Shogun.Emelianenko.Spider

Yamasaki responde a desafio de Borracha, e quer mais árbitros brasilei

Recommended Posts

Yamasaki responde a desafio de Borracha, e quer mais árbitros brasileiros no UFC

Alan Oliveira

40c0ab0503e2c8d4bcdb9156f95a5ba9_L.jpg

Mario Yamasaki promoveu no início de agosto, no Rio de Janeiro, um curso para formação de árbitros centrais. Ao fim do curso, concedeu entrevista criticando o nível da arbitragem no Brasil, e recebeu resposta de Paulo Borracha, que entrou em contato com o PVT e inclusive desafiou o árbitro do UFC para uma luta. Em entrevista ao PVT nesta sexta, Yamasaki não quis levar o desafio adiante.

"Vamos passar uma borracha nisso. Lutamos tanto para o MMA chegar onde chegou, para acabar com a marginalidade com que tratavam o Vale-Tudo, e que teve que ir para os EUA se lapidar. Antigamente a gente desafiava todo mundo, agora ficou mais profissional. Somos árbitros, não lutadores. Ninguém seria melhor árbitro se vencesse a luta. E convido o Paulo a ir ao seminário, para podemos discutir as regras. Ele e qualquer um que deseje. Estarei à disposição", contemporizou o o brasileiro.

Mario convocou ainda árbitros para o curso de árbitro lateral que acontecerá no Corinthians (informações ainda nesta sexta, no PVT), e destacou a importância da certificação para que os brasileiros façam companhia a ele na equipe de árbitros do Ultimate.

"Eles precisam se atualizar mais na Regra Unificada, por isso estou fazendo esse curso, exatamente para dar oportunidade, para que todos cheguem ao UFC. Meu intuito é ter os melhores lá comigo, não quero continuar a ser o único brasileiro. Se eu quisesse os árbitros brasileiros longe do UFC, não daria esse curso. Tiro dúvidas, tenho apostilas... Quero a profissionalização", comentou Yamasaki.

Confira mais na entrevista abaixo.

Como foi o curso que ministrou no Rio? Foi um sucesso?

O curso do Rio, como foi para árbitro central, tinha um limite de inscrição para 30 pessoas. Então 22 se inscreveram, mas só seis passaram. Tinha que ser faixa preta em alguma arte marcial, e estar envolvida com o MMA. Os aprovados ganharam certificação de árbitro B, que é para nível nacional, e já estão trabalhando em eventos pelo Brasil. Um deles fala inglês, e está habilitado a trabalhar em eventos internacionais.

Quando e onde será o próximo?

Teremos um no Corinthians, para árbitro lateral.

Gostaria de dar direito de resposta ao você, que foi desafiado por Paulo Borracha. Chegou a ler a entrevista?

Sim, mas vamos passar uma borracha nisso. Lutamos tanto para o MMA chegar onde chegou, para acabar com a marginalidade com que tratavam o Vale-Tudo, e que teve que ir para os EUA se lapidar. Antigamente a gente desafiava todo mundo, agora ficou mais profissional. Somos árbitros, não lutadores. Ninguém seria melhor árbitro se vencesse a luta. E convido o Paulo a ir ao seminário, para podemos discutir as regras. Ele e qualquer um que deseje. Estarei à disposição.

O desafio de Borracha, conforme acompanhei no Fórum PVT e nas redes sociais, não foi levado à sério pelos fãs, mas a maioria disse que torceria por Borracha, alguns mostrando certo rancor em relação a você. Percebe essa animosidade pelas redes sociais, ou pelas ruas? Como lida com as críticas?

Quando estamos em evidência, nunca vamos agradar a todo mundo, sempre alguém vai criticar. Mas estou feliz, não posso reclamar da vida. E se sou o único árbitro brasileiro do UFC há 15 anos não é à toa.

E o que é necessário para mais brasileiros se unirem a você na arbitragem que trabalha no UFC?

Eles precisam se atualizar mais na Regra Unificada, por isso estou fazendo esse curso, exatamente para dar oportunidade, para que todos cheguem ao UFC. Meu intuito é ter os melhores lá comigo, não quero continuar a ser o único brasileiro. Se eu quisesse os árbitros brasileiros longe do UFC, não daria esse curso. Tiro dúvidas, tenho apostilas... Quero a profissionalização. Como o Borracha mesmo disse, não tenho contato com os árbitros brasileiros, então os conhecerei no curso. Trabalho junto com a CABMMA para montar o time dos melhores árbitros, para termos a mesma visão, e os melhores irão para o UFC. Vai acabar essa história de eu ser o único brasileiro, e vão começar a comparar os desempenhos. Inventamos o MMA, temos que ter os melhores árbitros também, não só os melhores lutadores. Nos EUA também há problemas de arbitragem, então podemos ultrapassar os americanos se tivermos a qualidade necessária.

http://portaldovaletudo.com.br/br/noticias/item/5244-yamasaki-responde-a-desafio-de-borracha-e-quer-mais-brasileiros-%C3%A1rbitros-no-ufc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Peidou pro Borracha?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Peidou pro Borracha?

Deu uma lição, desafio de sair na porrada depois da aula já passou o tempo. thumbdown

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa entrevista, poderia ter agido com um pouco mais de inteligência nas declarações que geraram o fuzuê.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom árbitro. E sou contra a maré aqui pois concordei com a desclassificação do Erick lá, inclusive gritei "tem que dar DQ porra!" bem na hor

E boa entrevista. Onde ja se viu marmanjo criado e profissional querendo sair no tapa por bobagem, absurdo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deu uma lição, desafio de sair na porrada depois da aula já passou o tempo. thumbdown

Isso mesmo, eles são árbitros e não lutadores, se o Yamasaki esta la é porque tem qualidade apesar dos erros. Yamasaki pode ter dado mole na entrevista e falou oque não devia e a resposta do Borracha na minha opinião foi pior ainda só pelo fato de ter intimado, se os dois fossem lutadores profissionais de MMA ai sim eu daria total apoio pra casarem a luta, assim como estou torcendo pra acontecer Wand vs Sonnem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

porra, o japa foi ridiculo nos comentarios e o borracha foi ridiculo no desafio!!!

o japa vive fazendo merda na arbitragem e vem criticar os arbitros brasileiros e o borracha q é conhecido como lenda do mma brasileiro mas, q eu saiba, nunca fez uma luta de mma ou vale tudo(me corrijam se eu estiver errado), eu sei q ele é preta de judo, jiu, muay e luta livre e o japa é preta de jiu mas nem um dos dois é ou foi lutador de mma.

então se quer cagar na cabeça dos outros arbitros tinha q ser um arbritro excelente.

e se quer lutar desafie um lutador, q seja coroa tambem mas q seja lutador, nunca lutou quando era mais jovem e com certeza oportunidade não faltou devido ao meio em q viveu, agora depois de velho quer virar lutador desafiando arbitros é de fuder também

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Peidou pro Borracha?

Concordo com o colega (o outro que disse que na verdade ele deu uma lição de moral).Ridículo desafiar para "porrada"...só mostrou a qualidade de profissional (ou de marginal) que é. E olha que dos árbitros do UFC o Mário é o que eu menos gosto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com o colega (o outro que disse que na verdade ele deu uma lição de moral).Ridículo desafiar para "porrada"...só mostrou a qualidade de profissional (ou de marginal) que é. E olha que dos árbitros do UFC o Mário é o que eu menos gosto.

Discordo de vc nessa parte. O Borracha pode ter sido infeliz nesse desafio, mas ele é uma grande profissional, tanto na arbitragem quanto como comentarista. É um dos mais conceituados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mário respondeu com classe, não poderia ter respondido de forma melhor. Ainda tirou uma onda, chamando o Borracha pra ser aluno dele hehe.

Mas ao mesmo tempo eu esperava que ele pelo menos aceitasse uma luta de jiu-jitsu! hehe

PS. Mestre Wallid no tópico, quem sabe também não manda um desafio também, de kimono!?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Teve qe ir pros EUA pra se lapidar"

Porra nenhuma!!! Pela saco de americano!!

A regra continua errada com essas cotoveladas no chao que acabam com o jiujitsu. Que acabam com excelentes combates por causa de corte e que nao precisa de técnica nenhuma pra ser usada.

Os árbitros continuam fazendo uma cagada atras da outra nos EUA, sem padrão de julgamento e com PÉSSIMOS árbitros laterais!

Aqui ta ruim tb mas lá continua ruim.

Editado por PRENGRIN

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Teve qe ir pros EUA pra se lapidar"

Porra nenhuma!!! Pela saco de americano!!

A regra continua errada com essas cotoveladas no chao que acabam com o jiujitsu. Que acabam com excelentes combates por causa de corte e que nao precisa de técnica nenhuma pra ser usada.

Os árbitros continuam fazendo uma cagada atras da outra nos EUA, sem padrão de julgamento e com PÉSSIMOS árbitros laterais!

Aqui ta ruim tb mas lá continua ruim.

Perfeito... os árbitros laterais americanos são uma PIADA.

Os árbitros centrais são razoáveis... mas o YAMASAKI, nos últimos tempos, tem ido de mal a pior.

E o ruim é q ele não assume os erros CLAROS q ele comete.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Teve qe ir pros EUA pra se lapidar"

Porra nenhuma!!! Pela saco de americano!!

A regra continua errada com essas cotoveladas no chao que acabam com o jiujitsu. Que acabam com excelentes combates por causa de corte e que nao precisa de técnica nenhuma pra ser usada.

Os árbitros continuam fazendo uma cagada atras da outra nos EUA, sem padrão de julgamento e com PÉSSIMOS árbitros laterais!

Aqui ta ruim tb mas lá continua ruim.

Perfeito!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora