ver que tens ai muito trabalho empregue :)

Recomendo-te que vejas os videos do Karo Parisyan (podes sacar facilmente em torrents). Fica aqui um canal com alguns videos dele:

Abraço

Editado por Judo Pitbull

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Manjo porra nenhuma !!! Conheci meia duzia de nomes e olha lá ...

Mas achei interessante a divisão, e agrupamento dos movimentos.

Se puder ir detalhando mais com o tempo, com certeza vou tentar aprender algo.

Quanto ao que o dudu disse ... tá aí a merda ...

Eu não gosto de trocar queda por isso ... eu esparramo as costas no chão ... e depois fico com dor vários dias ...

Queria saber como cair e minimizar os danos/dores ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Queria saber como cair e minimizar os danos/dores ...

Boas Feffo!

1. Aprender a cair correctamente.

2. Estar relaxado e não todo contraido no momento da queda.

3. Ter um parceiro que saiba projectar correctamente (no meu aniversário, no final, fui projectado por toda a gente no treino - tradição - ... as duas projecções que me deixaram quase sem ar foram feitas por cintos brancos trapalhões).

4. Perceber que um tatame de Taekwondo (muitas das academias que vejo tem tatames de Taekwondo/Karaté) não tem o mesmo indice de absorção do impacto que um tatame de Judo.

5. O próprio chão por debaixo dos tatames é um factor importante para a absorção do impacto.

Abraço :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado Judo!!! Vocês tem toda razão! GRande abraço brother!

Vou aproveitar o fato de eu ser leigo no judo e tentar colocar umas legendas pra ajudar a galera:

Não vou conseguir dar continuidade pq meu horario de almoço acabou!

Pessoal dá uma sacada nesse canal aqui:

http://www.youtube.com/user/KOLATCOM/videos

Treino de quedas:

Fases do treinamento:

-fundamentos:

-tendokurenshiu : sozinho na frente do espelho = Sombra ou treinamento solitário, com ou sem espelho ou aparelhos, em que se procura lapidar os golpes e melhorar a rapidez.

-uchikomi:entrada de golpes = Possível aos pares e também em trio, visando o aprimoramento das técnicas, da rapidez e da força localizada. Dá-se vulgarmente o nome de “entrada”, porque faz o Kuzushi e o tsukuri, pára e volta ao início, sem completar o arremesso.

-yakusokugeiko - treino leve, sem defesa do adversario, continuando no chão por 30s. = Treino aos pares, livre e bem leve, sem defesa e movimentando-se “solto”, explorando-se toda e qualquer chance de golpe. Visa principalmente condicionar os sentidos para o aproveitamento das oportunidades que vierem a se oferecer durante o combate.

-kakai geiku - entrada com leve defesa = É o ataque consecutivo de esquerda e direita, com defesa leve do companheiro, que apenas utiliza o Tai-sabaki. Este treinamento é também excelente para o condicionamento físico.

-renraku henka waza - sequencias = Este treinamento permite o estudo e aperfeiçoamento das técnicas que se concatenam e se completam, se combinam.

-kaeshi waza - contragolpes

-randori - treino a vera

-shiai - imitação da competição

fonte que achei: http://muaythai-kao.blogspot.com.br/2011/06/fundamentos-do-judo.html

Fundamentos:

-Postura de luta (T-rex arms, base baixa), + ou -

xin_2108052211275492123643.jpg

-Passada (passada esgrimida e penetration step)

-Esgrima

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=0s1sRCXxViA

Pegada:

-pescoço/punho

-wrist control

-collar control

-under/over

-underhook

-double under

Desequilibrios:

-Armdrag

-Duck under

-Canga

-Snaps

Técnicas & Variações:

-Guilhotina em pé

-Double leg:

tiro da luta de mão

snap wrist control

snap collar control

guidon, no sprawl

iranian double leg

ankle shot

partindo do armdrag

partindo do duckunder

ponto de contato no peito

-Single Leg:

wrist control, perna entre os joelhos

variação da anterior rodando a pegada, abraçando a cintura e varrendo

variação da anterior aplicando tani otoshi

variação da anterior aplicando ouchi gari

low single leg

-High Crotch:

do high crotch pro te-guruma:

variação da anterior, dominando as costas e jogando de ushiro goshi variação da anterior,dominando as costas e jogando de tani otoshi

-Do armdrag pro dominio de costas:

tani otoshi

dominio dos calcanhares

esgana galo

te guruma

ushiro goshi

-Do duck under pro dominio das

costas:

tani otoshi

dominio dos calcanhares

esgana galo

te guruma

-Do underhook pro uki goshi:

variação pra harai goshi

variação pra uchimata

sequencia da anterior pra de ashi barai

-Do Double underhook pro uki otoshi

variação pra kosotogari

variação pra ouchi gake

contra golpe double underhook com uchimata

-Do russian tie pro kata guruma

do russian tie pra tani otoshi

do russian tie pra domínio de costas

do russian tie pra cinturada lateral

-Sprawl

contra-sprawl dominando as costas

reversão da anterior

Sequencia dos trabalhos:

Fundamentos> Pegadas & desequilíbrios>uchikomi>Fases de treino ( yakussoku, renraku, kaeshi, etc)>randori>shiai

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tinha vontade de ter um treino assim, ja dei a ideia pro meu mestre uma vez, como é pra competição de bjj agente ficaria livre pra fazer todo tipo de queda projeção, catada de perna, tendo em vista que aqui tem vários caras que fazem judo e já são marrom de jiu jitsu e um que já treinou wrestling, só que o único horário dispónivel não daria muita gente, pq é o horario que o pessoal estuda ou trabalha.

Brother, fica a vontade pra perguntar o que quiser...o que eu n conseguir responder com palavras e ou não achar video no youtube, eu tento fazer o video. Só peço um pouco de paciencia...

Acho importante o trabalho de amortecimento de quedas, saber cair corretamente previne varias lesões e essa parte por o pessoal achar meio chato acaba ficando de lado e prejudica muito a evolução do alunos nas projeções.

Anotado e incluido!

Grande material Nietzsche, já dei uma lida, grande parte ainda não consegui assimilar, principalmente os nomes do judo, mas se conseguirem trazer uns gifs e videos pra ir editando no post principal, vai ficar muito top.

Repetindo a resposta acima:"Brother, fica a vontade pra perguntar o que quiser...o que eu n conseguir responder com palavras e ou não achar video no youtube, eu tento fazer o video. Só peço um pouco de paciencia..."

Boas!

Malacarne, como o Nietzche disse e bem, não interessa a velocidade, pelo menos nesta fase. A velocidade nesta etapa é inimiga. O que deve prevalecer é o número de repetições, feitas correctamente e devagar, para os processos serem devidamente assimilados, bem como para se ir ganhando memória muscular. Estar a treinar velocidade nesta fase é como uma dos meus formadores do curso de treinadores de Judo disse: "É estar a treinar o erro".

Outro facto é que não vale a pena por aula dar muitos exercicios ou combinações, devendo-se começar por coisas bem simples e básicas, como postura, pegas, movimentação, desiquilibrio.

Nietzsche

Não deu para ver com a devida atenção o plano de treino mas já deu para ver que tens ai muito trabalho empregue :)

Recomendo-te que vejas os videos do Karo Parisyan (podes sacar facilmente em torrents). Fica aqui um canal com alguns videos dele:

Abraço

Valeu Pit!! Fico no aguardo do feedback da fera!!

Manjo porra nenhuma !!! Conheci meia duzia de nomes e olha lá ...

Mas achei interessante a divisão, e agrupamento dos movimentos.

Se puder ir detalhando mais com o tempo, com certeza vou tentar aprender algo.

Quanto ao que o dudu disse ... tá aí a merda ...

Eu não gosto de trocar queda por isso ... eu esparramo as costas no chão ... e depois fico com dor vários dias ...

Queria saber como cair e minimizar os danos/dores ...

Copiando e colando de novo:

Brother, fica a vontade pra perguntar o que quizer...o que eu n conseguir responder com palavras e ou não achar video no youtube, eu tento fazer o video. Só peço um pouco de paciencia...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho excelente, Nietzche.

particularmente eu acho que o jiu-jitsu perde muito por não dar ênfase, NO PROCESSO DE APRENDIZADO, à luta em pé. Vejo bons azuis, por exemplo, que não sabem minimamente caminhar em pé. Puxar pra guarda é, obviamente, central, mas saber se virar em pé é das coisas que deixa o JJ ligado às suas raízes de briga, de arte MARCIAL.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tah indo de um inside domination pra um underhook.

Isso, inside domination. No wrestling a gente aprendia bastante coisa a partir daí.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora