Recommended Posts

Olá, meus queridos amigos.

Resolvi criar esse tópico como um exemplo de motivação para todos nós que suamos sangue e mijamos lâminas todos os dias no tatame. Não sei se o teor desse tópico é para a "Segundona", "OFF" ou aqui mesmo. Preferi colocá-lo aqui pois se trata de um atleta de BJJ.

Bom, caso não se integre nesse espaço, peço aos moderadores que movam para aonde for mais conveniente.

Vamos lá: Essa é uma figura muito querida no meio do BJJ baiano. Trata-se do grande Pitty Gladiador, um deficiente visual faixa-preta conquistada recentemente e aluno de Edson Carvalho. Muitas pessoas do meio dizem que se trata de uma pessoa maravilhosa, onde o professor "Pitty" é muito atencioso e companheiro para com seus irmãos de tatame.

Eu me lembro na reportagem que fizeram quando ele conquistou a faixa-preta. Foi emocionante, meus amigos. Até hoje eu procuro, mas não a encontrei até hoje, mas eu achei esta:

Deficiente visual usa jiu-jitsu para vencer barreiras e se torna medalhista.

Deficiente visual usa jiu-jitsu para vencer barreiras e se torna medalhista

Esporte mudou a vida de Pitty: “Antes eu era deficiente visual, agora sou um ‘eficiente visual’”, diz o lutador

Dicas de um campeão, mas não de qualquer campeão. Pitty é um lutador diferenciado. Deficiente visual, mas não debilitado. Aos vinte anos, Pitty parou de enxergar. Um glaucoma congênito tirou sua visão. Aos 28, ele decidiu entrar na luta e encarar o jiu-jitsu. No esporte, Pitty encontrou o caminho para se desvencilhar das dificuldades da deficiência física e se reerguer. Mas como um deficiente visual consegue finalizar seus oponentes no tatame?

- Primeiro uso a audição, porque o ouvir é fundamental para o competidor. Depois, o tato. O restante é aprimorar a técnica. Eu consigo perceber, de acordo com a posição em que eu estiver, o que meu oponente pode fazer. Então, de certa forma, eu me previno – conta Pitty.

O professor Roberto Cruz é testemunha de que a técnica funciona.

- Todo oponente que pega ele pela primeira vez se dá mal. Ele tem uma audiência bem apurada, a ponto de ter a percepção de onde o movimento do oponente está vindo. Ele não enxerga, mas ouve o outro – conta o professor.

Mesmo com todas as explicações é complicado acreditar que apenas a audição e o tato derrubam lutadores que têm a visão a seu favor. Mas Pitty revela que sua maior vantagem vem justamente do adversário.

Pitty supera dificuldades com o jiu-jitsu (Foto:

Reprodução/TV Bahia)- Os meus oponentes me subestimam e, por isso, acabam me deixando à vontade – afirma.

Como resultado, Pitty acumula medalhas e autoconfiança. O jiu-jitsu preencheu mais do que a estante de premiações do lutador.

- Tenho 49: trinta de outro, doze de prata e sete de bronze. Mas o jiu-jitsu melhorou minha autoestima, meu autocontrole e minha confiança. Agora sou Pitty Gladiador. Antes eu era deficiente visual, agora sou um “eficiente visual” e não sou mais um no meio da multidão.

E assim Pitty vai abocanhando títulos e vencendo as batalhas diárias.

- Ele é um vencedor na vida. Um exemplo – afirma, admirado, o professor Roberto Cruz.

Por GLOBOESPORTE.COM, com informações da TV Bahia

Salvador

http://globoesporte.globo.com/ba/noticia/2011/06/deficiente-visual-usa-jiu-jitsu-para-vencer-barreiras-e-se-torna-medalhista.html

Eu gostaria que os companheiros de treino pudessem contribuir para este debate.

Oss!

Esses guerreiros servem de exemplo pra nós pois apesar de toda dificuldade sempre estão prontos para treinar com qualquer um.

Na academia onde treino tem um moleque que é sensacional apesar de toda a sua limitação treina quase todos os dias hoje ele é faixa roxa de Judô.

Apartir de 1:17 ele aparece treinando chão com o pessoal

este tipo de coisa tem que ser sempre parte da essência de uma arte marcial; cabe a um bom professor achar um caminho para cada aluno encontrar segurança e auto-estima, seja lá o tipo de pessoa que for...

154531_402725359815143_2114851391_n.jpg

A esquerda de faixa azul é o Thiaguinho meu parceiro, paralisia cerebral, pegou roxa esse ano. Ele chegou inclusive a medalhar em um brasileiro na branca se não me engano. O da direita é o Fabrício, síndrome de down, gente boa e mulherengo pra caramba :bheh:

E no meio o nosso professor o faixa-coral Chicão. Os dois tem uma das maiores rivalidades da academia...

Esse pessoal nos dá uma enorme motivação pra treinar. Tão lá todo dia...

[]'s

putz cara e eu aqui reclamando de dor... Que chegue logo segunda que eu quero treinar!