Renato Adm 0 Posted January 2, 2014 Violência, segundo o Wiki: Violência é um comportamento que causa intencionalmente dano ou intimidação moral a outra pessoa ou ser vivo. Tal comportamento pode invadir a autonomia, integridade física ou psicológica e até mesmo a vida de outro. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado.1 O termo deriva do latim violencia (que por sua vez o amplo, é qualquer comportamento ou conjunto de deriva de vis, força, vigor); aplicação de força, vigor, contra qualquer coisa. Assim, a violência diferencia-se de força,2 palavras que costuma estar próximas na língua e pensamento quotidiano. Enquanto que força designa, em sua acepção filosófica, a energia ou "firmeza" de algo, a violência caracteriza-se pela ação corrupta, impaciente e baseada na ira, que convence ou busca convencer o outro, simplesmente o agride. Violência está ligada à Ira, violência e a agressão, como eu já suspeitava antes de pesquisar, tem a ver com raiva, ira, imposição... Futebol tem violência, tanto física quando moral! São carrinhos e cotoveladas de raiva! Ou ameaças de violência... trata-se violência na essência... onde em um momento um jogador entra sem qualquer pensamento, e no decorrer da partida começa a odiar o outro... O contato do MMA é puramente profissional, quando a raiva toma conta da mente, a técnica é esquecida... e não é o que acontece. Na verdade, ao ver lutadores se respeitando, se abraçando após um combate, e se preocupando com o outro após uma luta acirrada, é o que me faz pensar que a técnica se sobrepõe à violência... Se tudo girasse em torno da violência, não veríamos técnicas e sem uma luga de animais, com mordidas e afins.... Sem contar que existem várias formas de violência... o Bullying não é um tipo de violência? O erro é imaginar que contato físico se relaciona com violência. A própria corrupção é violência contra cidadãos! Tudo é uma questão análise do contexto. Share this post Link to post Share on other sites
Judo Pitbull 0 Posted January 2, 2014 A questão que aqui se coloca é: esta violência associada aos desportos de combate é gratuita e negativa? Na minha opinião, não. Nós, em regra geral, que vivemos no mundo e o mundo das artes marciais, procuramos liderar pelo exemplo que transmitimos aos nossos alunos, aos colegas de treino, a quem está a assistir. Dentro de uma arena de combate, de um tatami, de um ringue, existe uma coisa que estes pseudo-intelectuais não onseguem compreeder, que é o respeito por quem está do outro lado, por quem se procura superar, vencer medos, lutar por um ideal, por um prato de comida, por uma vida melhor. Para eles, esses pseudo-intelectuais de palavra fácil e afiada, é bem mais facil apontar o dedo do que perceber o que está à frente do dedo. Share this post Link to post Share on other sites
lucas mariano 0 Posted January 2, 2014 discordo completamente. É violento sim, senhor. Não existem argumentos p mudar isso. é questão fundamentalmente de gosto. ñ comparem com outros esportes cada um é cada m. q bobagem... ñ será esse tipo de argumento q fará com q pessoas q não gostam de porrada acharem o mma bonito. A violência é natural do ser humano. NO mma isso é controlado, em termos. Vai me dizer q uma porrada como aquela q o Hendo deu no Bisping não é violência? Adicionando um comentário. No final da matéria do cara ele até fala que o esporte irá amadurecer após esse ocorrido. Se pegarmos o exemplo comparativo dele veremos que após o acidente mencionado, se não me engano, o evento esportivo F1 sofreu várias alterações visando a segurança dos pilotos e minimizou (ou excluiu até agora) a quantidade de mortes ... isso pq ele se referiu especificamente à morte do querido piloto. Eu tb acho que qualquer esporte de luta usa da violência sim. O certo é explicar e mostrar que é uma violência que ocorre com propósitos diferentes, ou seja, educar quem assiste e não tornar a pessoa um pouco mais ignorante com relação à realidade da coisa. Concordo contigo. Share this post Link to post Share on other sites
Loucutor 0 Posted January 2, 2014 (edited) Adicionando um comentário. No final da matéria do cara ele até fala que o esporte irá amadurecer após esse ocorrido. Se pegarmos o exemplo comparativo dele veremos que após o acidente mencionado, se não me engano, o evento esportivo F1 sofreu várias alterações visando a segurança dos pilotos e minimizou (ou excluiu até agora) a quantidade de mortes ... isso pq ele se referiu especificamente à morte do querido piloto. Eu tb acho que qualquer esporte de luta usa da violência sim. O certo é explicar e mostrar que é uma violência que ocorre com propósitos diferentes, ou seja, educar quem assiste e não tornar a pessoa um pouco mais ignorante com relação à realidade da coisa. Concordo contigo. boa. A F1 fez de tudo p minimizar ao máximo q podia as mortes e lesões depois da morte do Senna e conseguiu. Valeu. Edited January 2, 2014 by Loucutor Share this post Link to post Share on other sites
Loucutor 0 Posted January 2, 2014 Locutor, semântica ajuda a ganhar muitas batalhas deste tipo :-) bem, eu entendo perfeitamente teu ponto; não adianta dizer pra alguém que MMA não tem sangue, não tem membro quebrado, não tem gente apagando e etc. Por outro lado, ajuda a combater o preconceito fazer com que estas pessoas entendam que dar um soco no queixo do adversário e sair comemorando é bem diferente de entrar pra lutar desejando, literalmente, matar o adversário. Vale distinguir entre dar um soco na cara com o cara tentando se defender de dar uma voadora por trás do centroavante que tá correndo pra fazer o gol. Vale distinguir entre a atitude agressiva (ou violenta, ou contundente ou chamemos do jeito que for) no ringue e o comportamento civil fora dele, e etc. Com estas distinções ninguém vai fazer alguém gostar de MMA. Mas vai ajudar a não pensar no esporte como algo que "incita a violência" (fora dos ringues, é o que preocupa muita gente). Já não é pouca coisa... Boa tbm. Explicar q o MMA não incita a violência nas ruas é muito válido pq o que incita a violência e a impunidade, a corrupção, racismo etc. Uma série de motivos... O Toquinho dando aquela esticada a mais mesmo depois do arbitro ter pulado em cima dele não é violência? Claro q é. E com um companheiro de profissão. Se o Hendo ñ fosse americano teria sido punido depois daquela covardia com o Bisping. Mas gosto não se discute. Como vc bem colocou não vai mudar o gosto de ninguém. Sem contar na manipulação midiática q atua em todos os níveis. Da política ao esporte. Só é bonito o que dá audiência. Simplificando bom é futebol. O resto é o resto. Share this post Link to post Share on other sites
Carateca 0 Posted January 3, 2014 MMA nao eh violento e sim são violentos aqueles que escolhem de artes marciais violetas (e no meu ponto de vista inferiores) para o seu desempenho no octagon. Vejam por exemplo o Demian Maia que ganha dos advsarios sem desferir um soco, ou quando o faz eh com objetivo único de atordoar/levar pro chão e finalizar, sem o uso da violência. Outro exemplo eh Ronda Rousey, que detona suas advsarias sem machucalas nem um pouco (gracas a deus) Mas aí é o seu conceito violência.Para mim um estrangulamento é até mais violento que soco. Share this post Link to post Share on other sites