Entre para seguir isso  
Judo Pitbull

IBJJF: Acusações de Corrupção, Fraude... e algo bem mais grave!

Recommended Posts

À exceção da acusação de drogas, nada do que foi relatado ali é sintomático exclusivamente do Jiu-Jitsu.

Tomando-se o karatê de exemplo, acompanhem texto a seguir.

O karatê tem mais de 30 "federações" aqui no Brasil. Destas e de outras internacionais, uma, das grandes, foi acusada de ter sido criada como uma empresa particular nos EUA, fato comprovado. Em uma outra, só recebe dan acima do 7o se "o dono" da organização aprovar pessoalmente. Em diversas outras, poderá ser banido o karateca que participar de eventos de outra organização. Das organizações que lidam com ata, voto, etc, em algumas delas vigora a gestão com politicagem: "eu te dou mais um dan se você me reeleger". Em outras, o karatê ensinado é literalmente o mesmo. Porém, com vistas à captação de dinheiro, tais organizações permanecem dissociadas. E, obviamente, não promovem um campeonato open onde todo mundo possa lutar com todo mundo.

Se estes forem os problemas que o JJ atravessa, o JJ está é bem na fita, comparado com outras artes marciais.

[]´s

Edit: esqueci de duas coisas: 1) os japoneses no BR não passam o cetro do comando pros brasileiros. Tem brasileiro que vai graduar-se lá fora pra voltar pra cá, por simples birra do "sensei foda" que, preocupado com dar-lhe grau, sente que poderá perder o poder; 2) a mistura entre organizações só pode ocorrer quando é pra benefício disso. Há duas organizações aqui onde os representantes, japas em sua maioria, são biônicos, isto é, são os cartolas de uma e de outra.

Editado por Jaraqui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nos EUA essa parada de Federações são coisas sérias, inclusive existe a possibilidade de interferência estatal nesse âmbito, diferentemente do brasil onde as associações, federações e confederações tem donos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o pessoal de fora do Rio, ou mesmo os do Rio que não tem muito contato com o mundo politico do Jiu-Jitsu, tem uma visão muito anos 80 do Carlinhos.

Como se ele fosse um cara centralista.

A estrutura da CBJJ e da IBJJ tem um organograma bem definido, constituído em sua grande maioria por praticantes de jiu-jitsu. A CBJJ fica na mesmo rua da GB Rio Matriz, e na parte da tarde até a noite as portas ficam abertas para qualquer um.

A confusão quem fazem com a CBJJ/IBJJF e a Gracie Barra, é por elas terem sido criadas por pessoas da GB. Mas, hoje, dentro dessas entidades possuem pessoas com ligaçoes em diversas outras escolas e bandeiras. É um erro antiquado alegar isso.

Só reparar que nos ultimos anos, houve uma evoluçao em termos de premio. Precisa de alguns ajustes? Certamente! E eles irão acontecer, mas nao é do dia para noite. É uma questao de tempo.

Jiu-Jitsu pode parecer grande, mas não isso tudo que muitos pensam. Pode parece porque muitos aqui respiram a arte, e se fecham dentro desse mundo. Mas com uma visao mais macro, o jiu-jitsu é pequeno. Se tivesse todo esse poder, facilmente, ja teriam feito alguma mudança ou surgido outra entidade.

O World Pro é o que é, porque tem os petro dolares injetados. Mas com a fantasia da UAE e com suporte da Pro Sport aqui no Brasil. Qual a diferença?!

A discusão é valida e legal. Porem mais interessante e frutifera que apontar erros, é mostrar soluções praticas e não utopicas.

Hoje, um praticante graduado, se quiser empreender o seu jiu-jitsu para ganhos financeiros é possivel e viavel. Seja com aulas particulares, mistas ou sendo proprietario de escola. Pois com cerca U$50mil dolares é possivel abrir uma escola legal nos EUA.

E todos os lideres das grandes escola ou bandeira, cobram um valor, com gestões das mais variaveis, para os interessados em abrir uma filial. Isso não é exclusividade de A ou B

O mundo do jiu-jitsu, no meu entender, vai ficar mais organizado a partir do momento que pararem de criticar e começarem a ajudar dando soluçoes politicas ou de gestão.

gardenal, tem certeza que o nome é Alexandre?!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma pergunta que sempre me faço ...

Qual seria a solução para a organização do JJ e uma melhor transparência ? Quem puder citar modelos em outros esportes seria legal . Eu penso que o maior problema hoje para mudanças é que os que teriam condições de efetua-las ,não tem o minimo interesse em assumir essa causa .Razões para isso ? Bem teria que perguntar a eles mas imagino algumas ;

Apenas hipóteses que passam pela minha cabeça ;

- Tem sua própria vida para tocar e não querem assumir este compromisso que exige dedicação ;

- Talvez por respeito aos Gracies ,não querem levantar bandeira e posar de desagregador ;

- Não se julgam capazes ;

- Acham que está bom como deste jeito ;

Agora o alerta tem que ser dado ,se os que gostam e são de boa indole ,não querem debater mudanças ,com certeza aproveitadores podem se animar e assumir esta causa para tirarem benefícios em favor de si próprios ,

abs,

Ps : E vamos manter a discussão neste alto nível ,quem sabe não damos nossa contribuição .

pois é, colocas algumas questões bem difíceis. Elas ficam ainda mais difíceis porque, a meu ver e como tu dizes, muitos líderes de grandes equipes acabam tendo uma visão mais "empresarial" da coisa toda e, enquanto a confederação não atrapalhar isso, tá tudo bem. E, no sistema hierarquizado do JJ, como vou eu, que não sou competidor, não sou professor e etc querer discutir com o líder da minha equipe ou querer levar uma pauta pra Confederação?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que deveria ter um conselho dos líderes das 10 maiores equipes.

As 10 maiores equipes são aquelas que melhor pontuarem no ano anterior, com maior numero de compeões mundiais, titulos por equipe , etc.

As contas devem ser de conhecimento publico, com relatório dos pagamentos abertos para que quiser verificar.

Os empregados da instituição podem receber salários sim, mas esses devem ser pré-definidos e do conhecimento de todos. Isso de ficamos com o valor que for arrecadado é indiscutível.

O lucro liquido da instituição deve ser colocado em uma conta da instituição e revertida no ano seguinte para melhorar o esporte, as iniciativas devem ser definidas através de votação em reunião realizada em dezembro do ano anterior.

O presidente terá um mandado de 4 anos , não podendo ser reeleito . Pode voltar a ser presidente após o intervalo de 4 anos afastado, mas não pode ser reeleito.

Assim teremos transparencia, o dinheiro será reinvestido e teremos sangue novo com novas idéias a cada ano.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tartaruga, eu faria duas instâncias, algo como um conselho com os 10 líderes e um com faixas-preta com mais de tantos graus (algo assim). Mas concordo com o espírito de tua idéia, no geral.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, eu não tenho muito tempo de jiu jitsu, apenas 14 anos. Devido à idade e compromissos profissionais, competi muito pouco em campeonatos grandes...Mas lutei Cbjj, Cbjje e Cbjjo e, até onde eu vi, é incomparável.Parece até brincadeira de mal-gosto.

O professor André Marola teve aqui dando um seminário esse fds..Falou que o jiu jitsu tem hj 05 federações...

Não to querendo defender o Carlos Gracie Jr., mas tudo leva a crer que, ruim com ele, pior sem ele...Desculpem o complexo de vira-latas, mas pra mudar alguma coisa, só se as federações saíssem da mão de brasileiros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ontem, antes de deitar, li todas as paginas dos sites gringos.

Eles estão alegando sobre a questão da venda de faixa e grau?! Pois sobre os campeonatos, eles se contradizem

O Mestre Fabio Santos, me pareceu muito tendencioso devido a sua linhagem de ensino ser para o lado da família do Helio. Mesmo que por um período tenha sido aluno do Rolls, que é o maior responsável pela criação do jiu-jitsu de competição. Todos sabem que da parte do Helio, tendem a tomar o jiu-jitsu para si, colocando como Gracie Jiu-Jitsu. Sendo esse como se fosse o verdadeiro e único jiu-jitsu. A questão ganha uma possível notoriedade devido a graduação do mesmo.

Esquecendo que o Maeda teve outros alunos, alem dos Gracie.

Acho que os gringos desconhecem ou simplesmente ignoram a historia e a cultura do nosso jiu-jitsu. Acho legal buscarem organizar, mesmo que só criticando, mas diminuir e difamar, ja acho um exagero desmedido e perigoso.

Jiu-Jitsu esta espalhado pelo mundo, não pela questão da existência de somente faixas pretas 3 graus estarem desbravando o mundo. E sim, em sua grande maioria, de faixas roxas e marrons, alguns até azuis, dependendo da carência do lugar, que se aventuram em novos lugares para ensinarem o jiu-jitsu que absorveram de seus professores. Muitos, se nao a sua totalidade, com o aval de seus professores.

Muito faixa marrom ganha até preta dentro do avião, para dar aula em outro pais. Ja vi até roxa ganhar preta. Essa é a cultura do jiu-jitsu e a maneira que acharam de espalhar o jiu-jitsu pelo mundo. Não é diferente do que rola em outras atividades, pois tudo que se expande rapido tem seus pontos criticos polemicos.

Na minha humilde opiniao, acho que para diminuir essa questão de qualidade do praticante em relaçao a faixa. O faixa preta que graduar deveria ser o responsável, legalmente, até graduaçao X, sendo transferivel para outro faixa preta em caso de mudança de escola. Acho que assim ia diminuir um pouco, devido a responsabilidade.

Eles tambem alegam sobre o novo sistema de faixa, que realmente nasceu na GB. Mas ignoram que o sistema de faixa mudou mais para parte infantil, e na parte de adulto, para cima, não mudou nada. O sistema de graus para adulto, serve para facilitar a avaliação do aluno normal. Ninguem é obrigado a mudar de faixar depois de ter o quarto grau. Na GB Matriz mesmo, existe pessoas com quatro graus ja a dois anos, e sem nenhum sinal que vai mudar. Só é contra esse sistema quem ainda esta com o pensamento do passado, aonde um faixa azul ficava até 5 anos ou mais mofando na faixa, que a faixa ficava tão gasta que um professor distraído avaliava o cara como um branca duro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, eu não tenho muito tempo de jiu jitsu, apenas 14 anos. Devido à idade e compromissos profissionais, competi muito pouco em campeonatos grandes...Mas lutei Cbjj, Cbjje e Cbjjo e, até onde eu vi, é incomparável.Parece até brincadeira de mal-gosto.

O professor André Marola teve aqui dando um seminário esse fds..Falou que o jiu jitsu tem hj 05 federações...

Não to querendo defender o Carlos Gracie Jr., mas tudo leva a crer que, ruim com ele, pior sem ele...Desculpem o complexo de vira-latas, mas pra mudar alguma coisa, só se as federações saíssem da mão de brasileiros.

Com sinceridade, eu acho que colocar 100% na mão de gringo, um risco. Se o novo sistema de faixas, nasceu por causa deles. Imagina como seria com eles totalmente no dominio politico?

Acho que deveriam sim, existir alguns conselhos. Pois cada conselheiro, iria trazer uma cultura para o debate

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o pessoal de fora do Rio, ou mesmo os do Rio que não tem muito contato com o mundo politico do Jiu-Jitsu, tem uma visão muito anos 80 do Carlinhos.

Como se ele fosse um cara centralista.

A estrutura da CBJJ e da IBJJ tem um organograma bem definido, constituído em sua grande maioria por praticantes de jiu-jitsu. A CBJJ fica na mesmo rua da GB Rio Matriz, e na parte da tarde até a noite as portas ficam abertas para qualquer um.

A confusão quem fazem com a CBJJ/IBJJF e a Gracie Barra, é por elas terem sido criadas por pessoas da GB. Mas, hoje, dentro dessas entidades possuem pessoas com ligaçoes em diversas outras escolas e bandeiras. É um erro antiquado alegar isso.

Só reparar que nos ultimos anos, houve uma evoluçao em termos de premio. Precisa de alguns ajustes? Certamente! E eles irão acontecer, mas nao é do dia para noite. É uma questao de tempo.

Jiu-Jitsu pode parecer grande, mas não isso tudo que muitos pensam. Pode parece porque muitos aqui respiram a arte, e se fecham dentro desse mundo. Mas com uma visao mais macro, o jiu-jitsu é pequeno. Se tivesse todo esse poder, facilmente, ja teriam feito alguma mudança ou surgido outra entidade.

O World Pro é o que é, porque tem os petro dolares injetados. Mas com a fantasia da UAE e com suporte da Pro Sport aqui no Brasil. Qual a diferença?!

A discusão é valida e legal. Porem mais interessante e frutifera que apontar erros, é mostrar soluções praticas e não utopicas.

Hoje, um praticante graduado, se quiser empreender o seu jiu-jitsu para ganhos financeiros é possivel e viavel. Seja com aulas particulares, mistas ou sendo proprietario de escola. Pois com cerca U$50mil dolares é possivel abrir uma escola legal nos EUA.

E todos os lideres das grandes escola ou bandeira, cobram um valor, com gestões das mais variaveis, para os interessados em abrir uma filial. Isso não é exclusividade de A ou B

O mundo do jiu-jitsu, no meu entender, vai ficar mais organizado a partir do momento que pararem de criticar e começarem a ajudar dando soluçoes politicas ou de gestão.

gardenal, tem certeza que o nome é Alexandre?!

Tenho sim, a n ser que seja alguem debochando segue o último email que ele me mandou:

Olá Gustavo,

Desculpe a demora. Estamos aguardando a resposta do financeiro da CBJJ. Seu e-mail foi reencaminhado para que sua situação possa ser verificada.

Atenciosamente,

Alexandre Abdalla

Acho que deveria ter um conselho dos líderes das 10 maiores equipes.

As 10 maiores equipes são aquelas que melhor pontuarem no ano anterior, com maior numero de compeões mundiais, titulos por equipe , etc.

As contas devem ser de conhecimento publico, com relatório dos pagamentos abertos para que quiser verificar.

Os empregados da instituição podem receber salários sim, mas esses devem ser pré-definidos e do conhecimento de todos. Isso de ficamos com o valor que for arrecadado é indiscutível.

O lucro liquido da instituição deve ser colocado em uma conta da instituição e revertida no ano seguinte para melhorar o esporte, as iniciativas devem ser definidas através de votação em reunião realizada em dezembro do ano anterior.

O presidente terá um mandado de 4 anos , não podendo ser reeleito . Pode voltar a ser presidente após o intervalo de 4 anos afastado, mas não pode ser reeleito.

Assim teremos transparencia, o dinheiro será reinvestido e teremos sangue novo com novas idéias a cada ano.

Tartaruga, eu faria duas instâncias, algo como um conselho com os 10 líderes e um com faixas-preta com mais de tantos graus (algo assim). Mas concordo com o espírito de tua idéia, no geral.

Bom, eu não tenho muito tempo de jiu jitsu, apenas 14 anos. Devido à idade e compromissos profissionais, competi muito pouco em campeonatos grandes...Mas lutei Cbjj, Cbjje e Cbjjo e, até onde eu vi, é incomparável.Parece até brincadeira de mal-gosto.

O professor André Marola teve aqui dando um seminário esse fds..Falou que o jiu jitsu tem hj 05 federações...

Não to querendo defender o Carlos Gracie Jr., mas tudo leva a crer que, ruim com ele, pior sem ele...Desculpem o complexo de vira-latas, mas pra mudar alguma coisa, só se as federações saíssem da mão de brasileiros.

Concordo com a ideia do Tyler e do Tartaruga, seria interessante "dividir" esse poder com um tipo de "conselho deliberativo" ou entao pelo menos incluir uns 10 professoras na organizacao.

Acho extremamente importante também colocar quem dedicou uma vida inteira ao JJ, faixas Coral e Vermelha nessa organização, e digo mais, se eles acharem que a regra tem que ser mudada pelo JJ estar se tornando algo chato(berimbolo e 50/50) nao sou eu que vou questionar.

O que nao da pra negar eh que os campeonatos da CBJJ sao os mais organizados de todos e que realmente cumprem horário, mas isso nao tira qualquer tipo de acusacao contra eles.

O Nome Carlinhos Gracie está sempre sendo associado à CBJJ porque ele e o presidente, a GB ta sempre sendo citada porque ele é o "dono" da mesma, simples.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara acho que o problema que vejo na CBJJ é valor alto de inscrição, retorno zero para atleta.. e essa tal "superioridade" perante as CBJJO e CBJJE que sinceramente se forem campeonatos organizados não vejo diferença (teve um forista que mencionou o Demian e o Leo, acho que eles tem um nome melhor até pelo UFC do que a maioria dos lutadores de jiu-jitsu top)...e acho sem necessidade nem justificativa para se cobrar R$125 de inscrição.

Federações tem aos montes e isso pro atleta que visa buscar resultados para angariar patrocinio é muito importante, porem em preço justo para se competir, pois eles que elevam o campeonato e no caso da mais importante nem retorno nenhum há.

A pessoa do Carlinho tem levado muita grana da confederação (sem contar com patrocinios e cotas pra venda de imagem, que não são repassadas nem em forma de brinde aos competidores),e a quantidade de "opens" c a inscrição alta, não vejo vantagem em disputar mais de um ao ano (no maximo 2). E p ter contato c os caras, é uma merda...porem a revista gracie que é tocada pelos mesmos, prima na excelencia pelo retorno no sac por exemplo..

Sobre a revista gracie mag nem se tem o que falar, pois ultimamente ela esta bem melhor que sua concorrente (tatame) e ali..diferente da confederação é visando lucro mesmo, mas de qq forma ele organizou s campeonatos.

Achei forçado o lance da droga, pois o Conan nem é ligado a CBJJ (sinceramente não sei como não foi banido ou preso, pois lá diferente daqui a lei funciona)

Infelizmente como foi falado ae.. é a cultura do rouba mas faz..mas nego que ta ali não tá nem nunca esteve pelo esporte e sim pra se dar bem..

o judo teve o carlinhos deles tb (Mamede) mas resolveram, alem do que o judô ser olimpico.

Embora, tenha previsão de colocarem nos jogos abertos o jj, ia dar uma melhorada boa, masssss olimpiadas acho que nunca serão...

e com o nivel que ta a parada e se alguem vislumbrar um lucro, aparece um arabe e toma conta da porra toda e faz como faz lá..

sobre graduação e o que o BM8 disse, o sistema de graduação padronizou, ficou bom..porem (eu sendo da decada de 90)tava acosumado a vc ir pra roxa, ou marrom quando estivesse bom..e não pq atingiu 2 anos de faixa, na minha opinião um cara que tem 4 anos de jiu-jitsu e não é nada demais não mereceria em tese a roxa..(e já c previsão de ir a marrom em 2 anos)..na minha época mal se usava grau.. problema que vejo nesse sistema, é que professores usam esse criterio pra graduar a torto e direito, pq agra teriam o espaldo (tempo minimo..)

Editado por magrinho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara acho que o problema que vejo na CBJJ é valor alto de inscrição, retorno zero para atleta.. e essa tal "superioridade" perante as CBJJO e CBJJE que sinceramente se forem campeonatos organizados não vejo diferença (teve um forista que mencionou o Demian e o Leo, acho que eles tem um nome melhor até pelo UFC do que a maioria dos lutadores de jiu-jitsu top)...e acho sem necessidade nem justificativa para se cobrar R$125 de inscrição.

Federações tem aos montes e isso pro atleta que visa buscar resultados para angariar patrocinio é muito importante, porem em preço justo para se competir, pois eles que elevam o campeonato e no caso da mais importante nem retorno nenhum há.

A pessoa do Carlinho tem levado muita grana da confederação (sem contar com patrocinios e cotas pra venda de imagem, que não são repassadas nem em forma de brinde aos competidores),e a quantidade de "opens" c a inscrição alta, não vejo vantagem em disputar mais de um ao ano (no maximo 2). E p ter contato c os caras, é uma merda...porem a revista gracie que é tocada pelos mesmos, prima na excelencia pelo retorno no sac por exemplo..

Sobre a revista gracie mag nem se tem o que falar, pois ultimamente ela esta bem melhor que sua concorrente (tatame) e ali..diferente da confederação é visando lucro mesmo, mas de qq forma ele organizou s campeonatos.

Achei forçado o lance da droga, pois o Conan nem é ligado a CBJJ (sinceramente não sei como não foi banido ou preso, pois lá diferente daqui a lei funciona)

Infelizmente como foi falado ae.. é a cultura do rouba mas faz..mas nego que ta ali não tá nem nunca esteve pelo esporte e sim pra se dar bem..

o judo teve o carlinhos deles tb (Mamede) mas resolveram, alem do que o judô ser olimpico.

Embora, tenha previsão de colocarem nos jogos abertos o jj, ia dar uma melhorada boa, masssss olimpiadas acho que nunca serão...

e com o nivel que ta a parada e se alguem vislumbrar um lucro, aparece um arabe e toma conta da porra toda e faz como faz lá..

Citei o Leo Santos e o Demian por eles nao serem reconhecidos como campeões mundiais, pois, preferiram lutar a Copa do Mundo e venceram mais de uma vez. Sem o titulo mundial da CBJJ ou sem pelo menos o brasileiro, voce nao tem reconhecimento algum lá fora, infelizmente.

O problema dessa discussao aqui no PVT é que a Gracie Barra é a equipe com mais filiais no mundo, entao acaba sendo normal membros da mesma se ofenderem pelo fato do mestre ser presidente da CBJJ.

Mas a Real eh que ta faltando uma movimentacao, aqui em SP por exemplo diversos professores estao insatisfeitos com a FPJJ, com uma mobilização correta eu acho que as coisas mudariam sim, espero sinceramente que o Godoi esse ano realize mais etapas da AJJPE no mesmo dia dos paulistas.

Foi dito uma grande verdade, essas federacoes ganham uma nota preta nos campeonatos e esse dinheiro nao e repassado aos atletas, nao da pra deixar de destacar que geralmente os campeonatos recebem apoio financeiro de prefeitura/governo, disponibilidade de local para realização, patrocínio de camiseta/medalha, entao os gastos para realizar acabam sendo mínimos.

No quesito organizacao a CBJJE vem melhorando muito, mas ao meu ponto de vista nao deixa de ser outro caca-niquel. Nao da pra negar tb q os campeonatos da CBJJ sao os mais organizados, mas isso eh o minimo pelo que se paga e pelo que representa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Citei o Leo Santos e o Demian por eles nao serem reconhecidos como campeões mundiais, pois, preferiram lutar a Copa do Mundo e venceram mais de uma vez. Sem o titulo mundial da CBJJ ou sem pelo menos o brasileiro, voce nao tem reconhecimento algum lá fora, infelizmente.

O problema dessa discussao aqui no PVT é que a Gracie Barra é a equipe com mais filiais no mundo, entao acaba sendo normal membros da mesma se ofenderem pelo fato do mestre ser presidente da CBJJ.

Mas a Real eh que ta faltando uma movimentacao, aqui em SP por exemplo diversos professores estao insatisfeitos com a FPJJ, com uma mobilização correta eu acho que as coisas mudariam sim, espero sinceramente que o Godoi esse ano realize mais etapas da AJJPE no mesmo dia dos paulistas.

Foi dito uma grande verdade, essas federacoes ganham uma nota preta nos campeonatos e esse dinheiro nao e repassado aos atletas, nao da pra deixar de destacar que geralmente os campeonatos recebem apoio financeiro de prefeitura/governo, disponibilidade de local para realização, patrocínio de camiseta/medalha, entao os gastos para realizar acabam sendo mínimos.

No quesito organizacao a CBJJE vem melhorando muito, mas ao meu ponto de vista nao deixa de ser outro caca-niquel. Nao da pra negar tb q os campeonatos da CBJJ sao os mais organizados, mas isso eh o minimo pelo que se paga e pelo que representa.

Pois é gardena, a galera fica na expectativa de mudar, de aparecer alguem ae e tirar o comodismo..Pois como vc falou, está bem mais organizado, mas é o minimo que se esperar..até falaram no sulamericano, pooo demorou pouco p eu lutar nem esperei muito, tava na previsão..

pensei pelo que cobram,acho que este respeito ao atleta de não ficar o dia todo pra lutar a noite é o minimo

Não digo todos mas a maioria recebe o "incetivo" do ginasio,e com os patrocinios, a inscrição sai limpa..uma vez ouvi de um organizador do sul, que não compensava organiza campeonato pois da muita dor de cabeça e pouco retorno..eu ri na cara dele..

Ninguem faria só pelo esporte, claro que tem retorno e arrisco dizer que é muito bom...

pra mim todas as federações são caça niqueis (talvez a UAE JJ dos emirados não sejam até pq não precisam de grana), mas infelizmente os competidores precisam de competição...acho que deveriam ser revistas as inscrições (valores).

ps. nunca esqueço a época do primeiro mundial, onde a inscrição era o valor de 100 dolares...e no mesmo ano teve um brasileiro que se vc fosse competir era X mas se tivesse patrocinio era X+Y

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sobre graduação e o que o BM8 disse, o sistema de graduação padronizou, ficou bom..porem (eu sendo da decada de 90)tava acosumado a vc ir pra roxa, ou marrom quando estivesse bom..e não pq atingiu 2 anos de faixa, na minha opinião um cara que tem 4 anos de jiu-jitsu e não é nada demais não mereceria em tese a roxa..(e já c previsão de ir a marrom em 2 anos)..na minha época mal se usava grau.. problema que vejo nesse sistema, é que professores usam esse criterio pra graduar a torto e direito, pq agra teriam o espaldo (tempo minimo..)

Mas isso é um criterio que é do professor, que não tem a sensibilidade em notar que esse ato pode atrapalhar a avaliacao de sua escola para com os possiveis novos alunos. Alem de correr ou não o risco de prejudicar a trajetoria de ensino do aluno. Ja veio muito faixa preta gringo, aqui na matriz, que voce fica meio assim em saber como ele ostenta aquela faixa na cintura. Mas da para sacar, quando eles só querem fazer aula particular, conosco, ao invez de se provar na hora do rola. Mas não temos como tirar, não faz sentido. Vai da personalidade e atitude do cara, em avaliar essa situaçao na qual ele vive

Infelizmente, nenhum sistema sera perfeito quando voce depende de um fator complexo que é o ser humano. :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso