scorpiontatame

Dorea afirma que Cigano pode ser campeão olímpico e mundial de boxe

Recommended Posts

Dorea afirma que Cigano pode ser campeão olímpico e mundial de boxe

Entrevista exclusiva com Luiz Dorea, treinador do campeão peso pesado do UFC Junior ‘Cigano’ dos Santos.

junior-cigano.jpg

O mestre de jiu-jitsu Yuri Carlton percebeu o talento natural de Junior dos Santos para as artes marciais mistas e o apresentou a Luiz Dorea, renomado treinador de boxe, que ensinou a arte nobre ao catarinense radicado em Salvador, Bahia. Após seis anos dedicados aos treinamentos, ‘Cigano’ se tornou campeão peso pesado do Ultimate Fighting Championship, maior organização de lutas na atualidade.

Em entrevista exclusiva ao blog Mano a Mano, o professor Dorea relembrou o início de Junior na academia Champion, onde o atleta comprovou a aptidão para brilhar nos ringues de todo o mundo. Durante a conversa com o repórter Wesley Moura, Luiz Dorea revelou informações sobre o treinamento do aluno e afirmou que ele é capaz de conquistar uma medalha olímpica e de seguir carreira profissional no boxe.

Confira, também, as declarações do treinador sobre a luta de Junior dos Santos contra Vitali e Wladimir Klitschko, Alistair Overeem e Cain Velasquez, contra quem o campeão defenderá o título amanhã, no UFC 155, que será realizado em Las Vegas, Estados Unidos.

O começo

Na realidade ele começou no boxe aqui. Ele possuía uma habilidade natural e a parte técnica em si, a parte básica do boxe foi feita aqui. Ele foi forjado na Champion. Ele possui habilidade, assimila muito bem as técnicas, é muito disciplinado e naquela época que ele veio treinar aqui, eu estava na seleção olímpica e uma boa parte da seleção estava aqui em Salvador, onde ele começou a trabalhar, render foi se desenvolvendo muito rápido dentro do próprio treinamento. Ele tem muita aptidão, e no boxe em especial, ele gosta e desenvolveu-se muito rápido.

A pedra bruta a ser lapidada

Logo no início a gente conhece um bom lutador, isso acontece no arrear das malas. Na chegada dele, pela disciplina, garra, força de vontade e a evolução no treinamento. Você conhece o bom atleta dentro da academia, o atleta é feito dentro da academia treinando, praticando parte física técnica, desenvolvendo as combinações, assimilando técnicas, e ele a cada mês que passava a gente via a melhora dele, uma evolução muito clara com um desenvolvimento muito grande, e isso foi dando confiança. Ele começou a fazer sparrings com atletas de alto nível, foi evoluindo, evoluindo, evoluindo… porque na verdade o pensamento do boxe dele era para o MMA e hoje, com certeza, ele tem o melhor boxe do MMA mundial, e para mim, ele também possui a melhor condição do boxe para o boxe. Ele é um atleta que tem um nível técnico muito grande e a evolução dele é da mesma forma.

O melhor striker do UFC

Eu acho que ele é o melhor striker do mundo pelo o que ele faz. Ele consegue levar a essência do boxe para o MMA. Ele consegue combinar o deslocamento dele – que não é comum para um peso pesado – haja vista que ele nunca fez um sprawl em luta, ele consegue defender [as quedas] com os deslocamentos do boxe, passo plano, passo diagonal. A habilidade dele não é comum para um peso pesado. Ele é um pesado que se move como um peso leve [70kg]. Ele é muito rápido, consegue ter o poder de nocautear nas mãos e a habilidade nas pernas de um leve. Então isso faz a diferença a favor dele.

Olimpíadas 2016 e Irmãos Klitschko

A gente faz boxe aqui de segunda a sábado, todo o treinamento dele na Champion começa e termina em boxe. A gente não descuida do Muay Thai, wrestling, jiu-jitsu mas o boxe é o carro-chefe dele. Eu acho que com uma preparação de três a seis meses ele estaria pronto tanto para representar o Brasil em um pré-olímpico ou em uma olimpíada como lutar pelo título profissional. Eu sou suspeito para falar, mas sou um treinador que possuo experiência de dois ciclos olímpicos, já disputei títulos mundiais tanto como atleta como treinador e digo a você: Cigano tem condições reais de trazer uma medalha olímpica para o boxe brasileiro na categoria peso pesado, na qual somos carentes, e também tem reais condições de lutar contra os irmãos campeões do mundo. Eu sou especialista em boxe, estudo boxe, e a experiência me mostra que o Cigano realmente é um peso pesado acima do normal, é um garoto-prodígio. Para mim essa seria uma grande realização vê-lo representar o Brasil em uma olimpíada ou disputar o título profissional.

A aguardada luta contra Alistair Overeem

Overeem é um grande atleta, um grande striker em termos de experiência, já lutou no Pride, no K-1, ele é muito experiente. Agora eu o vejo como um lutador que tem uma técnica muito boa, mas o lado vulnerável dele a gente conhece. Ele é um atleta que se move pouco, não tem um bom condicionamento físico e não suporta muito golpe. E Cigano é o diferencial, um atleta que tem uma condição física muito boa, tem muita velocidade para a categoria, se move muito bem. Então eu acho que vai ser uma grande luta se um dia acontecer, quando ele primeiro se livrar dessa condição de ter sido pego no doping e voltar a ser um atleta. O atleta é feito dentro da academia e não dentro de um laboratório. Eu acho que vai ser uma grande luta. O Cigano já se provou, já lutou contra atleta especialista em jiu-jitsu e campeão do mundo, já lutou contra lutadores de wrestling, Muay Thai… Cigano já mostrou a condição dele contra todo tipo de atletas, especialistas em todas as áreas, e graças a Deus, foi muito bem. Vai ser um grande desafio e ele vai estar preparado. O Cigano vai ser campeão por muito tempo, tenha certeza disso.

O treino de Overeem com os brasileiros da Blackzilian

O MMA é um super-esporte. Nós temos de estar aptos a lutar em todas as áreas: trocação, a parte de queda, parte de chão, a gente não pode descuidar. Agora o treinamento técnico dele e tático eu não sei, eu conheço o do Cigano. Para o Cigano, sim, nós vamos ter o plano A e o plano B sempre, mas o plano A é sempre buscar o nocaute, aplicando bons golpes que resultarão no nocaute. Com relação ao que ele vai aprender com os brasileiros, eu não tenho consciência disso, e o que importa é o nosso treinamento.

Aperfeiçoamento e novas combinações

Eu sempre digo que o Cigano ainda está evoluindo. É um atleta jovem, de seis anos de esporte e a gente continua, a cada dia que passa, aperfeiçoando as técnicas de deslocamento, melhorando a movimentação, giros, passos, entrada e saída, posicionamento em distância segura, e as combinações. Ele é um atleta peso pesado que combina três, quatro golpes, então ele tem a habilidade de um lutador da categoria leve. Ele está aprimorando a técnica, desenvolvendo e melhorando a coordenação. A cada dia que passa, o atleta e o esporte estão se desenvolvendo e quando o lutador pensa que já sabe tudo é o início do fim dele, então a gente está sempre desenvolvendo e buscando o melhor. A cada luta que passa, ele estará melhor com certeza, muito mais forte, mais rápido, mais experiente.

Boxe do MMA vs Boxe profissional

No boxe do MMA você tem de estar apto a defender quedas, defender chute, a isometria é muito clinch e é muito mais difícil. É por isso que o cara é um superatleta e o boxe tradicional não, é muito mais fácil de você planificar. É o que eu digo: se vocês admiram o Cigano usando o boxe para o MMA, em que ele possui esse nível técnico, imagine ele lutando boxe somente para o boxe, sem se preocupar com chute, com queda… realmente é um show. Graças a Deus nós conseguimos fazer uma adaptação do boxe para o MMA e está dando certo, o Junior é uma prova do nosso trabalho.

Chance do Cain Velasquez

Em momento algum a gente pensa em ser derrotado. O Cain Velasquez é um grande atleta, mas nós confiamos no nosso trabalho, confiamos no Cigano, em toda a equipe e no UFC não tem luta fácil, só tem luta difícil contra atletas de alto nível. Acreditamos sinceramente em uma vitória e digo a você: o Cigano vai nocauteá-lo pela segunda vez.

Agradecimento

Aí galera, quero agradecer a vocês que estão sempre nos fortalecendo no twitter, sempre dando apoio, isso é bacana e a gente vê que estamos no caminho certo. Vamos lá e viva o MMA no Brasil!

Clique aqui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mma e uma coisa ,boxe e outra

Acho uma tremenda falta de respeito colocar o cigano como adversário do campeão de boxe sendo q ele nao e ninguém no boxe

Ele poderia até ser um grande lutador de boxe .mas ga uma fila imensa pra ele chegar a contender

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mma e uma coisa ,boxe e outra

Acho uma tremenda falta de respeito colocar o cigano como adversário do campeão de boxe sendo q ele nao e ninguém no boxe

Ele poderia até ser um grande lutador de boxe .mas ga uma fila imensa pra ele chegar a contender

Não vi nenhuma falta de respeito! Ele mesmo disse que é suspeito pra falar, mas que acredita no potencial do Cigano. Ele não disse que o Cigano vai estuprar os irmãos campeões, isso sim seria desrespeito, ele disse que o Cigano tem potencial pra ser campeão. E talvez tenha mesmo.

Justamente porque são esportes diferentes, sendo o MMA mais completo, e nenhum outro peso pesado foi tão devastador usando apenas o Boxe que justifica o Dórea, que se declarou suspeito, pensar assim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Cigano é um excelente boxer para MMA, mas o nível dos lutadores profissionais de boxe, os tops, é algo muito, muito além - afinal, os grandes campeões da modalidade se dedicam única e exclusivamente à nobre arte. É outra coisa. Um outro esporte. Não tem pé nem cabeça esse achismo do Dórea.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No MMA, o pessoal foge da trocacao com Cigano, ate porque isso pode. No boxe, ninguem iria fugir da trocacao porque o esporte é esse. Um bate daqui e outro de la. Nao tem chao, cotovelada, chutes, agarrou ja para a luta..... La o negocio é diferente. Da mesma forma que JJ na HW ia tomar sufoco, Cigano no Boxe é outra historia e fim de papo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Dorea deixou claro que estava sendo parcial, mas mesmo assim exagerou.

Por mais talentoso que o Cigano seja, há um abismo técnico entre ele e os grandes do boxe, nao vou nem falar dos irmãos!

Dizer isto é mesma coisa que afirmar que o faixa preta da sua academia de Jiu passa o carro no Roger ou que aquele brigão da sua cidade iria fazer uma luta igual com um campeão do ufc.

Um boxer profissional nao é nada no MMA como um lutador nao é absolutamente nada no ringue.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostaria de ver o Cigano fazendo uns sparrings com um boxer profissional. Depois do title shot, podia ir na academia do Freddie Roach e ver o que ele fala.

Se o Minotouro foi lá com a equipe olímpica, porque o Cigano não pode. Ganhar já são outros 500. Mas acredito que o Cigano é muito bom e principalmente disposto a aprender.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Respeito muito o Dórea, excelente profissional, mas pra quê falar esse monte de besteira?? PQP, será que ele não percebe que isso causa antipatia??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Cigano tem SEIS anos de treinamento, e tá do jeito que tá, imaginem esse cara com mais de uma década de treino, o potencial que ele pode chegar se a idade/lesões não atrapalhar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal a lógica do Dorea rs.

Não terá que se preocupar com chutes ou quedas, mas terá adversários que sabem como bater e sair, que esquivam que batem doído tb...

Terá uma luva de 16 onças que tirará o impacto dos golpes.

Para mim, seria PÉSSIMO negocio para o Cigano já que hoje o Boxe dele OBRIGA o adversário a moldar um gameplan para ele no Boxe meu amigo, NO MINIMO o cara será tão bom quanto ele e aí?

Gosto do Cigano e tenho um respeito IMENSO pelo Dórea (o que o cara toca vira ouro... a evolução do boxe do Minoto é algo que até hoje me espanta) mas essa declaração além de imparcial foi descabida.

Depois me aparece algum campeão de boxe desafiando ele pelo desrespeito e o Dorea E O CIGANO tem que pedir desculpas publicamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dórea tentando botar o Cigano numa encrenca sem tamanho...Vai acabar muito mal isso se ele não parar de vomitar essas bobagens...O Cigano sequer tem uma carreira no boxe...Se por um lado os Klitschko são gente boa e cavalheiros, tem uns caras bem barra-pesada que vão querer surrá-lo só de farra pela prepotência... Rahman, Chiosora, Povetkin...Melhor calar a boca logo antes que dê merda...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na boa ja ta beirando a loucura e prepotência esse hype em cima do Cigano, tomara que o Velasquez de uma surra pra ele voltar pro planeta terra.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora