Entre para seguir isso  
Jaraqui

Dúvida sobre caminhada

Recommended Posts

Então colegas,

gostaria de saber se alguma boa alma poderia esclarecer a dúvida a seguir.

Quatro sessões de 1,5 km de caminhada geram os mesmos benefícios - gasto calórico e condicionamento físico - do que 6,0 km caminhados de uma só vez?

Considerar o mesmo tempo total (4 * 20 versus 80 minutos).

[]´s

Jaraqui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então colegas,

gostaria de saber se alguma boa alma poderia esclarecer a dúvida a seguir.

Quatro sessões de 1,5 km de caminhada geram os mesmos benefícios - gasto calórico e condicionamento físico - do que 6,0 km caminhados de uma só vez?

Considerar o mesmo tempo total (4 * 20 versus 80 minutos).

[]´s

Jaraqui

Respondendo "pra mim mesmo": conversei com dois profissionais de EdFísica e ambos foram categóricos: NÃO, não é a mesma coisa. Gasta-se calorias caminhando-se "em partes", não é o mesmo benefício.

Melhor separar uma parte do dia pra fazer um "caminhadão".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Respondendo "pra mim mesmo": conversei com dois profissionais de EdFísica e ambos foram categóricos: NÃO, não é a mesma coisa. Gasta-se calorias caminhando-se "em partes", não é o mesmo benefício.

Melhor separar uma parte do dia pra fazer um "caminhadão".

eu vi uma matéria da veja que estava falando que é melhor fazer exercícios de alta intensidade por pouco tempo do que fazer um treino longo por exemplo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Respondendo "pra mim mesmo": conversei com dois profissionais de EdFísica e ambos foram categóricos: NÃO, não é a mesma coisa. Gasta-se calorias caminhando-se "em partes", não é o mesmo benefício.

Melhor separar uma parte do dia pra fazer um "caminhadão".

Exatamente, Jaraqui, e o motivo disso é que, quanto maior for o tempo do exercício aeróbico, mais o sistema que é responsável por queimar a gordura é ativado, o sistema aeróbio. Há uma quantidade de tempo, que no momento não lembro exatamente quanto é (mas acho que é em torno de 40 minutos), que o sistema aeróbio começa a predominar sobre o sistema anaeróbio (responsável por fornecer energia para exercícios de curta duração, como musculação e corrida de tiros curtos, e que utiliza principalmente a glicose como substrato energético), e a partir desse momento é que a gordura é utilizada como fonte de energia mais eficientemente.

Mas a afirmação do minhoca também é verdadeira, antes se utilizava muito exercícios de longa duração e baixa intensidade para queimar gordura, mas o gasto calórico desse tipo de exercício é muito baixo, se comparado a um exercício com uma intensidade mais alta e um tempo menor. E, embora o exercício de maior intensidade e menor tempo consuma mais glicose do que o outro, o gasto de gordura também é superior, devido ao organismo necessitar de muito mais energia do que no exercício de baixa intensidade.

Hoje em dia, o tipo de treino aeróbico mais utilizado é o treino intervalado, que mistura o exercício de baixa intensidade com o de alta intensidade, assim você vai se acostumando gradualmente com o aumento dessa intensidade, e a melhora cardiorrespiratória também é muito maior nesse tipo de treino. Mas, como você falou no subtítulo do tópico, se a pessoa for muito gorda, o melhor é ir utilizando caminhadas longas e ir perdendo gordura gradualmente, até a medida que você seja capaz de realizar pequenas corridas intervaladas com essa caminhada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tô muito gordo e odeio aeróbica. O fato de estar ali, andandinho, parecendo um ser humano normal como as outras criaturas, só faltando a garrafinha de água que obviamente eu jamais irei levar comigo, já me faz pensar que estou pagando já a dívida. O som, nos fones de ouvido, jamais as pessoas vão saber que é heavy metal. Olhando pra mim, vão pensar que é Chico Buarque.

Pro coração disparar eu vou pro powerlifting. Um grupo muscular por dia/4 exercícios. Um dos 4 exercícios eu faço pirâmide sempre.

Peito, por exemplo, eu faço supino com as seguintes repetições:

  • 12 (qualquer som)
  • 10 (qualquer som, exceto sertanejo, funk "ostentação" e pagode "amorzinho")
  • 08 (heavy metal)
  • 06 (heavy metal escolhido)
  • 03 (heavy metal escolhido)
  • 03 a 02 (heavy metal escolhido)
  • 01 livre ("o" som de heavy metal)
  • 01 de arbitragem (heavy metal de pedir pra tomar tapa na cara pra ficar com raiva

De 06 pra pra baixo, os batimentos vão a 150 bpm.

Valeu as dicas, pessoal.

[]´s

Jaraqui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso