Recommended Posts

Fala RicardoBJJ

Estou lendo seu comentário e realmente vendo essa falha na minha guarda, deixando-a as vezes perto demais e parada (e facilitando assim qq passagem) ou longe demais, "desgarrada" demais, também parada e também dando brecha. Tem que haver um limitador que só com muito treino irei adquirindo para conseguir não deixar o oponente passar da "linha do joelho". Eu também gostei muito desta dica...

Para melhorar isso com o tempo tb precisarei melhorar meu gás para movimentar mais e mais meu quadril (e treinar incansavelmente meu quadril!).

Estou entendendo agora o porquê de se precisar treinar quadril infinitamente. Agora está fazendo grande sentido...!

Ah sim, me exponho sim, não tenho medo de ser amassado. Vou aprendendo a cada dia.

Uma mania que já perdi, por conta de uma dica de um amigo faixa marrom, foi a de não amolecer uma posição encaixada ou

aliviar num 100kg com amigos da própria equipe. Eu fazia muito isso a alguns meses atrás: estava rolando e num momento que encaixava um 100kg, um estrangulamento ou mesmo triângulo (claro, preservando as condições físicas do colega e tendo bom senso - não vamos arrancar a cabeça do cara e nem apagá-lo intencionalmente) e aliviava, trazia ele pra minha guarda, achando que assim dava chances a ele de treinar tb. Entendi que todos tem que treinar e se você aliviar só porque o cara é seu parça, ele não vai evoluir. Isso é uma luta, e pra evoluir voc~e precisa passar por N situações a cada treino. Num campeonato ou na rua ninguém vai aliviar pra você. Mesmo na própria academia. Esse amigo marrom explicou que, se eu aliviar, além do parça não evoluir, pode vir um colega da academia e te estrangular sem dó e sair falando pra todo mundo que tu é mole! Bem assim mesmo...

Claro que não sou efetivo assim o tempo todo, tem dia que qualquer um não está bem, acaba se fechando mais ou mesmo nem rolando.

Mas na maior parte dos treinos tento sempre jogar francamente, para assim dar oportunidades de treino para mim e para meu parça.

Obrigado novamente pelos toques...

Editado por white_belt

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ontem começou a funcionar minha defesa, principalmente contra oponentes mais leves e rápidos que eu.

Estou fazendo treinos como estes:

E com as dicas de vocês sore pegadas, manter o oponente próximo, controlar seus movimentos (que não é fácil né não?) e antever o final de algum giro, por exemplo, começou a render frutos.

Ontem rolando com um azul quase roxa duríssimo da nossa equipe, chegou num momento que ele mesmo parou, olhou pra mim e disse: "ué, o que está acontecendo?".

Eu respondi: "é treino amigo. E se você pensa que nós treinamos você, está muito enganado. Você treina muito a gente!".

Foi muito bom, começa-se a visualizar novas possibilidade...

Abraços

Editado por white_belt

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só pra relatar... não havia feito isso antes...

Sinto a cada treino uma melhora no meu jogo...

Não tenho nada definido ainda, aquela coisa de guardeiro ou passador, mas estou melhorando.

Longe, mas muito longe de ser aquele faixa branca fera, técnico, etc. Longe disso...

Fiz 4 rolas. Era pra ser 6, mas o gás não deixou os 2 últimos.

O 1º com um amigo azul, vacilei e tomei uma omoplata justíssima. Beleza, recomeçamos e ficou tudo travado.

Depois, fui com um branca novo, de uns 1,90cm e 150kg, um monstro. Literalmente passei o carro, sem aproveitar, mas

raspei, montei, puxei pra guarda, finalizei num armlock, encaixei um triângulo como o que o Renzo explica no vídeo. Tudo na boa, sem sacanear.

3º Rola com o marrom que puxava o treino. Um grande amigo. Claro, como outros marrons e pretas, ele deixa o rola fluir,

e eu fui muito bem, consegui raspar, montar, até quase um armlock. No final ele me elogiou e disse que só marquei,

pois não era pra partir pro armlock e sim trabalhar por cima, pois assim eu não abriria brecha pra ele, como acabei fazendo ao tentar o armlock.

4º Rola com outro azul, e ficamos embolados até o final.

Gostei. Estou conseguindo controlar melhor os mais leves, a velocidade de rotação deles. Melhorando um pouquinho a guarda.

Só pra constar, hoje tenho 37 anos, quando comecei a fazer BJJ tinha 20 e depois de um ano parei. Voltei a dois anos, mas firme mesmo,

desde janeiro deste no.

Gostei. Estou progredindo. As dicas de vocês aqui ajudam muito. Cada um sabe um pouco e contribui.

Agradecido.

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É grosseria botar o pé no joelho pra passar a guarda aranha? Eu fico com medo de fazer isso, tenho a impressão que pode lesionar o parceiro de treino.

Acho que não, já me ensinaram isso umas duas ou três vezes. Eu mesmo nunca fiz e acho que nem é bem no joelho, me ensinaram pisando na parte interna da coxa. A grosseria, se acontecer, tavez seja mais na forma como você pisa. Porque há uma diferença entre pisar pra tirar a guarda e pisar a la Wanderley Silva na época de Pride.

Agora seguindo meu diário:

Saiu a listagem pra quem vai fazer exame pra azul e meu nome tá lá entre os contemplados. Fiquei feliz, porque lá no fundo era o que eu queria e o que me esforcei o máximo que pude pra acontecer, mas aí começaram aquelas paranóias de não se achar bom suficiente pra faixa azul, começar a se comparar com outros brancas, cagaço de errar as técnicas que serão pedidas no exame. Tô tentando me afastar de tudo isso e focar em treinar pra mandar bem, mas no último treino acho que o psicológico afetou meus rolas.

Primeiro rola:

Rolei com um azul, que fez muita força comigo, conseguiu pegar meu pescoço algumas vezes, mas com calma e paciência consegui tirar todas as vezes.

Segundo rola:

Peguei um cara bem iniciante, então só dei dicas. Descansei um pouco.

Terceiro rola:

Rolei com um faixa branca, que apesar de ter entrado depois de mim, o moleque treina quase todo dia e em dois horário, tá evoluindo muito! Nesse eu tava meio afobado, entreguei o pescoço pra um estrangulamento que nem vi da onde veio, só senti quando já tava apertado. Numa hora consegui pegar o braço dele numa americana, mas eu tava dentro da guarda. Resultado foi que ele me raspou e montou. Fiasco total, não me senti concentrado.

Quarto rola:

O cara tava cansado, eu também. O rola pareceu mais jogo de compadres, ninguém fez nada.

Pelo menos consegui voltar a jogar como guardeiro e percebi que ficar sem treinar por baixo me deixou totalmente bobão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É grosseria botar o pé no joelho pra passar a guarda aranha? Eu fico com medo de fazer isso, tenho a impressão que pode lesionar o parceiro de treino.

Olha irmãozão,

(não sou expert no assunto, só vou dar minha opinião. Dicas dos mais experientes serão bem vindas!)

Eu não tenho medo de fazer isso não. Mas... evito! Só o faço se perceber que o cara está pegando pesado,

tipo final de mundial e querendo me passar o carro a todo custo. Porque não?

Mas tem outros meios de passar a aranha.

Por exemplo, fazer uma contra-pegada nas mangas e na calça, jogar as pernas dele pro lado e passar toreando...

Pegar as barras da calça, dar um passo atrás, ajoelhar, cravar as pernas dele no chão e passar por um dos lados.

Tem várias maneiras. Procure os mais experientes da sua academia e daqui aguardamos a galera dar dicas.

Na Internet tb tem.

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha irmãozão,

(não sou expert no assunto, só vou dar minha opinião. Dicas dos mais experientes serão bem vindas!)

Eu não tenho medo de fazer isso não. Mas... evito! Só o faço se perceber que o cara está pegando pesado,

tipo final de mundial e querendo me passar o carro a todo custo. Porque não?

Além dos mais, se ele está treinando aranha, num campeonato por exemplo, um oponente vai tentar de tudo

pra passar. Na Internet tem até uma passagem interessante que você acaba encaixando um armlock.

Mas tem outros meios de passar a aranha. Principalmente se o "parça" de treino for um amigo...

Por exemplo, fazer uma contra-pegada nas mangas e na calça (altura do joelho), jogar as pernas dele pro lado e passar "quase que toreando"...

Pegar as barras da calça, dar um passo atrás, ajoelhar, cravar as pernas dele no chão e passar por um dos lados.

Tem várias maneiras. Procure os mais experientes da sua academia e os daqui aguardamos a galera dar dicas.

Na Internet tb tem.

Abraços

Editado por white_belt

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É grosseria botar o pé no joelho pra passar a guarda aranha? Eu fico com medo de fazer isso, tenho a impressão que pode lesionar o parceiro de treino.

Apoie o pe primeiro e depois empurre que não é grosseria não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre ontem...

Treino de quedas...

Depois, rola...

Rolei com um branca grande e fortíssimo e consegui contê-lo em minha guarda, hora ele entrava nela (mas não passava), hora eu o controlava

com guarda aranha. Tentei finalizá-lo semelhante ao triangulo que o Renzo ensina, mas sem sucesso.

Acabei fazendo força demais e no finalzinho do rola ele conseguiu numa falha minha passar minha guarda e ir pros 100kg.

Mas ai acabou o tempo.

Fiz outro rola com um roxa que nos ensina muito, e ele me passou uma passagem de guarda simples e eficiente.

Senti um pouquinho de melhora no meu jogo, mas ainda assim fico fazendo força demais as vezes e minha guarda está longe de

ser eficiente, eu me esqueço de trabalhar o quadril enquanto estou na guarda, fico focando, por exemplo, na pegada nas

mangas e me esqueço e fazer todo o resto, de sair o quadril, de tentar raspar ou finalizar, etc.

Venho treinando reposição de guarda de varias maneiras (sozinho em casa é claro), mas ao repor no rola, efetivamente, fica tudo meio travado.

Vejam ai o que acham disso...

Abraços

Editado por white_belt

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por favor me ajudem...

Faz pouco tempo que comecei no JJ uma vez que venho da luta em pé...

Como sou mais curto na elasticidade, estou me preparando desde agora para jogar como passador...

Contudo tenho uma dificuldade extrema em "quebrar" a guarda fechada... o caras fecham a guarda e ali ou sou finalizado ou raspado sem conseguir quebrar a guarda e passa-la...

Achei mto pouco conteúdo na internet (videos) sobre isso.

Podem me dar dicas?

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pablo, tenho a mesma origem que você, vim do muay thai pro jiu, por medo e insegurança eu sempre procuro jogar por cima.

Tinha o mesmo problema, a maldita guarda fechada.

Todos falavam pra fazer postura, colocar o joelho na bunda do cara e forçar a abertura, levantar, entre outras que eu não lembro.

Dentre essas três que eu listei antes, eu prefiro posturar e forçar o quadril do cara pra baixo até abrir, se tiver muito duro eu parto pro joelho no cox, se n tiver outro jeito eu levanto.

A minha maior dificuldade era manter o equilíbrio ao colocar o joelho na bunda do cara, hoje em dia eu consigo sem perder muito o equilíbrio.

Na parte da levantada é pura ignorância mesmo, coisa que eu tenho um pouco, devido ao peso (105 kgs).

Espero ter ajudado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora