Recommended Posts

O Carlos Gracie foi aluno do Mitsuyo Maeda certo? O Maeda ensinou Jiu-jitsu tradicional pro Carlos e dai então ele criou o BJJ? Ou foi o Hélio que criou?

Existe ainda o Jiu-jitsu tradicional? Quais são as diferenças entre eles?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O jiu jitsu ao qual deu origem ao brazilian jiu jitsu vem do judo antigo, ou seja, sao as tecnicas de solo do judo, o que era algo mais restrito aos mestres japoneses, nada parecido com o Judo de competicao de agora, onde basicamente nao ha luta de solo, os japoneses nao passavam essas tecnicas para ocidentais por exemplo, ate que alguns mestres decidiram viajar pelo mundo pra ganhar uma grana extra, um deles foi o professor do Gastao Gracie. Carlos percebeu o grande valor dessas tecnicas e criou o Jiu jitsu Gracie ao qual o Helio teve acesso, incluiu novas tecnicas de alavancas e atraves de seus filhos o projetou na forma de Brazilian Jiu Jitsu apartir do Royce Gracie que foi quem deu a cara e projetou a nivel mundial a arte.

Entao eu diria que basicamente foi o Carlos quem criou o jou jitsu Gracie e Helio desenvolveu e projetou a arte atraves do Royce.

Claro que outros membros da familia tiveram relevancia nesse contexto, mas na minha opiniao esses quatro foram os mais importantes:

Um criou, o outro desenvolveu, o outro criou o evento de porrada( Rorion) e o Royce deu a cara pra bater...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O jiu jitsu ao qual deu origem ao brazilian jiu jitsu vem do judo antigo, ou seja, sao as tecnicas de solo do judo, o que era algo mais restrito aos mestres japoneses, nada parecido com o Judo de competicao de agora, onde basicamente nao ha luta de solo, os japoneses nao passavam essas tecnicas para ocidentais por exemplo, ate que alguns mestres decidiram viajar pelo mundo pra ganhar uma grana extra, um deles foi o professor do Gastao Gracie. Carlos percebeu o grande valor dessas tecnicas e criou o Jiu jitsu Gracie ao qual o Helio teve acesso, incluiu novas tecnicas de alavancas e atraves de seus filhos o projetou na forma de Brazilian Jiu Jitsu apartir do Royce Gracie que foi quem deu a cara e projetou a nivel mundial a arte.

Entao eu diria que basicamente foi o Carlos quem criou o jou jitsu Gracie e Helio desenvolveu e projetou a arte atraves do Royce.

Claro que outros membros da familia tiveram relevancia nesse contexto, mas na minha opiniao esses quatro foram os mais importantes:

Um criou, o outro desenvolveu, o outro criou o evento de porrada( Rorion) e o Royce deu a cara pra bater...

nononono...

O judo vem do jiu jitsu... Carlos aprendeu o jiu japones e o Helio o transformou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Po bicho tem uma porrada de topico sobre exatamente esse assunto no forum.. que eu saiba o Carlos Gracie aprendeu o JJ japonês com o Maeda, fez algumas adaptações e ensinou pra todos os irmãos. Como o Helio era o mais mirrado o Carlos botou ele de garoto propaganda do jiu-jitsu, mas quem guiava o Helio era o Carlos. O Carlos era a cabeça e o Helio o corpo. Depois o Rorion, filho do Helio, foi pros EUA e criou o UFC, fazendo algo parecido com o desafio Gracie que tinha aqui no Brasil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nononono...

O judo vem do jiu jitsu... Carlos aprendeu o jiu japones e o Helio o transformou.

Ate ao de eu sei Judo e Jiujitsu eram uma única arte (falando da arte marcial arcaica) onde existem as técnicas de solo e as técnicas de luta em pé, sendo as técnicas de luta de solo restritas a um grupo de mestres japoneses e as mesmas nao eram divulgadas, era tido como uma espécie de segredo japonês, logo quando a arte passou a ser difundida no ocidente alguns desses mestres passaram a ensinar as técnicas de newaza para alguns ocidentais, ai é onde entra a família Gracie... Agora se eu tiver estudado em uma fonte errada por favor colegas do fórum me corrijam...

Existem algumas fontes na internet que falam o que vc afirmou:

Por fim, durante a transição do século XIX ao XX, um mestre de jiu-jitsu com reconhecimento veio a modificar a arte marcial, inserindo-lhe e dando maior relevo a princípios filosóficos e pedagógicos: mestre Jigoro Kano criou o que, por motivos políticos, ficou conhecido como judô.3

... Mas as tecnicas de luta em pé eram parte do jiujitsu arcaico, por tanto, nao tem como se afirmar o que nasceu primeiro, Ovo ou a galinha?

Com o surgimento do judô, o mestre Kano buscou promover seu estilo, que no começo não era reputado como uma arte marcial autônoma. Em 1913, um dos destacados instrutores do centro Kodokan, Mitsuyo Maeda, também conhecido como «Conde Koma», foi enviado ao Brasil em missão diplomática com o objetivo de receber os imigrantes japoneses e fixá-los no país.

Por tanto o brazilian jiujitsu vem do judo de Kano.

Editado por saulojiujitsu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

li diversos artigos que o maeda como fazia exibicoes em circo e em demais ocasioes ele na verdade ensinou uma mistura de judo com catch wrestling pro gastao

dai do gastao pro carlos e do carlos pro helio ja houveram adaptacoes da arte ate as mudancas do bjj ensinado hoje em boa parte das academias que priorizam o bjj de competicao

na verdade o jiu jitsu puro mesmo difere em muito dessa arte dos gracie e no original algumas tecnicas nao sao utilizadas no bjj como pontos de pressao , etc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

li diversos artigos que o maeda como fazia exibicoes em circo e em demais ocasioes ele na verdade ensinou uma mistura de judo com catch wrestling pro gastao

dai do gastao pro carlos e do carlos pro helio ja houveram adaptacoes da arte ate as mudancas do bjj ensinado hoje em boa parte das academias que priorizam o bjj de competicao

na verdade o jiu jitsu puro mesmo difere em muito dessa arte dos gracie e no original algumas tecnicas nao sao utilizadas no bjj como pontos de pressao , etc

No seminario do Braulio Estima ele ensinando controle da montada saiu um ponto de pressão que qnd bem feito pode ate finalizar, fiquei impressionado, utiliza somente o peso do corpo e doi muito! Huahuahuahua

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Here we go again.

No mais, gosto desse tipo de tópico, até onde sei o Mitsuo era discípulo do Jigoro Kano e ensinou o "Kano Jiu-jitsu" pro Carlos, que nada mais é que o judô tradicional, bem diferente do judô olímpico moderno.

Aí, com a ênfase nas técnicas de solo, a evolução natural da luta ocorreu nessa área, a ponto do BJJ ser bem diferenciado em relação ao judô.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No seminario do Braulio Estima ele ensinando controle da montada saiu um ponto de pressão que qnd bem feito pode ate finalizar, fiquei impressionado, utiliza somente o peso do corpo e doi muito! Huahuahuahua

Compartilha o macete aí, é mais ou menos jogar o peso em cima do diafragma?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deixo meu espaço garantido também.

Interessante que só os novos users estão discutindo a respeito (creio que o pessoal das antigas não tenha mais saco pra explicar e também já saiba o rumo que essa discussão sempre toma). Quanto à pergunta, me parece feita por alguém que leu o livro da Reila e estranhou o que ela fala do Hélio.

Natural que um dos que dizem que Carlos desenvolveu o estilo brasileiro de lutar seja da GB.

Editado por Striker

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entao eu diria que basicamente foi o Carlos quem criou o jou jitsu Gracie e Helio desenvolveu e projetou a arte atraves do Royce.

Claro que outros membros da familia tiveram relevancia nesse contexto, mas na minha opiniao esses quatro foram os mais importantes:

Um criou, o outro desenvolveu, o outro criou o evento de porrada( Rorion) e o Royce deu a cara pra bater...

Foi assim? :unsure:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nononono...

O judo vem do jiu jitsu... Carlos aprendeu o jiu japones e o Helio o transformou.

Santástico,

nononono... :)

O Carlos aprendeu Judo, o Maeda foi aluno do Jigoro Kano, tendo aprendido Judo e não JuJutsu (ele iniciou-se no Sumo, tendo aos 17 anos mudado para Tóquio onde começou a prática do Judo no Kodokan).

E sim, o Judo nasceu do JuJutsu Japonês que naquela altura tinha centenas (sim, centenas) de diferentes estilos e escolas.

os japoneses nao passavam essas tecnicas para ocidentais por exemplo, ate que alguns mestres decidiram viajar pelo mundo pra ganhar uma grana extra

Errado... esses mestres não decidiram viajar para ganhar uma grana extra, esses mestres foram enviados por Kano pelo mundo fora para divulgar o Judo.

Relativamente aos japoneses não passarem as técnicas para os ocidentais, isso, na minha opinião, em parte é mito (baseado no que já li), pois nem entre eles (japonêses) passavam as técnicas, sendo que o próprio Kano teve de andar a bater de porta em porta até conseguir chegar às mãos do Fukuda que lhe transmitiu os seus conhecimentos.

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entao eu diria que basicamente foi o Carlos quem criou o jou jitsu Gracie e Helio desenvolveu e projetou a arte atraves do Royce.

Claro que outros membros da familia tiveram relevancia nesse contexto, mas na minha opiniao esses quatro foram os mais importantes:

Um criou, o outro desenvolveu, o outro criou o evento de porrada( Rorion) e o Royce deu a cara pra bater...

Foi assim? :unsure:

pois é, mestre Alm... o rapaz misturou a porra toda, história de JJB cm história do UFC

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora