Entre para seguir isso  
Leo Pateira

(Video) Dúvida sobre regra de JJ (como chamar para a guarda)

Recommended Posts

Pra mim quem não se garante é quem fica correndo dum cara sentado.

concordo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A comparação com Murilo Santana x Lucas Leite acho que não cabe pq o Murilo visivelmente faz uma pegada no triceps (nos dois, aliás) e quando está sentando o Lucas puxa os braço, se desvencilhando.

Difícil julgar. Com kimono, certamente o juiz deveria mandar levantar, agora, sem kimono eu não sei mesmo. Faltou bom senso pro cara depois de tomar duas punições continuar evitando entrar na guarda. Po, se ja tomou duas, aceita e cai pra dentro, pois obviamente ia tomar mais uma e seria desclassificado. Não se discute com o juiz durante a luta.

Editado por rafael.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado south_Pitbull

Essa regra mudou, o Yuri se confundiu.

Eu perguntei pro Mansour isso e ele me disse que era assim agora. Fiquei puto também.

Agora é assim, mas tem que ter uma pegada pro cara se jogar, a questão é que o árbitro aceitou aquele abraço ali como pegada e por isso o Yuri deveria ter entrado, não adiantava ele questionar.

Provavelmente ele estava há tempos sem competir e ainda lembrava da regra antiga (tendo em vista que luta MMA), mas essa regra mudou mesmo, hj em dia é assim, antigamente quem mandava era quem controlava o jogo de quedas, hoje é o guardeiro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra mim quem não se garante é quem fica correndo dum cara sentado.

Exatamente. Uhahaha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você for no site da CBJJ o link de regras é justamente o livro da IBJJF das regras de pano. Sentou sem pegada é falta grave. Fugir da luta também.

http://www.cbjj.com.br/regras.htm

Não fala em momento algum o que é pegada no sem pano. Se só o toque já é pegada, se tinha que estar segurando braço ou perna ou alguma forma de clinche.

Prefiro a regra do ADCC pra isso. Com pegada ou não, puxou guarda é menos um ponto e aí o guardeiro faça o seu trabalho e raspe ou finalize. É justo pra quem tenta quedar porque faz com que o guardeiro tenha que trabalhar pra compensar ter fugido da luta em pé.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você for no site da CBJJ o link de regras é justamente o livro da IBJJF das regras de pano. Sentou sem pegada é falta grave. Fugir da luta também.

http://www.cbjj.com.br/regras.htm

Não fala em momento algum o que é pegada no sem pano. Se só o toque já é pegada, se tinha que estar segurando braço ou perna ou alguma forma de clinche.

Prefiro a regra do ADCC pra isso. Com pegada ou não, puxou guarda é menos um ponto e aí o guardeiro faça o seu trabalho e raspe ou finalize. É justo pra quem tenta quedar porque faz com que o guardeiro tenha que trabalhar pra compensar ter fugido da luta em pé.

Nessa regra do ADCC, ele sentando e tendo a redução de um ponto, quem ta por cima é obrigado a entrar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você for no site da CBJJ o link de regras é justamente o livro da IBJJF das regras de pano. Sentou sem pegada é falta grave. Fugir da luta também.

http://www.cbjj.com.br/regras.htm

Não fala em momento algum o que é pegada no sem pano. Se só o toque já é pegada, se tinha que estar segurando braço ou perna ou alguma forma de clinche.

Prefiro a regra do ADCC pra isso. Com pegada ou não, puxou guarda é menos um ponto e aí o guardeiro faça o seu trabalho e raspe ou finalize. É justo pra quem tenta quedar porque faz com que o guardeiro tenha que trabalhar pra compensar ter fugido da luta em pé.

como já postei la atras, um arbitro da CBJJ foi la na academia e falou justamente sobre isso. Sem pano, o se o cara sentar tocando em vc, é considerado uma puxada e ai segue o barco, tem cair pra dentro, se fugir é punição.

Com pano, a pegada geralmente é no kimono, entao se o cara desce segurando no teu kimono, tem que ir pra cima. nao adianta levantar e chamar o cara pra fica em pé. O árbitro vai mandar vc lutar (ou seja, entrar na guarda, tentar passara a guarda).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal as vezes confunde jiu-jitsu com MMA. Se quer ganhar 2 pontos de queda, que seja objetivo. Do contrario vai dar margem para o guardeiro puxar para guarda e complicar a estrategia.

Ficou até feio, um arrastando a bunda e colando nas pernas do oponente e o outro caminhando, nas margens e até fora do ringue, e faltando pedir para sair dizendo que assim nao valia. thumbdown

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nessa regra do ADCC, ele sentando e tendo a redução de um ponto, quem ta por cima é obrigado a entrar?

A regra a partir daí é a mesma do JJ. Uma vez que a luta foi pro chão ela fica no chão. Se fugir da luta toma punição.

NoFun, ninguém acha e nem pode achar guarda um absurdo. É metade do jogo do JJ, pô. Ninguém tem direito de criticar isso. Guarda é o que diferencia JJ de todo o resto. Judo, Sambo, Wrestling, Catch Wrestling... todos as outras artes que lutam no chão tem um jogo muito forte por cima. Lutar excepcionalmente bem de costa pro chão é coisa de jiujiteiro mesmo.

O negócio é que se tocar pode sentar é uma puta sacanagem com quem joga na queda. Se for assim pergunta pra cada um qual seu jogo e se um for passador e o outro guardeiro começa o jogo com um na guarda do outro que é mais fácil. Se fosse puxar pra guarda até ia. É JJ e defender a puxada é obrigação do adversário. Mas não está puxando pra guarda, tá sentando no chão. Aí muda a luta em pé pra luta no solo sem ter feito nenhum esforço. É o equivalente do passador dar um passo pra trás e ficar em pé evitando a luta no solo com a diferença que no caso de sentar é válido na regra.

Sem falar que arrastar a bunda no chão é 10x pior que ir andando pro outro lado. Mostra esse vídeo pra alguém que não treina JJ e pergunta qual parece pior, o que foge ou o que usa a bermuda como pano de chão :foimau:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ué, o cara não é passador? O oponente não puxou a guarda? Então que passe, catzo.

Agora querer derrubar e cair passado até minha tia perneta com Alzheimer. Até aonde eu escutei e vi, em jiu jitsu existem dois tipos de jogo: do guardeiro e do passador. O jogo do "quedeiro" não está no pacote.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sem falar que arrastar a bunda no chão é 10x pior que ir andando pro outro lado. Mostra esse vídeo pra alguém que não treina JJ e pergunta qual parece pior, o que foge ou o que usa a bermuda como pano de chão :foimau:

Nada haver , se mostrar para um leigo ele vai perguntar "que porra é essa de arte marcial que tu foge de um cara sentado?"

Editado por malicia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nada haver , se mostrar para um leigo ele vai perguntar "que porra é essa de arte marcial que tu foge de um cara sentado?"

Do ponto de vista de técnica de combate e auto defesa, o cara sentado é o que está errado. Você poderia muito bem cobrar um tiro de meta com a cabeça do cidadão e mandar ele ir sentar em outro lugar...

Do ponto de vista esportivo, você tem que dar prosseguimento na luta, dar continuidade à situação, e como o cara está fazendo guarda, seu objetivo é passar, fazer ele virar nos 4 apoios e girar para as costas ou atacar alguma finalização partindo dali.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ué, o cara não é passador? O oponente não puxou a guarda? Então que passe, catzo.

Agora querer derrubar e cair passado até minha tia perneta com Alzheimer. Até aonde eu escutei e vi, em jiu jitsu existem dois tipos de jogo: do guardeiro e do passador. O jogo do "quedeiro" não está no pacote.

Querer derrubar e cair passado é a mesma coisa que querer sentar e já ganhar o adversário dentro da sua guarda. Os dois são um absurdo. Quer que o adversário entre em sua guarda, faça-o entrar. Não tem problema nenhum o cara ficar arrastando a bunda no chão desde que ele tenha competência para dessa forma fazer o adversário entrar em sua guarda. O cara que está em pé não pode ficar fugindo de um cara sentado no chão, pois isso é falta de combatividade. Os vídeos não têm nada a ver um com o outro. O Murilo faz dominâncias claras e não só toques. O Lucas não fica fugindo dele e nem o juiz manda ele entrar na guarda. Essa luta sim é um exemplo de como se deve lutar e arbitrar. Na minha opinião o lutador do outro vídeo que ficou evadindo a área deveria ser eliminado por falta de combatividade e não por que não quis entrar na guarda do outro, pois essa exigência seria absurda. Para acabar com essa briga entre guardeiros e passadores e destruir de vez as técnicas de transição podemos pensar em organizar o BJJ como o tênis, em que cada um tem o seu momento de sacar. Poderia haver um round com o passador já na montada ou cem quilos e outro com o guardeiro já com o adversário entres suas pernas. Aí acaba a briga.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Querer derrubar e cair passado é a mesma coisa que querer sentar e já ganhar o adversário dentro da sua guarda. Os dois são um absurdo. Quer que o adversário entre em sua guarda, faça-o entrar. Não tem problema nenhum o cara ficar arrastando a bunda no chão desde que ele tenha competência para dessa forma fazer o adversário entrar em sua guarda. O cara que está em pé não pode ficar fugindo de um cara sentado no chão, pois isso é falta de combatividade. Os vídeos não têm nada a ver um com o outro. O Murilo faz dominâncias claras e não só toques. O Lucas não fica fugindo dele e nem o juiz manda ele entrar na guarda. Essa luta sim é um exemplo de como se deve lutar e arbitrar. Na minha opinião o lutador do outro vídeo que ficou evadindo a área deveria ser eliminado por falta de combatividade e não por que não quis entrar na guarda do outro, pois essa exigência seria absurda. Para acabar com essa briga entre guardeiros e passadores e destruir de vez as técnicas de transição podemos pensar em organizar o BJJ como o tênis, em que cada um tem o seu momento de sacar. Poderia haver um round com o passador já na montada ou cem quilos e outro com o guardeiro já com o adversário entres suas pernas. Aí acaba a briga.

dá uma olhada no video novamente amigo, mas tive a impressao de que o lucas do foi pra cima depois que levou uma punição. observe o placar que vc vai ver isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso