Recommended Posts

Ontem eu rolei mais soltinho com um branca mais experiente (deve pegar a azul até o final do ano).

O cara me deu altos toques. Passou dicas de postura, falou que eu gastava muita energia na pegada, que era pra ficar mais relaxado e tals. E me cedeu alguns ângulos pra eu atacá-lo, acho que pra me dar confiança. Gente boa mesmo.

Daí eu rolei até bem. Quando chegou no minuto final do rola, ele deu uma acelerada e me fez batucar umas três vezes (duas no braço e uma num triângulo invertido).

Eu acho que sou muito lento, não consigo fintar (sempre telegrafo o que vou fazer) e penso muito pra executar qualquer besteira. Mas vou persistir e me dedicar mais aos treinos. Uma hora essa porra vai pra frente!!

É isso, galera. Valeu pela força!! gunthug

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Noob, uma coisa que eu me liguei que talvez tu faça pq tu comentou q faz muita força na pegada é n fazer força com o braço.

Pensa tipo o q é mais forte? Teus musculos das costas e teu quadril ou teu biceps? É obvio que as costas e o quadril

O que eu tenho tentado fazer é pegar com o braço mas usar os musculos mais fortes pra fazer o movimento n sei se isso te ajuda :bheh:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O meu problema é que no educativo (na hora de passar as posições), eu consigo fazer tudo. Mas nos rolas não consigo botar nada em prática. Meu jogo de passador é seboso. E por baixo não sai nada que preste.

Muita gente que entrou depois de mim tá evoluindo legal. Hoje mesmo eu tomei um amasso daqueles. E só aguentei fazer um rola (mais pela morgação de não conseguir fazer nada do que pelo cansaço, pela força excessiva que insisto em fazer nas pegadas). Tá foda. Fica aí o novo desabafo!! :chuva::foimau:

Noob, tem uma história do Garrincha em que o treinador manda ele fazer isso e aquilo e ele pergunta se foi combinado com o outro time também. Cara, teu adversário do rola treinou a mesma posição que tu. A dificuldade que relatas nunca vai acabar, cara, relaxa :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ontem eu descobri o motivo de me cansar tanto nos primeiros minutos do rola. Dá até vergonha de postar isso aqui, mas eu não tava fazendo um ganho na lapela do meu oponente. Ao invés disso eu segurava mesmo e tinha que fazer uma força desgraçada pra me manter segurando, né? É pouca zoeira?

Além disso, dois companheiros de treino corrigiram a minha postura várias vezes e me deram boas dicas pra não ser raspado/passado tão fácil. Hoje tem treino e mesmo com as costas fodidas eu vou pra essa porra.

Oss

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

To arrumando desculpa atrás de desculpa pra faltar aos treinos... Meio desanimado com a minha evolução (ou falta dela). Vendo os vídeos na internet, dicas da galera aqui, tudo parece tão simples e tão trivial. Mas eu de costas no chão me sinto uma tartaruga.

É mais um desabafo de quem tá avaliando desistir dessa porra. :chuva:

:unsure:

Relaxa e aproveita a experiência. Torna a coisa prazerosa, que a evolução acontece sem você perceber.

Tá se cobrando muito na faixa branca, vai com calma, conversa com seu mestre que vai trabalhar seu lado psicológico.

Jiu-jitsu é fácil, uma hora todo mundo aprende.

E outra, a grande maioria dos lutadores e professores BONS que eu conheço, tiveram dificuldades no começo e foram obrigados a desenvolver uma maneira de reverter uma dificuldade inicial.

Se foca mais na técnica e nos conceitos, do que se você tá finalizando fulano ou sendo finalizado por ciclano.

Editado por Tartaruga

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, me amarrei no tópico e até me deu a idéia de fazer um diário mesmo, um cadernos com anotações e coisas passadas no dia, porque, sinceramente, BJJ é tanta variação e posição que tem umas que acabam indo parar no limbo da memória.

Comecei a treinar por volta de uns 10/11 meses atrás. Já era acostumado com lutas em pé, 2 anos de Capoeira, 10 anos de Karatê, um ano de Boxe, uma luta em pé, mais ou menos, já te dá uma certa base, malandragem ou sei lá como se chama, se você for migrar pra outra luta em pé, mas nada, NADA MESMO, te prepara pro Jiu Jitsu. A primeira vez que deitei no tatame, parecia que eu estava de cabeça pra baixo, foi uma sensação mega estranha.

Lembro que de começo a única coisa que eu sabia fazer era servir de pano de chão que limpa o tatame e a dificuldade com o gás, morria com um rola e meio. Era só escovada, amassada e esfregada que eu tomava. Com o tempo fui começando a me achar nesse quebra cabeça e vi que tinha uma certa facilidade por baixo, como guardeiro, fazia menos força, que é algo que TODOS fazem a TODA hora na branca, e conseqüentemente, me cansava menos. Comecei a gostar de raspar, virar o jogo ao meu favor, mas comecei a perceber que quando ficava por cima, meu jogo era menos eficiente do que o de uma samambaia! Então, comecei a querer ficar por cima pra pegar o jeito, pra pelo menos não ficar perdido. Mas o que me fez ver que realmente melhorei, foi quando comecei a conseguir pensar durante o rola, não só me defender e fazer as coisas no susto. Pensar possibilidades, conseguir descansar, visualizar o cenário. Agora, a alegria de verdade, foi quando peguei um faixa azul já mais experiente da academia, bom guardeiro e ele só me raspou uma vez. Depois do treino disse que eu tô bem, soube fazer as pegadas e manter a distância e que meu treino de ficar por cima tinha dado certo, que já tenho nível pra ser um azul iniciante até, que agora deveria pegar de azul pra cima, pra começar a ficar mais cascudo.

O foda é que ainda não tenho coragem de chamar azul, que dirá de roxa pra cima pra rolar comigo. Ainda tenho um certo medo. Se os caras me chamam, óbvio que rolo com eles e os três últimos azuis com quem rolei, consegui pegar as costas dos 3 e de um até finalizei, mesmo assim, rola um medo.

No último treino, percebi que meu jogo por cima tá melhor que o por baixo, mesmo achando que fico mais confortável fazendo guarda e tenho que melhorar minhas finalizações, hoje em dia só tento mata leão, berimbau, triângulo, katagatame e triângulo de mão. Tenho um sufoco absurdo em fazer armlock, acho que me atrapalho com as pernas em algum ponto.

Então, por enquanto, vou voltar a treinar a minha guarda e finalizações. No próximo treino posto como foi.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pior coisa que existe é isso. O cara vem pra te partir em dois, aí tu da uma engrossada e o cara diz: "Pô, vai mais devagar aí..."

Chega a ser irônico.

Pra mim isso é regra...

Eu rolo susse, acelerou, será acelerado....

Grosseria combatida com grosseria. Não costumo pegar estrangulamento no queixo dos outros e tudo mais, deixo passar e tento outra coisa, se ocara faz em mim, faço de tudo pra não bater, por mais que esteja doendo... e se pegar no cara da mesma forma, faço sem dó..

Ps: se vejo que fez sem querer não devolvo de modo algum, se é branca mais novo já explico pra evitar fazer isso que pessoal não gosta...

Ontem eu rolei mais soltinho com um branca mais experiente (deve pegar a azul até o final do ano).

(...)

É isso, galera. Valeu pela força!! gunthug

Bixo, a parte mais dificil do jiu é essa, por em prática o que aprendemos.... SEMPRE.

Com o cara caído no chão deixando vc passar posição é uma coisa... com ele deefndendo seu golpe é outra.... mas não desista...!!

Tente ter os golpes em mente antes da luta, repassar mentalmente.... que dai começa a surgir automático...eu faço assim...

Um bom treino pra você brother! não desista nunca!

_________________________________________________

Agora pessoal, me tirem uma dúvida, é proibido pegar nos DEDOS do adversário certo?! tipo to em uma posção tal, dai o cara pra abir o cadeado puxa meus dedos.

PORRA, eu fico é puto com isso, pq nego antigo (mais do que eu) faz isso, e justamente quando ta levando sufoco... é brincadera!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra mim isso é regra...

Eu rolo susse, acelerou, será acelerado....

Grosseria combatida com grosseria. Não costumo pegar estrangulamento no queixo dos outros e tudo mais, deixo passar e tento outra coisa, se ocara faz em mim, faço de tudo pra não bater, por mais que esteja doendo... e se pegar no cara da mesma forma, faço sem dó..

Ps: se vejo que fez sem querer não devolvo de modo algum, se é branca mais novo já explico pra evitar fazer isso que pessoal não gosta...

Bixo, a parte mais dificil do jiu é essa, por em prática o que aprendemos.... SEMPRE.

Com o cara caído no chão deixando vc passar posição é uma coisa... com ele deefndendo seu golpe é outra.... mas não desista...!!

Tente ter os golpes em mente antes da luta, repassar mentalmente.... que dai começa a surgir automático...eu faço assim...

Um bom treino pra você brother! não desista nunca!

_________________________________________________

Agora pessoal, me tirem uma dúvida, é proibido pegar nos DEDOS do adversário certo?! tipo to em uma posção tal, dai o cara pra abir o cadeado puxa meus dedos.

PORRA, eu fico é puto com isso, pq nego antigo (mais do que eu) faz isso, e justamente quando ta levando sufoco... é brincadera!

Pois é, eu também quando engrossam o caldo costumo aumentar o ritmo.

E sim, é proibido tu puxar dedo. Pior que tem macaco velho que faz isso mesmo as vezes acho que de nervoso...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, me amarrei no tópico e até me deu a idéia de fazer um diário mesmo, um cadernos com anotações e coisas passadas no dia, porque, sinceramente, BJJ é tanta variação e posição que tem umas que acabam indo parar no limbo da memória.

Comecei a treinar por volta de uns 10/11 meses atrás. Já era acostumado com lutas em pé, 2 anos de Capoeira, 10 anos de Karatê, um ano de Boxe, uma luta em pé, mais ou menos, já te dá uma certa base, malandragem ou sei lá como se chama, se você for migrar pra outra luta em pé, mas nada, NADA MESMO, te prepara pro Jiu Jitsu. A primeira vez que deitei no tatame, parecia que eu estava de cabeça pra baixo, foi uma sensação mega estranha.

Lembro que de começo a única coisa que eu sabia fazer era servir de pano de chão que limpa o tatame e a dificuldade com o gás, morria com um rola e meio. Era só escovada, amassada e esfregada que eu tomava. Com o tempo fui começando a me achar nesse quebra cabeça e vi que tinha uma certa facilidade por baixo, como guardeiro, fazia menos força, que é algo que TODOS fazem a TODA hora na branca, e conseqüentemente, me cansava menos. Comecei a gostar de raspar, virar o jogo ao meu favor, mas comecei a perceber que quando ficava por cima, meu jogo era menos eficiente do que o de uma samambaia! Então, comecei a querer ficar por cima pra pegar o jeito, pra pelo menos não ficar perdido. Mas o que me fez ver que realmente melhorei, foi quando comecei a conseguir pensar durante o rola, não só me defender e fazer as coisas no susto. Pensar possibilidades, conseguir descansar, visualizar o cenário. Agora, a alegria de verdade, foi quando peguei um faixa azul já mais experiente da academia, bom guardeiro e ele só me raspou uma vez. Depois do treino disse que eu tô bem, soube fazer as pegadas e manter a distância e que meu treino de ficar por cima tinha dado certo, que já tenho nível pra ser um azul iniciante até, que agora deveria pegar de azul pra cima, pra começar a ficar mais cascudo.

O foda é que ainda não tenho coragem de chamar azul, que dirá de roxa pra cima pra rolar comigo. Ainda tenho um certo medo. Se os caras me chamam, óbvio que rolo com eles e os três últimos azuis com quem rolei, consegui pegar as costas dos 3 e de um até finalizei, mesmo assim, rola um medo.

No último treino, percebi que meu jogo por cima tá melhor que o por baixo, mesmo achando que fico mais confortável fazendo guarda e tenho que melhorar minhas finalizações, hoje em dia só tento mata leão, berimbau, triângulo, katagatame e triângulo de mão. Tenho um sufoco absurdo em fazer armlock, acho que me atrapalho com as pernas em algum ponto.

Então, por enquanto, vou voltar a treinar a minha guarda e finalizações. No próximo treino posto como foi.

Sano, não sei como é aí na academia em que treinas, mas em geral tem uma regra de que menos graduado não chama mais graduado pra rolar, só o contrário.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, eu não chamo, e na academia aprendi que menos graduado não chama mesmo. Espera ser chamado, ou "casado" pelo professor. Eu levanto, fico no canto e espero ser chamado. Se o mestre estiver casando as duplas é só ficar olhando pra ele, se mostrando disponível que ele chama.

A não ser, como acontece as vezes quando o treino tá cheio e o professor explicitamente fala pra trocarem as duplas do tatame e diz pra quem tiver entrando ir chamando o graduado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica, muito valiosa quando visitar alguma outra academia. Onde eu treino, vejo isso mais light. Os menos graduados perguntam aos mais graduados, com quem querem treinar, se eles podem rolar. Como se tivesse pedindo uma autorização mesmo. Até assim é algo meio que desrespeitoso?

Voltando ao diário:

Hoje foi só briga. Peguei 4 guardeiros, então não consegui botar a minha guarda em prática e a dica foi unânime entre eles, tô indo bem na movimentação e distância, mas tô atacando pouco pra buscar a lateral.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica, muito valiosa quando visitar alguma outra academia. Onde eu treino, vejo isso mais light. Os menos graduados perguntam aos mais graduados, com quem querem treinar, se eles podem rolar. Como se tivesse pedindo uma autorização mesmo. Até assim é algo meio que desrespeitoso?

Voltando ao diário:

Hoje foi só briga. Peguei 4 guardeiros, então não consegui botar a minha guarda em prática e a dica foi unânime entre eles, tô indo bem na movimentação e distância, mas tô atacando pouco pra buscar a lateral.

Sano, em todos os lugares em que eu treinei a regra era clara: menos graduado não chama mais graduado. Mas, na maioria destes lugares e a maioria das pessoas de lá elevaria numa boa um pedido como descreves. Mas é bom saberes que há um risco, o cara pode ficar puto, aceitar e te escovar feio :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ontem o treino foi foda. Foram 5 rolas. Dois bem feitos e pegados (em dois deles eu consegui sair sem batucar, mesmo me colocando em posições ruins) e três mais soltos.

Uma coisa é certa: Eu tô cada vez mais vendo onde eu tô pecando e já erro sabendo que vai dar merda. Hoje tem treino!! 2handed

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ontem o treino foi foda. Foram 5 rolas. Dois bem feitos e pegados (em dois deles eu consegui sair sem batucar, mesmo me colocando em posições ruins) e três mais soltos.

Uma coisa é certa: Eu tô cada vez mais vendo onde eu tô pecando e já erro sabendo que vai dar merda. Hoje tem treino!! 2handed

É isso aí! Invista treinando teus defeitos. Sempre vai ter alguma coisa que não te satisfaça no teu jogo. Quando tu estiver em um nível que possa rolar com comodidade com os mais novos, deixe eles ficarem em situação dominante e vá trabalhando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora