UDL 0 Posted August 3, 2013 (edited) Sobre GP, sem dúvidas é algo único é uma copa do mundo. Viajando um pouco, não sei se é o ideal, mas eu testaria a seguinte fórmula. Primeiramente o UFC limita o seu plantel com 20 lutadores em cada cetegoria (salvo o leves e meio médios que tem muitos lutadores bons e então ficaria com 30; e mulheres e flyweights que tem poucos lutadores ficariam com uns 16 ou 12 lutadores) Assim, nos anos pares teríamos GPs dos HW, MW, LW, BW e FW e nos ímpares teríamos LHW, WW, FW e Mulheres. Cada GP com 16 lutadores (moscas e feminino com 8) e os campeões lutariam no GP. As categorias que não tivessem GP no ano, os campeões continuavam defendendo normalmente em lutas casadas. Então no final do ano teríamos o evento da virada, com todas as finais. Acho que seria bem bacana. Mas voltando para o mundo real, os campeões podem sim disputar os GPs, mas toda luta seria defesa de cinturão. Então poderia acontecer algo meio bizarro, o lutador A é o campeão, na primeira rodada ele perde para o B, que se torna campeão. Na segunda rodada o B perde para o C, que nas semis perde para o D e na final perde para o E. Ou seja, no espaço de um ano a cinta pode mudar de mãos 5 vezes. Alguns podem até achar bacana, mas talvez no ponto de vista do dinheiro, não seja algo tão bom e tem mais, as lutas que o campeão fizesse seriam sempre de 5 rounds. Interessante sua proposta "mundo das maravilhas" Tarantino, mas acredito que esse negócio de limitar tanto o número de lutadores é complicado demais. Quanto ao campeão participar do GP, acho válido que quem fosse o campeão do GP levasse a cinta e se o campeão perdesse a cinta antes de chegar na final o cinturão ficaria vago(não vejo problemas nisso). Mesmo que sua idéia de a que a cinta fosse para quem vencesse o campeão e assim sucessivamente,também é válido, mas como disse ficaria meio bagunçado mas nem um pouco impraticável. Quanto às lutas serem de 3ou 5 roundsnão mudaria muita coisa,por mim todas as lutas no GP poderiam ser de 5 rounds. Obs: Acredito Taranta, que não devemos ser conformistas e achar que do jeito que está tabom e por mais problemática ou ambiciosa que uma proposta seja,ela deve ser cuidadosamente estudada. O Caliana falou que GP dá merda, mas desde que tenham reservas ta tudo tranquilo(o K-1 funcionou assim muito bem durante muito tempo). O GP do Strikeforce só deu merda porque o evento foi comprado no enquanto o GP estava acontecendo, lutadores saíram do evento,a direção ruiu e tudo mais, se tivesse sido feito corretamente teria funcionado bem melhor.Nenhum GP deu merda no PRIDE e no Bellator. Edited August 3, 2013 by UDL Share this post Link to post Share on other sites
Caliani 0 Posted August 3, 2013 (edited) Não deu errado no Pride pq as lutas finais (semi pra frente) eram realizadas no mesmo dia, os campeões tinham blindagem e pegavam frangos em lutas casadas. Isso é impensável no UFC de hoje em dia. Até um GP de quatro lutadores funcionou mal no UFC, devido as circunstancias - houve um erro na sumula da primeira luta do MM, não desempataram, tiveram de marcar uma revanche antes não prevista e o Benavidez reclamou de esperar tanto tempo o finalista. O evento não tá imune a lesões, a erros de arbitragem e outros contratempos. Tem que dar tudo certo. Os reservas precisam existir pra garantir a realização do GP, sim, mas quando um deles dá lugar a um dos nomes principais o torneio perde o brilho e o interesse coletivo, como aconteceu quando o Cormier entrou no lugar do Overeem. Edited August 3, 2013 by Caliani Share this post Link to post Share on other sites
Caliani 0 Posted August 3, 2013 Pra concluir, quero dizer que eu não sou contra, eu gosto muito de GP, só to tentando ponderar que é o tipo de coisa que só funciona bem no melhor dos mundos. Share this post Link to post Share on other sites
UDL 0 Posted August 4, 2013 Pra concluir, quero dizer que eu não sou contra, eu gosto muito de GP, só to tentando ponderar que é o tipo de coisa que só funciona bem no melhor dos mundos. Entendo sua posição Caliani, mas tivemos GP's no PRIDE em que os campeões pegaram caras duros e foram indo sem se lesionar(Shogun,Fedor,Mirko,Gomi). Quanto ao fato de o campeão ter de esperar, eu já disse que ele entraria no GP,e um dos motivos de o mini-gp ter dado errado foi justamente pelo seu tamanho e ausência de reservas.Ta certo que quando um reserva substitui um cara top o GP perde um pouco do brilho sim, mas no caso do GP do Strikeforce, não foi só a saída do Overeem que fodeu o GP, mesmo assim o mesmo teve grandes lutas e o seu campeão era um cara muito duro, o problema foi que o Strikeforce ficou em estado terminal e com clima melancólico depois da compra. Se um cara top se lesiona em determinado GP ele pode tentar no outro, ou seja, neste sistema os tops sempre teriam a sua chance. Obs: Quanto às lutas serem na mesma noite este seria o problema mais crítico porque aí já são regras da Comissão Atlética, mas tirando isso acredito que se houvesse determinação,reservas e etc poderia dar certo sim. Não estou dizendo que é a melhor opção possível, mas seria muito plausível tentar por todas razões elencadas por mim. Share this post Link to post Share on other sites
Tmentira 0 Posted August 6, 2013 (edited) Não sei se seria o mais justo, no Pride não era justo os GPs. Os campeões ficariam muito tempo inativo, defenderia seu cinturão uma vez por ano e olhe lá. E ter campeão para não defender seu cinturão é melhor nem ter campeão. Se o TS seria mais justo ou não, não sei, mas ia ser chato ver durante uns três ou quarto anos ver apenas GSP vs Fitch. Nos médios teriamos Weidman vs AS por mais uns dois anos. Novamente, justo ou não, não teríamos visto Serra campeão, Maia talvez nunca tivesse lutado pela cinta, Belfort não teria lutado pela cinta. AS não teria quebrado recordes. Enfim, poderia acabar com algumas bizarrices, mas não acho que seria o ideal. O melhor, sempre será o bom senso No começo podem até ficar muito tempo inativo, mas depois de organizado nem tanto, no Bellator o Attila Vegh foi campeão esse ano e vai fazer a primeira defesa, capaz de ter mais uma luta pelo cinturão nessa categoria; Pat Curran, Michael Chandler e Ben Askren defenderam o cinturam duas vezes esse ano. A maioria das categorias tiveram duas lutas por cinturão esse ano, algumas 1 e os meio pesados talvez 3, como no UFC Edited August 6, 2013 by Tmentira Share this post Link to post Share on other sites
Tmentira 0 Posted August 6, 2013 (edited) Vale lembrar que as coisas no Japão são diferentes. GP do Pride não havia bom senso, tínhamos coisas toscas como Zuluzinho, Treme Treme, Sentoryu, Giant Silva, Minowa (como pesado). Chaves mal feitas, casamento em cima da hora, GP com 15 lutadores... E nem todas as lutas eram boas, como existem várias lutas normais no UFC que são excelentes também. O Bellator é muito mais sério que o Pride, a justiça é maior, mas mesmo assim não acho o ideal, alguns lutadores são preteridos nos torneios. Edurado Dantas, é campeão há um ano e 16 meses e defendeu a cinta 1 vez Curran no mesmo tempo defendeu 2 vezes Chandler em 21 meses defendeu 2 vezes e mais uma luta que não valia nada Askren em 34 meses defendeu 3 vezes e mais uma luta que nada valia Shlemenko ganhou a cinta agora - 6 meses Vegh igual ao caso de cima Volkov é campeão há 8 meses e não defendeu Pode ser que a média seja parecida com a do UFC, mas tirando caso de contusão, não lembro de um campeão ficar 8 meses sem defender a cinta, pode até ter acontecido, mas não lembro. E como falei antes, campeão fazer luta que não seja para defender seu cinturão é algo muito broxante, tira o brilho do título. Como eu disse no começo a coisa fica arrasta mesmo, por isso os grandes tempo entre as defesas, mas esse ano as coisas aconteceram, todos as categorias tiveram lutas pelos cinturões e com exceção dos galos todas as categorias já tem definido os desafiantes ou perto disso, os espaços ainda são maiores que no UFC, mas não é muito. Quanto aos GP do Pride, era como era o Pride com lutas fodas, sejam bem casadas ou não, lutas horríveis e as lutas Freaks, mas todo GPs deles tinha pelo menos 4 tops, mais algumas promessas e alguns ex-tops e os Freaks (lembrando que as vezes eles deixavam algumas vagas para o público escolher por votação e quase sempre saia um Freak dai), mas no final das contas era foda e os caras que chegavam nas finais eram geralmente os caras mais fodas de suas categorias e não vejo o problema em ter 15 pessoas no torneio, sim preferia que fossem 16, mas é normal em campeonatos ter um ou mais cabeças de chave, até em Olimpíada isso ocorre e os cabeças de chave que eu lembro foram o Fedor e o Dan Henderson. O GP absoluto que o Minowa participou foi no Dream naquele torneio totalmente Freak que inclusive ele ganhou e o Treme Treme quando participou tinha um cartel de 12-2 com 6 vitórias seguidas, não tinha ninguém de peso no cartel dele, mas... Edited August 6, 2013 by Tmentira Share this post Link to post Share on other sites
Controll 0 Posted August 6, 2013 O casamento das lutas no UFC sempre são de bom $en$o. Share this post Link to post Share on other sites
Tarantino 0 Posted August 10, 2013 No começo podem até ficar muito tempo inativo, mas depois de organizado nem tanto, no Bellator o Attila Vegh foi campeão esse ano e vai fazer a primeira defesa, capaz de ter mais uma luta pelo cinturão nessa categoria; Pat Curran, Michael Chandler e Ben Askren defenderam o cinturam duas vezes esse ano. A maioria das categorias tiveram duas lutas por cinturão esse ano, algumas 1 e os meio pesados talvez 3, como no UFC Então, tem uma coisa a se analisar o campeão só luta pelo cinturão com o vencedor do GP da categoria, e acho que não tem dois GPs por ano. Vegh foi campeão do GP e agora vai lutar pela cinta, não é? Hipoteticamente. Cain terminou o ano passado como campeão da categoria. Esse ano aconteceu o GP e ele acabou em maio com o Cigano campeão. Cain é campeão da categoria e Cigano do GP. A luta deles é marcada para agosto, então o Cain defenderá seu cinturão pela primeira vez no ano. Depois de setembro não teriamos tempo hábil para ter um novo GP e o Cain defender a cinta novamente em 2013. O GP do Bellator seria inviável no UFC e temos que lembrar que o UFC tem mais categorias e o ideal seria GP todo ano, ou seja, teríamos 9 GPs por ano, e com a quantidade de lutadores que estão na organização, teríamos UFC quase todos os finais de semana. E acho que isso no fim ia afastar o público. Share this post Link to post Share on other sites
UDL 0 Posted August 10, 2013 (edited) Então, tem uma coisa a se analisar o campeão só luta pelo cinturão com o vencedor do GP da categoria, e acho que não tem dois GPs por ano. Vegh foi campeão do GP e agora vai lutar pela cinta, não é? Hipoteticamente. Cain terminou o ano passado como campeão da categoria. Esse ano aconteceu o GP e ele acabou em maio com o Cigano campeão. Cain é campeão da categoria e Cigano do GP. A luta deles é marcada para agosto, então o Cain defenderá seu cinturão pela primeira vez no ano. Depois de setembro não teriamos tempo hábil para ter um novo GP e o Cain defender a cinta novamente em 2013. O GP do Bellator seria inviável no UFC e temos que lembrar que o UFC tem mais categorias e o ideal seria GP todo ano, ou seja, teríamos 9 GPs por ano, e com a quantidade de lutadores que estão na organização, teríamos UFC quase todos os finais de semana. E acho que isso no fim ia afastar o público. Mas então Tarantino.Como o GP é quase tão ilusório quanto uma resistematização do UFC, não custa nada propor que o GP viesse junto com uma reorganização. O único "problema" real seria o excesso de eventos,porém o UFC tem lutadores o suficiente para isso, são 8 categorias com algumas recheadas de atletas(WW e LW). Sem contar que com o GP grandes estrelas poderiam lutar com considerável frequência. E se mesmo assim fosse ruim ainda teríamos a opção de o campeão entrar no GP. É uma possibilidade, como todas as possibilidades tem pontos positivos e negativos,mas acredito viável tentar sim, visto que já funcionou em outros esportes, funciona relativamente bem no Bellator e funcionou no K-1 e no PRIDE. Edited August 10, 2013 by UDL Share this post Link to post Share on other sites
Tarantino 0 Posted August 10, 2013 Mas então Tarantino.Como o GP é quase tão ilusório quanto uma resistematização do UFC, não custa nada propor que o GP viesse junto com uma reorganização. O único "problema" real seria o excesso de eventos,porém o UFC tem lutadores o suficiente para isso, são 8 categorias com algumas recheadas de atletas(WW e LW). Sem contar que com o GP grandes estrelas poderiam lutar com considerável frequência. E se mesmo assim fosse ruim ainda teríamos a opção de o campeão entrar no GP. É uma possibilidade, como todas as possibilidades tem pontos positivos e negativos,mas acredito viável tentar sim, visto que já funcionou em outros esportes, funciona relativamente bem no Bellator e funcionou no K-1 e no PRIDE. Realmente funciona (ou) bem nos três citados. K-1 eu não sei muito então nem vou opinar, no Pride a quantidade de lutador não devia ser 50% do que é hoje no UFC, mas por outro lado os eventos deviam ser 30% da quantidade atual do UFC. Bellator funcionou bem agora, mas estou curioso para ver o que vão fazer daqui para frente, Tito vs Page já é uma nova configuração de pensamento. Lembro que a IFL começou com o esquema de GP, mas depois viu que lutas casadas tinha mais apelo. Sinceramente não sei o que seria ideal. Talvez uma outra alternativa seriam GPs com 4 lutadores apenas, novamente viajando. Em janeiro começa o GP dos meio médios (pensando que o Sparta não pegaria agora o GSP): Hendricks Demian vs ; MacDonald vs Condit(apenas ilustrativo, peguei os quatro melhores ranqueados). Torcendo para que não tenha lesão em abril os vencedores dessa luta fazem a final e em julho GSP pega o campeão, já nesse evento começa um novo GP Ellenberger vs Saffiedine e Kampmann vs Diaz. Dessa maneira cada campeão conseguiria lutar dois eventos por ano. Outra solução é que GP seja um evento de 3 em 3 anos e o campeão lute, mas não perca o seu cinturão caso ele seja derrotado no GP. Continuo achando que GP é algo sensacional, mas não é aplicável hoje no UFC, então o bom seria apenas ter bom senso. Tem que fazer o evento ganhar grana, é ruim ter furada de fila, mas é algo necessário, como o caso do Nick Diaz, se não furasse fila, jamais conseguiria disputar a cinta no UFC. Share this post Link to post Share on other sites
UDL 0 Posted August 12, 2013 Realmente funciona (ou) bem nos três citados. K-1 eu não sei muito então nem vou opinar, no Pride a quantidade de lutador não devia ser 50% do que é hoje no UFC, mas por outro lado os eventos deviam ser 30% da quantidade atual do UFC. Bellator funcionou bem agora, mas estou curioso para ver o que vão fazer daqui para frente, Tito vs Page já é uma nova configuração de pensamento. Lembro que a IFL começou com o esquema de GP, mas depois viu que lutas casadas tinha mais apelo. Sinceramente não sei o que seria ideal. Talvez uma outra alternativa seriam GPs com 4 lutadores apenas, novamente viajando. Em janeiro começa o GP dos meio médios (pensando que o Sparta não pegaria agora o GSP): Hendricks Demian vs ; MacDonald vs Condit(apenas ilustrativo, peguei os quatro melhores ranqueados). Torcendo para que não tenha lesão em abril os vencedores dessa luta fazem a final e em julho GSP pega o campeão, já nesse evento começa um novo GP Ellenberger vs Saffiedine e Kampmann vs Diaz. Dessa maneira cada campeão conseguiria lutar dois eventos por ano. Outra solução é que GP seja um evento de 3 em 3 anos e o campeão lute, mas não perca o seu cinturão caso ele seja derrotado no GP. Continuo achando que GP é algo sensacional, mas não é aplicável hoje no UFC, então o bom seria apenas ter bom senso. Tem que fazer o evento ganhar grana, é ruim ter furada de fila, mas é algo necessário, como o caso do Nick Diaz, se não furasse fila, jamais conseguiria disputar a cinta no UFC. Concordo com a parte do Nick Diaz e a parte financeira.Na minha opinião a inviabilidade do GP é a questão comercial, mas por outro lado gera muito mais expectativa que lutas casadas.Vamos ver neh. Share this post Link to post Share on other sites