Sign in to follow this  
pipo

Braga Neto afirma:

Recommended Posts

Braga Neto afirma: ‘Quem pratica Jiu-Jitsu está anos-luz na frente no MMA’

Tatame

Bicampeão mundial de Jiu-Jitsu, Antonio Braga Neto tem um dos melhores jogos de chão do UFC. Em sua estreia, na edição realizada Fortaleza, em junho, o lutador mostrou toda sua técnica ao finalizar Anthony Smith, ainda no primeiro round. Em entrevista à TATAME, o faixa-preta afirmou que quem pratica a arte suave leva vantagem sobre quem tem o foco somente no MMA.

“Quem luta Jiu-Jitsu está a anos-luz na frente no MMA. No MMA, eu tenho 11 lutas; quando ganhei o Mundial, fiz isso em um dia. Ali, frente a frente com o cara, ele quer a mesma coisa que eu, mas essa experiência no pano ajuda a chegar mais tranquilo no MMA. O Jiu-Jitsu para mim é tudo”, afirmou o atleta, que, além de campeão do mundo, já faturou o Brasileiro, três vezes o Pan-Americano e o Mundial Pro.

E o seu amor pelo Jiu-Jitsu é tão grande que ultrapassa o patriotismo. De acordo com o atleta, que atualmente treina na Team Nogueira, ele chega a torcer para estrangeiros contra brasileiros, caso ele busque alguma finalização e tenha o esporte como especialidade. Para Braga Neto, não tem melhor sensação do que obrigar seu adversário a desistir.

“Às vezes eu estou vendo um evento que tem um americano e um brasileiro, mas se o americano finaliza ou busca o Jiu-Jitsu, eu até torço. Antes de brasileiro, eu sou ‘jiu-jiteiro’. É assim que eu me vejo. Eu torço pela finalização bonita. Eu gosto quando o cara desiste, acho a coisa mais bonita do mundo fazer o cara dar os três tapinhas. Isso vale mais do que tudo”.

Apesar do seu foco atualmente ser o MMA e priorizando a questão financeira, Braga Neto admitiu que pode voltar a disputar eventos de pano. Mas o atual campeão do Mundial Pro fez questão de alfinetar quem administra o esporte no Brasil.

“Se eu me sentir bem na época do mundial, eu luto de graça. Mas meu pensamento é financeiro, aproveitar meu momento no UFC e não lutar Jiu-Jitsu para pessoas que nunca lutaram ganharem dinheiro. Treino Jiu-Jitsu quase todos os dias, ele está no meu sangue”.

Entretanto, Braga Neto apontou os brasileiros com as melhores técnicas no pano e citou quem vem se destacando com esse jogo no Ultimate. Para o pupilo de Roberto Gordo, quando seus compatriotas vão lutar, é tradição parar para observar.

“Gosto do Ronaldo Jacaré, Demian Maia, Serginho Moraes, gostava da luta do Jon Fitch, não entendi quando ele foi demitido. Tem também o (Gabriel) Napão, Minotauro… O chão deles é demais. Quando eles vão lutar, paro para ver, que é uma aula de Jiu-Jitsu”.

Ronaldo Jacaré uma vez afirmou que quando veste o quimono, é como ele estivesse com uma armadura no corpo, e para Braga Neto não é muito fierente. “Quando eu coloco o quimono, me sinto como se tivesse de terno, elegante, bonito. O quimono me deixa bonito. Eu me sinto um super-herói de quimono”.

Em 1993 até 1999 mais ou menos tudo bem, hoje só JJ não salva, então resumindo na minha opinião falou bobagem...

MMA é MMA po. Querer ficar de conversinha é bobagem.

Hoje em dia vejo o pessoal do jj um pouco atrás na verdade. O cara pode ser mto bom de jj, mas um cara bom de wrestling com uma base legal de jj, está conseguindo anular completamente o jogo dos jjiteiros. Acho que o jj no mma precisa de uma evolução.. pq não ESTÁ muito comum nego que tem o jj fino, conseguir dominar as lutas.

Antonio Braga Gracie

Brincadeiras a parte, entendi o que ele disse, se formos ver por uma perspectiva de preparação física pelo menos, quem treina JJ regularmente pode ter outros problemas, mas não de gás, e o que a gente ve de nego morrendo no gás no MMA não é brincadeira.

Edited by Aminoácido

Peso por peso...

Barão, preta de jiu-jitsu.

Aldo , preta de jiu-jitsu.

Pettis ???????????????????????????????????????????? :unsure:

GSP, preta de jiu-jitsu. Demian na cola, preta de jiu-jitsu.

Weidman N/A. obs: o antigo campeão, Anderson eh preta de jiu-jitsu.

Jon Jones, não é preta mas ta toda hora tirando foto de kimono, ta treinando chão pra caralho.

Cain , marrom de jiu-jitsu. Cigano preta de jiu-jitsu.

Braga neto não tá errado não, ele não disse soh jiu-jitsu. Mas entrar no MMA sem jiu-jitsu eh suicidio.

Edited by Tartaruga

Peso por peso...

Jon Jones, não é preta mas ta toda hora tirando foto de kimono, ta treinando chão pra caralho.

Braga neto não tá errado não, ele não disse soh jiu-jitsu. Mas entrar no MMA sem jiu-jitsu eh suicidio.

Ninguem é louco de entrar no mma hoje sem jiu-jitsu, mas:

Barão : usa o jiu-jtsu as vezes em suas lutas

Aldo: praticamente não usa o jiu-jtsu

Pettis: hoje usou brilhantemente o jiu-jitsu, mas antes disso...

GSP: ja usou o jiu-jtsu, mas hoje em dia é praticamente só wrestling

Weidman: bom jiu-jtsu, nem faixa preta é, mas mais um com predominancia no wrestling

Jon Jones: até ano passado ainda era faixa branca

Cain: Pode até ser faixa marrom, mas não sabe/não prefere nem usar os ganchos nas costas, luta só com wrestling

Pode se ver que apesar todos eles terem boa base, nenhum campeão hoje do UFC tem predominancia no uso do jiu-jtsu

Isso porque não foi citado o Demetrios Jhonson nem o Dominick Cruz

Não acho.

Os lutadores do wrestling mostraram que foram mais eficientes que os do JJ, além de terem noções de finalizações;

Antigamente, tudo bem.. mas atualmente o cenário é outro. Entretanto é obvio que o lutador tem que saber uma arte marcial de grappling.

Edited by Korean Tigers

Ninguem é louco de entrar no mma hoje sem jiu-jitsu, mas:

Barão : usa o jiu-jtsu as vezes em suas lutas

Aldo: praticamente não usa o jiu-jtsu

Pettis: hoje usou brilhantemente o jiu-jitsu, mas antes disso...

GSP: ja usou o jiu-jtsu, mas hoje em dia é praticamente só wrestling

Weidman: bom jiu-jtsu, nem faixa preta é, mas mais um com predominancia no wrestling

Jon Jones: até ano passado ainda era faixa branca

Cain: Pode até ser faixa marrom, mas não sabe/não prefere nem usar os ganchos nas costas, luta só com wrestling

Pode se ver que apesar todos eles terem boa base, nenhum campeão hoje do UFC tem predominancia no uso do jiu-jtsu

Isso porque não foi citado o Demetrios Jhonson nem o Dominick Cruz

Só uma "correção", Barão usa muito o BJJ, tanto que finalizou a maioria das suas 30 vitórias (14 finalização, 10 decisão, 6 nocaute). Do resto é por aí mesmo, com um Demian da vida se destacando e diferenciando, mas veremos a prova de fogo se ele chegar no GSP.

Peso por peso...

Concordo, é muito fácil dizer que o Roger não se dá bem no MMA e o Cain por exemplo, sim e é wrestler.

Mas o Cain é quase preta de jj enquanto o Roger tem um nível de wrestling pequeno perto do nível de chão de um marrom de jiu.

A grande maioria dos wrestlers que estão no topo do MMA são graduados ou quase, no jiu jitsu.

Concordo! Mas quem é do wrestling e treina jiujitsu esta ainda mais a frente... Dura realidade, sou do jiujitsu e sei reconhecer que hj os wrestlers dominam o 8, grande parte de dominio vem tambem do treinamento de Jiu Jitsu.

A declaração correta seria "Quem pratica wrestling E treina para se defender de finalizações está anos luz a frente"