Fabaum

Campeã mundial de Muay Thai não descarta lutar MMA

Recommended Posts

486055_497286773639673_1162205292_n_zpsf6bc6c40.jpg

Campeã mundial de Muay Thai, Tainara Lisboa não descarta lutar MMA

Tainara Noufa Lisboa fez história ao se tornar a primeira brasileira a conquistar o título mundial de Muay Thai feminino. O feito inédito para o país aconteceu no dia 2 de março, em evento realizado na Tailândia. Aos 22 anos, sendo oito deles dedicados ao Muay Thai, Tainara espera que sua conquista abra muitas portas para as mulheres e que o Brasil passe a ser respeitado no mundo como uma das potências da modalidade.

Em entrevista exclusiva, Tainara contou um pouco da história, falou sobre a conquista inédita, o incentivo recebido dos pais, as dificuldades que enfrentou ao longo da curta carreira e disse ainda que não descarta lutar MMA no futuro. “Meu foco no momento é no Muay Thai, ainda tenho muito a conquistar e melhorar na minha carreira. Mas não descarto a hipótese de mais para frente migrar para o MMA”.

Confira o bate papo completo a seguir:

Você foi a primeira mulher a conquistar um título mundial no Muay Thai. O que isso representa para você?

Primeiramente gostaria de agradecer a revista TATAME pela entrevista e pela oportunidade de mostrar o meu trabalho. Representa muito, pois é um sonho realizado. Acredito que todo atleta, independente da modalidade, almeja essa conquista, ser campeão do mundo, e comigo não foi diferente. O fato de ser a primeira brasileira campeã mundial profissional, ainda mais sendo pela entidade mais conceituada do Muay Thai, a WPMF, onde se não me engano, foram apenas dois brasileiros (homens) conseguiram esse feito, com certeza tornou essa conquista muito mais gratificante e especial.

Acredita que sua vitória pode alavancar o esporte no Brasil, principalmente entre as mulheres?

Sim. Acredito que não só essa minha conquista, mas todas as grandes vitórias já conquistadas por outros lutadores brasileiros, também foram muito importante para o crescimento do esporte no Brasil. Essas conquistas fazem com que o mundo passe a respeitar e conhecer o Muay Thai brasileiro, e consequentemente abrirão mais portas e surgirão oportunidades para outros atletas do nosso país. E espero que essa minha vitória venha a incentivar e motivar outras lutadoras.

Quais as dificuldades que você enfrentou até chegar a esse título?

Eu tenho oito anos de carreira. Durante todos esses anos as dificuldades foram muitas, mas acredito que o mais difícil é ser um atleta em um país como Brasil, que só visa o futebol, gerando assim a falta de patrocínio e reconhecimento em outros esportes. E isso dificulta muito, a continuidade e o crescimento dos atletas, em geral. Eu tive a sorte de cair em uma equipe como a Thai Center, onde o meu treinador, Sandro de Castro, que além de ser um grande profissional, é um dos melhores treinadores de Muay Thai do Brasil. Ele é uma pessoa que acredita e investe nos sonhos e na carreira de seus atletas. E graças a ele eu pude vir seis vezes para a Tailândia, conquistar diversas vitórias importantes, e agora esse titulo Mundial.

Conte um pouco da sua história.

Sempre gostei de esporte e meu pai já era um apaixonado por luta, durante quase toda sua juventude ele praticou Taekwondo. Um dia saímos para procurar uma academia de luta, eu tinha de 13 para 14 anos, depois de já termos rodado quase Santos inteiro, bem pertinho da minha casa, achamos uma academia de Muay Thai, a Thai Center. Quando vi a primeira aula, fiquei encantada com o esporte. Acho que foi amor a primeira vista (risos). Entramos eu, meu pai e minha irmã mais velha. Fui ficando cada dia mais encantada, aos 16 anos fiz minha primeira luta, e desde então, o Muay Thai passou a ser literalmente a minha vida. Hoje, aos 22 anos, posso dizer que o esporte foi um dos maiores presentes que ganhei. Durante esses oito anos cresci não só como atleta, mas também como ser humano. E meu pai e minha irmã até hoje vão fazer umas aulinhas, só que agora comigo (risos).

Tenho um cartel de 24 lutas e apenas uma derrota. Sou campeã Paulista, Brasileira, Sul-Americana (Chile), Mundial W.P.M.F. (Tailândia), entre outras vitórias. E esse ano vou realizar meu terceiro seminário, todos eles são voltados só para o público feminino. Acredito que quanto mais unidas tivermos, mas cresceremos e conquistaremos nosso espaço no mundo das lutas, porque a vitória de uma é um passo a frente para todas.

Por ser um esporte de contato, você recebeu apoio da sua família desde o início?

O meu pai sempre foi um apaixonado por esporte, o sonho dele era ter um menino para acompanhar ele e dar continuidade a sua paixão pelo esporte. Então eu vim ao mundo, uma menina, tão apaixonada por esporte como ele, e como ele sempre quis (risos). Claro que no começo, pelo fato do Muay Thai ser um esporte de muito contato e bem agressivo, houve um susto, principalmente por parte da minha mãe. Mas o meu amor, disciplina e seriedade no trabalho, nos treinamentos, e os esforços meu e do meu treinador Sandro de Castro eram tantos, que foi impossível alguém ir contra. Eu sempre tive o apoio da minha família, no Brasil eles nunca perderam uma luta, com direito a camiseta personalizada e tudo mais (risos). Acredito que eles são os meus maiores e melhores fãs!

Quais são os seus planos depois deste título?

Vejo que o Muay Thai começou agora na minha vida, depois da conquista do Titulo Mundial, pois a visibilidade, oportunidades, reconhecimento é maior. E agora eu me encontro ao lado das melhores do mundo. Nesse pouco tempo, promotores de outras entidades mundiais vieram nos procurar para conseguir luta, mas infelizmente nem eles, nem o nosso promotor aqui na Tailândia conseguiram achar meninas que aceitassem. Estou esperando alguns contatos e logo teremos novidades! Eu sou muito grata e feliz a tudo que possuo, mais nunca paro de sonhar e lutar para conquistar desempenhos ainda maiores! Eu quero muito mais!

Pensa em migrar para o MMA um dia?

Meu foco no momento é no Muay Thai, ainda tenho muito a conquistar e melhorar na minha carreira. Mas não descarto a hipótese de mais para frente migrar para o MMA.

O que acha do MMA feminino?

O MMA feminino vem em uma crescente estrondosa e fico muito feliz com o espaço que as mulheres estão conquistando, acredito que isso é totalmente mérito das lutadoras, que vêm mostrando muito nível e grandes combates. Espero que essas portas se abram mais até o ponto de nos igualarmos com os homens.

FONTE: TATAME

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se souber se defender de quedas e finalizações idiotas como o arm lock da Ronda é uma boa pedida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se souber se defender de quedas e finalizações idiotas como o arm lock da Ronda é uma boa pedida.

cara-indignado.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara-indignado.gif

Eu me referi especificamente ao arm lock da Ronda(mais manjado que hóstia em missa) e que qualquer faixa transparente aprende a defender.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O armlock da ROnda é tao idiota que até o GracieBreakdown analizou a posiçao que ela usou pra finalizar Sarah Kaufman.

Editado por spiderk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O armlock da ROnda é tao idiota que até o GracieBreakdown analizou a posiçao que ela usou pra finalizar Sarah Kaufman.

Todo mundo sabe que qualquer faixa roxa finaliza a Ronda huahhauhahua

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O armlock da ROnda é tao idiota que até o GracieBreakdown analizou a posiçao que ela usou pra finalizar Sarah Kaufman.

Talvez você ainda não saiba o que significa a palavra MARKETING. E afirmo categoricamente, aquela mina é só marketing!. Leva vantagem em força bruta sobre as outras e por isso se borra de medo da Cris Cybomba. Mas discutir isso é meio inútil. Quando puder fazer umas aulas de JJ vai ver que defesa de arm lock é uma das primeiras coisas que se aprende, e indo lutar contra uma pessoa que só tem esse golpe.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Todo mundo sabe que qualquer faixa roxa finaliza a Ronda huahhauhahua

NADA DISSO, brother

qualquer faixa roxa DE UMA GRANDE EQUIPE

:lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Talvez você ainda não saiba o que significa a palavra MARKETING. E afirmo categoricamente, aquela mina é só marketing!. Leva vantagem em força bruta sobre as outras e por isso se borra de medo da Cris Cybomba. Mas discutir isso é meio inútil. Quando puder fazer umas aulas de JJ vai ver que defesa de arm lock é uma das primeiras coisas que se aprende, e indo lutar contra uma pessoa que só tem esse golpe.....

Pois é, por isso que a gente nunca vê luta de azul, roxa, marrom ou preta acabando em arm-lock :))

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

NADA DISSO, brother

qualquer faixa roxa DE UMA GRANDE EQUIPE

:lol:

Gracie Barra, Aliance ou Nova União! :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O armlock da ROnda é tao idiota que até o GracieBreakdown analizou a posiçao que ela usou pra finalizar Sarah Kaufman.

OOOOOOOOH! O GracieBreakdown! Grandes coisa.

Apesar de discordar do cara sobre a posição, aqueles chato analisarem a posição não faz diferença alguma

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

NADA DISSO, brother

qualquer faixa roxa DE UMA GRANDE EQUIPE

:lol:

ERRADO!

De uma grande academia que POR EXEMPLO seja: 10th Planet Jiu Jitsu, Morganti, etc...

OOOOOOOOH! O GracieBreakdown! Grandes coisa.

Apesar de discordar do cara sobre a posição, aqueles chato analisarem a posição não faz diferença alguma

Claro claro, eles analizaram uma posicao pq ela é aprendida na 1a aula de tao facil, ai queriam mostrar pra quem nunca praticou isso? Ou os cara sao fraquinhos e acharam a posicao como um simples armlock, algo notavel?

Editado por spiderk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ERRADO!

De uma grande academia que POR EXEMPLO seja: 10th Planet Jiu Jitsu, Morganti, etc...

começou a maldade :-)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora