Victor Silva

Cigano se esforça no espanhol

Recommended Posts

Brasileiro tenta responder perguntas da imprensa mexicana na língua deles e solta o tradicional portunhol. 'Eles até preferem que eu fale assim', explica

e Cain Velásquez é ídolo do povo mexicano ligado ao mundo das lutas, Junior Cigano está longe de ser tratado por eles como um rival odiado. O brasileiro tem se aproximado da imprensa latina e está até se arriscando no espanhol. Durante o "media day" promovido pelo UFC na quinta-feira, Cigano foi entrevistado por diversos veículos mexicanos e fez questão de falar a língua deles. Com seu habitual bom humor, divertiu-se com os repórteres.

- Por ser meio parecido (com o português), você vai tentando, bota um sotaque meio que latino ali e vai embora. E eles entendem, está dando certo. Eles até preferem que eu fale assim. Já perguntei muitas vezes, e eles querem que eu fale assim, disseram que preferem. Então, vou tentanto. Aos poucos a gente vai aprendendo algumas palavras aqui, outras ali, e vai desenrolando - afirmou o peso-pesado ao Combate.com.

juniorcigano-ufc_ivanraupp2.jpg

Cigano não se intimidou na hora de responder aos mexicanos. Como nunca estudou a língua, o que saiu estava mais para o tradicional portunhol, mistura de português com espanhol.

- Aprendi bastante. Yo penso que soy un mejor peleador agora, estoy mais espierto, tengo mais experiência para la lucha. Yo penso que ele também tem mucha experiência para la luchar agora. Tudo que voy hacer é seguindo a estratégia que tengo y hacer meu mejor - disse ele a um canal de TV do México quando questionado sobre o que havia aprendido com a derrota para Cain Velásquez na segunda luta entre eles.

Cigano destacou a importância de ser um ídolo do MMA a nível mundial, comunicando-se não só com o povo brasileiro. Além de arranhar espanhol, ele tem melhorado cada vez mais no inglês, apesar de não estar se dedicando muito aos livros para aprender:

- Para mim é muito importante me comunicar com todos os fãs, poder falar com todos. Mas se eu falar que estou fazendo um trabalho específico para isso vai ser mentira. Não tenho estudado muito. Na verdade o inglês eu tenho aprendido muito nas viagens que faço, por essa comunicação que tenho com a imprensa americana e tudo mais. Aí acaba desenvolvendo bastante o inglês. Agora, o espanhol eu nunca estudei, nunca falei (risos).

O canal Combate transmite o UFC 166 a partir de 19h15m (horário de Brasília) deste sábado. O Combate.com acompanha todo o card em Tempo Real, além de transmitir o duelo entre Dustin Pague e Kyoji Horiguchi, pela categoria peso-galo (até 61kg), ao vivo.

UFC 166

19 de outubro de 2013, em Houston (EUA)

CARD PRINCIPAL,

Cain Velásquez x Junior Cigano

Daniel Cormier x Roy Nelson

Gilbert Melendez x Diego Sanchez

Gabriel Napão x Shawn Jordan

John Dodson x Darrell Montague

CARD PRELIMINAR

Tim Boetsch x CB Dollaway

Nate Marquardt x Hector Lombard

Sarah Kaufman x Jessica Eye

George Sotiropoulos x KJ Noons

T.J. Waldburger x Adlan Amagov

Tony Ferguson x Mike Rio

Jeremy Larsen x Andre Fili

Dustin Pague x Kyoji Horiguchi

Fonte: http://sportv.globo.com/site/combate/noticia/2013/10/cigano-se-esforca-no-espanhol-e-se-aproxima-do-publico-de-velasquez.html

--------------------------------------------------------------------------------

Não tem como não torcer para o cara, ao contrário de alguns campeões por aí, que nem se esforçam pra falar com os fãs, o Cigano parece ser muito gente boa.

A dois anos atrás não falava patavinas de inglês. Hoje dá entrevistas e faz programas inteiros em língua estrangeira. Com toda dificuldade, tem que tirar o chapéu, pois poucos brasileiros fazem isso. Passou da hora de: Aldo, Barão, Anderson e muitos outros se dedicarem um pouco a se comunicar. Isso com certeza vende PPV e promove p atleta no exterior.

Como está dentro do UFC, que é um EVENTO mais do que um TORNEIO DE LUTAS, tá fazendo certinho, institucionalmente falando. Afinal, ampliar a base de fãs, neste caso, surte efeito mais positivo dentro da organização do que propriamente lutar bem. Chael Sonnen aprova, pois usa de uma das várias estratégias para ampliar tal base. Agora, tem muito lutador já "velho" que ou não entende algo tão simples como isso, ou mesmo não quer entender: a sobrevivência no cenário atual do MMA não está ligada essencialmente ao quanto você sabe de artes marciais!

Acho que tá falando inglês muito bem, imagine se morasse nos EUA como Anderson Silva e Wanderlei Silva. Se o cigano passasse com a imprensa espanhola o mesmo tempo que passa com a americana já estaria falando espanhol, o cara é fera nisso tb. Vitória Cigano!!!

Cigano é muito carismatico, n sei pq tem tantos haters... infelizmente

A maioria dos haters do Cigano são os mesmo, que torcem contra o Aldo, Barão, AS, Lyoto, brasileiros em geral, tem gente até que vai torcer pro Jordan contra o Napão....

Acho que tá falando inglês muito bem, imagine se morasse nos EUA como Anderson Silva e Wanderlei Silva. Se o cigano passasse com a imprensa espanhola o mesmo tempo que passa com a americana já estaria falando espanhol, o cara é fera nisso tb. Vitória Cigano!!!

cara que Wand mora la fora uma caralhada de tempo e o ingles dele é pior do que JDS que aprendeu ontem...

Em especial o Cigano, eu não vejo ele com tantos haters assim. O Velasquez tem uma grande torcida, isso sim. Velasquez é sem dúvida um fenômeno da categoria, ele acabou com o reinado dos "brucutus" entre os pesos pesados. A dois três anos atrás a visão da categoria era para atletas muito maiores e mais fortes, dai apareceu esse cara muito rápido, que foi quedado pelo Lesnar e praticamente "quicou" no chão. E ao que parece o caminho do esporte é esse mesmo. Cito como exemplo o boxe, que teve seu campeão mundial mais pesado da história na década de 1920 com o italiano Primo Carnera pesando 122 Kg (?). Velasquez é talentoso, ágil e sem dúvidas o mais completo da categoria, mesmo sem ser carismático atrai muitos fãs. A saber, torço pelo Cigano, mas quem vencer estará de bom tamanho.

A dois anos atrás não falava patavinas de inglês. Hoje dá entrevistas e faz programas inteiros em língua estrangeira. Com toda dificuldade, tem que tirar o chapéu, pois poucos brasileiros fazem isso. Passou da hora de: Aldo, Barão, Anderson e muitos outros se dedicarem um pouco a se comunicar. Isso com certeza vende PPV e promove p atleta no exterior.

X___________

Como falaram acima, não vejo o Cigano com tantos haters e sim o Cain com bastante fãs. Para mim são os dois lutadores que mais gosto de ver nos pesados, mas prefiro o Cain. Estou doido para ver Cigano nocauteando o Overrem, como torço muito para vê-lo destruindo o Barnett.

Porém não acho o Cigano tão carismático assim, acho um cara muito de boa, mas nem tanto carismático. Para mim, Pezão é bem mais carismático que ele.

Não acho que ele tem haters, o que ele tem é um adversário que a galera gosta também.

Eu gosto muito do Cigano, e o Cain tem me provado que é mais lutador do que eu pensava...Então na luta de hoje, que vença o melhor :)

X_______________________

Bem lembrado, o cara nao falava absolutamente nada de ingreis a dois anos e agora se vira muito bem....

A maioria dos haters do Cigano são os mesmo, que torcem contra o Aldo, Barão, AS, Lyoto, brasileiros em geral, tem gente até que vai torcer pro Jordan contra o Napão....

Eu não torço para o Cigano e torço para todos os outros que você falou. Ou seja, isso definitivamente não se aplica. E por quê não torço? Simples. Soberba pura, desde que venceu Velasquez a primeira vez. Só declarações infelizes.

Quando começar a falar que nem um campeão de verdade, quem sabe merece a atenção novamente? Falar menos e lutar mais, é o que ele tem que fazer.