logan_rj

Maeda ensinava jiu-jitsu no Rio 10 anos antes dos Gracies

Recommended Posts

Olha só...Esse papo de India, pra mim tem a ver com aquela conversa dos monges budistas terem desenvolvido tecnicas desarmadas pra se defender dos saqueadores. Isso ai, a grosso modo e levando-se em consideração as rotas migratorias daria um argumento de origem a qqer arte marcial oriental. Vejamos: O karate surgiu na India. Okinawa pertencia a China e o Te era derivado dos estilos chineses de wushu, pode ver que tem até um estilo tradicional de karate chamado shorin que derivaria de shaolin. Se o kung-fu ou wushu veio dos monges shaolin, os monges shaolin eram budistas e o budismo surgiu na India, logo a origem do Karate foi a India.Não estou dizendo que foi, to dizendo que é, pra mim, um indicio de preguiça mental ou simplificação de fatos.

Dai, analisando o texto,a gente ve mais algumas coisas que o povo usava pra criticar os Gracie e o BJJ. Uma delas é o lance de ter usado jiu jitsu em vez de judô. O proprio trupe do Maeda fazia isso. Indo mais a fundo, ouve se muita critica ao fato do povo não usar ju jutsu ou jujitsu, distorcendo o significado do nome, quando traduzido..os japa também usavam...

Mais uma critica comum que se ouve é quanto aos desafios dos Gracie, não levando em consideração o ippon e sim a finalização, em rounds e inclusive pedindo uso do kimono. Se era marketing dos gracie, era do Judô tb...

N to defendendo nem atacando ninguem...to expondo os fatos para analise...Nem me interesso mais tanto por história, mas a coerencia é uma virtude.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já ouvi dizer que o Wendel Alexander, que fundou a NU com o Dedé Pederneiras vem de uma outra turma que aprendeu o JJ direto dos japas, sem intermedio dos Gracies. Também já ouvi dizer que tem um pessoal no Nordeste (nãos ei se em Fortaleza ou recife) que aprendeu JJ de pessoas que aprenderam com o Koma, sem intermédio dos Gracies. Não significa que seja um JJ diferente, até porque em termos de téccnica tudos e misturou, mas são pessoas que foram graduadas numa linhagem que não passa pelos Gracies.

Se alguém tiver mais informações, eut enho curiosidade!

O Dell era aluno do Sebastião Flores que é da linhagem do Mestre Oswaldo Fadda, que foi aluno de um aluno do Maeda, chamado Luiz França. Taí o caminho!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

realmente, tem essa parte que nunca entendi, de que o JJ vem da índia..

ja vi varias versoes. A mais conhecida era que o Judo era arte advinda do Ju-Jitsu, e que o cara nao desenvolvia o JJ pq sempre caia por baixo, ai "nasceu a arte de derrubar do JJ com nome de Judo"

KARATE, nao vem da india. Na realidade vem da "china", sendo uma vertente do Kung FU "sem armas - karate caminho da mao nua", que foi desenvolvido em okinawa que era uma ilha entre em china e japao. ilha essa que depois ficou do japao.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já ouvi dizer que o Wendel Alexander, que fundou a NU com o Dedé Pederneiras vem de uma outra turma que aprendeu o JJ direto dos japas, sem intermedio dos Gracies. Também já ouvi dizer que tem um pessoal no Nordeste (nãos ei se em Fortaleza ou recife) que aprendeu JJ de pessoas que aprenderam com o Koma, sem intermédio dos Gracies. Não significa que seja um JJ diferente, até porque em termos de téccnica tudos e misturou, mas são pessoas que foram graduadas numa linhagem que não passa pelos Gracies.

Se alguém tiver mais informações, eut enho curiosidade!

Tem esse pessoal aqui de SP tb, discípulos de Aluizio Nogueira Bandeira de Melo, vulgo Barão de Loanza, aluno direto de Maeda (de acordo com o que diz no site deles...):

http://aratabajiujitsu.com.br/a-origem-dos-arataba/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Dell era aluno do Sebastião Flores que é da linhagem do Mestre Oswaldo Fadda, que foi aluno de um aluno do Maeda, chamado Luiz França. Taí o caminho!

Mas é o "jiu jitsu gracie" com as alavancadas criadas por eles e etc?

Li em algum lugar que foram os gracies que "aperfeiçoaram" essa parte no Jiu jitsu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Independente de tudo, o importante é que os gracie inventaram o BJJ (ou JJB) e o mundo nunca mais foi o mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse tópico podia ir pra segundona ou outra área para nao se perder!!!

Muito bom!

seria uma boa ir para a seção de jiu-jitsu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiquei curioso sobre a sua assinatura na parte da lineage do JJ ali, o Wendell não está na sua?

Ta sim...ta na parte de baixo, como a NU é Dedé e Dell, coloquei um em cima e outro embaixo, com meu professor - Feijão - No meio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

realmente, tem essa parte que nunca entendi, de que o JJ vem da índia..

ja vi varias versoes. A mais conhecida era que o Judo era arte advinda do Ju-Jitsu, e que o cara nao desenvolvia o JJ pq sempre caia por baixo, ai "nasceu a arte de derrubar do JJ com nome de Judo"

KARATE, nao vem da india. Na realidade vem da "china", sendo uma vertente do Kung FU "sem armas - karate caminho da mao nua", que foi desenvolvido em okinawa que era uma ilha entre em china e japao. ilha essa que depois ficou do japao.

Alexxx, não disse que o Karate vem da India, disse que se alguem quiser dizer isso pra simplificar, consegue. É como dizer que todos vieram da Africa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já ouvi dizer que o Wendel Alexander, que fundou a NU com o Dedé Pederneiras vem de uma outra turma que aprendeu o JJ direto dos japas, sem intermedio dos Gracies. Também já ouvi dizer que tem um pessoal no Nordeste (nãos ei se em Fortaleza ou recife) que aprendeu JJ de pessoas que aprenderam com o Koma, sem intermédio dos Gracies. Não significa que seja um JJ diferente, até porque em termos de téccnica tudos e misturou, mas são pessoas que foram graduadas numa linhagem que não passa pelos Gracies.

Se alguém tiver mais informações, eut enho curiosidade!

Meu Mestre, Deoclécio Paulo, Faixa-Vermelha, não tem nenhum Gracie em sua linhagem no jiu-jitsu. Ele aprendeu jiu-jitsu com o Mestre Fadda, que por sua vez aprendeu com o Luiz França. O Luiz França aprendeu jiu-jitsu diretamente do Konde Koma. O próprio Hélio, após perder um desafio para a academia do Fadda, citou para um jornal que era preciso existir um Fadda para mostrar que o jiu-jitsu não é privilégio dos Gracies. O Rodolfo Vieira, por exemplo, é outro atleta que não tem nenhum Gracie em sua linhagem, o Mestre do Julio Cézar também foi aluno do Fadda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pergunta:

Hoje em dia há alguma diferença entre o JJ que veio do Fadda e o que veio dos Gracie?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pergunta:

Hoje em dia há alguma diferença entre o JJ que veio do Fadda e o que veio dos Gracie?

Respondo usado o meu achometro.

Acho que nenhuma ... internet tá aí ... todo mundo troca informação sobre tudo, muito campeonato, muito intercâmbio ...

Hoje acredito que temos algumas diferenças de características de determinadas escolas/equipes ... mas o Jiu-Jitsu hoje, é muito homogêneo.

Na época do Helio, o pessoal do Fadda eram os suburbanos ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Respondo usado o meu achometro.

Acho que nenhuma ... internet tá aí ... todo mundo troca informação sobre tudo, muito campeonato, muito intercâmbio ...

Hoje acredito que temos algumas diferenças de características de determinadas escolas/equipes ... mas o Jiu-Jitsu hoje, é muito homogêneo.

Na época do Helio, o pessoal do Fadda eram os suburbanos ...

Também tenho essa impressão, cara.

Mas como sou faixa branca queria ver a posição dos mais experientes.

O Marcel e o Kadão treinam na mesma NU que eu de linhagem Wendel e talvez possam esclarecer bem isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora