Recommended Posts

Comecei a praticar boxe há uns 3 meses e gostaria de tirar algumas dúvidas com o pessoal que pratica.

Ainda não consegui adaptar minha rotina ao treino, então ainda estou um pouco relapso na frequencia, mas vou seguindo enquanto der.

Enfim, o que eu gostaria de saber do pessoal como é mais ou menos o 'sparring' dos iniciantes. Pergunto isso porque na minha academia treinam lutadores profissionais, amadores experientes e novatos, como eu, todos juntos, sem falar no pessoal que vai fazer aula experimental e nunca volta. Daí nos treinos com 'sparring' sempre tem troca de parceiros e vez ou outra eu estou com um lutador ou um amador que treina há mais tempo. Com os lutadores profissionais não tenho problema porque os caras sabem dosar mesmo a força e velocidade, embora alguns se empolguem na hora de bater no corpo, então eu sou "brutalizado" de uma forma que, penso eu, tenho poucas chances de me machucar seriamente.

O que me preocupa são alguns dos amadores com mais tempo de treino. Às vezes me parece que alguns caras estão querendo tirar uma casquinha e entram com tudo. Já tomei umas peias que me deixaram com dor de cabeça até o dia seguinte. No último treino o professor observou esse comportamento de um dos caras e, sem comentar nada, só falou para ele trocar de parceiro e o colocou com um lutador profissional. O lutador entendeu o recado e fez o papel dele...

Daí eu pergunto: é assim mesmo? Sei que boxe é um esporte agressivo e vou me machucar algum dia. Não reclamo disso, mas é normal essa atitude entre o pessoal mais experiente? O meu professor deixa o 'sparring' rolar muito solto? Não seria melhor casar parceiros com a mesma habilidade mais frequentemente? Ou é frescura minha e tenho mesmo é que aprender a levar porrada? :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, treinei MMA por mais ou menos um ano,e atualmente to parado por uma cirurgia, mas os nossos treinos eram sempre ou só em pé, ou só chão, sendo que raras vezes o mestre mesclava os dois.

Mas no treino em pé, ele sempre deixava o pessoal escolher o ritmo (dois iniciantes iam devagar, as vezes sem contato, mas quando era entre dois alunos experientes o ritmo imposto por eles era de luta mesmo, as vezes tinha um esticado no chão)... E sempre tem um meio sem noção com bastante tempo de treino que acaba descendo a mão em um novato, e nas situações que já presenciei assim, o meio que o mestre usou para acalmar o cara foi o mesmo daí... botar implicitamente o cara que tava batendo contra um que ia castigar ele.

Abraço!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara. Isso varia de academia pra academia.

Depende dos caras também.

Tem gente que não sabe treinar leve. Não sabe mesmo. É porrada o tempo inteiro.

Não é o meu caso, mas tenho amigos que são assim, principalmente no Muay Thai.

Eu acho isso bem ruim, na real. Mas é o estilo dos caras. Pelo menos eles não vão reclamar se você for pra porrada com eles tbem.

Não é pior do que aqueles caras que adoram bater no menos experientes, mas quando vão pro sparring com um cara mais tarimbado, levam umas bombas e amarelam. Pedem pra parar. Pedem pra ir de leve.

Mas é só voltar a parear com um menos instruído e sentam a porrada.

Isso eu acho que é o pior caso.

Acho que a tua postura vai muito do que vc quer. Se vc n ta achando legal, não ta afim mesmo de sair na porrada, tem que falar.

Vc tem que deixar claro isso. E É ÓBVIO, não sair na porrada com mais ninguém.

Falar que quer apenas condicionamento. Que não esta pronto ou com vontade de sair na porrada e deu. Pronto.

Mas não sei mesmo qual o seu objetivo no momento, mas se vc colocar um capacete, o protetor e tal, pode ser interessante. hahahahhahahaa

É difícil mesmo falar. Acho que vc pode aproveitar esses momentos pra tentar trabalhar a tua defesa, timing, contra golpe, resistência. Mas entendo que é foda. Eu mesmo passei o domingo inteiro com dor de cabeça por conta de um pequeno atraso que levei no sábado. HAHAHAHAHHAHAHA

Acontece.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na boa bixo... pra treino de trocação eu já pratiquei em algumas academias e nunca vi isso mudar. É que nem tubarão quando sente cheiro de sangue. Certo fez o teu professor de te trocar de parceiro, porque você é novo na coisa e não tem muita experiência. Quando isso acontecia comigo, e eu via que o maluco tava crescendo muito, eu pesava pra cima também, e normalmente o cara para de se impor. Mas em todos os treinos de troacão que eu vi, é assim que funciona.

Tinha coisa do tipo exercício de combinação fazendo dois a dois que manolo ao invés de ver alinhamento de ombro, quadril, cotovelo, punho... ficava querendo soltar a porrada pra pagar de fortão, e ainda diz que tá de leve. Aí você solta a mão igual, se impõe, e o manolo para. Não tem jeito, tem gente que não tem esse controle emocional pra discernir o que é treino do que não é. Até no jorgite aparece uns figura desse de vez em quando, quem dirá num combate aonde a premissa é murro na fuça.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, obrigado pelo retorno. Já vi que é normal esse comportamento então.

Decidi que nesse primeiro momento, vou procurar evitar o sparring com esse tipo de cara, visto que a escolha dos parceiros é normalmente livre, o pessoal do mesmo nível acaba se procurando. O que ferra são as trocas aleatórias hehehe. E quando cair com um cara desses vou seguir a recomendação do Dexter e treinar mais defesa, movimentação e contra-golpe, tentar cozinhar.

E em relação a revidar com a mesma moeda, sem chances por enquanto. A diferença de velocidade e força é gritante. Alguns caras não tem noção, a resposta vem em dobro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora eu meio velhinho só faço particular,treino boxe desde menino e sempre tive MUITA dificuldade com a arte,mas nos últimos anos faço aulas particulares,o boxe é importante dentro da minha preparação física.Anteriormente eu caia dentro dos treinos e sempre tinha porrada,isso não tem jeito,lembro certa vez há uns anos atrás treinando com um cara grandão,o cara estava tentando me matar eu acho,era um chuva de tijoladas,tenho uma mão de mula,apanhando muito encaixei um cruzado de direita e o grandão foi tirar um sono,caíque que puxava o treino ficou me olhando com aquela cara ....sempre soube que você era louco.....portanto ou faz aula particular ou cai na porrada meu amigo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por aí mesmo Alm, até dá pra postergar, mas praticando a coisa com frequência, não tem outra opção senão cair pra dentro. Ou fazer aulas particulares, hehe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha.... o cara com quem treino boxe, ele é muito chato no sentido do aluno firmar bem a base e trabalhar bastante movimentação, 1-2, combinações esse tipo de coisa.

A galera fica fácil uns 6 meses treinando isso nos equipamentos e em dupla.

Se o cara tiver num ritmo bom, ai tu vai começar a fazer sparring.

Não critico que sai direto na porrada como o teu caso ai, agora eu prefiro este outro tipo, porque tu vai começar a fazer luva com um pouco mais de tecnica e movimentação, e não ficar naquela coisa de só dar porrada.

Eu acredito que pra fazer luva tem bastante tempo.O importante é tu melhorar o teu gás, aprender a se deslocar se movimentar, depois que isso ta assimilado, fazer luva vai ficar muito mais fácil e tranquilo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro parceiro parabens pela iniciativa

Agora no treino e isso mesmo , tem uns que gostam de sair na porrada mesmo e tem outros que gostam de treinar mais nao gostam de se machucar .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Começo é assim mesmo cara o o pessoal vai querer te testar te dar umas porradas ver se você guenta se forem crescer pra cima de você aguenta revida trocação é assim você se acostuma depois de apanhar e começa a bater também mas boxe não é só bater é apanhar tem esquiva movimentação jogo de pernas tem que treinar tudo isso procura parceiros do teu nivel vocês vão acabar se ajudando mas sem deixar de procurar também pessoas mais experientes pra não se acomodar.

Boa sorte jogue duro 2handed

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha.... o cara com quem treino boxe, ele é muito chato no sentido do aluno firmar bem a base e trabalhar bastante movimentação, 1-2, combinações esse tipo de coisa.

A galera fica fácil uns 6 meses treinando isso nos equipamentos e em dupla.

Se o cara tiver num ritmo bom, ai tu vai começar a fazer sparring.

Não critico que sai direto na porrada como o teu caso ai, agora eu prefiro este outro tipo, porque tu vai começar a fazer luva com um pouco mais de tecnica e movimentação, e não ficar naquela coisa de só dar porrada.

Eu acredito que pra fazer luva tem bastante tempo.O importante é tu melhorar o teu gás, aprender a se deslocar se movimentar, depois que isso ta assimilado, fazer luva vai ficar muito mais fácil e tranquilo.

HAHAHAHHAHAH

O Cubano é exatamente assim mesmo. As Xs os caras cansam de tanto fazer sombra no espelho :lol:

Das últimas Xs que treinei com ele, era só sparring.

KKKKKK

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou muito contra pancada demais na cabeça, pela literatura que aponta danos. Entretanto, com um capacete bom, e luvas boas, a coisa fica bem melhor. Então brevemente posso sugerir ao amigo:

1. Um capacete realmente bom, se tiver grana um top mesmo tipo Winning. Senão, um capacete desses de site americano, já melhora.

2. Compre luvas boas, além de você bater e não cortar os amigos, ou nem tanto amigos assim, protegem suas mãos, e são ótimas para você se fechar.

3. Treine pescoço, quem segura as lambadas é ele.

4. Estude boxe, tem muita firula, e muita coisa que espanta no começo, como bater com força, mas veja a técnica, estude, sem ser CDF o cara não vira não...

E divirta-se, que boxe é muito divertido, só perde pra Muay Thai...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, acho que isso não é uma exclusividade do boxe, o que é uma pena. Tem cara que não sabe treinar com iniciante, não adianta.

Só quando pega alguem mais velho que de uma lição que o cara aprende. Mas o negócio é vc conversar antes de começar o treino e não ter vergonha de pedir pra pegar mais leve se achar que tá demais o ritmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seu professor é oficialmente sem noção. E até irresponsável.

Já vi dar merda na acdemia por conta disso.

Procure outro pico pra treinar.

Ou então, aguenta a porra e vá evoluindo.

Mais uns 3 meses com 3 treinos por semana e vc já tá bem mais "calejado" pra apanhar (e bater também).

Eu levo atraso toda terça e quinta, religiosamente. :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora