Entre para seguir isso  
Alexandreldm

Top 10 do UFC em 2012: Bendo é o melhor lutador do ano

Recommended Posts

31/12/2012

Num ano marcado por lesões aos principais astros da companhia, o UFC terminou 2012 com cinco campeões diferentes do que começou. Foram apenas duas mudanças de mãos entre os cinturões já existentes, mas a companhia introduziu duas novas categorias e ainda criou um cinturão interino para o peso-galo masculino, como forma de compensar a ausência estendida de Dominick Cruz, lesionado.

Todos os novos campeões entraram na lista do SPORTV.COM dos 10 melhores lutadores do UFC em 2012, com destaque para um atleta que conquistou seu cinturão na divisão mais disputada da companhia: Benson Henderson. O americano, ex-campeão do WEC, manteve sua invencibilidade no Ultimate com três vitórias por pontos. Seus triunfos sobre Frankie Edgar para capturar o título carregaram consigo algumas controvérsias, em especial a revanche, no UFC 150, vencida por decisão dividida, mas o fato que ficou para os livros de história foi que Henderson foi o primeiro homem a parar o nova-iorquino desde 2008, e o fez duas vezes.

benhenderson_get.jpg

Benson Henderson venceu suas três lutas no ano e conquistou o cinturão peso-leve (Foto: Getty Images)

Apesar de não conseguir nocautes ou finalizações, "Bendo", como é apelidado, empolgou pela intensidade e pela pressão incessante que leva aos adversários quando parte para o ataque. Sua vitória sobre Nate Diaz no UFC: Henderson x Diaz, em 8 de dezembro, foi impressionante: o campeão não deixou o adversário perseguí-lo pelo octógono e imprimir seu ritmo no boxe, como está acostumado a fazer, e, no chão, neutralizou o jiu-jítsu de Diaz, treinado pelo brasileiro Cesar Gracie. Henderson foi tão bem na luta que Georges St-Pierre, campeão peso-meio-médio e considerado entre os três melhores peso-por-peso do mundo, o elogiou e disse que vai adotar sua estratégia quando enfrentar o irmão mais velho de Nate, Nick, no UFC 158, em março de 2013.

Confira quem mais entrou na lista de 10 melhores lutadores do UFC em 2012:

2. Ronda Rousey

rondarousey_ufc_get.jpg

Ronda Rousey com o cinturão do UFC: primeira

lutadora da organização (Foto: Getty Images)

2012 poderia facilmente ser chamado também o "Ano de Ronda". A medalhista de bronze olímpica no judô já era conhecida no meio do MMA pela beleza e por sua mortal chave de braço, mas os últimos 365 dias viram a californiana se tornar um verdadeiro ícone do esporte. No hexágono do Strikeforce, Rousey tirou o cinturão de Miesha Tate numa das melhores lutas do ano e, mais tarde, defendeu o título com um atropelamento contra a ex-campeã Sarah Kaufman. Fora da jaula, a loura saltou do anonimato ao mundo das celebridades através de sua beleza e língua afiada. Rousey trocou farpas com Cris Cyborg, Michael Phelps e até com a socialite Kim Kardashian e ganhou a atenção dos grandes veículos de comunicação. Também conquistou Dana White, presidente do UFC, que voltou atrás em sua antiga convicção que o MMA feminino não tinha lugar em sua organização e a contratou como a primeira mulher campeã do Ultimate. Por esse fato histórico, Ronda Rousey se tornou, também, a única lutadora desta lista que não fez nenhuma luta pelo UFC em 2012.

3. Jon Jones

jonjones1_dur.jpg

Jon Jones esteve no Brasil no início do ano, no UFC

Rio II (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

O campeão dos pesos-meio-pesados fez metade das lutas que disputou em 2011, apenas duas, mas continuou a impressionar com sua superioridade na divisão. "Bones" praticamente não foi ameaçado por Rashad Evans, tido no começo do ano como seu adversário mais perigoso por seu conhecimento íntimo do detentor do cinturão, e, mais tarde, dominou Vitor Belfort por quatro rounds. Belfort lutou com apenas três semanas de preparação e está lutando entre os pesos-médios há cinco anos, mas é um ex-campeão da categoria, o que ampliou a sequência de vitórias de Jones sobre ex-detentores do cinturão para cinco. Se passar por Chael Sonnen em abril, ao final do reality show "The Ultimate Fighter", Jones vai igualar o recorde de defesas bem sucedidas do cinturão dos pesos-meio-pesados, atualmente pertencente ao aposentado Tito Ortiz, com cinco.

4. Cain Velásquez

cain-cinturao.jpg

Cain Velásquez recuperou o cinturão dos pesos-pesados ao vencer Junior Cigano (Foto: Getty Images)

O americano de descendência mexicana usou a decepção de uma derrota relâmpago para Junior Cigano em 2011 como combustível para retornar ainda mais mortífero em 2012. Velásquez voltou melhor do que nunca no UFC 146, em maio, e atropelou o brasileiro Antônio Pezão em 3m36s. Seu desempenho lhe valeu uma chance imediata de revanche contra Cigano, e o americano não a desperdiçou: mostrou seu condicionamento físico invejável para perseguir o catarinense incessantemente e surpreendeu ao se sair melhor até no boxe, especialidade de seu rival. Com uma performance dominante em cinco rounds, Velásquez retomou o cinturão dos pesos-pesados com uma vitória por decisão unânime sobre Cigano no UFC 155, em 29 de dezembro, e deu a impressão que, desta vez, seu reinado será mais longo.

5. Renan Barão

renanbarao-ufc-ivanraupp-1.jpg

Renan Barão exibe seu cinturão interino dos pesos-galos no Rio (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)

O potiguar da equipe Nova União ampliou a maior série invicta do MMA na atualidade para 32 lutas - 31 vitórias e um "No Contest" (luta sem resultado) - com duas vitórias sobre dois lutadores Top 10 no peso-galo. Mais do que isso, Barão conquistou o cinturão interino da categoria ao derrotar, de forma dominante, o americano Urijah Faber, um dos ídolos americanos do esporte, no UFC 149, em julho. Ele deveria unificar os cinturões contra Dominick Cruz, campeão linear da divisão, mas uma lesão sofrida pelo americano cancelou os planos. Barão vai defender seu título contra Michael McDonald, em 16 de fevereiro.

6. Stefan Struve

stefan_struve.jpg

Stefan Struve venceu suas três lutas no UFC em

2012 (Foto: Reprodução/ Facebook)

Há muito considerado uma promessa do peso-pesado, o gigante Stefan Struve enfim começou a transformar seu potencial em realidade em 2012. O holandês acrescentou músculos aos 2,13m de altura e 2,15m de envergadura e, pela primeira vez na carreira, teve de cortar peso para bater o limite de 120,2kg da categoria. A força extra funcionou, e Struve venceu suas três lutas no ano - dois nocautes e uma finalização - para se colocar como forte candidato a desafiante número 1 da categoria. Ele busca sua quinta vitória consecutiva - derrotou Pat Barry no final de 2011 - contra Mark Hunt em março, no UFC Japão.

7. Demetrious Johnson

demetrious_johnson_ufc_152.jpg

Demetrious Johnson recebe o primeiro cinturão dos

pesos-moscas do UFC (Foto: Divulgação/ UFC)

O "Mighty Mouse" estará para sempre na história do UFC como primeiro campeão peso-mosca da organização. Após perder uma disputa pelo cinturão peso-galo contra Dominick Cruz em 2011, Johnson recebeu a oportunidade de disputar um minitorneio em sua categoria natural, que estreou no Ultimate neste ano, e não decepcionou. Sua primeira luta contra Ian McCall, pela semifinal, foi empolgante, mas terminou em empate majoritário. Johnson não deixou dúvidas sobre quem venceu o segundo encontro com McCall, em junho, e ganhou por decisão unânime dos jurados. Em setembro, decidiu o torneio contra Joseph Benavidez e, apesar de azarão, mostrou maior agilidade e precisão para escapar com a vitória por decisão dividida, que lhe rendeu o primeiro título da categoria. Ele fará sua primeira defesa de cinturão em 26 de janeiro, contra John Dodson, em Chicago.

8. Matt Brown

mattbrown_get.jpg

Matt Brown venceu suas quatro lutas no UFC em

2012 (Foto: Getty Images)

Ex-participante do "The Ultimate Fighter", Matt "O imortal" Brown já esteve arriscado de demissão no UFC por sofrer três derrotas seguidas, mas, em 2012, pareceu enfim se encontrar dentro do octógono. O peso-meio-médio fez quatro lutas no ano e venceu todas, compilando assim sua maior série de vitórias na carreira. Primeiro, nocauteou Chris Cope no segundo round no UFC 143, em fevereiro; depois, surpreendeu ao dominar a promessa Stephen Thompson no UFC 145, em abril, e conquistar uma decisão unânime. No UFC: Maynard x Guida, em junho, substituiu o lesionado Matthew Riddle e nocauteou o brasileiro Luís Beição. Finalmente, em dezembro, entrou como "zebra" contra o veterano Mike Swick, mas dominou no chão no primeiro round e conseguiu o nocaute técnico no segundo round. A série de vitórias deixa Brown bem colocado entre os pesos-meio-médios, possivelmente no Top 10.

9. Anderson Silva

andersonsilva_lutaufc2_thiagolontraglo.jpg_95.jpg

Anderson Silva deu show no UFC 148 e no UFC Rio III (Foto: Thiago Lontra / Agência O Globo)

Os fãs de MMA queriam ter visto o Spider enfrentar Jon Jones e Georges St-Pierre em 2012, mas não dá para reclamar do que o brasileiro fez dentro do octógono neste ano. Em julho, Anderson transformou a "luta do século" em um massacre e apagou as dúvidas sobre sua dramática vitória sobre Chael Sonnen de agosto de 2010. O atleta do Corinthians nocauteou no segundo round o homem que chegou mais perto de derrotá-lo em todo o seu reinado no Ultimate. Em seguida, em outubro, salvou o UFC Rio III ao aceitar lutar na categoria de cima com cerca de um mês de sobreaviso, e brincou com o americano Stephan Bonnar na jaula. A performance foi uma das mais impressionantes da carreira de Anderson, que, segundo Dana White, deve enfim fazer as superlutas com Jones e St-Pierre nos próximos anos.

10. Chris Weidman

chrisweidman_ufc_get_95.jpg

Chris Weidman é candidato a tirar o cinturão de

Anderson Silva no peso-médio (Foto: Getty Images)

Weidman jamais perdeu no MMA e já tinha três vitórias no UFC, mas em 2012, o nova-iorquino realmente conquistou espaço na organização com duas boas atuações. Primeiro, o peso-médio aceitou, com uma semana de antecedência, um combate contra o ex-desafiante número 1 Demian Maia, em janeiro. Mesmo sofrendo para bater o peso, Weidman dominou o brasileiro e conseguiu uma vitória por decisão unânime dos jurados. Em julho, foi a vez de o nova-iorquino mostrar o que poderia fazer com um camp de treinamentos completo, e Weidman atropelou o compatriota Mark Muñoz, na época considerado Top 3 da categoria. O lutador da Serra-Longo Fight Team colocou o ex-campeão nacional de wrestling repetidamente no chão e o dominou por todo o primeiro round. No segundo, o nocauteou com uma cotovelada certeira. O desempenho ergueu Weidman à posição de desafiante número 1 na maioria dos rankings da mídia especializada, e o nova-iorquino implorou a Anderson Silva por uma chance de enfrentá-lo. Com Michael Bisping à sua frente na fila, é provável que Weidman ainda tenha de fazer mais uma luta em 2013 antes de desafiar o Spider.

Menções honrosas: Rory MacDonald; Cub Swanson; Mike Pyle; Glover Teixeira; John Dodson; Johny Hendricks

Fonte

Editado por Alexandreldm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deveria ter lido e ia entender pq ela está em segundo.

Mas são os melhores do ufa não? E por melhor que ela seja NUNCA lutou lá

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deveria ter lido e ia entender pq ela está em segundo.

lendo e relendo não dá pra entender esta colocação , ou vc relevou isto na parte dela?

Rousey trocou farpas com Cris Cyborg, Michael Phelps e até com a socialite Kim Kardashian e ganhou a atenção dos grandes veículos de comunicação. Também conquistou Dana White, presidente do UFC,

aceito até que refutem alguem, + com argumentação, pois como alguem pode ser melhor do UFC se nem nunca lutou lá?

aki ta muito dificil ultimamente, a principal caiu muito tem gente querendo dar uma de sabichão falando abobrinha, acho que vou dar um tempo de postar no PVT e só ler...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parei de ler no primeiro, o cara ganha roubado e ainda é o melhor do ano. Se realmente isso é verdade, o MMA está uma merda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

lendo e relendo não dá pra entender esta colocação , ou vc relevou isto na parte dela?

Pelo fato de ela nunca ter lutado vocês tem toda razão, eu levei pelo lado de ter conseguido ser a primeira mulher ser contratada pelo ufc e abrir essa categoria, que eu realmente achei que não ia acontecer.

Eu me coloquei mal peço desculpas aos colegas de forum.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parei de ler qdo vi a Ronda em segundo

falou tudo;;;;

não devia nem estar na lista

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso